TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51631 Mensagem por LEO » Ter Dez 21, 2010 6:21 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:Depois do Carnaval: Rafale!
Podem me chamar de "Vidente do DB".
Carnaval de qual ano? :wink:

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Carlos Mathias

#51632 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 21, 2010 6:32 pm

SU-35BM e PAK-FA?
Não me incomodo nem um pouquinho de esperar até julho.
Não mesmo! 8-]

Olha, num sei não, essa lida da Tia na papelada e nos procedimentos...
MU tá com ela nessa? 8-]

Mas acho que é Rafa mesmo, fazer o quê, né?
Melhor que os outros dois da bost-list.

Zavva
Avançado
Avançado

#51633 Mensagem por Zavva » Ter Dez 21, 2010 6:48 pm

Carlos Mathias escreveu:SU-35BM e PAK-FA?
Não mesmo! 8-]

MU tá com ela nessa? 8-]

Só te digo uma coisa: a vida dos franceses neste F-X2 já esteve beemm mais fácil e mesmo assim não conseguiram.

Agora vão ter que mostrar muuuito mais serviço se quiserem ganhar esta bagaça.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#51634 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 21, 2010 6:53 pm

Acho q em negociacoes militares no sec xxi a regra geral e que a negociacao facil e aquela encerrada... Do contrario...

Nao existe nada facil !
[]s
Cb_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#51635 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 21, 2010 6:53 pm

Só te digo uma coisa, dessa bost-list, ou ganha o Rafale, ou não ganha ninguém.
Pode anotar. :wink: 8-]

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#51636 Mensagem por Bourne » Ter Dez 21, 2010 7:30 pm

Carlos Mathias escreveu:SU-35BM e PAK-FA?
Não mesmo! 8-]

MU tá com ela nessa? 8-]

A lida da Tua na papelada e assessoria do MU são a minha esperança. Aí sim teríamos transferência de tecnologia pra valer como a Índia está fazendo. [032]

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#51637 Mensagem por Marino » Ter Dez 21, 2010 7:34 pm

E se assinar, todas as acusações, todos os vazamentos, todo o lobby, toda reporcagem, tudo estará desmentido, estará caracterizado como a maior tentativa de cooptação que existiu em nosso país.
Concorda com esta avaliação?
Bourne, não me respondeu.
Concorda?

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#51638 Mensagem por faterra » Ter Dez 21, 2010 7:38 pm

Bourne escreveu:
faterra escreveu: Tem muitos foristas que estão dando ênfase a esta "revisão" na esperança de que muita coisa podre vai aparecer.
:roll:
E tem muito forista que acredita em transferência de tecnológica irrestritas, que adquirir 36 caças qualifica o país a construir o próprio de quinta geração e que está tudo acertado, mas não foi anunciado.
Ledo engano!
Eu acredito de fato é na pesquisa, desenvolvimento e produção pelo meu país. Quando muito, para minimizar custos, tolero a parceria. Quem quer ter e ser tem que fazer. O que eu não tolero é ficar enchendo o rabo de terceiros países de dinheiro e empregos, por mais que eu goste dele, em detrimento ao meu país.
No caso do FX-2, eu acreditarei no que for acordado e assinado no contrato. A tecnologia comprada será aquela que estiver estipulada no contrato e, dentro disto, ela será irrestrita. Isto quer você queira ou não. Ou você acha que somente os EUA, a França e/ou Suécia, possuem gente esperta?
Acho você muito inteligente para saber que o país está comprando é tecnologia e não meros 36 caças. E também não acredito que você crê, de fato, que serão somente 36 unidades. Nestes 36 que você se amarrou pode considerar mais 12, e, quando chegar a hora, se dará a complementação da quantidade necessária para a substituição da frota. Ou você acha que a FAB e a MB ficarão de F-5, A-1 e A-4 eternamente? Agora, para os lotes subseqüentes, só o tempo é quem definirá o modelo a ser adquirido, se o vetor do primeiro lote ou de outra geração.
Mas, isto é o que eu penso e sempre deixei claro.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Booz
Sênior
Sênior

#51639 Mensagem por Booz » Ter Dez 21, 2010 7:56 pm

Mathiaovsky, meu mais querido comunista aqui do forum, concordo com vc, ou Rafale ou o mundo dos abrolhos.
E não há espaço, medido, por enquanto, para explodir o FX-2.

Portanto, la nave va e o rumo é um porto normando.

Creio que uma das poucas unânimidades aqui é o desejo pessoal de cada um em ver um Flanker com as cores da FAB. Mas, infelizmente, não será desta vez. Mesmo apesar do (intrigante) brilho (repentino) de uma estrela que estava meio que apagada.

Os confrades repararam? Ele voltou!! E voltou em um estilo surpreendentemente discreto, nem se ouviu seu sotaque e seu refinado pensamento apocalíptico entremeado da filosofia harwardiana. Sinceramente, foi para mim uma (grata) surpresa. Sempre tive comigo que a alma da END foi construída no "terreiro" dele, sob inspiração dos seus conceitos filosóficos-políticos, e só depois feitos os arranjos técnicos práticos pelo "marechal da farda Ermenegildo Zegna" e demais. Os altos oficiais se identificam com a postura marcial e roncadora do Ermenegildo Zegna. Mas, duvido que aqueles que mais se debruçaram sob os conceitos filosóficos - e suas conseqüências futuras - da END (inclua-se o meu esquecido e aposentado cable coiffeur), e a cúpula e os altos comandos das forças tem muitos conceituadores e pensadores que possuem muita massa cinzenta para derreter sobre estes coneceitos, não batam palmas a este nosso ilustre - histriônico sim - pensador.

Lá atrás, em algum tópico perdido, talvez nas páginas 800 ou pouco acima, quando começamos a comentar sobre a montagem do ministério e a END, eu dizia que ele era "O CARA". Já tive oportunidade de participar de uma recepção em que ele falou pelos cotovêlos - parte da platéia (eu incluso) extasiada, parte achando tudo um saco e taxando-o de louco.
A mais poderosa nação do planeta está cheia desses "loucos". Detalhe; lá eles os idolatram.

Se fosse outra situação, se tivéssemos tempo, tempo para a FAB e para convencimento dos seus generais... Ah se tivéssemos tempo: era SU-35 na cabeça! Com ou sem o agreement da Heinz

Imagem
vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#51640 Mensagem por vplemes » Ter Dez 21, 2010 8:27 pm

Túlio escreveu:Mas ela dificilmente poderá sair daquele ponto que diz "tem que servir à FAB e à MB" e nesse caso só há dois... 8-]
Túlio, se o caça que a FAB tiver que comprar, for o que servir também à MB, pode preparar a festa de boas vindas aos novíssimos A-4 Skyhawk refurbished da FAB e MB. Pois pelo andar da carruagem, PA novo não vem tão cedo. A gloriosa vai ter que se virar ainda por um bom tempo com o glorioso opalão, e lá só A-4 (forçando a barra, talvez F-18 Legacy).

[]s

Bender

#51641 Mensagem por Bender » Ter Dez 21, 2010 8:29 pm

Bourne escreveu:
Bender escreveu: Concordo plenamente [100]

O jornalista Tarso Veloso junto com a sra. PresidentA , "entrevistaram" individualmente os cmtes,ele deve ter inclusive feito perguntas, :shock: aos entrevistados e a sra. PresidentA,ou então grampeou o local,com o escutator Tabajara,não é possível! 8-] É muito chute.

A questão está passando pelo escrutinio econômico financeiro,e estão sendo analisadas as condições de financiamento,para que os pontos fiquem bem amarrados,talvez a opção antecipada por + 36 aeronaves ainda dê uma melhorada nas condições.

Nada,absolutamente NADA! das intenções ideológicas e programáticas sobre a escolha de um fornecedor com disposição de transferir o ról de tecnologias pretendidas pela Fab no seu pedido inicial,que tenham menosr risco de embargos ou negação futura, que foram exaustivamente discutidas por nós neste tópico em 3442 páginas, foram alterados. Perguntem ao MU 8-] e NJ.

É incrivel como podem pensar! :? e sugerir que a principal ministra do governo do Sr. pres. Lula da Silva,que esteve ocupando a Chefia da Casa Civíl seja uma completa alienada,que desconhece os planos de reaparelhameno das FAs,desconhece os Processo de compra FX2,suas nuances e desenrolar,desconhece quem são os atuais Cmtes militares,a diretriz ideológica,industrial deste projeto,nunca conversou com o sr. presidente,MU,e min. Jobim sobre estes assuntos durante o s ultimos 4 anos. :?

Afinal essa mulher servia a casa civíl do governo de Marte? E está tomando conhecimento agora que esta tal de Fab existe,neste tal de Brasil?

Me tira o tubo! :|

SDS.
A Presidenta entende muito do que faz. Tem posições firmes e as defende e não gosta do NJ. Não aceita coisa prontas, não foi a Ministra de Minas e Energia por acaso e não é a versão feminina do Lula. Vai analisar passo a passo a compra e os pró e contras. Não duvido que cancele o FX por que virou uma zona e olhe o futuro que é um projeto de caça de quinta geração, possivelmente se descobrir que todos os caças do FX estão em obsolecência e investir em um novo projeto seja mais interessante.

Vou esperar a próxima data que será anunciado o FX. A última que era dia 15 a fonte errou até sobre o adiamento da inauguração da ponte binacional. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Respeito sempre opiniões pessoais, mas gosto de argumentar,as vezes. :wink:

Essa historinha do "não gosta do NJ" difundida pelo PHA e outros que com certeza não gostam dele mesmo,desmente suas próprias opiniões acima a respeito da Sra. PresidentA,pois se não gostasse de verdade mesmo,tinha dado um murro na mesa e não o aceitaria, e nem a continuidade dos tres Cmtes das forças,afinal eles "são coisas prontas",como voce diz.

As atitudes e decisões na politica não aceitam receita pronta e nem o ego pessoal antes do todo, pra quem ainda não sabe.

A continuidade o Min. NJ e a confirmação agora tambem da continuidade do Cmte Saito a frente da Fab,é a garantia da aceitação por parte da Sra. PresidentA DR de que a compra do FX2 será feita e já tem data marcada,primeiro semestre de 2011, e acrescentaria por minha conta que estas continuidades viabilizam também o FX naval e o inicio do projeto de compras da AAérea do EB.

O caça de 4.G da Fab e MB será na minha opinião o Rafale,o que acontecerá em um futuro de médio e longo prazo está em aberto,se depender da minha torcida um projeto em que o Brasil envolva Russia,India,França com uma futura versão dos motores do Rafale criando alguma comunalidade nesta área,com V.E. e demais requisitos de um caça de 5.aG .

A não concretização do FX2 seria mais um desastre operacional nos planos da Fab cujos caças atuais são bombas relogio com prazo de validade,e como a Sra. Presidenta queria ouvir da própria boca dos respectivos Cmtes de cada força,como estão seus projetos,quais seus problemas e necessidades,mais uma vez ficou bem informada pelo próprio Cmte Saito, de que ou compra agora o FX2 ou a defesa aérea continuará capenga e inutil por mais um longo período.

Aliás essa compra de 4.aG do FX2 é abordada na formatação da END do sr. MU e NJ e pelos muitos colaboradores militares, exatamente por este motivo.

SDS.

Bender

#51642 Mensagem por Bender » Ter Dez 21, 2010 8:47 pm

jp escreveu:Mathiaovsky, meu mais querido comunista aqui do forum, concordo com vc, ou Rafale ou o mundo dos abrolhos.
E não há espaço, medido, por enquanto, para explodir o FX-2.

Portanto, la nave va e o rumo é um porto normando.

Creio que uma das poucas unânimidades aqui é o desejo pessoal de cada um em ver um Flanker com as cores da FAB. Mas, infelizmente, não será desta vez. Mesmo apesar do (intrigante) brilho (repentino) de uma estrela que estava meio que apagada.

Os confrades repararam? Ele voltou!! E voltou em um estilo surpreendentemente discreto, nem se ouviu seu sotaque e seu refinado pensamento apocalíptico entremeado da filosofia harwardiana. Sinceramente, foi para mim uma (grata) surpresa. Sempre tive comigo que a alma da END foi construída no "terreiro" dele, sob inspiração dos seus conceitos filosóficos-políticos, e só depois feitos os arranjos técnicos práticos pelo "marechal da farda Ermenegildo Zegna" e demais. Os altos oficiais se identificam com a postura marcial e roncadora do Ermenegildo Zegna. Mas, duvido que aqueles que mais se debruçaram sob os conceitos filosóficos - e suas conseqüências futuras - da END (inclua-se o meu esquecido e aposentado cable coiffeur), e a cúpula e os altos comandos das forças tem muitos conceituadores e pensadores que possuem muita massa cinzenta para derreter sobre estes coneceitos, não batam palmas a este nosso ilustre - histriônico sim - pensador.

Lá atrás, em algum tópico perdido, talvez nas páginas 800 ou pouco acima, quando começamos a comentar sobre a montagem do ministério e a END, eu dizia que ele era "O CARA". Já tive oportunidade de participar de uma recepção em que ele falou pelos cotovêlos - parte da platéia (eu incluso) extasiada, parte achando tudo um saco e taxando-o de louco.
A mais poderosa nação do planeta está cheia desses "loucos". Detalhe; lá eles os idolatram.

Se fosse outra situação, se tivéssemos tempo, para convencimento dos seus generais... Ah se tivéssemos tempo: era SU-35 na cabeça! Com ou sem o agreement da Heinz

Há o tempo... :roll: quanto tempo será nescessário ainda para que um dia a Fab!!! e não os Heiz,desse o "agreemente" aos russos? Neste caso específico na minha opinião o maior problema está aqui no hemisfério sul mesmo,infelizmente.

Quem sabe daqui 20 anos as coisas mudam.

SDs.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#51643 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 21, 2010 8:58 pm

Calma Srs... essas coisas vem com o tempo... viemos da época da esmola do FMS e misseis de 2 Geração comprados ainda com "toda recomendação" de Heins... e coisas afins...

Recebíamos os poderosos "contra-torpedeiros" com as marquinhas das balas japonesas da II GM... :lol:

E em menos de 30 anos estamos falando de KC-390 e aeronaves de 4 Geração e outros planos no campo de mísseis e equipamentos mais "ousados"...

Entendo o que querem dizer e concordo... mas de algum modo depois de todas as palestras na FGV e FIESP... eu estou mais confiante e um pouco "des"confiante, mas não ignorante... :lol:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#51644 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 21, 2010 9:11 pm

Pois é Bender e Hader. :?

Acho que ainda existem mais barreiras dentro do que fora do Brasil.
Não literalmente, mas simbolicamente.

As de fora, com decisão e apostas altas, se pode atravessar. E digo mais, sai do do outro lado fortalecidos e não mais fracos como muitos acham que seria o caso de uma aposta alta como essa.

Mas as resistências internas, essas infelizmente na minha opinião são muito mais difíceis. Exemplo?
FX.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 141 vezes
Agradeceram: 430 vezes

#51645 Mensagem por prp » Ter Dez 21, 2010 9:21 pm

E ai pessoal? Estive fora por 4 dias e as coisa andaram como vento. Tô perdido. Mas me dizem ai, o tar de FX saiu ou não?
Melou tudo ou tá tudo na mesma.
Cumé qui é?
E o que é revisão? Vi alguém dizer ai.

Responder