Assim realmente não da prá debater Túlio.Exato. Assim como o que quer que o GF PAGUE para ela fazer.
Você quer que a coisa se resuma no ou faz 100% aqui, ou não se faz nada.
Parei.
Eu tenho minha opinião formada e decantada.
Você tem a usa.
Kirk=Spock. And beyond!Agora me pegaste, não sei quem é Spock e com o Kirk não me lembro de ter debatido (parece que o SUSPENDI alguma vez mas agora não lembro direito e estou com preguiça de pesquisar). De qualquer modo, se puderes ser mais claro e me explicares o que há de tão ofensivo em mostrar meu ponto de vista que, infelizmente, parece ser meio diferente do teu, agradeceria. Não vi nada no Regulamento que me obrigue a te perguntar se posso ou não postar algo e o que aí está é MINHA OPINIÃO, tão respeitável quanto a tua. Por ser diferente não é HERÉTICA, é?
Falei de estilo de postagem, nunca falei de conteúdo.
Repetindo:
""Túlio, esse estilo Kirk/Spock de postar é bom para aporrinhar teu interlocutor.""
Essa coisa de caps lock, de separar sílabas...
E eu falei de conteúdo, né?
Sei...
Meu Deus do céu...Entendeste também que um projeto assim nos amarrará inarredável e indestrutivelmente ao Rafale ou qualquer outro ESTRANGEIRO até pelo menos 2040? O que achas disso?
""Bem, o que eu entendi é que o FX será um caça que servirá de ponte e facilitará, via tecnologias, um projeto nacional ou conjunto de um caça sucedâneo.""
Túlio, você parece estar sistematicamente não entendendo as minhas palavras, vou citar mais uma vez:Meio SIMPLISTA, não? Os Engenheiros vão à França e isso significa que vamos fazer CAÇAS NACIONAIS loguinho. E eu é que estou viajando, né?
""Assim como os engenheiros da MB não estão na França apenas para aprender a fazer Escorpênis e sim um SSK nacional e um SSN idem, do mesmo modo vejo que a EMB não vai apenas aprender a fazer Gripen/F-18/Rafale, vai aprender TAMBÉM tecnologias que lhe permitam chegar mais rapidamente ao próximo passo.""
Veja que eu nunca disse rapidinho, loguinho; aliás, não especifiquei tempo algum, apenas disse que se chegaria mais rápido ao destino final.
Enfim, é consenso que facilitou sim.Sei lá, MINHA opinião é de que foi um facilitador mas já fui contraditado (pelo ex-colega VECTOR, se não me engano) e fiquei meio que sem ter o que responder. E não vou dizer, era uns 30%, né?
Você tem algum que diga que não haverá ToTs?Não: é o GOVERNO! Me mostres um número maior em DOCUMENTO OFICIAL,
Túlio, você está mudando o foco.Falar eu também falo, são QUINHENTOS e isso justifica o desenvolvimento do nosso! A josta é que, depois de FALAR, sempre vem um chato querendo fuentes...
O que eu quero dizer é que mesmo que seja um caça, podem haver ToTs, mesmo se não haja nenhum caça.
O número de caças não é realmente determinante. Assim como custos, prefeituras, xepa, preço do querosene...
Bom, se você agora é telepata e lê minha mente, antão não tenho mais o que explicar.Entendeste sim. Não há empecilho para fazer o que se quer fazer se o tutu está em cima da mesa. Além da OBSOLESCÊNCIA PRECOCE, o que está matando o A400 é que nasceu em tempos em que chovia ouro no hemisfério norte e agora a chuva parou, dando lugar a uma baita estiagem...
Fazer em menos tempo, pode ser?
Tanto pode que eu coloquei uma carinha.Complicou, nem brincar eu posso mais...
""Mas entre entrar no barril de merda até a testa ou ficar com ela no queixo, infelizmente a bost-list só nos permite ficar com merda até o queixo.""Pessoalmente, NÃO entraria no tale de barril. Há lugares melhores para se ir...
""Bem, o que eu entendi é que o FX será um caça que servirá de ponte e facilitará, via tecnologias, um projeto nacional ou conjunto de um caça sucedâneo.""Como que não? Enquanto alguns compram PRATELEIRA como se fosse NACIONAL, eu tento manter as kôzaz em perspectiva e NÃO estou vendendo o peixe de ninguém. Exceto se tiver peixe NOSSO à venda, aí sim...
Não?Agora quem não entendeu fui EU!
A MB faz uma compra gigantesca com inúmeras ToTs que vão lhe ajudar nos seus projetos nacionais.
O EB fez o mesmo com o URUVECO e talvez faça o mesmo com o IGLA e TOR.
A FAB usa sensor bicolor no MAA-1B com tecnologia sul africana.
E não existe ToT ?
Então os russos que estão ajudando no programa espacial se encaixam em que categoria?Não falei isso. Apenas o que disse, ou seja, há Engenheiro brazuca e estrangeiro pelo mundo todo. Não importa tanto onde estudam mas onde FICAM PARA TRABALHAR!
São 100% nacionais, né?
Nunca vais achar.Diretamente nenhum. Vejamos a parte a seguir.
""Não amigo, só existe uma short-list e você parece que quer fugir disso prá provar que a solução de tudo é a prateleira do F-16BRi+F35BRi.""Onde EU disse isto? FUENTES! SIN BROMAS!
Percebeu a sutileza?
A segunda ordem não vai contemplar prateleiradas.Verdade! Como disseste, até que surja a segunda ordem.
O mantra do 1-99 não vai prosperar.
Eu peço a Deus que não.
E chega que dá um trabalho phudido esse copia cola copia cola copia cola...