TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Amigos
Tenho lido de muitos foristas aqui a preocupação do fatídico 2014.
Não me preocupo com este "deadline" pois qualquer um dos concorrentes pode nos equipar como leasing( até graciosamente) caças Rafale, Gripen c/D, FA18 até que os primeiros encomendados sejam entregues. Duvido que qualquer dos 3 governos se negue a isto.
Abraços
Hélio
Tenho lido de muitos foristas aqui a preocupação do fatídico 2014.
Não me preocupo com este "deadline" pois qualquer um dos concorrentes pode nos equipar como leasing( até graciosamente) caças Rafale, Gripen c/D, FA18 até que os primeiros encomendados sejam entregues. Duvido que qualquer dos 3 governos se negue a isto.
Abraços
Hélio
- Cunha
- Avançado
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 2 vezes
Certamente, Helio, mas por quanto tempo ficariamos de Gripen C/D até que o projeto NG estivesse pronto? No caso dos outros dois concorrentes, esperaríamos dois anos (como disse alguém que a data agora é 2016) com os caça-leasing.
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Olha CunhaCunha escreveu:Certamente, Helio, mas por quanto tempo ficariamos de Gripen C/D até que o projeto NG estivesse pronto? No caso dos outros dois concorrentes, esperaríamos dois anos (como disse alguém que a data agora é 2016) com os caça-leasing.
Esta é uma pergunta que vc deveria fazer para a SAAB e não a um reles entusiasta como eu!
Abraços
Hélio
- Justin Case
- Sênior
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Cunha,Cunha escreveu:Certamente, Helio, mas por quanto tempo ficariamos de Gripen C/D até que o projeto NG estivesse pronto? No caso dos outros dois concorrentes, esperaríamos dois anos (como disse alguém que a data agora é 2016) com os caça-leasing.
No meu entender, F-18 e Rafale estão em produção. Se necessário e se houver entendimento, aeronaves já em produção podem ser redirecionadas para um outro cliente.
No caso francês, a DGA até antecipou a aquisição de Rafales que não estavam programados, de modo a manter a razão de produção. Não creio que seria impossível destinar alguns desses excedentes para o mercado de exportação.
Já para o Gripen, teria que ser um tampão do modelo antigo mesmo. TAMPAX nunca mais!!!
Abraço,
Justin
- Cunha
- Avançado
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 2 vezes
Concordo, nada de TAMPAX! Mas não fui eu quem aventou tal possibilidade, foi o Hélio, eu apenas me preocupei em questionar o tempo de entrega de tais caças independentemente de quem seja o vencedor.Justin Case escreveu:Cunha,Cunha escreveu:Certamente, Helio, mas por quanto tempo ficariamos de Gripen C/D até que o projeto NG estivesse pronto? No caso dos outros dois concorrentes, esperaríamos dois anos (como disse alguém que a data agora é 2016) com os caça-leasing.
No meu entender, F-18 e Rafale estão em produção. Se necessário e se houver entendimento, aeronaves já em produção podem ser redirecionadas para um outro cliente.
No caso francês, a DGA até antecipou a aquisição de Rafales que não estavam programados, de modo a manter a razão de produção. Não creio que seria impossível destinar alguns desses excedentes para o mercado de exportação.
Já para o Gripen, teria que ser um tampão do modelo antigo mesmo. TAMPAX nunca mais!!!
Abraço,
Justin
[]'s
A análise do cara esqueçe das cordinhas amarradas aos motores, APU, FBW, inerciais e etc do Gripen.
Além disso, gastar tempo de pesquisa e os tubos, para daqui a vinte anos termos um caça de hoje.
Melhor um caça sem riscos agora que nos ajude no que vamos e realmente precisamos investir, no sucedâneo, a nova geração.
Além disso, gastar tempo de pesquisa e os tubos, para daqui a vinte anos termos um caça de hoje.
Melhor um caça sem riscos agora que nos ajude no que vamos e realmente precisamos investir, no sucedâneo, a nova geração.
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Se não fizermos esse esforço, esse processo nunca vai se iniciar. Difícil queimar etapas.Carlos Mathias escreveu:A análise do cara esqueçe das cordinhas amarradas aos motores, APU, FBW, inerciais e etc do Gripen.
A China e a India estão fazendo isso. Depois de mais de 20 anos estão produzindo caças equivalentes aos F-16.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Mas ninguém disse que seria fácil.Se não fizermos esse esforço, esse processo nunca vai se iniciar. Difícil queimar etapas.
Se já é difícil, porque começar um projeto de desenvolvimento que, quando pronto, já será mais que obsoleto para um caça recém lançado?
Hmmmm...A China e a India estão fazendo isso. Depois de mais de 20 anos estão produzindo caças equivalentes aos F-16.
Sei...
Então quer dizer que temos que começar com caças velhos, é isso?
Meu caro, se há quem nos venda tecnologias que nos permitam pula etapas como esse F-16 que você falou, melhor.
Agora, não é porque alguém não pode e/ou não quer e só tem um F-16 prá oferecer que vamos necessariamente nos agarrar nisso, ainda mais que no final teremos no máximo 50% dessa "caça nacional".
A China acaba de mostrar o seu caça de 5ºG.
A Índia está no desenvolvimento conjunto de uma versão do PAK-FA.
E nós vamos começar hoje a desenvolver um mini F-16 para daqui a vinte anos.
Arrisco dizer que para fazer F-16 não precisamos de ajuda, ou então precisamos dela muito pontualmente.
E a nossa necessidade atual é de um caça de 4ºG prá ontem.
A pesquisa e investimentos serão feitos, só que num caça melhor que um "F-16".
- Penguin
- Sênior
E por que não se inicia esse projeto logo? Estamos esperando o que? Sem um ponto de partida e continuidade, o resultado é prateleira.Carlos Mathias escreveu:Mas ninguém disse que seria fácil.Se não fizermos esse esforço, esse processo nunca vai se iniciar. Difícil queimar etapas.
Se já é difícil, porque começar um projeto de desenvolvimento que, quando pronto, já será mais que obsoleto para um caça recém lançado?
Hmmmm...A China e a India estão fazendo isso. Depois de mais de 20 anos estão produzindo caças equivalentes aos F-16.
Sei...
Então quer dizer que temos que começar com caças velhos, é isso?
Meu caro, se há quem nos venda tecnologias que nos permitam pula etapas como esse F-16 que você falou, melhor.
Agora, não é porque alguém não pode e/ou não quer e só tem um F-16 prá oferecer que vamos necessariamente nos agarrar nisso, ainda mais que no final teremos no máximo 50% dessa "caça nacional".
A China acaba de mostrar o seu caça de 5ºG.
A Índia está no desenvolvimento conjunto de uma versão do PAK-FA.
E nós vamos começar hoje a desenvolver um mini F-16 para daqui a vinte anos.
Arrisco dizer que para fazer F-16 não precisamos de ajuda, ou então precisamos dela muito pontualmente.
E a nossa necessidade atual é de um caça de 4ºG prá ontem.
A pesquisa e investimentos serão feitos, só que num caça melhor que um "F-16".
A realidade da Índia e China hoje é Tejas e J-10.
É o que eles conseguem projetar, produzir e colocar em operação, hoje.
Esse hoje é quase 30 anos depois da entrada em operação do F-16, Mig-29 ou Mirage 2000.
Mas essa é uma etapa que China e Índia não pularam e graças a ela se capacitaram para saltos mais ousados: MCA e J-20. Sem mencionar que eles sempre estiveram produzindo caças, mantendo a proficiência e incrementando seu know how.
Não divudo que se Brasil estivesse hoje produzindo equivalente ao Tejas ou J-10, muitos iriam qualificá-lo de AMX II e de obsoleto (em um mundo que caminha para a 5G e UCAVs).
Editado pela última vez por Penguin em Qui Jan 06, 2011 10:58 am, em um total de 3 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Penguin
- Sênior
..
Editado pela última vez por Penguin em Qui Jan 06, 2011 8:58 am, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Olá
Acho que nem tanto ao mar e nem tanto a terra...
Não creio que se o Brasil estivesse produzindo hoje um Tejas as pessoas estariam chamando de Am-X 2, e o motivo começa com o fato do Am-X 1.0 nesse cenário ter tido os seus upgrades em tempo e ter saído de fábrica com o devido investimento... além disso não seríamos uma FA que operou o MIII até o ano 2000 e hoje em dia depende de F-5 da Jordânia sendo atualizado enquanto a própria Jordânia vai de F-16 (mesmo que seja MLU).
Ou seja, se estivessemos produzindo um Tejas, acho que a coisa seria bem melhor e não estaríamos nessa pinimba que se enrola a mais de 10 anos chamada F-X... e outros problemas.
Lembrar que tanto a China quanto a Índia já vem montando e produzindo coisas aqui e ali desde muito antes de montarmos o primeiro Xavante...
Infelizmente a coisa até que tentou ir para frente já que na verdade o Am-X começou como estudos de um "Super-Xavante"... infelizmente a coisa travou no meio do caminho... e graças ao bom Deus que a Embraer ainda sobreviveu no mercado Civil e tem um excelente potencial hoje.
Mas no fim das contas... temos que ter muito mais do que 1 ITA/CTA e uma universidade aqui e outra ali para fazer a coisa andar e realmente ganhar asas.
[]s
CB_Lima
Não creio que se o Brasil estivesse produzindo hoje um Tejas as pessoas estariam chamando de Am-X 2, e o motivo começa com o fato do Am-X 1.0 nesse cenário ter tido os seus upgrades em tempo e ter saído de fábrica com o devido investimento... além disso não seríamos uma FA que operou o MIII até o ano 2000 e hoje em dia depende de F-5 da Jordânia sendo atualizado enquanto a própria Jordânia vai de F-16 (mesmo que seja MLU).
Ou seja, se estivessemos produzindo um Tejas, acho que a coisa seria bem melhor e não estaríamos nessa pinimba que se enrola a mais de 10 anos chamada F-X... e outros problemas.
Lembrar que tanto a China quanto a Índia já vem montando e produzindo coisas aqui e ali desde muito antes de montarmos o primeiro Xavante...
Infelizmente a coisa até que tentou ir para frente já que na verdade o Am-X começou como estudos de um "Super-Xavante"... infelizmente a coisa travou no meio do caminho... e graças ao bom Deus que a Embraer ainda sobreviveu no mercado Civil e tem um excelente potencial hoje.
Mas no fim das contas... temos que ter muito mais do que 1 ITA/CTA e uma universidade aqui e outra ali para fazer a coisa andar e realmente ganhar asas.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Wolfgang
- Sênior
- Agradeceram: 45 vezes
Daí a criação do polo aeronáutico do ABC, através da UFABC, onde estuda o Glauber Prestes... Mas fiquem tranquilos. A Dassault já veio conversar aqui em SBC também...cb_lima escreveu:Olá
[]s
CB_Lima
-
- Intermediário
Só pra frisar, para melhor ou pior interpretação da citação, que nos últimso 20 anos a falta de inimigos em escala faz com que um F-16 ainda tenha o mesmo valor militar daqueles tempos. Não sabemos se os próximos 20 anos vão no reservar essa mesma gentileza. Muitos sinais indicam que não.Penguin escreveu:Se não fizermos esse esforço, esse processo nunca vai se iniciar. Difícil queimar etapas.Carlos Mathias escreveu:A análise do cara esqueçe das cordinhas amarradas aos motores, APU, FBW, inerciais e etc do Gripen.
A China e a India estão fazendo isso. Depois de mais de 20 anos estão produzindo caças equivalentes aos F-16.
Agora acrescentando um pouco, acredito que o primeiro dividendo das tecnologias do FX será (se acontecer) será num projeto nacional de caça leve/treinador avançado a jato. É pra isso que há mercado aqui na AL e seria também útil para nossa FA. Um projeto de 5a geração, se existir, correria em paralelo, e não vejo como ser sem colaboração com estrangeiros.
Os franceses não fizeram outra coisa senão tentar imitar a proposta da Saab, mas esta atitude oportunista me provoca desconfiança.Wolfgang escreveu: Daí a criação do polo aeronáutico do ABC, através da UFABC, onde estuda o Glauber Prestes... Mas fiquem tranquilos. A Dassault já veio conversar aqui em SBC também...
Teria a Dassault alguma tradição em contruir centros de pesquisa aeronautica em outros países ?
Se tiverem eu desconheço.
A Saab tem tradição na construção destes centros, como ja postei aqui um exemplo da India.
Uma coisa que me tem despertado a atenção nos comentários de alguns foristas é o vaticinio de que a Saab não entregaria os NGs a tempo !
Parece que estes foristas estão mais bem informados sobre o NG que a propria Saab ou a COPAC que acreditam no cronograma do NG.
Riscos existem, foram levados em conta pela FAB, e mesmo assim o NG esta na shortlist.
Acredito que qualquer atraso no NG implicaria em multas em que a Saab não gostaria de estar sujeita.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
- Penguin
- Sênior
Há realmente mercado para mais um treinador a jato? O mercado não estaria saturado?Jonas Rafael escreveu:Só pra frisar, para melhor ou pior interpretação da citação, que nos últimso 20 anos a falta de inimigos em escala faz com que um F-16 ainda tenha o mesmo valor militar daqueles tempos. Não sabemos se os próximos 20 anos vão no reservar essa mesma gentileza. Muitos sinais indicam que não.Penguin escreveu: Se não fizermos esse esforço, esse processo nunca vai se iniciar. Difícil queimar etapas.
Agora acrescentando um pouco, acredito que o primeiro dividendo das tecnologias do FX será (se acontecer) será num projeto nacional de caça leve/treinador avançado a jato. É pra isso que há mercado aqui na AL e seria também útil para nossa FA. Um projeto de 5a geração, se existir, correria em paralelo, e não vejo como ser sem colaboração com estrangeiros.
A doutrina atual da FAB e de outras FAs não seria realizar a transição de turbo-hélices avançados para caças?
[]s
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla