Que nada Luís Henrique, ninguém quer linchar você aqui, te respeitamos muito.
Só alguns pontos:
1) a meu ver, o problema do AMX não foi com o aparecimento de caças multi-função e sim com o processo de modernização de caças usados. O que é bem diferente, pois é bem mais barato que um multi-role.
Por tudo isso. Quem tinha dinheiro para comprar novo não precisava de tantas aeronaves, muito menos de aeronaves dedicadas...
Quem não tinha muito dinheiro viu surgir várias opções baratas de segunda mão....
2) realmente existe uma demanda por caças leves, mas não sei se a FAB compraria este todo este número sugerido por você.
3) é mais barato sob todos os aspectos fabricar ou montar sob licença um vetor que interessa a FAB, do que investir em uma nova produção.
O Rafale custa U$ 90 mi.
O Mako ficaria por U$ 20 - 25 mi.
Todo o desenvolvimento é avaliado em menos de U$ 2 bi.
Para 120 caças + desenvolvimento (incluindo 3 protótipos, etc), + compra do projeto da EADS, etc.
Gastariamos entre U$ 4,4 a 5 bi.
Para comprar 120 Rafale gastariamos U$ 10,8 bi
Praticamente o DOBRO.
mesmo que o preço seja maior, eu não acredito porque os preços foram estimados para produção na Alemanha, no Brasil isto deve ser menor ja que nossa mão-de-obra é mais barata, etc....mas MESMO que este número seje maior e que o Rafale venha com um DESCONTÃO, eu acho que valeria a pena devido ao GANHO TECNOLÓGICO.
A India ja esta em vias de produzir um radar nacional com qualidades inferiores, porém próximas ao do Ericson PS-05 utilizado no Gripen, e também um turbina nacional com características entre a F404 e a F414 americanas.......Isto vale a pena amigo.
4) acho que a FAB não cometerá erros velhos, apenas novos.
5) acho que a FAB jamais investiria em tal projeto, tanto que até agora não sinalizou sobre isso. Assim, pra mim está descartado.
Exatamente. Se baseando em erros velhos, cometerá novos erros, como esse. Deixará a oportunidade passar e verá países que não tinham indústrias aeronáuticas como a nossa, produzindo aeronaves de caça e conquistando mercado;;;;
Seria mais natural abstraírmos sobre o plausível e não sobre o imaginário. Hoje a FAB tem como o seu "Norte" um caça de 5ªG. Até lá, ela precisa de outros vetores razoáveis para fazer frente ao que vemos acontecer nas vizinhanças.
Não compensa pensar em situações esdrúxulas, sejamos sensatos. Vamos analisar em cima do possível e o MAKO é muito menos do que isso hoje.
Apesar do comandante da FAB ter demonstrado interesse sobre o F-50 (Coreia) creio que o Mako ou um caça nacional seja uma possibilidade remota.
Por isso debato sobre capacidades de outras aeronaves e tenho o meu preferido (Su-35).
Mas se baseando em aeronaves de 5g lembro que pak fa e f-35 estarão disponiveis apenas em 2015 pra frente....
Sobre ameaças, também lembro que uma aeronave como o Mako, operando isoladamente, pode dar conta de aeronaves como F-16, MiG-29, M2000......teria problemas com aeronaves de 4ger como Rafale, EFA, Su-35......neste cenário teria que ter apoio de aeronaves R-99A para dar conta do recado....
Abraços respeitosos (melhorou??? rsrsrs)
Orestes
Grande abraço.