Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61105
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6513 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#526 Mensagem por Túlio » Qui Jul 24, 2008 4:03 pm

Pois é, ainda mais agora, com essa das turbinas podres...

Quem avaliou deveria ter olhado mais de perto, POWS!!!




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#527 Mensagem por joao fernando » Qui Jul 24, 2008 4:05 pm

FX da MB! Boa essa!!! :twisted:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#528 Mensagem por Wolfgang » Qui Jul 24, 2008 4:07 pm

joao fernando escreveu:FX da MB! Boa essa!!! :twisted:
Quer apostar quanto que a MB liquida tudo em um ano se houver um F-X para ela? Desde que mudem a legislação. Os poços de petróleo ficariam muito mais seguros se houvesse no Rio, uns F-18E, Su-34, etc.
Mas o ideal para se ter um F-X de verdade para a MB passa primeiro por adquirir um PA novo, com maior capacidade.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#529 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 24, 2008 4:08 pm

Essa da turbina foi nova pra mim.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61105
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6513 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#530 Mensagem por Túlio » Qui Jul 24, 2008 4:22 pm

Foi o Padilha que levantou a lebre, quer inclusive trocar por F404 dentro do programa de modernização do Skyhawk, no geral a tigrada não gostou muito, não...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#531 Mensagem por Marino » Qui Jul 24, 2008 4:42 pm

Ô povinho bipolar.
Um dia todo mundo alegre com a notícia de que vai sair a modernização dos A-4 no segundo semestre.
No outro, tudo vai dar errado, não passa de uma porcaria, já passou a hora, Ó TRISTEZA.
Arrêgo.
Se a MB vai assinar um contrato com a Embraer, vocês acham que é para o avião ficar parado?
EU não sei dos motores, mas caso seja verdade, vcs não acham que a solução está tomada, junto com a modernização?
Nããããããooooooo, nuvens negras sobre a MB.
Lexotan para todos hoje.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
brisa

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#532 Mensagem por brisa » Qui Jul 24, 2008 4:48 pm

Lexotan, um copo de leite morno......e cama :mrgreen:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61105
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6513 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#533 Mensagem por Túlio » Qui Jul 24, 2008 4:52 pm

Não falei que o Skyhawk está bichado, CMG, só comentei a info do PADILHA de que as turbinas sim, estariam. E discordei - bem como quase todo mundo - da adoção por ele proposta de F404, apenas isso, POWS!!!

Por outro lado, minha posição sobre o A-4 é bem conhecida...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3179
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#534 Mensagem por FABIO » Qui Jul 24, 2008 4:55 pm

perguntar não ofende quando o SP voltar teremos A-4 ainda que NÃO modernizado a bordo?
até agora não entendi porque desistiram de mandar mais motores para retrofitar em israel.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#535 Mensagem por Marino » Qui Jul 24, 2008 4:58 pm

Tranquilo gaúcho velho.
O que estou dizendo é que a MB vai assinar um contrato com a Embraer como contratante principal, vai modernizar (não somente aviônicos) o A-4, e ele vai ser um meio útil no nosso cenário.
Todos sabem que EU gostaria muito de ver os F-18 no SP, mas as prioridades da MB estão bem listadas pelo Comandante da Marinha. Por isso a solução de modernização.
Teremos uma ala aérea válida, e se a info do Padilha (creio) sobre o AEW se confirmar, mais ainda.
A arma para enfrentar um pega-prá-capar com a 4ª Frota não é um PA, ou escoltas.
Pensem.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#536 Mensagem por Alcantara » Qui Jul 24, 2008 5:26 pm

Túlio escreveu:Não falei que o Skyhawk está bichado, CMG, só comentei a info do PADILHA de que as turbinas sim, estariam. E discordei - bem como quase todo mundo - da adoção por ele proposta de F404, apenas isso, POWS!!!

Por outro lado, minha posição sobre o A-4 é bem conhecida...
Em adição: NADA contra o A-4KU com motor F404. O problema não é esse. Com certeza o Sky Hawk com esse motor é uma aeronave melhor do que com o J52. O que o pessoal aqui achou (creio eu), é que o A-4 não valeria esse investimento todo sendo um "gap filler". Eu comentei que seria interessante a MB, ao invés de procurar consertar esses motores ditos 'bichados' que vieram do Kuwait, procurasse algumas J52 diretamente com os americanos pois os mesmos estão dando baixa em dezenas de A-6 Intruders e Prowlers que usam o mesmo tipo de motor.



Abraços!!! 8-]




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Bender

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#537 Mensagem por Bender » Qui Jul 24, 2008 5:34 pm

Marino
Ô povinho bipolar.
Um dia todo mundo alegre com a notícia de que vai sair a modernização dos A-4 no segundo semestre.
No outro, tudo vai dar errado, não passa de uma porcaria, já passou a hora, Ó TRISTEZA.
Arrêgo.
Se a MB vai assinar um contrato com a Embraer, vocês acham que é para o avião ficar parado?
EU não sei dos motores, mas caso seja verdade, vcs não acham que a solução está tomada, junto com a modernização?
Nããããããooooooo, nuvens negras sobre a MB.
Lexotan para todos hoje.
Tranquilo gaúcho velho.
O que estou dizendo é que a MB vai assinar um contrato com a Embraer como contratante principal, vai modernizar (não somente aviônicos) o A-4, e ele vai ser um meio útil no nosso cenário.
Todos sabem que EU gostaria muito de ver os F-18 no SP, mas as prioridades da MB estão bem listadas pelo Comandante da Marinha. Por isso a solução de modernização.
Teremos uma ala aérea válida, e se a info do Padilha (creio) sobre o AEW se confirmar, mais ainda.
A arma para enfrentar um pega-prá-capar com a 4ª Frota não é um PA, ou escoltas.
Pensem.
Respeito o que tu esta dizendo Marino,inclusive eu sou um que sempre defendi o Nae S.Paulo(mesmo com poucos posts :? )Mas estão se abrindo novos cenários e novas oportunidades surjirão nesse novo cenário não só para a Marinha.
Apóio o conceito de se criar e manter a doutrina de operações. Se é para isso do jeito que está tá de bom tamanho.
A ala Aérea já é válida hoje,sem modernização.Acho e desejo no entanto como voce"(Todos sabem que EU gostaria muito de ver os F-18 no SP)" que essa solução seria a mais válida,do que partir pra mais uma recauchutagem by Embraer,inclusive com troca de motores.
É na minha opinião,muito pouco e a marinha merece mais.Deveria se posicionar nesse sentido,e tentar mostrar aos cabeças de bagre de Brasilia isso. Quantas vezes o pres.Lula já visitou o São Paulo com nada(2) aviões no maximo a bordo?
Mais uma vez eu repito,que a hora é agora.Mais uma reforma de jato de 1958,não dá pra acreditar :shock:
Só uma opinião de um leigo e civil.

Abraços.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#538 Mensagem por Marino » Qui Jul 24, 2008 5:42 pm

Caro Bender, lhe digo que na MB não somente EU gostaria de ver o SP com os F-18.
Mas veja os problemas:
1) o PRM não foi aprovado até agora. Tudo o que a MB está fazendo é com seus recursos orçamentários.
2) com a falta de $$$, há necessidade de se priorizar a pobreza. O CM fez isso e está seguindo fielmente a lista. Basta vrf: submarinos, helis, patrulhas, escoltas, etc.
3) lhe digo algo que muitos aqui podem saber de experiência: é muuuuiiiiito mais fácil a MB conseguir $$$ que vai para a Embraer, do que para comprar algo fora. Fato real.
4) EU não acredito em uma nova aeronave até a FAB escolher o FX. O motivo é óbvio.
Assim, conseguindo $$$ para a modernização na Embraer dos A-4, com os mesmos ficando em uma configuração igual aos dos F-5M, válidos no nosso cenário, é o que a MB pode fazer HOJE.
Um abraço




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#539 Mensagem por pafuncio » Qui Jul 24, 2008 6:04 pm

Excelente post. A gestão dos (parcos) recursos da MB tem sido impressionante.

Mas a aquisição e a integração das F 404 (à la skyhaws singaleses) não deixava de ser um "incentivo" aos F 18, não ?!? Mesmo eu, que não sou pró-ianque, até que gostaria dos Hornets.

alexandre.

PS - ops, tive um estalo agora. Nem pesquisei. Singapura modernizou os seus F 5 em um esquema assemelhado ao nosso, não ? Mais tarde, esse mesmo país realizou uma notável modernização dos seus skyhaws, não ? Segundo o Pepê, muito dos Mikes provém da experiência singalesa. Não seria interessante essa transferência do pacote para os Skyhaws nossos, justamente em razão da prévia experiência de Singapura ? :?: :?: :?: :idea:




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#540 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jul 24, 2008 6:48 pm

Entendo perfeitamente os argumentos apresentados, Marino. Eu sou um dos defensores do São Paulo, da Aviação Naval de asa fixa (sem as restrições tolas ainda em vigor) e da modernização dos A-4.

Porém, essa questão dos motores é um fator que me deixa em dúvidas sobre a validade dessa modernização. Apesar disso, sei que temos que separar a discussão do que seria melhor do que é possível. Entendo que os F-18 estejam um pouco inalcançáveis, sendo a modernização a única coisa viável no momento. Mas não deixa de ser uma pena. A Marinha merece mais.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder