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Re: A-12
Enviado: Seg Jun 08, 2009 9:01 pm
por soultrain
PAdilha, e as F-100 abatidas pelos AMX, não foi isso??
Re: A-12
Enviado: Seg Jun 08, 2009 9:46 pm
por Corsário01
AMX ou A4?
Em que circunstâncias o exercício foi realizado?
Alguém aqui estava lá?
Vamos ser o mais realistas possível aqui: Os aviões são uns belos alvos para os navios modernos.
Re: A-12
Enviado: Seg Jun 08, 2009 9:49 pm
por Wolfgang
Não os furtivos, Padilha...
Re: A-12
Enviado: Seg Jun 08, 2009 9:53 pm
por Mapinguari
ninjanki escreveu:Orestes,
Estou sempre aprendendo, então acho normal errar....
Quanto ao caça de defesa de frota, não fui eu que usei essa alcunha. Aliás, acho que deixei claro na minha resposta que acho que o A4 faz muito mais sentido como avião de ataque, ou seja, fazendo frente à alvos na superfície, doque na defesa de frota. Só citei o termo para poder explicar porque discordava dele. Aliás, o A4 modernizado tem muito mais à ver com o A1 modernizado doque com caças de interceptação, oque para mim novamente valida a idéia que o A4 é bom mesmo contra alvos de superfície. Daí porque disse "metade do trabalho de um PA".
Quanto à forma de operação, se o A-12 ficar bem longe da costa, aí realmente ele não corre risco, mas tudo oque lhe restaria fazer é das cobertura à uma força tarefa em alto-mar, contra alvos de superfície, a partir do momento que os A4 forem equipados com armamentos ar-superfície. É uma tarefa importante, mas é pouco se pensamos no A-12 como ferramenta de projeção de poder... Veja bem, não estou criticando oque temos, dizendo que é pouca porcaria, ou que é um desperdício de dinheiro. Oque estou tentando fazer é segurar um pouco o ufanismo de alguns colegas que já chegam dizendo que o A-12 é o ó do borogodó, que o A4 modernizado vai fazer a defesa de frota, que é uma super arma, etc etc etc. Eu entendo que para ele fazer o trabalho completo, ainda faltam partes. Quando elas estiverem disponíveis, aí sim poderemos dizer que temos um PA capaz e de botar medo em quem vier a se meter à besta com a gente. Mas vamos precisar de algo que possa abater aviões de combate. Nas Malvinas, oque salvou os PAs Ingleses foi o fato de poderem operar longe da costa, isso porque seu objetivo, as ilhas malvinas, também estava longe da costa. Se os ingleses tivessem que invadir território continental, seus PAs não teriam podido se aproximar, e os Sea Harrier teriam maiores problemas com os caçadores argentinos, oque deixaria os navios de desembarque ou destroyers totalmente vulneráveis. Simplismente, teriam de manter a distância. Acho que não dá para negar que para um PA ser completo(nem digo super poderoso), ele precisa de aviões dos dois tipos...(três se você contar o AEW que a MB pretende com os tracker)
Se bem me lembro, a Argentina até tinha um PA na guerra das malvinas, mas o coitado já não dava mais no couro, não atingia velocidade sustentada para pousos e lançamentos, e isso foi um dos fatores que inviabilizou o ataque efetivo à força tarefa inglesa. Um PA com caças de ataque, e mais ainda, com escolta de caçadores, teria feito picadinho dos Sea Harrier e depois da frota inglesa.
Só um detalhe, Ninjanki:
O A-1M será equipado com o radar SCP01 que é um radar otimizado para ataque à superfície (ar-solo e anti-navio), mas com alguns modos ar-ar.
O radar Grifo a ser usado no AF-1 Skyhawk é uma versão do mesmo Grifo usado no F-5M, que é otimizado para emprego ar-ar, mas como modos ar-superfície. Então, são coisas diferentes. Neste caso, o AF-1 modernizado com um par de mísseis Derby pode fazer mais do que um A-1M com A-Darter, Piranha e/ou Sidewinder.
Re: A-12
Enviado: Seg Jun 08, 2009 10:07 pm
por Carlos Mathias
Padilha, como os americanos conseguiram vencer o horizonte radar com os SPY?
Re: A-12
Enviado: Seg Jun 08, 2009 10:19 pm
por Corsário01
Isso eu num sei, mas quando estive a bordo ( por 2 vezes), o que eu vi nas telas era um alcance muito superior a curvatura da terra.
Tipo assim: 250 milhas da costa e o radar deles pegava até mosca voando ali por Juiz de Fora - Petrópolis e adjacências.
Se isso é perto, então estou cego!
Desculpe, mas foi o que eu vi. Talvez eles tenham colocado aquelas telas só para me impressionar.
Quem sabe?
Re: A-12
Enviado: Seg Jun 08, 2009 10:26 pm
por Carlos Mathias
CM, nomeie esses MAN e tenha em mente que, folder de fabricante não é nem perto do que a realidade mostra. Qualquer AB hoje em dia se defende com o pé nas costas desses misseis.
Bem, ninguém tem os valores reais, e me perdoe a impertinência, mas acredito que vocês (ALIDE) jamais saberiam/saberão os reais valores, nem jamais eles mostrariam prá vocês (ou qualquer veículo de informação), isso no meu entender é informação sigilosa.
Uma coisa continua imutável pelas leis da física, é que ondas de radar viajam em linha reta, então um radar num mastro de 40 metros de altura propiciará um *horizonte de 25,2550Km.
Até o mixuruca do Exocet block II dá para se atirar por detrás desse horizonte vindo num vôo razante.
Mas se for um Exocet BIII, harpoon, KH-35, BRAHMOS/YAKHONT, CLUB-N e etc...
Um BRAHMOS alcança 290 Km lançado de navios, ou seja, partindo de V=0 e disparado do nível do mar.
Os EUA, que não são bobos, continuam colocando seu poder de ataque naval nas costas dos Harpoon, logo essas armas devem sim ter algum valor, ou só a defesa dos AB é que funcionam assim com essa maravilhosa perfeição?
Abraços!
*Site para cálculo de horizonte.
http://newton.ex.ac.uk/research/qsystem ... s/horizon/
Re: A-12
Enviado: Seg Jun 08, 2009 10:49 pm
por Carlos Mathias
Pô PAdilha, Juiz de Fora fica a uns 600~800m de altitude, Petrópolis e adjacências é isso ou mais ainda. Logo, um avião passando por ali necessariamente estaria acima de 2500m por questões de segurança e isso é vôo baixo para aviões comerciais.
Se forem jatos comerciais estarão mais alto ainda, então realmente dá para ver tudo por ali, mas isso qualquer radar de vigilância bom faz.
Só um piloto maluco atacaria um navio com ótimas defesas voando nessa altitude.
Já mostrei matematicamente que um radar colocado a 40m acima da água enxerga uns ~25Km um alvo rasante, correto?
Um BRAHMOS percorre uns 700m/s, então restaria ao navio uns 30s de tempo de reação.
Se forem oito mísseis destes e os SM-3 forem ao encontro deles na mesma velocidade + o tempo de reação de uns 10s chegariam neles em uns 25 s. Restariam 5 s de vôo para derrubar algum/alguns BRAHMOS que sobrasse/m da salva.
Os mísseis que passarem estarão a 7500m do navio e em mais alguns segundos fora do envelope dos SM-3.
Estarão manobrando e sendo atraídos por jamming, fora o fato de serem furtivos.
Se apenas um acertar o navio, são 300Kg de TNT numa massa de uns 1000Kg a mach 2,5.
Nos testes o BRAHMOS partiu uma corveta ao meio com apenas um acerto.
A luta é difícil sim contra os MAN.
Abraços!
Re: A-12
Enviado: Seg Jun 08, 2009 11:37 pm
por PRick
Carlos Mathias escreveu:CM, nomeie esses MAN e tenha em mente que, folder de fabricante não é nem perto do que a realidade mostra. Qualquer AB hoje em dia se defende com o pé nas costas desses misseis.
Bem, ninguém tem os valores reais, e me perdoe a impertinência, mas acredito que vocês (ALIDE) jamais saberiam/saberão os reais valores, nem jamais eles mostrariam prá vocês (ou qualquer veículo de informação), isso no meu entender é informação sigilosa.
Uma coisa continua imutável pelas leis da física, é que ondas de radar viajam em linha reta, então um radar num mastro de 40 metros de altura propiciará um *horizonte de 25,2550Km.
Até o mixuruca do Exocet block II dá para se atirar por detrás desse horizonte vindo num vôo razante.
Mas se for um Exocet BIII, harpoon, KH-35, BRAHMOS/YAKHONT, CLUB-N e etc...
Um BRAHMOS alcança 290 Km lançado de navios, ou seja, partindo de V=0 e disparado do nível do mar.
Os EUA, que não são bobos, continuam colocando seu poder de ataque naval nas costas dos Harpoon, logo essas armas devem sim ter algum valor, ou só a defesa dos AB é que funcionam assim com essa maravilhosa perfeição?
Abraços!
*Site para cálculo de horizonte.
http://newton.ex.ac.uk/research/qsystem ... s/horizon/
É por isso que existe a necessidade de uma certa aeronave AEW. Como a arte demonstra, para os que precisam de uma realidade ótica.
[]´s
Re: A-12
Enviado: Ter Jun 09, 2009 12:33 am
por ninjanki
Mapinguari,
Eu já tinha visto esse detalhe do radar, mas como não tinha confirmação, não estava comentando. Isso mais uma vez indica a intenção de se usar como AF-1 como caça de defesa de frota, e não como avião de ataque. É nesse ponto que eu não entendo a MB. Parece que eles estão fazendo de tudo para que só o AF-1 dê conta de ambos os trabalhos. Só que tentar fazer do A4 um meio moderno para combate BVR é uma gambiarra tremenda. Existem bons motivos para se desejar capacidade de vôo supersonico para interceptadores e caças de combate aéreo... Por exemplo, isso aumenta o alcançe efetivo dos mísseis, a capacidade de atirar e fugir, a chance de ter algum controle sobre a distância de engajamento. Contra um avião supersônico, o A4 modernizado tem de torcer para o oponente não saber aonde ele está, ou para não saber como explorar essa vantagem.
Ficaria mais feliz se ele usasse o radar do A1, e contasse apenas com mísseis IR para auto-defesa e engajamento WVR. Seria um avião de ataque bem competente. Mas acho que a MB não está trabalhando com a hipótese de adquirir outro vetor à medio prazo...
Allan
Re: A-12
Enviado: Ter Jun 09, 2009 3:54 am
por Carlos Lima
Corsário01 escreveu:Isso eu num sei, mas quando estive a bordo ( por 2 vezes), o que eu vi nas telas era um alcance muito superior a curvatura da terra.
Tipo assim: 250 milhas da costa e o radar deles pegava até mosca voando ali por Juiz de Fora - Petrópolis e adjacências.
Se isso é perto, então estou cego!
Desculpe, mas foi o que eu vi. Talvez eles tenham colocado aquelas telas só para me impressionar.
Quem sabe?
Olha,
So' completando o que o Padilha falou, quando estive visitando a Lubeck eu vi algo parecido, eu perguntei especificamente sobre misseis ar-superficie e o que me foi dito com direito a explicacao e tudo 'e que obviamente existe um numero de misseis que torna mais dificil a interceptacao, mas segundo os caras 'e um bom numero.
Aquele radarzinho da Lubeck pelo que entendi funciona parecido com o dos nossos E-99... coisa de doido.
Alem disso no dia dos exercicios de Ataque anti-navio eu estava no CiC do Frankfurt e eles pelo datalink com a Lubeck estava vendo os caras loooooonnnnnge... inclusive as aeronaves que simulavam misseis, e os drones que simulavam misseis e aeronaves anti-navio voando "rente" ao mar.
Ela operando com o Donald Cook nao deixavam passar nada, mas sei la... na hora da guerra as coisas podem ser diferentes, mas que pelo menos nos exercicios o radar dos caras me impressionou... isso foi fato.
Alem disso existem formacoes que sao especificas para minimizar as chances dos MAN atingir os seus objetivos... 'e show de bola
.
Meus 2 cents.
Veja bem, eu nao estou dizendo que misseis sao inuteis ou algo parecido, mas que existem maneiras de contra-balancar essa ameaca... isso 'e verdade.
[]s
CB_Lima
Re: A-12
Enviado: Ter Jun 09, 2009 7:25 am
por Corsário01
Corroborando o que o Lima disse, eu não quis dizer que os misseis são inuteis, mas, que os navios tem como se proteger e bem, muito bem desta ameaça.
CM, a BASC fica ao nível do mar e a 250 milhas de distância podia se "ver" a movimentação dos aviões na mesma a partir do CIC da USS Farragut.
Não é uma questão de eles nos contarem seus segredos. É apenas o que vimos in loco. A Alide teve a oportunidade de ter mais uma pessoa a bordo de navios em exercícios como foi o caso do Lima. Isso só aumenta
a quantidade de informações que antes não nos seriam possíveis.
Acredite, numa guerra 8 BRAHMOS em direção a um único navio??????????????? Não acredito!
Gostaria que o Marino se possível desse a opinião dele a respeito deste pacote. 8 para 1 que vc colocou.
Ele já fez EGN e pode nos esclarecer se esse cenário é viável.
Entenda como viável, 8 BRAHMOS para apenas 1 Escolta.
Enfim, estamos debatendo e o tópico está andando!
Re: A-12
Enviado: Ter Jun 09, 2009 7:31 am
por soultrain
Meus caros, façam as contas do tempo que um missíl demora a atingir um navio, depois façam as contas quanto tempo demora a adquirir, lançar um missil e atingir o alvo.
[[]]'s
Re: A-12
Enviado: Ter Jun 09, 2009 8:33 am
por Marino
ninjanki escreveu:Mapinguari,
Eu já tinha visto esse detalhe do radar, mas como não tinha confirmação, não estava comentando. Isso mais uma vez indica a intenção de se usar como AF-1 como caça de defesa de frota, e não como avião de ataque. É nesse ponto que eu não entendo a MB. Parece que eles estão fazendo de tudo para que só o AF-1 dê conta de ambos os trabalhos. Só que tentar fazer do A4 um meio moderno para combate BVR é uma gambiarra tremenda. Existem bons motivos para se desejar capacidade de vôo supersonico para interceptadores e caças de combate aéreo... Por exemplo, isso aumenta o alcançe efetivo dos mísseis, a capacidade de atirar e fugir, a chance de ter algum controle sobre a distância de engajamento. Contra um avião supersônico, o A4 modernizado tem de torcer para o oponente não saber aonde ele está, ou para não saber como explorar essa vantagem.
Ficaria mais feliz se ele usasse o radar do A1, e contasse apenas com mísseis IR para auto-defesa e engajamento WVR. Seria um avião de ataque bem competente. Mas acho que a MB não está trabalhando com a hipótese de adquirir outro vetor à medio prazo...
Allan
Ninjanki, dê uma vista d'olhos nos posts mais antigos.
A compra dos A-4 foi feita com a justificativa de que a Esquadra precisava de um caça de defesa de Frota. Era o melhor? Não, era o disponível, principalmente era o que conseguia pousar no MG.
Depois veio o SP e a modernização dos A-4.
Com a modernização, ele será capaz de lançar mísseis BVR iguais aos que a FAB usa nos F-5M.
É um subsônico? Sim, mas não deixe de ler o postado sobre a Red Flag também, onde vemos um piloto falar: "se entramos em WVR sabemos que algo deu errado".
Some os BVR com o AEW, e veja que mesmo contra um supersônico, que não lança MAN em velocs supersônicas, e verá que ele é útil, principalmente se vc não contar com nada mais.
Outra coisa, a MB está esperando o fim do processo do FX, basta ler os posts um pouco mais antigos. A França já ofereceu os Rafale F-1, testados no Foch, e a MB respondeu que enquanto o FX não for resolvido não há conversa.
Já dei minha opinião: os A-4M serão para ataque e os F-1/F-18 para superioridade aérea.
aguardemos.
Não tire conclusões precipitadas, espere um pouco mais.
Re: A-12
Enviado: Ter Jun 09, 2009 8:42 am
por Marino
Corsário01 escreveu:Corroborando o que o Lima disse, eu não quis dizer que os misseis são inuteis, mas, que os navios tem como se proteger e bem, muito bem desta ameaça.
CM, a BASC fica ao nível do mar e a 250 milhas de distância podia se "ver" a movimentação dos aviões na mesma a partir do CIC da USS Farragut.
Não é uma questão de eles nos contarem seus segredos. É apenas o que vimos in loco. A Alide teve a oportunidade de ter mais uma pessoa a bordo de navios em exercícios como foi o caso do Lima. Isso só aumenta
a quantidade de informações que antes não nos seriam possíveis.
Acredite, numa guerra 8 BRAHMOS em direção a um único navio??????????????? Não acredito!
Gostaria que o Marino se possível desse a opinião dele a respeito deste pacote. 8 para 1 que vc colocou.
Ele já fez EGN e pode nos esclarecer se esse cenário é viável.
Entenda como viável, 8 BRAHMOS para apenas 1 Escolta.
Enfim, estamos debatendo e o tópico está andando!
Um escolta não é um alvo que "mereça" um pacote de 8 mísseis.
Um escolta será, sempre, um alvo secundário, ao contrário de anfíbios, PA, transportes, tanques, etc.
Existe um "cálculo" de quantos mísseis seriam necessários para
NEUTRALIZAR um escolta.
Ou seja: neutralize o escolta, concentre nos HVU.