Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2105 vezes
Agradeceram: 2665 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5371 Mensagem por knigh7 » Dom Dez 13, 2009 9:31 pm

PRick escreveu:
knigh7 escreveu:
Ok, PRick. Se vc considera normal um pacote com 12 Mi 35M que nem vem com CLS, custando aprox. US$350mi -Revista Força Aérea, num. 57 , tudo bem. :roll: Vem armamento, com foguetes de 80mm, misseis Ataka, não sei exatamente o número, mas a FAB sempre compra uma pequena quantidade inicial, apenas para validar, ). Uma singularidade é que vai vir equipado com rádios R&D e a manutenção dos motores será feito pela Focal. O contrato (de aprox. US$350 mi) é bem alto quando se compara com os preços de outras vendas dessa aeronave, mesmo os pacotes nunca sendo identicos.
O Fabricante coloca o valor que ele quer. Não há tabelamento. Se a compra foi por imposição politica, o culpado é o Governo, não a FAB. Havia a Agusta Westland na disputa.
Você leu o contrato? Sabe o que está nele? Ou está se baseando o que falam por aí? Já falei a FAB é quem gerencia o processo dos helos de ataque, portanto, seu argumento não é válido. É preciso saber o que se está dizendo, ter conhecimento dos fatos, e não notícias de pessoas sem qualquer preparo para escrever tais matérias.

[]´s
Ah, ok, então apenas se pode debater sobre algo se ler o contrato?
Sim, porque houve ampla divulgação, como essa acima, que eu apontei a fonte (e não são contraditórias)sobre a configuraçao da aeronave e o valor.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#5372 Mensagem por Penguin » Dom Dez 13, 2009 9:32 pm

Piffer escreveu:
soultrain escreveu:Quem escreveu os requisitos operacionais, que todos dizem assentavam como uma luva ao MI-17 e MI-35?

[[]]'s
A pergunta não é essa, soultrain. A pergunta é: quem disse que os requisitos se encaixam nesses helicópteros realmente leu os requisitos?
Houve algum requisito operacional para os EC-725 CSAR (FAB) e EC-725 ASV (MB)? E para os EC-725 Emprego Geral da MB e EB?

Para os EC-725 EG da FAB com certeza havia, pois esse helicóptero estava na concorrência contra o Mi-17.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#5373 Mensagem por Piffer » Dom Dez 13, 2009 9:40 pm

Não houve e isso saiu inclusive nas portarias por ocasião das comissões de recebimento/implementação.

Carpe noctem!
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#5374 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 13, 2009 9:49 pm

Santiago escreveu:SÁBADO, 12 DE DEZEMBRO DE 2009
HELICÓPTEROS PARA O EB

Pedro Paulo Rezende
http://panoramaglobal-estrategia.blogspot.com/

O Comando da Aeronáutica propôs ao Exército Brasileiro uma estensão do contrato assinado pela FAB para a aquisição de helicópteros Mi35M. Em lugar das 12 unidades, seriam adquiridas 16. Isso poderia eliminar alguma burocracia, mas é ilegal de acordo com a Lei nº 8.666, que regula o processo licitatório. Há mais um problema: como foram intermediados por um notório comerciante de armas paquistanês, as unidades da FAB custam 50% a mais do que as adquiridas diretamente da Rosoboronexport e não possuem contrato de manutenção.

O ex-chefe da Diretoria de Material Bélico (Dirmab), brigadeiro Wilson José Romão, é um dos representantes da empresa paquistanesa e conta com o apoio de um ex-comandante da Aeronáutica em seus esforços. Com a interferência, entraram em compasso de espera as negociações diretas entre a Força Terrestre e a Rosoboronexport para a compra de 16 helicópteros Mi35M com contrato de manutenção e apoio incluído no pacote.

Ah, antes que me esqueça. A venda de 100 mísseis Mectron MAR-1, incluída no contrato assinado entre a FAB e o intermediário paquistanês, foi cancelada pelo ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim.
HUAHUAHUA... ainda bem que é o Pepê que escreveu isso, imagina se fosse eu! [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#5375 Mensagem por Bourne » Dom Dez 13, 2009 9:57 pm

Bolovo escreveu:
HELICÓPTEROS PARA O EB

Pedro Paulo Rezende

O Comando da Aeronáutica propôs ao Exército Brasileiro uma estensão do contrato assinado pela FAB para a aquisição de helicópteros Mi35M. Em lugar das 12 unidades, seriam adquiridas 16. Isso poderia eliminar alguma burocracia, mas é ilegal de acordo com a Lei nº 8.666, que regula o processo licitatório. Há mais um problema: como foram intermediados por um notório comerciante de armas paquistanês, as unidades da FAB custam 50% a mais do que as adquiridas diretamente da Rosoboronexport e não possuem contrato de manutenção.

O ex-chefe da Diretoria de Material Bélico (Dirmab), brigadeiro Wilson José Romão, é um dos representantes da empresa paquistanesa e conta com o apoio de um ex-comandante da Aeronáutica em seus esforços. Com a interferência, entraram em compasso de espera as negociações diretas entre a Força Terrestre e a Rosoboronexport para a compra de 16 helicópteros Mi35M com contrato de manutenção e apoio incluído no pacote.

Ah, antes que me esqueça. A venda de 100 mísseis Mectron MAR-1, incluída no contrato assinado entre a FAB e o intermediário paquistanês, foi cancelada pelo ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim.
HUAHUAHUA... ainda bem que é o Pepê que escreveu isso, imagina se fosse eu! [003]
Véio,

Se isso for sério, te que cancelar tudo e passar a faca em muita gente. [019]

Penguin
Sênior
Sênior

#5376 Mensagem por Penguin » Dom Dez 13, 2009 9:57 pm

A não venda dos MAR-1 para o Paquistão, não vejo como problema.
O Brasil não pode depender de vendas ocasionais ao exterior para viabilizar seus projetos estratégicos, categoria que me parece se encaixar o MAR-1. Não deveria faltar recursos para projetos como esse. Para outros menos prioritários* e importados os recursos abundam!

*: 51 EC-725 (EUR 1,9bi) e 12 Mi-35 (50% mais caro)

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#5377 Mensagem por Penguin » Dom Dez 13, 2009 9:58 pm

Bolovo escreveu:
HELICÓPTEROS PARA O EB

Pedro Paulo Rezende

Se fosse vc, era [002] na certa!

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Dom Dez 13, 2009 10:02 pm, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
brisa

#5378 Mensagem por brisa » Dom Dez 13, 2009 10:00 pm

E a tiurma não aprende a ler o forum... [093]

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#5379 Mensagem por orestespf » Dom Dez 13, 2009 10:02 pm

Temo pelo que li nas últimas páginas deste tópico, saiu de tudo, mas prova que é bom, nada!

O DB entrou (novamente?) daqueles que separam FAB do Governo e que formam grupos prós e anti FAB. Isto é muito ruim!

Saiu uma matéria do Pepê sobre a compra dos Mi-35, ok, mas poucos perceberam que, se confirmando tal coisa, a bomba cairá principalmente sobre a FAB. Não conseguem compreender isto? Claro que a imprensa vai perguntar a ela (FAB) porque usa metodologias distintas em suas compras (por exemplo, FX-2 e Helis)! E ainda dirá (imprensa) que a FAB usou de conveniências em um dos processos, ou que se submeteu às vontades de sei lá quem (governo ou não) em um dos processos, mas em outro não, dirá que a FAB dá importância a certos segmentos e age com descaso e/ou desprezo em relação a outros, e por aí vai.

Entendam, apressados de plantão, a imprensa, por tradição, é anti-militar ao extremo. Existem poucos profissionais que querem mudar este cenário, existem alguns profissionais que não se importam com isso (militarismo), mas existe uma enxurrada que ainda vivem do discurso panfletário do golpe (pra mim, contra-golpe, mas...), etc. Alguém duvida que isto colocaria a FAB na berlinda e que respingaria muito pouco ou quase nada no governo? Sim, quase nada no governo, até porque a grande imprensa, sem ou não favorável a um dado governo, é acima de tudo anti-militar! E aí, não vão medir as consequências do que está sendo dito neste fórum???

A situação é muito séria, as conversas que saiu neste fórum são comprometedoras, até porque se afirma sem provar nada. Se o que saiu aqui (opiniões, prefiro chamar assim) se propagar via imprensa aberta, acreditem, terão colocado a FAB para "dar respostas". Ou ela libera rapidamente uma nota oficial desmentindo a matéria postada aqui, ou ela terá que "pedir ajuda lá em cima".

Pensem antes de falar o que gostariam de ouvir ao invés do que realmente acontece por aí.

PS: qual a importância do Comandante Saito ser ou não favorável a um dado equipamento? A FAB é o seu comandante ou a FAB é muito maior do que seu comandante (aquele que é passageiro, mas a Força não)? A opinião do Cmd. Saito é importante sim, mas pelo o que ele representa no sentido de conhecimento técnico, mas a FAB tem uma pazada de excelentes profissionais com competência para tal e, acredito, o Cmd. Saito ter (ou não) sido voto vencido não representa (ou não deveria) motivo algum de situação problema, pelo contrário. Ou aquém diria que não existe alguma democracia entre estes oficiais de alta patente da FAB? Aí seria muito mais sério... :? :?

soultrain
Sênior
Sênior

#5380 Mensagem por soultrain » Dom Dez 13, 2009 10:04 pm

Piffer escreveu:
soultrain escreveu:EU não sei, mas já li várias vezes, incluindo de alguns Fabianos que foi assim, tanto que houve competidores que saltaram fora, assim que foi publicado o edital.

[[]]'s
Nessa mesma seara, eu li várias vezes que a FAB havia assinado a compra dos Mi-171 (um tal de Mi-17Br), eu li que os Super Puma voam na Amazônia com um copinho de sílica debaixo do painel, eu li que nenhum Cougar do EB fica muito tempo em Manaus e que há um rodízio entre as aeronaves e por aí vai...
Ai tocou num ponto que me é caro, a "sílica". eu e você "lideramos" o combate a esse boato que era quase verdade universal.

É verdade que existem inúmeros boatos, maus e bons. Nada é perfeito, tudo tem os seus problemas, mas os boatos maus correm soltos na internet e aqui não é excepção. Esses boatos correm também e até são mais incisivos dentro das próprias corporações pelos profissionais das mesmas e muitas mentiras inocentes até, tornam-se grandes dogmas.

Falo por experiência própria, é muito difícil controlar essa má informação, porque todos nós gostamos de ouvir falar destes pormenores sórdidos. Na minha empresa somos perto de 1000 e já tive batalhas épicas a desmascarar este tipo de boatos, e depois de ganha a batalha, passado algum tempo aparece com outra roupagem, parece que têm vida própria. Na verdade eu também sou um participante activo quando emito uma opinião sem grande conhecimento, somos todos, especialmente no caso militar. Aqueles militares que são reconhecidos e respeitados, são excelentes no que fazem, mas têm uma visão limitada sobre determinado assunto, já experiênciei diversas vezes.

Isto tudo para dizer que muita coisa que se escreve aqui tem fontes, mas é preciso ter algum sentido critico, especialmente quando pela opinião que se ouve de uma ou duas fontes se extravasa, para a FAB, a MB, o EB, a MP, a FAP, o EP etc...

Para dar o exemplo do FX2, ou dos Mi-35, imagino que deve até ser pecado alguém da FAB não ter uma opinião, desde o faxineiro ao Brigadeiro mais graduado e só poucas pessoas sabem a "verdade".

Era excelente que tivéssemos sempre alguém que pudesse vir aqui corrigir esses boatos, eu sei que nem sempre é possível, ou até desejável, mas deixo aqui o apelo a mais fazerem o mesmo que você, o Marino o Guerra e alguns outros (infelizmente poucos), que muito nos honram com a vossa participação e sensatez.

Um abraço.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#5381 Mensagem por Alcantara » Dom Dez 13, 2009 10:09 pm

cb_lima escreveu:Eita mae...

Quanto mais eu leio sobre esse "reequipamento" mas triste eu fico.

Os meios sao legais, mas os metodos de aquisicao... :shock: :?

Triste. Bom, mas pelo menos para tirar foto para mostrar na Internet 'e otimo... Putz :( .

[029]

[]s
CB_Lima
O Comando da Aeronáutica propôs ao Exército Brasileiro uma estensão do contrato assinado pela FAB para a aquisição de helicópteros Mi35M. Em lugar das 12 unidades, seriam adquiridas 16. Isso poderia eliminar alguma burocracia, mas é ilegal de acordo com a Lei nº 8.666, que regula o processo licitatório.

Lima, a ilegalidade levantada nesse caso não é sobre a aquisição dos Mi-35M em sí, e sim o aumento do número de unidades.
Creio que, para adquirir mais unidades, seria necessário fazer um novo contrato ou, pelo menos, um termo aditivo ao contrato original.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#5382 Mensagem por orestespf » Dom Dez 13, 2009 10:15 pm

soultrain escreveu:
Piffer escreveu: Nessa mesma seara, eu li várias vezes que a FAB havia assinado a compra dos Mi-171 (um tal de Mi-17Br), eu li que os Super Puma voam na Amazônia com um copinho de sílica debaixo do painel, eu li que nenhum Cougar do EB fica muito tempo em Manaus e que há um rodízio entre as aeronaves e por aí vai...
Ai tocou num ponto que me é caro, a "sílica". eu e você "lideramos" o combate a esse boato que era quase verdade universal.

É verdade que existem inúmeros boatos, maus e bons. Nada é perfeito, tudo tem os seus problemas, mas os boatos maus correm soltos na internet e aqui não é excepção. Esses boatos correm também e até são mais incisivos dentro das próprias corporações pelos profissionais das mesmas e muitas mentiras inocentes até, tornam-se grandes dogmas.

Falo por experiência própria, é muito difícil controlar essa má informação, porque todos nós gostamos de ouvir falar destes pormenores sórdidos. Na minha empresa somos perto de 1000 e já tive batalhas épicas a desmascarar este tipo de boatos, e depois de ganha a batalha, passado algum tempo aparece com outra roupagem, parece que têm vida própria. Na verdade eu também sou um participante activo quando emito uma opinião sem grande conhecimento, somos todos, especialmente no caso militar. Aqueles militares que são reconhecidos e respeitados, são excelentes no que fazem, mas têm uma visão limitada sobre determinado assunto, já experiênciei diversas vezes.

Isto tudo para dizer que muita coisa que se escreve aqui tem fontes, mas é preciso ter algum sentido critico, especialmente quando pela opinião que se ouve de uma ou duas fontes se extravasa, para a FAB, a MB, o EB, a MP, a FAP, o EP etc...

Para dar o exemplo do FX2, ou dos Mi-35, imagino que deve até ser pecado alguém da FAB não ter uma opinião, desde o faxineiro ao Brigadeiro mais graduado e só poucas pessoas sabem a "verdade".

Era excelente que tivéssemos sempre alguém que pudesse vir aqui corrigir esses boatos, eu sei que nem sempre é possível, ou até desejável, mas deixo aqui o apelo a mais fazerem o mesmo que você, o Marino o Guerra e alguns outros (infelizmente poucos), que muito nos honram com a vossa participação e sensatez.

Um abraço.
Perfeito, Soultrain, perfeito!

soultrain
Sênior
Sênior

#5383 Mensagem por soultrain » Dom Dez 13, 2009 10:17 pm

Alcantara escreveu:
cb_lima escreveu:Eita mae...

Quanto mais eu leio sobre esse "reequipamento" mas triste eu fico.

Os meios sao legais, mas os metodos de aquisicao... :shock: :?

Triste. Bom, mas pelo menos para tirar foto para mostrar na Internet 'e otimo... Putz :( .

[029]

[]s
CB_Lima
O Comando da Aeronáutica propôs ao Exército Brasileiro uma estensão do contrato assinado pela FAB para a aquisição de helicópteros Mi35M. Em lugar das 12 unidades, seriam adquiridas 16. Isso poderia eliminar alguma burocracia, mas é ilegal de acordo com a Lei nº 8.666, que regula o processo licitatório.

Lima, a ilegalidade levantada nesse caso não é sobre a aquisição dos Mi-35M em sí, e sim o aumento do número de unidades.
Creio que, para adquirir mais unidades, seria necessário fazer um novo contrato ou, pelo menos, um termo aditivo ao contrato original.
Segundo percebi teria que ter outro contrato para o EB, o que é muito normal, já que é uma entidade de facto diferente.

Quanto à ausência de garantia ou de contrato de manutenção, não queria dizer que é normal, mas é muito comum, os BH não foram comprados assim, não me recordo? Os nossos helis todos foram assim, embora acredite que seja mais vantajoso negociar isso na fase de compra. pode haver factores que levem a não ser feito assim.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#5384 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 13, 2009 10:20 pm

Santiago escreveu:Se fosse vc, era [002] na certa!

[]s
Bolovo, a esquerda. DB, a direita.

Imagem

[003] [003] [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
brisa

#5385 Mensagem por brisa » Dom Dez 13, 2009 10:23 pm

Caramba Soultrain....leia o post do Piffer algumas paginas atras.....

.....ou é o segundo tempo do debate... :mrgreen:

Responder