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Re: A-12
Enviado: Dom Mai 10, 2009 6:20 pm
por WalterGaudério
caixeiro escreveu:[.
Entam o numero de Rafales nao serao so 10 F1 vomos ter alguns F2...[/quote]
Não, não nesse caso. Mas no futuro a médio prazo, já vislumbrando o A-13...
Re: A-12
Enviado: Dom Mai 10, 2009 6:57 pm
por caixeiro
caixeiro escreveu:Walterciclone escreveu:
Entam o numero de Rafales nao serao so 10 F1 vomos ter alguns F2...
Não, não nesse caso. Mas no futuro a médio prazo, já vislumbrando o A-13...
Obrigado Walter vc acaba de matar duas curiosidades minha.
Abracos Elcio Caixeiro
Re: A-12
Enviado: Seg Mai 11, 2009 10:51 am
por Brasileiro
De todo modo seria muito interessante tentar "forçar a barra" para obter pelo menos mais umas 4 unidades, caso haja mesmo essa parada do Rafale.
Dez unidades é uma quantidade, digamos assim, insustentável. Os custos são altos demais para pouco avião. Terão de montar toda uma estrutura terrestre, de apoio e manutenção, treinamento de mecânicos, ferramental, etc, todo um sistema para manter apenas dez aeronaves.
Na real: Pra mim, compensaria mais manter os 12 AF-1M até o fim e comprar alguma coisa nova (em quantidade suficiente) só quando aparecer o A-13.
Isso evitaria dispersão de verbas e pessoal.
Devemos lembrar ainda, que nossa aviação naval de asa fixa ainda está em implementação, portanto, devemos respeitar o tempo natural que isso leva e não dificultar as coisas, ou seja, operar somente um modelo de caça, pelo menos por enquanto.
É preferível ficar mais alguns anos com uma dúzia de uma aeronave mais antiga, do que ficar mais outros tantos anos de avião no chão, mantidos a elevados custos, atrapalhando a formação da doutrina da aviação de caça embarcada.
abraços]
Re: A-12
Enviado: Seg Mai 11, 2009 11:20 am
por gaitero
Brasileiro, 10 Rafales F-1 não farão tanta diferença no final, financeiramente falando, mas serão de fundamental importância para a aviação naval, pois este possibilitará aos seus pilotos voarem em um caça de ultima geração, enquanto aguardam a escolha definitiva, com o A-13 e seus respectivos meios....
O que temos que entender, é que a MB nunca compraria 10 rafales F-1, se esta estivesse ciente de que não poderia mante-los voando....
Re: A-12
Enviado: Seg Mai 11, 2009 11:30 am
por Brasileiro
Não sei não Gaitero.
Como eu disse acima: Nossa aviação embarcada (asa fixa) anda não atingiu nem a "adolescência" e temos de respeitar isso. Não temos nem doutrina formada direito. Acabamos de contratar a modernização do AF-1.
Já não há um grande número de piltos formados (digo operacionais, firmemente treinados e doutrinados) para voar do AF-1.
Então, na minha opinião, a Marinha tem que pensar em fases. A fase "A" é terminar o que já foi começado, ou seja, formar a doutrina e qualificar pilotos, mecânicos e outros tipos de profissionais.
Só depois disso é que se passa para a fase "B", que seria ter uma aviação embarcada efetiva. A Marinha sabe que isso só vai acontecer quando da operação do A-13 com seus novos aviões.
Eu acredito, que na prática, operar dois modelos de aviões, na atual conjuntura, só vai atrapalhar as coisas. Pode até ser que seja um avião moderno, etc.
Mas então, se for para partir para algo mais moderno, que partam de uma vez e fiquem com um só modelo. Mas para isso, seria necessário um número um tanto maior de aeronaves.
abraços]
Re: A-12
Enviado: Seg Mai 11, 2009 11:39 am
por gaitero
Pois é, eu não sei a que botas andam os pilotos da MB, mas acredito que antes de realizar um pouso com os Rafales no A-12 eles vão ter que comer muito arroz e feijão lá na França....
Re: A-12
Enviado: Seg Mai 11, 2009 1:14 pm
por Luís Henrique
FCarvalho escreveu:Gaiteiro, concordo com você, mas é preciso também observar o que a FAB pretende para si além de 2018, e tentar entender se sua proposta de reorganização dos esquadrões irá pemitir uma evolução para si e por consequente para a propria MB.
Luis Henrique, não acredito que a FAB fique nestes numeros, se eventualmente aguma coisa puder ser mudada em sua doutrina e organização até lá, mesmo em atenção aos preceitos da END. Caso contrário, estaremos contribuindo definitivamente para a manutenção de uma defesa áerea com cheiro de mofo. A partir do momento em a FAB definir mudar suas diretrizes na forma de prover a nossa defesa aérea vamos vislumbrar não só novos vetores mas novos patameres de capacidade operacional também. 12 caças em um esquadrão é coisa de um passado muito distante, ( e acho que a FAB já percebeu isso) e se queremos avançar, temos que adaptar nossos esquadrões às necessidades que hora se mostram e as que virão. Se optarmos por esta evolução poderemos ver na MB 72 aeronaves ou mais, face não mais a critérios políticos e econômicos, mas a real necessidade de evoluir nossa capacidade de "dizer não qundo tivermos de dizer não", parafraseando o NJ.
Pra que isso aconteça precisamos de um bom planejamento politico e industrial, e até o momento é o que se está discutindo nas altas ordas mandatórias do país. Falta só sabermos se vai sai do papel.
Abraços
Acho que existem formas diversas de TRABALHAR.
A US Navy opera com esquadrões de 12 aeronaves nos dias de hoje.
O que é TOTALEMENTE diferente de dizer que opera com APENAS 12 aeronaves por navio aerodromo.
A MB pode operar com um esquadrão de 12 caças, desde que opere pelo menos 2 por navio aerodromo.
Re: A-12
Enviado: Ter Mai 19, 2009 4:13 pm
por flavio pereira montes
Boa tarde a todos,
Gostaria de saber (se possível) se todos os sistemas que estavam pendentes de conserto/instalação do Nae São Paulo já estão a bordo do mesmo??
Apenas para situar o estado em que o mesmo se encontra
sds;
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 03, 2009 8:58 am
por talharim
COMANDO DA FORÇA DE SUPERFÍCIE
CONTRATADA: Wartsila do Brasil LTDA, CNPJ: 36.176.600/0004-
03. CONTRATANTE: Navio Aeródromo "São Paulo". ESPÉCIE:
Contrato nº. 91603/2009-27/00. OBJETO: Contratação de serviço técnico
especializado de manutenção mecânica, envolvendo a metrologia
dos componentes internos, montagem, testes, emissão de relatório
técnico e aquisição de sobressalentes para realização de revisão parcial,
do Diesel Gerador de Corrente Alternada (DGCA nº 52), tipo
UD30, V12, S3 nº de série 12810. PROJETO ORÇAMENTÁRIO:
Ação Interna X--2082.11.00. PREÇO GLOBAL: R$ 423.500,45. DATA
DE VIGÊNCIA: 07/08/2009. DATA DE ASSINATURA:
29/05/2009.
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 03, 2009 9:46 am
por REGATEANO
Tempo vai, tempo vem... e o Sucatão não navega nunca...
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 03, 2009 10:20 am
por Alcantara
Francisco Daniel escreveu:Tempo vai, tempo vem... e o Sucatão não navega nunca...
Ts-ts-ts...
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 03, 2009 11:45 am
por FCarvalho
Antes tarde do que nunca...
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 03, 2009 12:05 pm
por usskelvin
Existe algum tipo de levantamento sobre o quanto já foi gasto com o SP fora os 12 milhões da compra?
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 03, 2009 12:11 pm
por gaitero
Bem menos do que custaria para produzir um PA novo com as mesmas características...
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 03, 2009 12:16 pm
por Sniper
gaitero escreveu:Bem menos do que custaria para produzir um PA novo com as mesmas características...
Não leve a mal, mas isso é óbvio!
Nnguém é incompetente a ponto de gastar mais com o reparo de um navio de 49 anos do que construir um novo!