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Re: Super Hornet News

Enviado: Seg Mar 04, 2013 12:57 pm
por Luís Henrique
Knigh7,

Este texto é para vossa apreciação.

Apenas lembrando que postei um estudo que mostrava o custo de hora vôo do Super Hornet sendo de U$ 11.000 a 24.000.
O Rafale aparecia com custo de hora vôo de U$ 16.500

Você desqualificou o estudo. Mesmo sendo da Janes.

Agora aguardo suas considerações deste texto:

....................Gibbons tem a resposta pronta: “Ninguém sabe o quão custoso aquele jato será, quando entrar em operação. O que sabemos é quanto o Super Hornet é acessível atualmente, porque temos custos reais.” O Super Hornet custa aproximadamente 16.000 dólares por hora de voo, diz Gibbons – e o F-35 vai custar o dobro disso

.....................De acordo com o GAO (nota do editor: escritório de contabilidade do governo dos EUA), hoje o Super Hornet custa à Marinha dos Estados Unidos 15.346 dólares por hora de voo.

Texto completo: http://www.aereo.jor.br/2013/03/04/boei ... o-do-f-35/

Re: Super Hornet News

Enviado: Seg Mar 04, 2013 1:08 pm
por Bourne
:shock: :shock: :shock:

Está cara a operação do F35.

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Mar 05, 2013 10:14 am
por kekosam
Muito... e pra comprar também...

'Money / It's a gas / Grab that cash with both hands and make a stash"

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Mar 05, 2013 1:23 pm
por Penguin
Luís Henrique escreveu:Knigh7,

Este texto é para vossa apreciação.

Apenas lembrando que postei um estudo que mostrava o custo de hora vôo do Super Hornet sendo de U$ 11.000 a 24.000.
O Rafale aparecia com custo de hora vôo de U$ 16.500

Você desqualificou o estudo. Mesmo sendo da Janes.

Agora aguardo suas considerações deste texto:

....................Gibbons tem a resposta pronta: “Ninguém sabe o quão custoso aquele jato será, quando entrar em operação. O que sabemos é quanto o Super Hornet é acessível atualmente, porque temos custos reais.” O Super Hornet custa aproximadamente 16.000 dólares por hora de voo, diz Gibbons – e o F-35 vai custar o dobro disso

.....................De acordo com o GAO (nota do editor: escritório de contabilidade do governo dos EUA), hoje o Super Hornet custa à Marinha dos Estados Unidos 15.346 dólares por hora de voo.

Texto completo: http://www.aereo.jor.br/2013/03/04/boei ... o-do-f-35/
Luis,

O valor da hora de vôo do SH para a USN nunca foi segredo, pois isso é divulgado pelo GAO e o próprio estudo da Janes menciona que os dados foram obtidos diretamente e que batiam com o modelo de estimativa adotado por eles.

Já o valor mais alto da RAAF foi explicado no próprio estudo do Janes e se deveu ao fato dos SH australianos ainda não estarem operacionais quando o estudo foi feito.

No próprio estudo é mencionado que os dados do Typhoon e Rafele foram mais imprecisos e tiveram que ser calculados pela Janes. O interessante é que as estimativas feitas pelo Janes para ambos não chegam nem perto do que é divulgado pelos "GAOs" ingleses e franceses.

[]s

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Mar 05, 2013 3:24 pm
por Carlos Lima
A diferença é que a Jane's não leva em conta os custos de desenvolvimento que estão incluidos nos GAOs ingleses e franceses.

Além disso assim como na Austrália quando uma atualização da aeronave entra em serviço ela sempre custa mais caro que o 'padrão' e com o tempo esse valor se estabiliza e você tem um custo mais realista.

[]s
CB_Lima

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Mar 05, 2013 7:45 pm
por Bourne
Sem querer ser chato. Vocês não ficam assustados pelo F35 custar o sobro do custo operacional do Super Hornet?

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Mar 05, 2013 8:19 pm
por Penguin
Carlos Lima escreveu:A diferença é que a Jane's não leva em conta os custos de desenvolvimento que estão incluidos nos GAOs ingleses e franceses.

Além disso assim como na Austrália quando uma atualização da aeronave entra em serviço ela sempre custa mais caro que o 'padrão' e com o tempo esse valor se estabiliza e você tem um custo mais realista.

[]s
CB_Lima
Estamos falando de custos de operação e não de custo de aquisição.
E custos de operação não levam em conta custos de desenvolvimento.

[]s

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Mar 05, 2013 8:21 pm
por Penguin
Bourne escreveu:Sem querer ser chato. Vocês não ficam assustados pelo F35 custar o sobro do custo operacional do Super Hornet?
Bourne,

Isso pode ser assim ou não.
Isso foi dito pelo piloto de provas da...Boeing.
O F-35 só vai atingir IOC em alguns anos.

[]s

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Mar 05, 2013 8:25 pm
por Justin Case
Bourne escreveu:Sem querer ser chato. Vocês não ficam assustados pelo F35 custar o sobro do custo operacional do Super Hornet?
Bourne, boa noite.

A mim não surpreende nem um pouco.
Isso é tradicional a cada nova geração. O dobro do preço (e custo) com uns 20 a 30 % de capacidade operacional superior.
Mas também é tradicional que as frotas sejam reduzidas à metade, o que dá resultado semelhante em termos de orçamento.
E, ainda, essa superioridade (20 a 30%) é suficiente para vencer batalhas, guerras ou para dissuadir.
Abraço,

Justin

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Mar 06, 2013 2:45 am
por knigh7
Luís Henrique escreveu:Knigh7,

Este texto é para vossa apreciação.

Apenas lembrando que postei um estudo que mostrava o custo de hora vôo do Super Hornet sendo de U$ 11.000 a 24.000.
O Rafale aparecia com custo de hora vôo de U$ 16.500

Você desqualificou o estudo. Mesmo sendo da Janes.

Agora aguardo suas considerações deste texto:

....................Gibbons tem a resposta pronta: “Ninguém sabe o quão custoso aquele jato será, quando entrar em operação. O que sabemos é quanto o Super Hornet é acessível atualmente, porque temos custos reais.” O Super Hornet custa aproximadamente 16.000 dólares por hora de voo, diz Gibbons – e o F-35 vai custar o dobro disso

.....................De acordo com o GAO (nota do editor: escritório de contabilidade do governo dos EUA), hoje o Super Hornet custa à Marinha dos Estados Unidos 15.346 dólares por hora de voo.

Texto completo: http://www.aereo.jor.br/2013/03/04/boei ... o-do-f-35/
Vou responder com seu próprio post sobre o tema custo de hora voo assunto em 30 de janeiro:

Luís Henrique escreveu: Todo mundo aqui sabe que cada governo calcula o custo operacional de uma forma diferente.
Já foi dito que alguns governos avaliam apenas gastos com combustível e peças, enquanto que outros incluem custos de mão-de-obra e até modernizações ao longo da vida útil.
Ou seja, tem gente que inclui até os upgrades realizados nas aeronaves ao longo dos anos.
http://www.defesabrasil.com/forum/posti ... &p=5306165

Ou seja, vc misturou agora o custo de hora voo do SH apurado pelo GAO atualmente com o custo de hora voo do Rafale apurado pela Jane`s (cujos critérios de apuração são diferentes, e ela mesma relatou que os custos do Rafale e do Typhoon não eram precisos).

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Mar 06, 2013 3:09 am
por Bourne
Penguin escreveu:
Bourne,

Isso pode ser assim ou não.
Isso foi dito pelo piloto de provas da...Boeing.
O F-35 só vai atingir IOC em alguns anos.

[]s

Não importa. O valor estimado deve estar próximo do real. par ao F35 até agora só subiu. Se a fala fosse apenas do piloto de testes da Boeing tudo bem. Piloto não entende de custos e engenharia, bem como jornalista não entende nada de coisa alguma. O problema são os relatórios de governos, congresso norte-americano, forças armadas entre outras entidades que começam a considerar que o custo do F35 não vale pelo que avião entrega. Ainda com uma possibilidade real da furtividade ser inútil devido ao avanço de outros sistemas. Portanto, as limitações do projeto serviram para onerar a aeronave e reduzir performance.

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Mar 06, 2013 3:20 am
por knigh7
Carlos Lima escreveu:A diferença é que a Jane's não leva em conta os custos de desenvolvimento que estão incluidos nos GAOs ingleses e franceses.

Além disso assim como na Austrália quando uma atualização da aeronave entra em serviço ela sempre custa mais caro que o 'padrão' e com o tempo esse valor se estabiliza e você tem um custo mais realista.

[]s
CB_Lima
Vc está confundindo custo de adaptação a uma força aérea e custos iniciais maiores por questão de menos unidades (pela implantação gradual) com custo de desenvolvimento.
Custo de desenvolvimento de uma aeronave não entra em custos de operação.

Os custos de desenvolvimento entram nos custos dos caças, no caso da França, nos relatórios, nos itens "preços unitários" . E são subtraídos do item "preço de produção".
No caso dos EUA, nos relatórios divulgados, não constam neles um item onde são somados os custos de desenvolvimento com os custos das encomendas divididas pelo numero de caças encomendados.Eles separam completamente nos relatórios os custos de desenvolvimento com os custos de aquisição.
E a bem verdade isso pouco importa para as forças aéreas estrangeiras que adquirem esses caças, pois os custos de desenvolvimento não são agregados aos preços de vendas deles.

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Mar 06, 2013 3:27 am
por knigh7
Bourne escreveu:Sem querer ser chato. Vocês não ficam assustados pelo F35 custar o sobro do custo operacional do Super Hornet?
Os custos do F-35 serão menores quando já estiverem uma boa escala.Mas permanecerá bem mais alto que caças como o SH ou o Gripen. Para deixar uma aeronave com um RCS médio inferior a 0,001m^2 (que é um parâmetro para uma aeronave verdadeiramente stealth), demanda muitos servicos e tecnologias que não estão presentes em caças de geracões anteriores. Um caça realmente stealth tem um RCS médio 100X menor que os caças de 4,5G. Isso não é fácil!!!!!

A melhor solução é um mix de caças de 4,5G (para ações com menos intensidade) com caças Stealth. Mas não com um Typhoon ou Rafale, já que esses caças custam quase um caça Stealth!!

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Mar 06, 2013 7:58 am
por Italo Lobo
O Kuwait que opera F-18 já está namorando o F-15 SE que considera o custo da hora vôo do Typhon a mesma do F15-SE, que caça ideal para o Brasil. Alguém sabe o preço do F15 SE e o custo da hora vôo?

Como a licitação do FX-2 já foi pro saco, se a Boing quiser oferecê-lo no lugar do F-18, leva facilmente a concorrência.

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Mar 06, 2013 8:13 am
por Penguin
Bourne escreveu:
Penguin escreveu:
Bourne,

Isso pode ser assim ou não.
Isso foi dito pelo piloto de provas da...Boeing.
O F-35 só vai atingir IOC em alguns anos.

[]s

Não importa. O valor estimado deve estar próximo do real. par ao F35 até agora só subiu. Se a fala fosse apenas do piloto de testes da Boeing tudo bem. Piloto não entende de custos e engenharia, bem como jornalista não entende nada de coisa alguma. O problema são os relatórios de governos, congresso norte-americano, forças armadas entre outras entidades que começam a considerar que o custo do F35 não vale pelo que avião entrega. Ainda com uma possibilidade real da furtividade ser inútil devido ao avanço de outros sistemas. Portanto, as limitações do projeto serviram para onerar a aeronave e reduzir performance.
Toda projeção assume uma série de premissas e uma metodologia.
O relatório do DoD de 2013 que cita o custo operacional é o Selected Acquisition Report (SAR)
RCS: DD-A&T(Q&A)823-198: http://www.defense-aerospace.com/dae/ar ... 9-2012.pdf
Foi dai que o piloto de provas da Boeing pinçou o valor do custo da hora de voo do F-35.

Pela metodologia deste relatório, o custo operacional do F-35 é projetado em U$31.923/h comparado com os U$22.470/h da frota de F-16C/D da USAF.

Veja que esta metodologia de cálculo de custo operacional chegou a um valor completamente diferente da metodologia do estudo do Janes, que calculou o custo operacional do F-16 em apenas U$7.000/h. Claramente as premissas e a metodologia importam e muito.

Pág. 84:
Given the significant increase in capability, it is not unreasonable that the F-35 costs more to operate and sustain than certain legacy aircraft.
Total O&S Cost ($ in Millions) below reflects total O&S costs for all three U.S. variants based on an estimated 30 year service life and predicted attrition and usage rates, and are not a simple extrapolation of CTOL costs shown in the upper table.
The F-35 usage rates in terms of aircraft flight hours per year differ across variants as follows: CTOL @ 250, STOVL @ 302 and CV @ 316. The Total O&S Costs are adjusted for cost growth above inflation.
A comparable number for antecedent systems is not available.



Total Unitized Cost (Base Year 2012 $)

Costs BY2012 $K

F-35 Aircraft
Cost per Flying Hour ($)

Operating costs: $31.923


F-16C/D
Cost per Flying Hour ($)

Operating costs: $22.470