Leopard 1A5 do EB
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Re: Leopard 1A5 do EB
PRP, até EU discuti defendendo a Koslova...
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Re: Leopard 1A5 do EB
Bombacha balistica
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
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Re: Leopard 1A5 do EB
Bolacha balística...
(((Nas buenas, essa de "aço balístico" para um suposto especialista ARDEU... )))
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Re: Leopard 1A5 do EB
Aliás, deveríamos logo ter comprado um desses. Pelo menos não ia entortar as pontes.
-
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Re: Leopard 1A5 do EB
Túlio bom dia!
Pesquisei na net (Wikipedia http://de.wikipedia.org/wiki/Leopard_1 Panzerung) e lá diz que....
".... foram engrossados em A2 e reforçado no programa mais tarde combate eficiência através de chapas de aço revestidas de borracha...."
Para os Alemães aplicarem esta técnica "borracha sobre aço" deve ter seus benefícios pois eles sempre estiveram na vangarda quando falamos em carros de combate.
Portanto, você tem razão em dizer que é de borracha e o 3º RCC em dizer que é de chapa de aço.
Estou tentando postar um trecho do artigo mais esta dando pau (Wikipedia http://de.wikipedia.org/wiki/Leopard_1 Panzerung)....
Forte abraço
binfa
Pesquisei na net (Wikipedia http://de.wikipedia.org/wiki/Leopard_1 Panzerung) e lá diz que....
".... foram engrossados em A2 e reforçado no programa mais tarde combate eficiência através de chapas de aço revestidas de borracha...."
Para os Alemães aplicarem esta técnica "borracha sobre aço" deve ter seus benefícios pois eles sempre estiveram na vangarda quando falamos em carros de combate.
Portanto, você tem razão em dizer que é de borracha e o 3º RCC em dizer que é de chapa de aço.
Estou tentando postar um trecho do artigo mais esta dando pau (Wikipedia http://de.wikipedia.org/wiki/Leopard_1 Panzerung)....
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binfa
att, binfa
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UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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Re: Leopard 1A5 do EB
Eu investiguei esta questão da blindagem adicional na torre nos dois livros alemães que tenho sobre o Leopard 1.
Alguns fatos:
esta proteção adicional foi introduzida no 1º processo de repotencialização;
é projeto da firma Blohm und Voss.
É de aço nas laterais e traseira da torre.
Parece que nas bochechas da torre (laterais dianteiras) é de aço recoberto com borracha (Por que esta diferença???).
Nos dois livros a explicação desta blindagem é muito falha, e deixa mais duvidas do que certezas.
Bacchi
Alguns fatos:
esta proteção adicional foi introduzida no 1º processo de repotencialização;
é projeto da firma Blohm und Voss.
É de aço nas laterais e traseira da torre.
Parece que nas bochechas da torre (laterais dianteiras) é de aço recoberto com borracha (Por que esta diferença???).
Nos dois livros a explicação desta blindagem é muito falha, e deixa mais duvidas do que certezas.
Bacchi
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Re: Leopard 1A5 do EB
Eu tenho a impressão que já tinha lido algo do género aqui no fórum (aço coberto com borracha nalgumas partes da torre) .
- eligioep
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Re: Leopard 1A5 do EB
DEFINITIVAMENTE,henriquejr escreveu:Túlio escreveu:Dei uma ampliada na tua imagem, Binfa véio. Notar bem as rebarbas nas bordas...
Nessa imagem ampliada pelo Túlio reforça ainda mais a possibilidade dessa peça ser de aço e revestida com borracha, basta observar essa "alça" de aço que ta aparecendo na esquerda da foto. Na foto sem ampliação é possível ver duas dessas alças, que devem ser utilizadas como degraus para subir na torre ou para fazer amarrações. Se a pessoa fosse totalmente de borracha ficaria difícil fixar essas alças. Veja que elas penetram na peça, e da pra notar uma camada um pouco afastada de onde a alça entra na proteção.
Podemos notar outros detalhes presos nessa proteção, como os lançadores de granadas fumígenas, que são aparafusados na proteção.
não é chapa de aço(balístico ou não) revestido de borracha.
Como já citei anteriormente, é um borrachão resistente, fixado a alguns centímetros da chapa da torre, com reforço interno de malha de aço (como um pneu de carro...).
A alça atravessa o borrachão e é fixada diretamente na torre, enquanto os lançadores de fumígenos estão fixados fora da "chapa de borracha".
- joao fernando
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Re: Leopard 1A5 do EB
Como vcs complicam...a borracha detona a ogiva e impede que a munição penetre na blindagem. Quase como a gaiola usada para detonar a munição perfurante, e quiçá, algum parente moderno do "Zimerite" usado na 2º guerra. Não tendo contato, o jato de materia derretida perde eficiencia, para munição perfurante
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- Reginaldo Bacchi
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Re: Leopard 1A5 do EB
joão fernando, não é tão simples assim!!!joao fernando escreveu:Como vcs complicam...a borracha detona a ogiva e impede que a munição penetre na blindagem. Quase como a gaiola usada para detonar a munição perfurante, e quiçá, algum parente moderno do "Zimerite" usado na 2º guerra. Não tendo contato, o jato de materia derretida perde eficiencia, para munição perfurante
Para tua informação a zimmerit servia para impedir que as granadas anti carro magneticas grudassem na carcaça metalica dos carros.
"... Zimmerit >>> The coating was a barrier that prevented direct contact of magnetic mines with metal surfaces of vehicles. It was normally ridged to increase the overall thickness. This spacing reduces magnetic attraction, and causes magnetic mines to fall off due to their weight and the vibration of the vehicle. Zimmerit possessed no anti-magnetic properties of its own, rather it defeated the mines by disallowing contact and providing distance. ...".
O uso de chapa espaçadora serve para aumentar a "stand off distance" de detonação da carga oca, e reduzir sua eficiencia.
Eu sempre vi chapas espaçadora a uma distancia de 20 a 40 cm da carcaça principal.
A torre do Centauro tem chapas deste tipo.
O interessante do Leopard 1A5, é que você encontra cerca de 30 cm de distancia na traseira da torre, mas nas laterais é praticamente colada.
Bacchi
- joao fernando
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Re: Leopard 1A5 do EB
Bacchi, citei o zimmerit mais como gozação, se bem que uma superfície rugosa deve atrapalhar a penetração do HEAT (ou não?)
Não teria a borracha a função da gaiola para explodir a HEAT? Afinal, mesmo sendo pouco, existe uma distancia entre a superficie da borracha, e a chapa metalica. Ademais, pelo tempo desse upgrade, naquela epoca se conhecia a tecnica de gaiola ou chapas espaçadas, como proteção contra HEAT?
Não teria a borracha a função da gaiola para explodir a HEAT? Afinal, mesmo sendo pouco, existe uma distancia entre a superficie da borracha, e a chapa metalica. Ademais, pelo tempo desse upgrade, naquela epoca se conhecia a tecnica de gaiola ou chapas espaçadas, como proteção contra HEAT?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Leopard 1A5 do EB
Você vai encontrar centenas (milhares?) de fotografias de carros de combate alemães da 2ª GM com chapas espaçadas no chassis e nas torres.joao fernando escreveu:Não teria a borracha a função da gaiola para explodir a HEAT? Afinal, mesmo sendo pouco, existe uma distancia entre a superficie da borracha, e a chapa metalica. Ademais, pelo tempo desse upgrade, naquela epoca se conhecia a tecnica de gaiola ou chapas espaçadas, como proteção contra HEAT?
Desde a introdução da HEAT em combate, esta-se procurando contra medidas para anular ou minimizar seu efeito, já que a carga oca (devido ao seu grande uso) é o maior inimigo dos carros de combate.
A gaiola com certeza absoluta apareceu na Guerra do Vietnam nos monitores fluviais estadunidenses.
Bacchi
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Re: Leopard 1A5 do EB
Bacchi,
corretíssimo. No PanzerMuseum de Munster vi diversos CC da 2ª GM alemães com esta configuração.
Os técnicos da própria KMW duvidavam da eficácia dos borrachões, mas como era coisa de décadas anteriores, do século passado, vai ver que naquela época se mostrou efetivo. Já hoje.....
PS: Os alemães não aplicam NADA em seus blindados e viaturas sem testar efetiva e exaustivamente antes........
corretíssimo. No PanzerMuseum de Munster vi diversos CC da 2ª GM alemães com esta configuração.
Os técnicos da própria KMW duvidavam da eficácia dos borrachões, mas como era coisa de décadas anteriores, do século passado, vai ver que naquela época se mostrou efetivo. Já hoje.....
PS: Os alemães não aplicam NADA em seus blindados e viaturas sem testar efetiva e exaustivamente antes........