mirage 2000 da fab.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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henriquejr
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#526 Mensagem por henriquejr » Ter Out 02, 2007 4:42 pm

projeto escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
COMANDO-GERAL DE APOIO
<!ID526085-0>
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo Administrativo de Gestão: nº 67115.002011/2007-92. Inexigibilidade
de Licitação nº 007/DIRMAB/2007. Objeto: Implantação,
na Base Aérea de Anápolis, de capacidade de revisão autônoma
de nível intermediário
[/size] (NTI2) do motor M53-5, que equipa as aeronaves
Mirage 2000 da FAB, incluindo construção de banco de
provas, adequação de oficina, fornecimento de ferramentas e equipamentos
e treinamento de pessoal. Autoridade Proponente: Maj Brig
Ar - Nilson Prado Godoy - Ordenador de Despesas. Autoridade Ratificadora:
Ten Brig Ar - Paulo Roberto Röhrig de Britto - Comandante
do COMGAP. Contratada: Turbomeca do Brasil Indústria e
Comércio Ltda. Justificativa: Conforme Parecer Técnico . nº
001/AENP/2007, anexo ao Processo. Valor: R$ 21.996.725,98 (vinte
e um milhões, novecentos e noventa e seis mil, setecentos e vinte e
cinco reais e noventa e oito centavos). Amparo Legal: Inciso I, do
Art. 25, da Lei 8.666/93 (Inexigibilidade - Fornecedor exclusivo).


Ou seja, vão prá França uma hora dessas. Isso prá um motor velho prá cacete, dos primeiros produzidos e ralados até o osso pela ADL.

[063] [063] [063] [063]


Carlos, uma revisão que os franceses chamam de NIT3 é uma revisão industrial. Coloquei aqui um diagrama que mostra que só é feita 2/3 vezes em um período de 25 anos de uso. Nem valeria a pena ter uma estrutura montada aqui para fazer tão poucas revisões desse nível aqui.
Esse papo de revisão de motores na França para desqualificar o suporte francês é conversa, a nota do DOU mostra isso.

P.S.: A própria revisão NIT2 é feita em um período de 900 horas, o que não é pouco em se tratando de FAB. Isso na AdlA são 3 anos de uso e aqui eu apostaria em pelo menos uns 5 anos.

Abraços


Exatamente, até pelo valor do contrato dá para notar que se trata de centro de manutenção bem complexo!




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Degan
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#527 Mensagem por Degan » Ter Out 02, 2007 5:06 pm

Mas em todo caso, os M-2000 não precisam trocar as asas, nem se corre o risco de ficar sem uma delas em pleno vôo.


Y el F-16 tampoco….excepto que demuestres lo contrario….(perdida de tiempo)

Afinal, não é sem querer que a célula dos M-2000 aguenta mais de 13 g´s, já para uns MLU´s por aí as coisas ficam complicadas.


Lindo…lo que me gustaría saber es cuantos”g” soporta con carga militar…pues, al menos, el F-16 lo hace con 5.000 k a 9g…

Degan, a filosofia de manutenção francesa, ou européia, não é bem assim.


a) La física es la física…igual en todo el mundo, así que no debe ser muy diferente, excepto que se parezca más a la usada en Rusia, como contaba pit….
b) El F-16 es de fabricación europea (casi todos los usados por allá).

Claro que as condições de uso podem provocar um maior desgaste estrutural mas, a grosso modo, esse desgaste vai influir mais na periodicidade das revisões que na longevidade da célula.


Estás diciendo lo mismo…..

a) Si el avión es usado frecuentemente más allá de parámetros, sea de donde sea se verá más tiempo en mantención…
b) Y en esas mantenciones posiblemente existirán más cambios de piezas, cuando estas son rotables (cambiables), pero hay otras que no lo son (fácilmente)…como en las reconstrucciones.

Uma prova? O diagrama de manutenção que apresentei é referente ao Mirage 2000N, significando que o "N" passa por 2 manutenções NIT3 até completar as 7.200 horas, quando deverá passar por outra manutenção desse tipo.


Interesante, sería bueno que consiguieras los datos del Mirage 2000C…porque estructuralmente no necesariamente iguales.

FAB deveria comprar pelo menos 24/36 Mirage 2000-5 e realizar uma atualização dos atuais M-2000.


De quién Lord….???.
Lo de los 12 aviones extras aún no se confirma, y lo que se conoce en la red es que Francia no vendería los aviones dados de baja para caníbalizarlos…
Pero, el Mirage 2000-5Mk2 es excelente.

Como a notícia acima(sobre as turbinas), não existe coleira francesa ou russa,


Eso es un mito…basta ver la realidad de India…




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
PRick

#528 Mensagem por PRick » Ter Out 02, 2007 5:27 pm

Degan escreveu:
Mas em todo caso, os M-2000 não precisam trocar as asas, nem se corre o risco de ficar sem uma delas em pleno vôo.


Y el F-16 tampoco….excepto que demuestres lo contrario….(perdida de tiempo)

Afinal, não é sem querer que a célula dos M-2000 aguenta mais de 13 g´s, já para uns MLU´s por aí as coisas ficam complicadas.


Lindo…lo que me gustaría saber es cuantos”g” soporta con carga militar…pues, al menos, el F-16 lo hace con 5.000 k a 9g…

Degan, a filosofia de manutenção francesa, ou européia, não é bem assim.


a) La física es la física…igual en todo el mundo, así que no debe ser muy diferente, excepto que se parezca más a la usada en Rusia, como contaba pit….
b) El F-16 es de fabricación europea (casi todos los usados por allá).

Claro que as condições de uso podem provocar um maior desgaste estrutural mas, a grosso modo, esse desgaste vai influir mais na periodicidade das revisões que na longevidade da célula.


Estás diciendo lo mismo…..

a) Si el avión es usado frecuentemente más allá de parámetros, sea de donde sea se verá más tiempo en mantención…
b) Y en esas mantenciones posiblemente existirán más cambios de piezas, cuando estas son rotables (cambiables), pero hay otras que no lo son (fácilmente)…como en las reconstrucciones.

Uma prova? O diagrama de manutenção que apresentei é referente ao Mirage 2000N, significando que o "N" passa por 2 manutenções NIT3 até completar as 7.200 horas, quando deverá passar por outra manutenção desse tipo.


Interesante, sería bueno que consiguieras los datos del Mirage 2000C…porque estructuralmente no necesariamente iguales.

FAB deveria comprar pelo menos 24/36 Mirage 2000-5 e realizar uma atualização dos atuais M-2000.


De quién Lord….???.
Lo de los 12 aviones extras aún no se confirma, y lo que se conoce en la red es que Francia no vendería los aviones dados de baja para caníbalizarlos…
Pero, el Mirage 2000-5Mk2 es excelente.

Como a notícia acima(sobre as turbinas), não existe coleira francesa ou russa,


Eso es un mito…basta ver la realidad de India…


Nosso Don Quixote ataca de novo, continuar respondendo coisas sem sentido, deturpando e alterando os textos alheios, para fazer suas interpretações.

E falar coisas do tipo fazer 9 g´s com carga militar de 5.000kgs, se for isto é realmente o F-16CN!!!

Ele não estava se referindo a física, mas fazer cálculos de durabilidade de células por amostragem.

Quem disse que havia falando outra coisa? Afirmei, apenas, é que você havia falado o óbvio, portanto, não acrescentou nada ao debate. :wink:

Ele apresentou uma planilha dos M-2000N, que segundo suas próprias afirmações, as células devem durar menos, porque é usado de forma mais desgastante, portanto, a planilha dos M-2000C devem ser ainda melhor para a longevidade da célula que a dos m-2000N.

Ele apenas defendeu uma possibilidade para o futuro, não entrou no mérito ou não de existirem mais M-2000-5 à venda. Existem mais M-2000-5 do que o mencionado, porém, não estão disponíveis para serem vendidos no momento.

Quanto as notícias da coleira eram a respeito do que se havia falado aqui, sobre o envio de turbinas de M-3 para a França, isto foi feito porque a FAB não fez a estrutura necessário para tal no Brasil, porque não considerou algo importante ou não estava querendo fazer o gasto necessário. O que faltou foram recursos ou vontade da FAB, os franceses não tiveram culpa nenhuma neste fato.

[ ]´s




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Carlos Lima
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#529 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 02, 2007 6:43 pm

Enquanto os debates continuam, segue o processo de preparação e entrega dos M2k para o Brasil

http://www.fab.mil.br/comfirem/html/2809_voo_verificacao_aeronave.htm

Vôo de verificação de aeronave

Dia 26 de setembro – Vôo de verificação de aeronave: As duas aeronaves que serão trasladadas no mês de outubro realizaram os vôos de verificação por Pilotos Franceses.
A matrícula das duas aeronaves serão as seguintes: FAB 4944 e FAB 4945.
Conforme previsto no acordo, o primeiro vôo de cada aeronave é realizado por piloto francês. O segundo e definitivo será realizado por piloto brasileiro


Imagem

Imagem

Gosto muito dessa pintura do M2k. [009]

...

Além disso a primeira aeronave para 2008 já está sendo preparada...

http://www.fab.mil.br/comfirem/html/0210_primeira_aeronave_entregue.htm


Vôo de verificação de aeronave

Dia 1° de outubro – Primeira aeronave a ser entregue em 2008 – A primeira aeronave a ser entregue durante o ano de 2008 iniciou seu processo de manutenção.
A aeronave está sendo submetida a uma grande inspeção chamada “VP Brèsil” (VP 9 + B, ou VP 8 + B) e possui as seguintes características:


Aeronave Horas voadas Pousos Porcentagem da insp. já realizada
C-13 (MONO) 5780:35 4884 1%


Imagem


--------------------------------------------------------

Olha, vou dizer uma coisa, apesar das críticas eu tenho que dizer que os caras falam tudo nesse processo de aquisição! :shock:

O que é ótimo para nós que apreciamos aviação... o que não ajuda muito nas 'disputas' é o fato de que somente nós estamos mostrando as cartas :wink: .

Outra coisa é que essas aeronaves estão sob 'garantia' ou seja, deu um defeito, não deu para resolver por aqui, manda lá para a França e eles resolvem ... isso é normal!!! Não há nada de espetacular nisso, honestamente é até bom saber que as aeronaves tem as suas garantias.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#530 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 02, 2007 6:52 pm

Agora vai!!!!

Olha, acho o M-2000 o ou um dos mais belos aviões do mundo. Mas eletronicamente estes 2000-C são a raspa do tacho tecnológico.

O Prick está de parabéns na sua ferrenha defesa dos Matusas. :D




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Thor
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#531 Mensagem por Thor » Ter Out 02, 2007 7:59 pm

Prick, eu te apoio nessa, pois o M2000C não é tão ruim quanto alguns comentam por aqui. O radar RDI é muito bom, com boa aquisição de alvos e boa capacidade de lock down. A capacidade de manobra e especialmente de aceleração é fenomenal, barrando a grande maioria da classe 9 Gs. A confiabilidade tem se mostrada excelente. E é só isso que posso falar.
Não é à toa que a França ainda mantém Esquadrões com esta aeronave, mesmo tendo Rafale e 2000-5 em seu acervo. Não vamos comparar o 2000-5, pois seu radar é um pouco melhor, possui capacidade NTCR (coisa que o DoD nunca vai liberar para nós) e pode iluminar alvos para uso do MICA.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
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#532 Mensagem por Bolovo » Ter Out 02, 2007 8:04 pm

Thor escreveu:Prick, eu te apoio nessa, pois o M2000C não é tão ruim quanto alguns comentam por aqui. O radar RDI é muito bom, com boa aquisição de alvos e boa capacidade de lock down. A capacidade de manobra e especialmente de aceleração é fenomenal, barrando a grande maioria da classe 9 Gs. A confiabilidade tem se mostrada excelente. E é só isso que posso falar.
Não é à toa que a França ainda mantém Esquadrões com esta aeronave, mesmo tendo Rafale e 2000-5 em seu acervo. Não vamos comparar o 2000-5, pois seu radar é um pouco melhor, possui capacidade NTCR (coisa que o DoD nunca vai liberar para nós) e pode iluminar alvos para uso do MICA.
Abraços

Ruim não é. Só está defasado. O P-47 é um excelente caça, para 1945, hoje está defasado. Ainda não tem lógica para mim, a FAB, que se diz a Força Aérea mais poderosa do continente sulamericano, comprar caças não muito diferentes dos Mirage 2000P peruanos, comprados a uns 25 anos. O FHC deveria ter escolhido o caça de quarta geração da FAB em 2001, daí o Lulota não tinha cancelado tudo em 2002. :(




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#533 Mensagem por Sparker » Ter Out 02, 2007 8:41 pm

Quanto a novos M2000
alguem já leu essa notícia?
França doa M2000 ao Brasil
http://www.elconfidencialdigital.com/Ar ... jeto=13295
:shock:




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Degan
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#534 Mensagem por Degan » Ter Out 02, 2007 9:03 pm

Nosso Don Quixote ataca de novo, continuar respondendo coisas sem sentido, deturpando e alterando os textos alheios, para fazer suas interpretações.

E falar coisas do tipo fazer 9 g´s com carga militar de 5.000kgs, se for isto é realmente o F-16CN!!!


PRick.....(amigo MULA :roll: :lol: )
El F-16 esta diseñado para maniobrar a 5,5 g con 9.278 kg de carga externa...y a 9 g con 5.420 kg de carga externa....:
(Jane´s All Worlds Aircraft 2004-2005)

For manoeuvring flight at
5.5 g the underfuselage station is stressed for aload of up to
1,000 kg (2,200 lb), the two mboard undemg stations for
2,041 kg (4,5001b) each, the two centre underwing
stations for 1,587 kg (3,500 lb) each, the two outboard
underwing stations for 318 kg (700 lb) each, and the two
wingtip stations for 193 kg (425 lb) each. For manoeuvring
flight at 9 g the underfuselage station is strased for a load
of up to 544 kg (1,2001b). the two inboard underwing
stations for 1,134 kg (2,500 1b) each, the two centre
underwing stahons for 907 kg (2,000 lb) each, the two
outboard underwing stations for 204 kg (450 lb) each, and
the two wingtip stations for 193 kg (425 lb) each.


Respecto a los porcentajes de uso por misión:

Baseline F-16 airframe life planned as 8,000 hours with
average usage of 55.5 per cent in air combat training, 20
per cent ground attack and 24.5 per cent general flying


Para no ser tan off topic, algunas cosas sobre el Mirage 2000BR:
Sería “ensamblado” en un 32% en Brasil, y el motor que usaría sería el M53-PX3 con un 8 a 10% más de empuje que el M53-P2...sería una versión del Mirage 2000-5Mk2. :cry:

Ele apresentou uma planilha dos M-2000N, que segundo suas próprias afirmações, as células devem durar menos, porque é usado de forma mais desgastante, portanto, a planilha dos M-2000C devem ser ainda melhor para a longevidade da célula que a dos m-2000N.


Si....¿y?.

:wink:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#535 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 02, 2007 9:06 pm

A planilha do M-2000C eu não tenho e não sei se é diferente. Essa que postei é do M-2000N mesmo.

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

#536 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 02, 2007 9:22 pm

Degan, nesse texto aí da Jane's eu não vi o TOTAL de carga, apenas o que cada pilone suporta isoladamente desde que limitado à citada carga. Mas não significa que estarão todos com estas cargas.

Logicamente estou falando de um F-16 normal, o Chuck não vale. :lol:




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#537 Mensagem por Degan » Ter Out 02, 2007 9:23 pm

Carlos Mathias escreveu:Degan, nesse texto aí da Jane's eu não vi o TOTAL de carga, apenas o que cada pilone suporta isoladamente desde que limitado à citada carga. Mas não significa que estarão todos com estas cargas.

Logicamente estou falando de um F-16 normal, o Chuck não vale. :lol:


Súper Carlinhos...lee bien. :wink:




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Carlos Mathias

#538 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 02, 2007 9:37 pm

Já li outra vez, mas por favor, mostre-me onde diz o total de carga para cada limite de Gs. O de cada pilone separadamente eu já vi.




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#539 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 02, 2007 9:38 pm

Degan escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Degan, nesse texto aí da Jane's eu não vi o TOTAL de carga, apenas o que cada pilone suporta isoladamente desde que limitado à citada carga. Mas não significa que estarão todos com estas cargas.

Logicamente estou falando de um F-16 normal, o Chuck não vale. :lol:


Súper Carlinhos...lee bien. :wink:


Olha, eu acho que esse texto da Jane's é bem 'sacana' pois da margem as 2 interpretações.

:wink: :D

Para os amantes do Super-trunfo cai como uma luva :)

[009]

[]s
CB_Lima




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A-29
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#540 Mensagem por A-29 » Ter Out 02, 2007 9:47 pm

cb_lima escreveu:
Vôo de verificação de aeronave

Dia 1° de outubro – Primeira aeronave a ser entregue em 2008 – A primeira aeronave a ser entregue durante o ano de 2008 iniciou seu processo de manutenção.
A aeronave está sendo submetida a uma grande inspeção chamada “VP Brèsil” (VP 9 + B, ou VP 8 + B) e possui as seguintes características:


Aeronave Horas voadas Pousos Porcentagem da insp. já realizada
C-13 (MONO) 5780:35 4884 1%




Isso é mais ou menos o que o Saito tem de horas de vôo :shock: :shock: :shock:




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