AlbertoAlbertoRJ escreveu: Wesley, mesmo que fosse uma questão lógica.
Existem várias análises de aviões de caça publicadas por aí mas quantas dessas você já viu serem contestadas publicamente e ainda mais dessa forma "indignada"?
Dá para entender os motivos desse articulista britânico (John Lake ): "dor-de-cotovelo", ciúme, inveja...
Logo os britânicos que são conhecidos pela fleuma!!
Uma coisa é discutirmos esse tipo de coisa em fóruns mas esses daí são mais torcedores que nós.
O pior é que nada do que foi escrito desfaz a excelente análise do Peter Collins.
Só blá, blá, blá tipo "alguém me disse que...".
[]'s
Eu conheço Jon Lake pessoalmente (não no sentido de conhecer cara a cara, mas no mesmo sentido em que "conheço" vários colegas aqui no DB, mesmo que nunca os tenha visto).
O piloto que fez aquele comentário final no texto da Combat Aircraft foi de facto Craig Penrice.
Quanto ao articulista, é detestado universalmente nos forúns franceses, tem a terrivel mania de dizer que o concorrente Europeu é superior ao produto Gaulês em vários quesitos, também admite que é inferior noutros, é Inglês, por vezes dá-lhe para uma certa (grande) dose de "chauvinismo" em versão Luso Saxónica.
Escreve sobre defesa e industria aeroespacial à três décadas, tem treino de piloto da RAF, trabalha (ou já trabalhou) para a Flight Global, Janes, Air International, Combat Aircraft, etc, etc, etc, este link dá uma ideia do trabalho dele: http://www.allbookstores.com/author/Jon_Lake_p1.html .
È o vencedor, por dois anos consecutivos, do mais prestigiado prémio para Jornalistas na área do aero espacial (http://www.ajoya.com/winners.vc). Uma das razões pelas quais ele é detestado por muito "Rafale Fan" é que de facto tem um belissimo curriculo, um pouco como Bill Sweetman é "adorado" pela Lockheed Martin.
Quanto ao que ele diz no artigo, que o piloto da flight global não teria o background que lhe permitisse comparar o RAFALE com os mais recentes Teen series , Typhoons, Gripens, Flankers, Fulcruns, ele está coberto de razão. Que lhe faltou uma certa dose de "chá" na forma como "bateu" no Peter Collins, sem dúvida, na minha opinião roçou a má educação.