Aeroespaço comercial, uma nova navegação humana?
:Como Musk conseguiu uma redução de custos de 100 vezes em 5 anos?
Huo Liang: Na verdade, em termos de fabricação e tecnologia de materiais, sua iteração e progresso são muito lentos. Portanto, um dos métodos que Musk usa nesse campo é a fabricação em lote e a inovação de processo que acabamos de mencionar. Todos sabemos que existe uma curva de banheira no campo de fabricação, ou seja, quando a produção atinge um determinado valor, o custo diminui rapidamente e a confiabilidade e a estabilidade aumentam relativamente.
Então vemos o foguete Falcon 9 e o foguete Starship. Seus produtos de motor são os mais usados. Por exemplo, seu atual motor Raptor é produzido a cada 12 horas, podendo chegar, por exemplo, a 365 dias por ano. A produção de 700 unidades já é uma grande quantidade para motores de foguete, por isso reduz o custo até certo ponto por meio da fabricação em massa. E por meio de mudanças de tecnologia e materiais, por exemplo, ele usou o aço inoxidável para fabricar "naves", etc., o que pode reduzir custos, o que também é uma maneira muito importante que acabamos de mencionar.
Mas, de fato, vimos que está sendo fabricado, pelo menos no campo de foguetes, ainda não utilizou esse tipo de artesanato e tecnologia. Ao contrário de Tesla, por exemplo, Tesla fez uma ilha de fundição e usou toda a fundição de liga de alumínio para produzir o chassi do carro e a carcaça do carro. (Na fabricação de foguetes) A ??principal situação agora é que basicamente segue a tecnologia tradicional em um grande número de processos de fabricação, mas adota o método de produção em massa. No entanto, durante o processo de P&D do motor Raptor, desenvolveu uma nova liga de alta temperatura, (e utilizou ao mesmo tempo) os atuais materiais de alta temperatura, e usou, por exemplo, o conhecido aço inoxidável para fabricar o estrutura do corpo da flecha.
Yang Feng:Na verdade, acho que todos os métodos de Musk são muito, muito bons e vale a pena aprendê-los. Mas há um ponto que acho que não deve ser ignorado: a maior conquista de Musk é que, na história dos foguetes, a SpaceX é a empresa de foguetes mais bem-sucedida, mas também é a empresa com mais fracassos. Seu sucesso é uma repetição de seus muitos fracassos. Ele inovou com muita ousadia, depois falhou com muita ousadia, depois iterou para obter lições e experiência, depois corrigiu e atualizou e, em seguida, executou pequenos passos e iterou rapidamente para divulgar isso. Portanto, neste caso, todos os seus métodos podem ser realizados no final, mas o fracasso não é tolerado em nossa cultura.
Mas na verdade eu concordo com esse ponto de vista, ou seja, tem muito a ver com o amadurecimento do setor. Quando Musk começou a trabalhar na SpaceX, descobriu que na verdade queria encontrar esses fornecedores e até queria comprar um foguete completo para lançar o satélite primeiro, mas depois descobriu que era muito caro. Então descobri que é impossível ganhar dinheiro jogando assim. Então ele pensou consigo mesmo, originalmente ele queria comprar um motor para fazer um motor, e então descobriu que se não pudesse ganhar dinheiro comprando um motor, ele mesmo formou uma equipe de motores.
Zeng Hang:Mas ouvi dizer que a fábrica de satélites oneweb administrada por Musk agora está produzindo dezenas de satélites por semana. Ele parece usar muitas linhas de montagem de automóveis para a produção aeroespacial. , Acho isso assustador, dezenas de satélites por semana.
Yang Feng: Acho que foguetes e satélites são originalmente dois produtos diferentes. Então, do ponto de vista da fábrica de foguetes, acho que a produção em massa de foguetes no futuro pode ser semelhante à produção em massa desse tipo de aeronave. Há uma fábrica do Airbus 320 em Tianjin. Eu visitei e disse que era muito bom. é bom. Então, do ponto de vista dos satélites, o futuro pode ser mais parecido com a capacidade de produção dos carros. Porque o volume original do satélite será muito maior que o do foguete.
Mas acho que há um mal-entendido muito sério na China agora. Este é o meu ponto de vista pessoal e pode não estar correto. Pessoalmente, acho que é um mal-entendido muito sério, ou seja, todo mundo já viu a fábrica Starlink de Musk e a fábrica de satélites OneWeb que você acabou de mencionar e acha isso muito avançado. Portanto, as capacidades de satélite de nosso país não são problema. Então é só que nosso nível de produção em massa não é bom.
Então agora estamos correndo para construir uma fábrica de satélites. Não importa em que cidade estejamos, temos que construir uma fábrica supergrande como uma linha de produção de automóveis e, em seguida, colocar muitos robôs, braços mecânicos e todos os tipos de sinos e assobios. Já vi várias dessas fábricas. Mas o que eu quero dizer é que isso pode realmente ser feito em uma única etapa? Ou seja, a definição do seu produto satélite não está bem feita e seu processo de iteração ainda não foi iniciado. Depois que seu satélite sobe, ou o custo é muito alto, ou a confiabilidade não é boa, certo? Nesta fase, basta aumentar o volume de uma vez e construir uma fábrica tão grande. Você realmente tem tantos satélites maduros para fabricar? Então sua demanda por satélites atingiu o ponto em que você precisa produzir tantos satélites? Então, do meu ponto de vista, eu não
Então, de fato, do meu ponto de vista, nosso próprio caminho é uma visão e um objetivo, e de fato será assim no futuro. Mas, nesta fase, projetamos e fabricamos a fábrica de satélites como um produto de nosso satélite. Por exemplo, quando estávamos no estágio inicial em 2016 e 2017, isso não poderia ser chamado de fábrica satélite, mas de uma pequena oficina. Então todos construirão aquele pequeno satélite de pesquisa científica dentro dele.
Então, como economizar custos e como fazer isso, achamos que isso é o mais importante. Depois de 2019, começamos a fazer nossa versão 2.0 desta fábrica de satélites, começamos a usar parte da experiência e das lições acumuladas antes e, em seguida, iteramos uma versão da fábrica de satélites. Então começamos a fazer o SAR e, em seguida, começamos a corrigir com base nesta versão 2.0, mexendo para adicionar algumas coisas e, em seguida, tentamos fazer nossa fábrica de satélites dessa maneira.
Em 2021, construiremos nossa fábrica de satélites 3.0 em Mianyang, que terá uma área maior, e o projeto atenderá melhor às nossas necessidades atuais, mas ainda há um longo caminho a percorrer desde o distante. . Portanto, acho que não apenas os produtos de satélite precisam ser iterados, mas a fábrica de satélites também precisa ser iterada como um produto. Este é um ponto de vista que eu acho que tenho pessoalmente.
Acho que ele está subestimando os problemas. Na verdade, o design do Falcon 9 é significativamente diferente da maioria dos foguetes de sua época. A fuselagem é apenas uma folha de alumínio-lítio soldada. Foguetes mais antigos, como o Delta II, usavam ligas de alumínio comuns. E foguetes de sua própria era, como o Delta IV ou o Atlas V, usam construção isogrid. A construção de isogrid é muito, muito mais cara de construir. E é também isso que Longa Marcha 5 usa. Isogrid. Então você tem os motores geradores de gás que o Falcon 9 usa, que não são particularmente de alto desempenho, mas devem ser muito mais baratos de construir e reutilizar do que um motor de combustão escalonado. E então você tem o fato de que eles usam eletrônicos prontos para uso, não os de nível espacial, e os tornam de nível espacial com redundância de hardware e software. Todas essas mudanças provavelmente tornam o foguete 2-3 mais barato do que um normal. Depois de adicionar a produção em massa, o que é mais fácil devido ao design simples, o foguete fica 20 vezes mais barato. Adicione reutilização e pode ser 50 vezes mais barato ou mais. Para mim, parece que ele não conhece bem o problema. Não é só uma questão de produzir mais. O design é bem mais simples. Bem, a Coréia do Sul já descobriu que, como Musk poderia construir seu Falcon 9 por US$100 milhões, eles também podem ter um programa espacial de sucesso e estão fazendo um lançador semelhante quando seus foguetes anteriores usavam foguetes sólidos.