Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#5206 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 04, 2024 10:15 am

Como os norte americanos falam, "no free luch".
O FMS pode ser prático, barato e acessível, mas, é preciso dizer que usar este mecanismo para compras fortuitas e de oportunidade, é no mínimo contraprudocente.
E compras via FMS não é para pobres, porque não somos, é para quem não quer e não tem como pagar pela Defesa que precisa, ou entende que precisa.
Não é o nosso caso. A aquisição dos H225M em 50 unidades, um helo absurdamente caro até hoje, é exemplo de quando se quer, os problemas são resolvidos.
Sem vontade política não existe Defesa, e portanto, não existe orçamento capaz de solucionar as questões mais simples. A não ser que seja do interesse do poder político lucrar com isso.
Bom, todos aqui sabem que a falta de vontade dos políticos em relação à qualquer coisa que não diga respeito a ganhos pessoais é totalmente descartável da agenda de interesses e ações, o que obviamente impacta diretamente na capacidade da administração pública realizar suas obrigações, da mais básica a mais complexa.




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Re: Aviação do Exército

#5207 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 04, 2024 7:17 pm

Façam as suas apostas.
Antes do fim desta década vamos estar operando um ou outro. Independente de outras ofertas factíveis que houverem pelo caminho.
Considerar que os fuzileiros navais nem sequer pensam em outro helo que não um destes dois aqui.
Obviamente quanto mais parecido com o USMC, melhor.

https://th.bing.com/th/id/R.f91b2a016bc52f47798a1520c4710ba1?rik=KgTQU9GyQ1TmxA&pid=ImgRaw&r=0
https://th.bing.com/th/id/OIP.upFxxcIkGEGAT0wWpFcSkgHaEK?rs=1&pid=ImgDetMain




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Re: Aviação do Exército

#5208 Mensagem por gogogas » Qua Jun 05, 2024 10:50 am

Seria perca de tempo , seria bem melhor drones armados ! Mas barato de operar e não exige muita grana !




Gogogas !
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Re: Aviação do Exército

#5209 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 07, 2024 6:17 pm

gogogas escreveu: Qua Jun 05, 2024 10:50 am Seria perca de tempo , seria bem melhor drones armados ! Mas barato de operar e não exige muita grana !
Uma coisa não impede e nem empata a outra. Nada diz que um dia, em um futuro ainda bem longe, os drones não possam assumir integramente as funções de um helo de ataque, mas, até lá, vamos com o que há. E helos de ataque ainda serão vetores importantes para qualquer exército por muito tempo.

A Avex só verá os seus, com muita sorte, na próxima década, conforme o planejamento atual. O CFN nem isso a gente sabe.




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Re: Aviação do Exército

#5210 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 07, 2024 6:24 pm

Para ser bem honesto, antes de ter helos de ataque creio que a Avex tem de resolver dois problemas básicos e indispensáveis: um, desenvolver, implantar e operacionalizar a cultura de VANT de todos os tipos e modelos que a BIDS possa oferecer ao exército; dois, resolver o problema dos helos pesados para apoio logístico e transporte de tropas. Depois que resolver estas duas questões, que a meu ver são bem mais importantes, a gente pensa em helos que custam hoje quase dois H225M sozinho.

Penso que já levamos na cara até demais com tudo o que está acontecendo este ano no país em termos de demanda para a frota de asas rotativas militares. E como isto não irá mudar em prazo visível, passamos da hora de cobrar mais investimentos nela. Se quisermos de fato ter capacidades críveis de ajustar a frota a tudo e mais um pouco que possa acontecer em termos de desastres naturais e humanos neste pais. E até para um eventual conflito de lambuja, sem ter que parar tudo para fazer uma coisa ou outra.

Como está não dá para ficar.




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Re: Aviação do Exército

#5211 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 07, 2024 7:25 pm

Resumo da frota de helos nas ffaa's em Junho de 2024

Avex:

32 AH-1 Fennec
34 HM-1 Pantera K2
08 HM-3 Cougar
04 HM-2 Black Hawk
14 HM-4 Jaguar
12 HM-2A Black Hawk*

* entregas entre 2025 e 2029

Total: 92 helos

Aviação Naval:

06 IH-6B Jet Ranger
15 TH-X H-125 Esquilo*
06 UH-12 Esquilo
14 UH-15 H225M
03 UH-17 H-135
06 SH-16 Sea Hawk
08 AH-1 Super Linx

* entregas entre 2024 e 2028

Total: 45 helos

8o Gav:

12 H-50 Esquilo
12 TH-X H-125 Esquilo*
16 H-60 Black Hawk
14 H-36 Caracal

* entregas entre 2024 e 2029

Total: 42 helos


Total Geral: 179 unidades

Em 2025 os últimos dois H225M serão entregues à FAB e MB finalizando o projeto HX-BR. Além da entrega de uma aeronave este ano para a FAB na versão operacional.

Da mesma forma, a partir de 2025 a Avex recebe a primeira unidade do UH-60M Black Hawk, de 12 recém adquiridos.

No caso da aviação naval, espera-se para 2025 também a entrega do último de 8 Super Linx modernizados pela Leonardo.

Serão retirados de serviço nos próximos anos cerca de 30 helos, substituídos por novos modelos e\ou helos novos. Esta troca de guarda entre vetores novos e usados não é proporcional e não atende às demandas das ffaa's em termos quantitativos.

Como comparativo, até 2029 serão entregues novos cerca de 41 helos, considerando que o projeto HX-BR perdeu 3 unidades para poder fomentar 27 H-125 para FAB e MB, e apoio logístico para a Avex. O H-125 Esquilo é o helo em maior quantidade a ser recebido nos próximos anos, e serão empregados primariamente na instrução de novos pilotos.

Helos de emprego operacional a serem recebidos serão apenas 12 BH e 3 H225M, considerando-se as entregas de 2024. Nada além disto está programado até o presente momento.

De público, recentemente a MB publicou sua nova estratégia de defesa naval, em que os helos foram contemplados. Conquanto, os números apontados misturam-se com a frota existente, o que dá a entender que o que foi mostrado são os números finais ao término deste plano. Assim, determinou-se como objetivo a aquisição e uso de 16 UH-15\15A e 16 SH-16. Os UH-12 devem ser substituídos\complementados pelos novos H-125 Esquilo comprados à Helibras. Serão empregados no HI-1 e nos esquadrões dos distritos navais. Os Super Linx serão substituídos por novos SH-16. Há também a compra de 6 unidades de algum helo de ataque para apoio ao CFN.

Em todo caso, o que se pode prever prever para os próximos anos (2024 a 2044) no setor de asas rotativas da aviação naval é a compra de apenas mais 10 unidades do Sea Hawk e de 6 helos de ataque a fim de alcançar o número proposto naquela estratégia.

Na FAB existe o entendimento, e a vontade de se adquirir mais Black Hawk para compor o Esquadrão Pelicano e também o Esquadrão Poti, que seria reativado. Porém, não se tem cronogramas ou mesmo decisão sobre como e quando fazer tal aquisição. E a FAB carece rapidamente de aumentar sua frota de helos para o 8o Gav frente às demandas crescentes da sociedade civil e do poder público. Entre 12 a 16 unidades do helo norte americano devem ser compradas nos próximos anos.

Além dos Black Hawks já citos anteriormente, a Avex só tem planos para novos helos a partir da próxima década, com modelos de ataque. Que podem, ou não, serem adquiridos, a depender da situação econômica do país e, principalmente, da disposição do governo da hora em autorizar tal implemento. Será uma tarefa extremamente dura em um país que não ostenta nenhum tipo de relação com a própria defesa. E parece fazer questão de mostrar isso aos demais, como se fosse um "selo de qualidade". Muito duvidoso por sinal.

A ver.




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Re: Aviação do Exército

#5212 Mensagem por Lucubus » Dom Jun 09, 2024 1:20 pm

Trecho da Entrevista do Gen Paiva sobre os Black Hawk

Com essa questão dos helicópteros, os senhores estão usando toda a capacidade de vocês. Vai ter helicóptero se precisar para fazer salvamento, fazer outras coisas?

Vai, vai ter helicóptero. Até porque já estamos em processo de aquisição de 12 aeronaves Black Hawks, que estão substituindo aeronaves nossas que já foram consideradas em um fim de vida. Antes da aeronave parar de voar, a gente já está adquirindo. Além disso, nós estamos estudando a possibilidade de aumentar o nosso número de helicópteros. E isso é uma questão que ainda não foi discutida com o Estado-Maior, mas eu acho que é uma questão importante, porque isso está se mostrando cada vez mais necessário para que a gente possa atender melhor as missões funcionais do Exército.

https://www.defesanet.com.br/neb/entrev ... mas-paiva/




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Re: Aviação do Exército

#5213 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 09, 2024 2:49 pm

Com certeza as demandas governamentais pelos helos da Avex nos últimos anos, principalmente agora em 2024, estão se fazendo sentir no setor operativo da força, com poucos vetores disponíveis para cumprir suas missões primárias. Estão obviamente fazendo referência ao óbvio ululante, que é o fato de a Avex não poder prescindir da sua missão primária em função de demandas subsidiárias, mesmo que justificáveis.

Isto vai na direção do que já disse aqui. Haverá muito provavelmente a instalação de um núcleo de aviação e\ou a transferência de um Bavex para a região sul (1o ou 2o Bavex) no curto e médio prazo, o que demandará a aquisição de mais helos a fim de garantir um padrão mínimo de operacionalidade. Até mesmo a criação de um 6o Bavex não está descartada, já que o 5o Bavex seria criado em Belém. Se for.

Falavam a princípio em 16 BH novos. Compraram 12. Com certeza irão atrás de mais destes helos. Resta saber se aproveitarão a disponibilidade de pronta entrega deles, uma vez que disponíveis no momento, ou se vão deixar para depois e ver no que acontece. As demandas são claramente urgentes e para ontem.

Claro, FAB e MB também tem suas demandas em relação a este helo. Seria no mínimo prudente que o MD fosse o gestor principal de uma nova compra de BH, tendo em vista as quantidades que cada força indicar. A força aérea vai querer pelo menos 16 a fim de manter o padrão de dotação dos 2 esquadrões atuais, enquanto a MB já indicou a aquisição de mais 10 unidades do Sea Hawk na sua estratégia de defesa marítima.

A ver como resolver mais esta pendenga.




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Re: Aviação do Exército

#5214 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 09, 2024 5:43 pm

Valores Black Hawk e versões atualizados, conforme dados disponíveis na internet:

UH-60M - US$ 25 milhões* (EB e FAB)
HH-60G Pave Hawk - US$ 40 milhões* (FAB)
MH-60R - US$ 47 milhões* (MB)

*valores estimados podendo variar de acordo com cada cliente\contrato.

A USAF está trocando os seus Pave Hawk pela versão Wiskey, que deve estar na mesma faixa de preço, quiçá pouca coisa maior do que aquela versão.

A FAB falava em comprar a versão PV deste helo, mas levando em conta que a USAF e Coréia do Sul são os únicos utilizadores, e as conhecidas e históricas restrições de transferência de armamento norte americano para o Brasil, é de se esperar que nos seja liberado, se muito, a versão básica M do girino norte americano. A força aérea, notar, ainda utiliza os antigos UH-60L.

O MH-60R é a versão mais moderna do SH-60B utilizado hoje pela aviação naval, e está disponível para o mercado externo via FMS ou compra direta, de acordo com as condições.

Como disse antes, a demanda hoje entendida para as 3 forças é:

1. Avex - 12 UH-60M - US$ 950 milhões com entregas entre 2025 a 2029
2. FAB - 16 UH-60M ou HH-60G* - US$ 400 milhões (apenas os helos, sem CLS e logística incorporada\ valor UH-60M)
3. MB - 10 MH-60R - MH-60R - US$ 470 milhões (apenas os helos, sem CLS e logística incorporada)

*ex-USAF usados caso sejam disponibilizados para venda a terceiros no exterior

A US Navy está recebendo os novos MH-60R, e com isso os mais antigos SH-60B começam a sobrar na frota. Talvez seja uma oportunidade a ser considerada pela MB a compra por oportunidade de adquirir tais helos nas condições em que forem ofertados, o que acredito deva acontecer brevemente, já que a MB deu a público as suas demandas quanto a este tipo de vetor para os próximos anos.

A FAB, além de comprar BH novos, pode incluir no negócio a troca dos atuais L por novos UH-60M, ou receber como off set a elevação destes ao novo padrão.

Como dito pelo cmte do exército na entrevista, haverá no curto e médio prazo a decisão sobre a expansão da frota de helos na Avex, o que denota que proximamente será envidada nova compra dos BH, muito provavelmente o aditamento do contrato atual de 12 unidades. A princípio, segundo informações de mídia, a Avex irá distribuir estas 12 unidades entre 3 Bavex, que devem ser o 3o e 4o, além do núcleo de aviação em Belém. Seriam 4 helos por batalhão. A seguir tal lógica, no sentido de apor tais helos a um novo Bavex na região sul, é provável que pelo menos mais 4 unidades sejam adicionadas, completando o número 16 unidades previstas inicialmente no planejamento. O girino americano pode ser complementado pelos Jaguar provindos do 1o ou 2o Bavex, conforme a distribuição planejada para as duas OM aqui do norte.

A curto e médio prazo, a demanda geral para as três forças será de aproximadamente 42 Black Hawk\Sea Hawk, a um custo que deve ultrapassar facilmente os US$ 2,4 bilhões em investimentos. E sem um único centavo recebido a troco de off set, tot's ou qualquer outra coisa que a lei pede nestes casos.

Parece que a nossa lei só funciona para nós mesmos, quando funciona, e para os menos chegados. Para o tio Sam, nenhuma lei, regra ou regulamento é necessária. Basta abrir o bolso que todos os seus sonhos são realizados.




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Re: Aviação do Exército

#5215 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 09, 2024 6:15 pm

Conforme dados disponíveis na internet, o AS565 Panther da Airbus Helilopters está cotado em US 18 milhões a unidade, novo de fábrica. Os nossos já vão para quase quatro décadas de uso intensivo na Avex, tendo sido modernizados recentemente, trazendo as células para a condição de zero km. Isto lhes dará ao menos 10 a 15 anos a mais de vida operacional.

Difícil saber quanto seria o valor destes helos mesmo que modernizados, mas podemos presumir que, como foram elevados a condição de novos em termos de vida útil das células, o valor deles deve ser bastante próximo de um helo novo.

Digamos que pelo menos uns 9 milhões se poderia tirar deles, ainda que usados. Com 34 unidades modernizadas, o exército tem em mãos cerca de 306 milhões de dólares em ativos aéreos, com os quais poderá, se quiser, negociar por novos helos. Leia-se, Airbus Helicopters.

Como a necessidade por mais helos de manobra começa a se fazer sentir, e pressionar o comando do exército, podemos imaginar duas alternativas. A primeira, a produção dos H145M em Minas Gerais, como já proposto pela empresa europeia, sendo que estes helos assumiriam o lugar dos Fennec nos Bavex, podendo ser utilizados em tarefas de emprego geral, além de ataque, apoio aproximado e escolta. Seriam muito úteis em atividades subsidiárias, uma vez que existindo em maior quantidade que os BH e Jaguar. São helos extremamente capazes, flexíveis e adaptados às várias condições de emprego em diferentes TO. A segunda seria a troca por mais H225M, o que me parece a menos provável das opções, já que em nenhum momento houve esforço ou interesse da Avex\EB em mobilizar recursos para novas aquisições. Então, a força vai seguir com apenas 15 helos até que sejam baixados com o fim de suas vidas úteis, o que só deve acontecer em mais 20 anos, presumivelmente.

Cada H145M pode custar em torno de 15 a 20 milhões de dólares a unidade. Com estes valores de referência é possível antever a perspectiva de aquisição entre 15 a 20 unidades, sem considerar os tradicionais aportes logísticos, armamentos, treinamento de pessoal e pós venda. Com um pouco mais e esforço, é possível talvez se conseguir um pouco mais, já que esta seria uma troca com troco para nós, e os ganhos seriam óbvios.

É preciso dizer que estes helos são muito mais adequados ao atendimento de missões subsidiárias que os caros e muito sensíveis H225M e Black Hawk. Com uma quantidade razoável distribuída por Bavex, inclusive os que vierem a ser criados, a Avex não apenas aumenta a quantidade de helos que possui, como se capacita a atender as onipresentes demandas civis que lhe chegam sem ter de abrir mão da operacionalidade e atendimento de suas funções primárias.

A ver.




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Re: Aviação do Exército

#5216 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 09, 2024 7:19 pm

Leonardo abre nova linha de produção de helicópteros AW149 na Polônia

A Leonardo, juntamente com sua subsidiária polonesa PZL-Swidnik, comemorou a inauguração de uma nova linha de produção para helicópteros AW149. Este desenvolvimento marca um passo significativo no reforço das capacidades das Forças Armadas Polonesas e destaca o compromisso da Leonardo em promover a indústria local e o avanço tecnológico.

https://www.cavok.com.br/leonardo-abre- ... na-polonia




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Re: Aviação do Exército

#5217 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 17, 2024 2:12 pm

Bélgica adquire helicópteros H145M da Airbus com apoio da NSPA

Imagem

https://www.cavok.com.br/belgica-adquir ... e_vignette

A bola da vez na Helibrás.

Já que está faltando helos nas ffaa's e aceitaram trocar H225M por Esquilo, nada demais trocar os últimos a serem entregues ano que vem por estes helos.
Talvez seja possível encampar algumas algumas unidades para o EB e MB, já que a FAB não tem interesse no mesmo.




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Re: Aviação do Exército

#5218 Mensagem por knigh7 » Ter Jun 18, 2024 4:18 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jun 04, 2024 10:15 am Como os norte americanos falam, "no free luch".
O FMS pode ser prático, barato e acessível, mas, é preciso dizer que usar este mecanismo para compras fortuitas e de oportunidade, é no mínimo contraprudocente.
E compras via FMS não é para pobres, porque não somos, é para quem não quer e não tem como pagar pela Defesa que precisa, ou entende que precisa.
Não é o nosso caso. A aquisição dos H225M em 50 unidades, um helo absurdamente caro até hoje, é exemplo de quando se quer, os problemas são resolvidos.
Sem vontade política não existe Defesa, e portanto, não existe orçamento capaz de solucionar as questões mais simples. A não ser que seja do interesse do poder político lucrar com isso.
Bom, todos aqui sabem que a falta de vontade dos políticos em relação à qualquer coisa que não diga respeito a ganhos pessoais é totalmente descartável da agenda de interesses e ações, o que obviamente impacta diretamente na capacidade da administração pública realizar suas obrigações, da mais básica a mais complexa.
O planejamento da AvEx até 2038 é adquirir 16 helicópteros de manobra (está adquirindo 12). A MB mais nenhum. A pretensão da FAB de equipar o Pelicano com mais helis não vejo há anos. Não há sentido em lançar outro programa de aquisição de helicópteros de manobra em grande escala.

Os valores do total das 12 células dos BH está contido no primeiro parágrafo da notificação do DSCA: USD 450 milhões, o que dá uma diferença de apenas 5% por unidade da aquisição pelos australianos.

No segundo parágrafo da notificação do DSCA, está contido o valor dos itens dele: o SLI (se souber por quantos anos, nos informe, e não vale chute e fazer drama em cima do chute), os 34 motores e a customização pelo EB.

Não faz sentido fazer drama pelos USD 450 milhões para 12 helicópteros. Acha que a Leonardo morreria para dar offset para 12 helicópteros :?: Se vc acha, parece coisa de pobre que, como vc escreveu acima, nós não somos.




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Re: Aviação do Exército

#5219 Mensagem por knigh7 » Ter Jun 18, 2024 4:23 pm

FCarvalho escreveu: Seg Jun 03, 2024 2:02 pm Outra comparação só para ver a sacanagem que é esta compra.

U.S. Air Force selects the MH-139 based on the world-class Leonardo AW139 helicopter for Intercontinental Ballistic Missile protection and government and security forces transport missions
The United States Air Force (USAF) today selected the MH-139, based on the Leonardo AW139 and offered by Boeing as prime contractor, to replace its fleet of UH-1N "Huey" helicopters

The United States Air Force (USAF) today selected the MH-139, based on the Leonardo AW139 and offered by Boeing as prime contractor, to replace its fleet of UH-1N “Huey” helicopters. The programme awarded today is valued at $2.4 billion for up to 84 helicopters, training devices and associated support equipment. With initial operational capability expected by 2021, the aircraft will take over the role of protecting the nation’s intercontinental ballistic missile (ICBM) bases and the transportation of U.S. government and security forces.

https://www.leonardo.com/en/press-relea ... t-missions
Eles vão substituir os UH-1N, que fazem a tarefa de ligação...usar o valor deste contrato como parâmetro para o EB, que demanda um helicóptero para combate, não faz sentido.




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Re: Aviação do Exército

#5220 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 19, 2024 7:01 pm

knigh7 escreveu: Ter Jun 18, 2024 4:18 pm O planejamento da AvEx até 2038 é adquirir 16 helicópteros de manobra (está adquirindo 12). A MB mais nenhum. A pretensão da FAB de equipar o Pelicano com mais helis não vejo há anos. Não há sentido em lançar outro programa de aquisição de helicópteros de manobra em grande escala.
Os valores do total das 12 células dos BH está contido no primeiro parágrafo da notificação do DSCA: USD 450 milhões, o que dá uma diferença de apenas 5% por unidade da aquisição pelos australianos.
No segundo parágrafo da notificação do DSCA, está contido o valor dos itens dele: o SLI (se souber por quantos anos, nos informe, e não vale chute e fazer drama em cima do chute), os 34 motores e a customização pelo EB.
Não faz sentido fazer drama pelos USD 450 milhões para 12 helicópteros. Acha que a Leonardo morreria para dar offset para 12 helicópteros :?: Se vc acha, parece coisa de pobre que, como vc escreveu acima, nós não somos.
Ao menos para mim, há uma diferença clara entre comprar dos primos ricos e da Leonardo ou Helibras. Ambas estão aqui e pouparíamos mais ou menos meio bilhão de dólares em implantação de logística, formação e treinamento que já existe aqui pelas instalações de ambas empresas.

Em adendo, montar os helos aqui seria um aparte que a Leonardo vem tentando convencer as autoridades militares e civis no país há anos, com os devidos investimentos. Não é preciso dizer que eles tem a segunda maior frota de helos do país, e da América do Sul, senão da América Latina. Algo que os donos da Airbus Helicopters já estão preocupados há tempos, e querendo enfiar de qualquer maneira alguma solução para nós aqui em termos de Helibrás para tentar equilibrar as coisas senão, distanciar-se mais dos italianos.

E com 450 milhões de dólares seria possível comprar bem mais de 12 unidades do AW-139 ou AW-149, sendo que este último praticamente pode levar a mesma quantidade de tropas do girino americano ou até mais.

Qual vantagem comparativa o helo da Sikorky nos trás, além de reforçar a já linda coleira de ouro que carregamos orgulhosamente em relação ao tio Sam?

Até agora, as que vejo é o delírio de fã boys de carteirinha de produtos e do way of life norte americanos dos militares.




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