MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
usskelvin
Sênior
Sênior
Mensagens: 737
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:25 pm

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#541 Mensagem por usskelvin » Qua Mar 11, 2009 11:39 pm

Espirros? o PIB que mais perdeu no mundo nesta crise foi o da Coréia do Sul, o segundo advinhe qual foi?

Creia em uma coisa, em momento de crise os investidores vão colocar seu dinheiro em pais onde exista segurança institucional e juridica, e óbviamente os paises do primeiro mundo ja estão sofrendo com a crise, mas o Brasil também esta sentindo muito mais que um espirro, talvez vc por ser um servidor público da area de segurança não tenha sentido, mas aqui no mundo da economia privada já tem alguns meses que administramos espirros, tuberculoses e coisas mais.

Grande abraço.




Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61281
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6573 vezes
Contato:

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#542 Mensagem por Túlio » Qui Mar 12, 2009 1:12 am

Lembres do FFHH nos anos 90... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
usskelvin
Sênior
Sênior
Mensagens: 737
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:25 pm

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#543 Mensagem por usskelvin » Qui Mar 12, 2009 1:21 am

Do blog do Noblat.

Aeroporto inaugurado por Lula em 2004, só agora opera

O Aeroporto de Bonito, pólo do ecoturismo de Mato Grosso do Sul, começa a operar no início do mês que vem. E é um exemplo das inúmeras viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência, para "inaugurar" obras. Embora só vá começar a ter voos regulares agora, ele teve a pista "inaugurada" por Lula há cinco anos, durante a gestão do governador Zeca do PT. Em 12 meses, Dilma já fez 30 viagens para promover obras do governo. O também pré-candidato à Presidência José Serra, governador tucano de São Paulo e que já acusara petistas de "piratear" obras do estado, disse terça-feira que "o talento mercadológico, de marketing, é sempre um ponto fraco do PSDB e um ponto forte do PT"





Ta ai as maravilhas em que vcs acreditam, inauguração de obras inacabadas, anúncios de compras que não se concretizam, migalhas alardeadas por bebados de alegria.




Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#544 Mensagem por joao fernando » Qui Mar 12, 2009 12:47 pm

Hum, e o Serra fala mal do Lula...

Bem, se colocar eles num saco ,bater bem e puxar com a mão não saberemos quem é quem.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#545 Mensagem por Luiz Bastos » Qui Mar 12, 2009 3:34 pm

Certamente estas empresas da economia real que estão com gripe, sarampo, tuberculose e outros males são as mesmas que investiram no mercado americano atras do lucro fácil e se deram mal, como a Sadia. Agora querem que o povo, através do governo, dêem dinheiro para elas. Aí realmente a coisa está mal.
Com relação as obras do Pac, posso assegurar que nas comunidades onde tais obras estão sendo feitas aqui no RJ a galera ta rindo à toa. Ficava todo mundo sem trabalho e agora grande parte está empregada. No nordeste a transposição do rio São Francisco vai adquirir um alcance magnânimo, pois desde o império de Pedro II que esta obra era para ser feita, mas não havia tecnologia na época. Veio a república. Dezenas de presidentes cultos e eruditos a empurraram com a barriga, mas o torneiro mecânico está fazendo com a ajuda do glorioso Exército Brasileiro. Já aprontaram mais de 450 kms. A diferença é que enquanto uns falam, outros fazem. Os cães ladram e a caravana do 9dedos continua passando. Vai ser ruim de aturar. Se o 9dedos não fizer uma merd* muito grande até o final do mandato, a dama de ferro estará eleita. O 9dedos pode ser analfabeto mas também é um grande estrategista político. Fui :mrgreen:




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re:

#546 Mensagem por Enlil » Qua Mar 18, 2009 5:51 am

Dieneces escreveu:
Túlio escreveu: Aí temos uma grande verdade: certa vez, alguém disse que A ESTATÍSTICA É A ÚNICA CIÊNCIA CAPAZ DE PROVAR QUE É PERFEITAMENTE POSSÍVEL SE AFOGAR NUM LAGO DE 5CM DE PROFUNDIDADE...
Sei de uma pessoa , aqui de São Gabriel , que morreu afogada num prato de sopa.
Pior q o pai de uma ex-colega de AP de uma das minhas irmãs morreu assim também. Uma das mortes mais bizarras q já houvi falar :|




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#547 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Mar 20, 2009 4:14 pm

Os indicadores voltaram a subir novamente. Balança comercial... Diminuição dos juros reais.....Mais obras do PAC......
Assim as viuvas do FHC vão surtar e sumir destas paginas por algum tempo. Fui :mrgreen:




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#548 Mensagem por pafuncio » Sex Mai 01, 2009 7:04 pm

Importante crítica, saindo do lugar comum, à reduçaõ de juros efetivada pelo BACEN:
29/04/2009 - 20:30
Papo furado, em legítimo “coponês”

Ao reduzir a taxa Selic em um ponto percentual (para 10,25% ao ano), o Banco Central confirmou uma hipótese que circulava com força no mercado financeiro nos últimos dias: já está de olho em 2010. Três seriam as razões para isso.


A primeira delas é clássica: mudanças na política monetária repercutem na economia com atraso. No caso brasileiro, estima-se que sejam entre 6 e 9 meses. A cautela, portanto, seria explicada pelo fato de que já haveria estímulos monetários e fiscais suficientes para garantir uma expansão razoável do Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem.


A segunda razão é técnica. Os juros futuros, que na prática definem o custo do dinheiro para o consumidor final (empresas ou pessoas físicas), já apontam uma alta da Selic entre o fim do primeiro semestre e o início do segundo semestre de 2010. Isso tem a ver com a razão anterior: os ”gentes econômicos” avaliam que a gasolina que o governo jogou na economia (reduções de impostos e cortes na Selic, para turbinar o consumo) obrigará o BC a puxar o freio no ano que vem. Se o BC tivesse sido novamente agressivo na queda da Selic (digamos, 1,5 ponto, como na reunião de março), os juros futuros subiriam. Com isso, o custo do dinheiro também iria para cima, anulando o efeito da Selic mais baixa.

Por fim, há a razão política. 2010, como se sabe, é ano de eleição. Elevar o juro não é exatamente uma atitude que agrade à população. O BC teria sido mais brando agora para postergar o máximo possível o início do novo ciclo de alta da Selic – repita-se, já ‘precificado’ pelo ‘mercado’.


* * *

Se você acreditou nessa conversa aí de cima, meus pêsames. É isso que você vai ler e ouvir dos nossos brilhantes economistas-financistas, baluartes da resistência da queda dos juros, aos quais o Banco Central está sempre aliado, na manutenção de uma economia sob tensão permanente, dificultando o acesso dos mais pobres e dos empreendedores da economia real a uma situação melhor de bem-estar. Mas, é claro que não passa de papo furado.

A inflação está longe, sobra capacidade instalada, a dívida externa é um nada. Mas nem assim os rentistas aliviam a corda. Para os demais, resta desperdiçar energia e progredir menos do que seria possível.
http://colunistas.ig.com.br/jpkupfer/20 ... o-copones/




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#549 Mensagem por Bourne » Sáb Mai 02, 2009 12:04 am

O que aconteceu com as previsões do fim do mundo devido a crise que dominavam esse tópico a algumas semanas atrás?

Já sei. O fim do mundo vem pela gripe suina então a economia virou coisa secundária. 8-]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61281
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6573 vezes
Contato:

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#550 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 02, 2009 12:08 am

Leias o tópico 'Crise Econômica Mundial', cupincha... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#551 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 04, 2009 9:39 pm

A grande notícia do dia :!:

China desbanca EUA e se torna o principal parceiro comercial do Brasil

04/05/2009 - 17:02 , atualizada às 19:08 04/05 - Sarah Barros

BRASÍLIA - A China desbancou 80 anos de liderança dos Estados Unidos e passou a ser o principal parceiro comercial do Brasil em abril. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), nos últimos quatro meses a corrente de comércio (soma das importações e as exportações) entre o Brasil e o país asiático cresceu 13,9%, em relação ao mesmo período do ano passado. Para os EUA, no entanto, houve queda de 20,5%.


Em abril, as exportações para a China somaram US$ 2,231 bilhões, alta de 76,4% sobre o mesmo mês de 2008, e as importações ficaram em US$ 1,0 bilhão, totalizando uma corrente de comércio de US$ 3,2 bilhões. Já os Estados Unidos compraram do Brasil US$ 1,340 bilhão e venderam US$ 1,477 bilhão para cá, somando US$ 2,8 bilhões.

Segundo o secretário de comércio exterior do MDIC, Weber Barral, a mudança é histórica uma vez que os EUA eram o principal parceiro brasileiro desde a década de 30. O resultado também é positivo uma vez que a previsão é de que os países asiáticos tenham uma recuperação mais rápida diante da crise.

Barral destacou ainda que o continente asiático deve se tornar o eixo do comércio exterior mundial, demandando maior atenção para a região. Um sinal desta tendência é fato de o Brasil ter identificado crescimento nas exportações para Taiwan (100%) e Coreia do Sul (97,3%) em abril deste ano na comparação com o mês anterior. "Há uma mudança no perfil dos destinos das exportações brasileiras. Elas se estabilizaram para os destinos tradicionais como a União Européia, por exemplo", disse Barral.

As exportações para a Ásia, como um todo, cresceram 36,2% na média diária, sendo 76,4% com a China, entre abril de 2008 e o mesmo mês de 2009, e 38,4% entre abril e março deste ano, sendo 41,3% com a China.

Porém, Barral reforça que há a preocupação de diversificar os produtos comercializados com o país asiático. Atualmente, a pauta de exportação está concentrada em itens básicos, como a soja, a celulose e os combustíveis.

Para incluir outros produtos, o governo tem investido erm ações de estímulo, além das constantes conversações com os países. No próximo dia 18, por exemplo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da SIlva, deve estar em território chinês onde fará anúncios em torno das parcerias comerciais.

(Com informações do Valor Online)




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#552 Mensagem por Sterrius » Ter Mai 05, 2009 1:49 am

Pra mim eu vejo com otimismo isso hoje, mas com receio no longo prazo.

Pra mim qualquer parceiro com mais de 20% do mercado significa que temos que focar +em outros parceiros para diminuir essa dependencia.

Eu sei que é complicado superar a fome chinesa, mas tem que ter alguns paises no mundo interessado em nossos produtos e que ainda não os importam.




Avatar do usuário
Alagoano
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Mar 06, 2009 11:49 pm
Localização: Maceió/AL - Brasil

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#553 Mensagem por Alagoano » Ter Mai 05, 2009 11:44 am

Sterrius escreveu:Pra mim eu vejo com otimismo isso hoje, mas com receio no longo prazo.

Pra mim qualquer parceiro com mais de 20% do mercado significa que temos que focar +em outros parceiros para diminuir essa dependencia.

Eu sei que é complicado superar a fome chinesa, mas tem que ter alguns paises no mundo interessado em nossos produtos e que ainda não os importam.
Temos que agregar mais valor aos nossos produtos. Ainda somos muito dependentes da exportação de matérias-primas. Se o Brasil quer ter mais força no contexto mundial terá que "industrializar" suas exportações também.




João Mendes

Brasil Acima de Tudo!
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#554 Mensagem por delmar » Ter Mai 05, 2009 12:29 pm

Alagoano escreveu:
Sterrius escreveu:Pra mim eu vejo com otimismo isso hoje, mas com receio no longo prazo.

Pra mim qualquer parceiro com mais de 20% do mercado significa que temos que focar +em outros parceiros para diminuir essa dependencia.

Eu sei que é complicado superar a fome chinesa, mas tem que ter alguns paises no mundo interessado em nossos produtos e que ainda não os importam.
Temos que agregar mais valor aos nossos produtos. Ainda somos muito dependentes da exportação de matérias-primas. Se o Brasil quer ter mais força no contexto mundial terá que "industrializar" suas exportações também.
Vai ser muito difícil exportar produtos industrializados para a China, Coréia, Taiwan e outros. O fato de sermos exportadores de matéria prima e agroindustrais (frango, carne de gado e similares) para eles não representa nenhum problema. Com a nossa população podemos ter uma grande indústria voltada para os consumidores internos e países da América do Sul e África. Em alguns segmentos (tipo aviões) poderemos também competir nos demais países desenvolvidos.
O que não podemos é passar a trocar matérria prima por produtos industrializados, sucatesndo nossas indústrias.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#555 Mensagem por GustavoB » Seg Jun 22, 2009 3:50 pm

As diferenças de Lula e FHC diante das crises





Responder