Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Ter Jan 04, 2011 8:06 pm
Olá
Um dos muitos problemas de comparar o KC e a fabricação de uma aeronave de caça "do zero" é que hoje em dia as empresas precisam fazer $$$$ com o produto e nesse aspecto a Embraer acho que aprendeu a sua lição e não dá para contar necessariamente com o "mercado interno".
Existe uma carência de um substituto para os An-22 e C-130 A-H que só vai piorar nos próximos 10 anos.
As aeronaves existentes ou são muito caras e fazem "demais" (C-130J, A400, C-17, IL-76/78) ou são pequenas "demais", (C295, C-27, etc). Sendo assim existe realmente uma "vaga" que teoricamente o KC-390 estaria aí para preencher.
É claro que existem outros aspectos também, mas esse fator por si só viabiliza e muito esse projeto... o mesmo vale para as parcerias "entre Governos!!!" e os "pré-acordos" antes mesmo da primeira aeronave voar... e nesse ponto o MD fez o correto e colocou o desenvolvimento nas suas mãos assim como encomendou 28 aeronaves para ínicio de conversa... Isso faz toda a diferença do mundo na minha opnião.
Desenvolver uma aeronave de caça hoje "do zero" embora acho que seja viável, é anti-economico, pois existem soluções para isso no mercado e na verdade o mercado entre aeronaves "updated" com bons eletrônicos e "novas" com algumas novidades mais "exóticas" tem pelo menos umas 10/15 aeronaves diferentes que preenchem bem esse espaço...
É muito!!
Claro... podemos chegar e empurrar para frente um programa nosso... e os benefícios? Bater no peito e dizer o Brasil saber fazer caças? ... Sei lá ... novamente me vem as partes ruins do projeto Am-X na minha cabeça.
Sim, sem dúvida, se o poder político e a FAB quiserem isso... tá ok... mas eu não acho que traríamos tantos benefícios assim para nós, ao contrário do KC-390 que possui mercado à vista, potencialmente vai dar lucro e todas essas parcerias ao serem comandadas pela Embraer possuem uma real capacidade de adicionar o portifólio de "conhecimento" da empresa.
Enfim
[]s
CB_Lima
Um dos muitos problemas de comparar o KC e a fabricação de uma aeronave de caça "do zero" é que hoje em dia as empresas precisam fazer $$$$ com o produto e nesse aspecto a Embraer acho que aprendeu a sua lição e não dá para contar necessariamente com o "mercado interno".
Existe uma carência de um substituto para os An-22 e C-130 A-H que só vai piorar nos próximos 10 anos.
As aeronaves existentes ou são muito caras e fazem "demais" (C-130J, A400, C-17, IL-76/78) ou são pequenas "demais", (C295, C-27, etc). Sendo assim existe realmente uma "vaga" que teoricamente o KC-390 estaria aí para preencher.
É claro que existem outros aspectos também, mas esse fator por si só viabiliza e muito esse projeto... o mesmo vale para as parcerias "entre Governos!!!" e os "pré-acordos" antes mesmo da primeira aeronave voar... e nesse ponto o MD fez o correto e colocou o desenvolvimento nas suas mãos assim como encomendou 28 aeronaves para ínicio de conversa... Isso faz toda a diferença do mundo na minha opnião.
Desenvolver uma aeronave de caça hoje "do zero" embora acho que seja viável, é anti-economico, pois existem soluções para isso no mercado e na verdade o mercado entre aeronaves "updated" com bons eletrônicos e "novas" com algumas novidades mais "exóticas" tem pelo menos umas 10/15 aeronaves diferentes que preenchem bem esse espaço...
É muito!!
Claro... podemos chegar e empurrar para frente um programa nosso... e os benefícios? Bater no peito e dizer o Brasil saber fazer caças? ... Sei lá ... novamente me vem as partes ruins do projeto Am-X na minha cabeça.
Sim, sem dúvida, se o poder político e a FAB quiserem isso... tá ok... mas eu não acho que traríamos tantos benefícios assim para nós, ao contrário do KC-390 que possui mercado à vista, potencialmente vai dar lucro e todas essas parcerias ao serem comandadas pela Embraer possuem uma real capacidade de adicionar o portifólio de "conhecimento" da empresa.
Enfim
[]s
CB_Lima