TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
lubra
Avançado
Avançado

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53611 Mensagem por lubra » Sex Jan 21, 2011 2:52 pm

Contribuindo com o debate, acho que o jornalista não incorre em qualquer erro em hipótese nenhuma. A minha opinião é a seguinte:

O citado artigo 65 fala "Toda e qualquer pessoa que tome conhecimento de documento sigiloso, nos termos deste Decreto".

Para tomar conhecimento "nos termos do decreto", só nas hipóteses do artigo 37:
Art. 37. O acesso a dados ou informações sigilosos em órgãos e entidades públicos e instituições de caráter público é admitido:

I - ao agente público, no exercício de cargo, função, emprego ou atividade pública, que tenham necessidade de conhecê-los; e

II - ao cidadão, naquilo que diga respeito à sua pessoa, ao seu interesse particular ou do interesse coletivo ou geral, mediante requerimento ao órgão ou entidade competente.

§ 1º Todo aquele que tiver conhecimento, nos termos deste Decreto, de assuntos sigilosos fica sujeito às sanções administrativas, civis e penais decorrentes da eventual divulgação dos mesmos.

§ 2º Os dados ou informações sigilosos exigem que os procedimentos ou processos que vierem a instruir também passem a ter grau de sigilo idêntico.

§ 3º Serão liberados à consulta pública os documentos que contenham informações pessoais, desde que previamente autorizada pelo titular ou por seus herdeiros.

Art. 38. O acesso a dados ou informações sigilosos, ressalvado o previsto no inciso II do artigo anterior, é condicionado à emissão de credencial de segurança no correspondente grau de sigilo, que pode ser limitada no tempo.
A obrigação de manter o sigilo é do agente público, que nessa qualidade teve acesso ao documento sigiloso.

Se um agente público teve acesso a documento sigiloso em razão de sua condição e não manteve o sigilo, passando o documento para um jornalista, e este jornalista em razão de sua condição deu publicidade, não significa que se extende ao jornalista a obrigação do sigilo. O erro é do agente público que tinha a obrigação de manter o sigilo.

É o que eu acho.

Saudações,
Luciano.

Booz
Sênior
Sênior

#53612 Mensagem por Booz » Sex Jan 21, 2011 3:11 pm

gribel escreveu:
jp escreveu: Não se iludam quanto a importância dos subfatores que se irradiam dos principais. E o que é pior (ou melhor), são simbióticos. Cada um atrai a si os efeitos deletéricos do outro, quer interna e externamente.
Pô Jotapê....tá que nem o Odorico Paraguassú :lol: :lol: :lol: :lol:

ps: Essa tinha que ir pros "anais", esperando o "camarada das penas incansáveis" pra briga : )
Emboramente eu ache "anais" uma palavra com contornos perfunctórios olorentamente candente, faço meus agradecimentos calorosos e desabragadamente pela menção ao personagem, e tenho dito! :D

Imagem
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#53613 Mensagem por crubens » Sex Jan 21, 2011 3:16 pm

Carlos Mathias escreveu:
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o processo de decisão nas mão do ministro da Defesa Nelson Jobim, cuja pasta preferiu o francês Rafale. Dilma pretende criar um grupo interministerial para analisar a questão, levando em conta também a posição da FAB (Força Aérea Brasileira), que optou pelo sueco Gripen.

Não existe possibilidade da entrada de mais um concorrente. O terceiro é o F/A-18 dos Estados Unidos.

O mais caro é o Rafale, oferecido por US$ 8 bilhões (aproximadamente R$ 13,3 bilhões). Jobim diz ter conseguido reduzir o preço para US$ 6 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões), mesmo preço da opção mais barata, o Gripen.

O avião americano, reforçado por um lobby feito pessoalmente pelo senador republicano John McCain a Dilma, custaria US$ 7,7 bilhões (aproximadamente R$ 12,9 bilhões).
E agora?
Engraçado, ninguém deu bola para esse post do CM. Será porque só serve notícia ruim!?!? :roll:

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#53614 Mensagem por EDSON » Sex Jan 21, 2011 3:39 pm

O Rafale é um monstro que o COPAC colocou na "bost list" pois não tem qualidade nenhuma.

Acredite se puuuderrrr!!!!! :lol: :wink: :lol:

O preço até ontem valia para comparação agora não vale mais pois supera o Hornet até nesse quesito.

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#53615 Mensagem por joao fernando » Sex Jan 21, 2011 3:41 pm

Arrancamos as calças dos Franceses. Agora, é o Prick lubrificar bem os caras, pra ocorer a penetração...

Será que o Tio Sam iguala a proposta?

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#53616 Mensagem por crubens » Sex Jan 21, 2011 3:59 pm

EDSON escreveu:O Rafale é um monstro que o COPAC colocou na "bost list" pois não tem qualidade nenhuma.

Acredite se puuuderrrr!!!!! :lol: :wink: :lol:

O preço até ontem valia para comparação agora não vale mais pois supera o Hornet até nesse quesito.
Não só o Super-Hornet como também do Gripen-NG, segundo post do Moltoben na página 3573
Rafale 6billions $
(supercruise, best T/W ratio, fuel fraction, weapon load, Full TOT, range, G limit)

Ng, 6.8billions $

SH 7.7billions $ ..

http://www.band.com.br/jornalismo/brasi ... 0000391273

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#53617 Mensagem por bcorreia » Sex Jan 21, 2011 4:07 pm

crubens escreveu:
Carlos Mathias escreveu: E agora?
Engraçado, ninguém deu bola para esse post do CM. Será porque só serve notícia ruim!?!? :roll:
Não, é a famosa leitura seletiva, tal tipo de informação passa batida pelos olhos de alguns usuários, e se não passar, provavelmente vão refutar dizendo que é lorota do "Lobim".

Zavva
Avançado
Avançado

#53618 Mensagem por Zavva » Sex Jan 21, 2011 4:39 pm

DefesaNet 20 janeiro 2011

Caças: vice-presidente da Boeing diz que empresa oferecerá melhor preço

McAndrew afirma que Brasil teria maior acesso ao mercado de defesa

Fernanda Godoy

NOVA YORK. A Boeing saudou a decisão da presidente Dilma Rousseff de "aplainar o terreno" e prometeu fazer tudo para colocar seu melhor preço na mesa de negociações. Joe McAndrew, vice-presidente da Boeing para desenvolvimento de negócios nas Américas, Europa e Israel, afirmou que um acordo com a Boeing abriria ao Brasil o mercado de defesa americano, o maior do mundo. O F/A-18 Super Hornet concorre com os Rafale, da francesa Dassault, e os caças Gripen NG, da sueca Saab.

- Temos todas as indicações de que o novo governo vai aplainar o terreno e julgar cada um dos competidores por seus méritos e pelos benefícios das relações com cada uma das companhias. Quando se pensa numa relação com a Boeing, é preciso pensar no que ela traria para a economia brasileira, em termos de transferência de tecnologia e acesso ao mercado de defesa americano, o que não se pode dizer sobre a Dassault ou Saab - disse McAndrew ao GLOBO, por telefone, de Washington, enfatizando que o mercado de defesa americano é maior do que a soma de todos os outros países.

McAndrew: Boeing tem apoio do governo americano
O vice-presidente da Boeing destaca o fato de a candidatura da empresa ter "apoio integral" do governo e do Congresso americano, que já aprovou a transferência de tecnologia.

- Acho que nos próximos quatro a seis meses esse apoio continuado será muito importante para nós - avalia.

McAndrew citou o fato de a Embraer ter interesse em expandir sua atuação na área de aviação de defesa. Disse não temer a repetição de problemas como o ocorrido quando a Embraer foi impedida de vender Super Tucanos para a Venezuela por uma limitação imposta pelos americanos, já que mais de 50% dos componentes das aeronaves haviam sido fabricados nos EUA:

- Todo país tem esse tipo de preocupação com a transferência de equipamentos de defesa para terceiros. A Venezuela é um país que demonstrou não ser muito amigo dos EUA, então acho que é importante botar isso dentro de um contexto. Os Super Hornet são destinados à FAB, não à reexportação.

Em relação aos planos de ajuste fiscal do governo Dilma, que podem levar a uma nova ênfase nas questões de preço e custos de manutenção, McAndrew se mostrou confiante.

- Quando falamos em custos, temos que pensar no custo de manutenção de cada um desses aviões durante todo o seu ciclo de vida útil, de 30 anos ou mais, e nesse ponto de vista, a FAB se beneficiaria da magnitude das encomendas de Super Hornets, que é bem maior que a dos Rafales; temos encomendas de 600, contra 200 dos Rafale e zero do Gripen. Olhando em termos de economia de escala, temos uma clara vantagem - afirmou.

http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/1 ... preco.html

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

#53619 Mensagem por Franz Luiz » Sex Jan 21, 2011 4:48 pm

Agora que o preço caiu e o Pepê desmistificou a lenda da manutenção do M-III, além da tranfer~encia
de tecnol. do Sub-Nuc já estar acontecendo, qual será a próxima?
Talvez voltar a dizer que o radar é cego. Talvez dizer que....sei lá. Me ajudem. Não acho mais nada.

amx2000
Avançado
Avançado

#53620 Mensagem por amx2000 » Sex Jan 21, 2011 4:56 pm

crubens escreveu:
Carlos Mathias escreveu: E agora?

Pqd, o Rafale mesmo sendo mais caro era a opcao mais atraente, qual vai ser a desculpa agora?Que nao eh americano? [003]

()s

Imagem
Zavva
Avançado
Avançado

#53621 Mensagem por Zavva » Sex Jan 21, 2011 5:00 pm

amx2000 escreveu:
Pqd, o Rafale mesmo sendo mais caro era a opcao mais atraente, qual vai ser a desculpa agora?Que nao eh americano? [003]

()s
Porque não escolhem a proposta francesa ?
Será que a informação acima esta correta ?

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#53622 Mensagem por Skyway » Sex Jan 21, 2011 5:01 pm

Agora que o preço caiu e o Pepê desmistificou a lenda da manutenção do M-III, além da tranfer~encia
Talvez voltar a dizer que o radar é cego. Talvez dizer que....sei lá. Me ajudem. Não acho mais nada.
Ih véio, "motivos" pra derrubarem a escolha do Governo não faltam.

Até um peido mal dado pelo Jobim é motivo.

Não adianta, o quadro é BEM claro.

"Simpatizantes" das duas outras propostas falam de tudo para tentar derrubar a escolha do Governo, até mesmo falar que não é a escolha do Governo. Acham que aqui tem um bando de ignorantes que vão acreditar em qualquer argumento com uma lógica aparentemente correta, com início, meio e fim, mas o melhor é saber que se estão fazendo isso, é porque até eles sabem a verdade, até eles sabem quem ofereceu mais, ofereceu melhor e foi escolhido. Até eles sabem que manchas e problemas no processo, são invenções.

O problema(deles) é que não percebem que nós já sabemos disso, nós ja sabemos que eles sabem e o que estão fazendo. :mrgreen:

Fala sério, de certa forma, quando não estamos com a irritação a flor da pele, é até engraçado... :lol:

AD ASTRA PER ASPERA
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#53623 Mensagem por Francoorp » Sex Jan 21, 2011 5:08 pm

Interessante saber que um caça monomotor ainda em projeto vai custar tao caro assim, somente 2 Bilhoes a menos que os Bi-Turbo... e que o Fabricante do programa sabe exatamente o valor final que pode oferecer ao nosso governo... deveriam ganhar o Nobel, pois isso ai é que é prever o Futuro!!

Mais interessante ainda é ver que o jornalista sabe de todos os preços do interno do governo... com documentos oficiais vazados...

Eu prefiro esperar o fim do programa, e os relatorios oficiais... segundo esse cara ai o Jobim escolheu o pacote dos 6Bilhoes, o mais barato, entao deu GripenNG né... vamos ver se é isso mesmo no fim, e a reputaçao do cara como vai ficar depois disso tudo!!

Quem gosta de preços gosta mesmo de numeros né... vai la na Ricardo-Eletro e encomenda um GripenNG 2011 com leitor CD e Tela em LED com 3D, vai ver se encontra no mercado e ter o preço preciso, pra comparar com os outros produtos!!!

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#53624 Mensagem por Francoorp » Sex Jan 21, 2011 5:21 pm

Skyway escreveu:
Ih véio, "motivos" pra derrubarem a escolha do Governo não faltam.

Até um peido mal dado pelo Jobim é motivo.

Não adianta, o quadro é BEM claro.

"Simpatizantes" das duas outras propostas falam de tudo para tentar derrubar a escolha do Governo, até mesmo falar que não é a escolha do Governo. Acham que aqui tem um bando de ignorantes que vão acreditar em qualquer argumento com uma lógica aparentemente correta, com início, meio e fim, mas o melhor é saber que se estão fazendo isso, é porque até eles sabem a verdade, até eles sabem quem ofereceu mais, ofereceu melhor e foi escolhido. Até eles sabem que manchas e problemas no processo, são invenções.

O problema(deles) é que não percebem que nós já sabemos disso, nós ja sabemos que eles sabem e o que estão fazendo. :mrgreen:

Fala sério, de certa forma, quando não estamos com a irritação a flor da pele, é até engraçado... :lol:
Isso ai... eu sei que você sabe, eu sei e muitos sabem também, que eles la encima sabem muito mais do que sabemos aqui em baixo segundo dizem aqueles que sabem por ai, mas parece que alguns ainda não sabem, por isso ou por aquilo, ou simplesmente não querem saber por já sabem o tem que saber, mas fique tranqüilo sabendo que no fim todo mundo sabe pelo menos uma parte do que nos sabemos, pois funciona assim, só aqueles que não querem saber é que não sabem, mas eles são poucos e também ficarão sabendo o que sabemos todos, pois sabe-se que a verdade sera sabida !!

Valeu!!

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#53625 Mensagem por Skyway » Sex Jan 21, 2011 5:29 pm

O pior é que faz sentido... :shock:

AD ASTRA PER ASPERA
Responder