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Re: A-12
Enviado: Sáb Abr 25, 2009 11:04 am
por LeandroGCard
Desista não,
Como tudo na vida, assusta no início mas depois você se acostuma. Exige um pouco de esforço, mas vale a pena se realmente for o que você gosta.
Aliás, as contas acima são das mais simples que se pode encontrar, apenas equações algébricas. Tem coisa muito mais complicada, mas como eu disse é questão de se esforçar um pouco no início que depois fica mais tranquilo, até porque os físicos é que precisam manipular as equações, os engenheiros só querem os números que saem delas.
Um grande abraço,
Leandro G. Card
Re: A-12
Enviado: Sáb Abr 25, 2009 4:16 pm
por Bourne
LeandroGCard escreveu:
Desista não,
Como tudo na vida, assusta no início mas depois você se acostuma. Exige um pouco de esforço, mas vale a pena se realmente for o que você gosta.
Aliás, as contas acima são das mais simples que se pode encontrar, apenas equações algébricas. Tem coisa muito mais complicada, mas como eu disse é questão de se esforçar um pouco no início que depois fica mais tranquilo, até porque os físicos é que precisam manipular as equações, os engenheiros só querem os números que saem delas.
Um grande abraço,
Leandro G. Card
Até queria ser um Ross Brawn ou Adrian algum coisa que é o projetista da RedBull, mas acho que é tarde...
Sou mestrando de economia e a meu objeto de estudo passou a ser os contratos e os conflitos na esfera das empresas, finanças e relações internacionais. Devo ser um dos poucos gatos pingados que se interessa por isso no Brasil.
Em todo o caso, vi equações tão complicadas quanto essas nas matérias obrigatórias. Que nada mais são que deduções matemáticas básicas com alguma coisinha intermediária. Qualquer graduando de ciências exatas faria com muita facilidade. Descobri isso fazendo as deduções sozinho. Um professor fazer isso numa sala de aula é perda de tempo por que ninguém aprende vendo, tem que fazer sozinho.
O pior é que a maioria só sabe pensar o que está nas equações e no manual. É uma falta de criatividade e ousadia que até revolta. O resultado são aqueles artigos porcarias que vão para congressos e revista nacionais.
Re: A-12
Enviado: Sáb Abr 25, 2009 4:44 pm
por LeandroGCard
Bourne escreveu:
Em todo o caso, vi equações tão complicadas quanto essas nas matérias obrigatórias. Que nada mais são que deduções matemáticas básicas com alguma coisinha intermediária. Qualquer graduando de ciências exatas faria com muita facilidade. Descobri isso fazendo as deduções sozinho. Um professor fazer isso numa sala de aula é perda de tempo por que ninguém aprende vendo, tem que fazer sozinho.
O pior é que a maioria só sabe pensar o que está nas equações e no manual. É uma falta de criatividade e ousadia que até revolta. O resultado são aqueles artigos porcarias que vão para congressos e revista nacionais.
Entendo o que quer dizer.
Tenho 3 funcionarios que estão fazendo engenharia mecânica, e de vez em quando eles me pedem ajuda para resolver alguns exercícios. É realmente exasperante ver como o raciocício deles é sempre que para cada problema deve haver alguma equação específica, e eles tentam decorá-las em vez de entender os conceitos por trás das questões e usar a lógica para combinar as poucas equações simples e básicas que são suficientes para resolver todas as questões. E não é culpa deles, eu vejo nos apontamentos de aula que a forma como as matérias são apresentadas induzem mesmo a isso. Não sei o que farão quando se formarem e não existirem fórmulas fechadas para cada problema prático que encontrarem.
Um abraço,
Leandro G. Card
Re: A-12
Enviado: Sáb Abr 25, 2009 4:58 pm
por Enlil
LeandroGCard escreveu:Bourne escreveu:
Em todo o caso, vi equações tão complicadas quanto essas nas matérias obrigatórias. Que nada mais são que deduções matemáticas básicas com alguma coisinha intermediária. Qualquer graduando de ciências exatas faria com muita facilidade. Descobri isso fazendo as deduções sozinho. Um professor fazer isso numa sala de aula é perda de tempo por que ninguém aprende vendo, tem que fazer sozinho.
O pior é que a maioria só sabe pensar o que está nas equações e no manual. É uma falta de criatividade e ousadia que até revolta. O resultado são aqueles artigos porcarias que vão para congressos e revista nacionais.
Entendo o que quer dizer.
Tenho 3 funcionarios que estão fazendo engenharia mecânica, e de vez em quando eles me pedem ajuda para resolver alguns exercícios. É realmente exasperante ver como o raciocício deles é sempre que para cada problema deve haver alguma equação específica, e eles tentam decorá-las em vez de entender os conceitos por trás das questões e usar a lógica para combinar as poucas equações simples e básicas que são suficientes para resolver todas as questões. E não é culpa deles, eu vejo nos apontamentos de aula que a forma como as matérias são apresentadas induzem mesmo a isso. Não sei o que farão quando se formarem e não existirem fórmulas fechadas para cada problema prático que encontrarem.
Um abraço,
Leandro G. Card
Fiz alguns semestres de Engenharia de Materiais e me parece q um grande contribuinte para isso é o vício em HP. Se eu fosse professor de engenhara só aceitaria calculadora científica em minhas provas e olhe lá...
De qualquer forma, não vejo como ensinar exatas para alguém sem começar deduzindo as fórmulas para demonstrar o q elas significam essencialmente. Tinha professor q deixava fazer uma "cola" para provas com todas as fórmulas possíveis e mesmo assim era um "genocídio"... Não adianta fórmulas se não se sabe usá-las e muito menos de onde elas saíram...
Re: A-12
Enviado: Sáb Abr 25, 2009 11:30 pm
por PRick
rcolistete escreveu:LeandroGCard escreveu:
P.S. Para corpos viajando abaixo da velocidade da luz a energia cinética só é dada por Ec=mv²/2 se a velocidade for bem abaixo da velocidade da luz (C). A equação real em velocidades próximas à da luz é uma das tais relativísticas, tendendo ao infinito quando v=C.
Olá pessoal,
Complementando o que foi dito acima.
O que determina quando cálculos relativísticos devem ser usados ao invés dos cálculos da mecânica Newtoneana ? v > 10% de c (c = velocidade da luz) ? v > 50 % de c ?
O que dita é a precisão usada no problema a ser tratado. Se em certo experimento é possível medir a velocidade com precisão muito grande, então quantidade que dependa da velocidade, por exemplo a energia cinética, será obtida com grande precisão e será possível discriminar a energia cinética relativística (Krel) e a energia cinética Newtoneana ou clássica (Kcla).
Kcla = m*v^2/2;
Krel = Etotal - Erepouso = gama*m*c^2 - m*c^2 = (gama - 1)*m*c^2;
onde gama é o fator de Lorentz : gama = 1/Sqrt[1 - (v/c)^2].
Podemos expandir Krel em séries de potências de v/c (v/c <= 1) :
Krel = ((m*v^2)/2)*(1 + (3*v^2)/(8*c^2) + (5*v^4)/(16*c^4) + ... (série infinita)
onde se vê que para valores de v/c não desprezíveis então aparecem termos diferentes de m*v^2/2 com cada vez mais peso.
Exemplo : v = 10,000000000000000 +/- 0,000000000000001 m/s (17 algarismos) resulta em Krel/Kcla -1 = 8 x 10^-16. Essa velocidade é igual a 36 km/h.
Exemplo : v = 10000,000000000000 +/- 0,000000000001 m/s resulta em Krel/Kcla -1 = 8 x 10^-10.
Ou seja, com velocidades cada vez maiores, os efeitos relativísticos são mais fáceis de se medir.
Em teoria, é pura questão técnica (de engenharia) fazer um experimento que detecte a dilatação temporal (efeito relativístico) quando uma pessoa corre a 5 m/s.
Ou seja, a mecânica Newtoneana na verdade está errada mesmo para baixas velocidades ! Só quando podemos desprezar os erros da mesma é que podemos considerá-la uma aproximação para a mecânica relativística. O que vem a ser o caso para muitos problemas com precisão baixa a média.
Abraços,
Roberto
Obs.: tudo acima é culpa do Prick
Mas essa foi a briga toda entre a Marquesa e Voltaire(que defendia a lógica e as equações de Newton), a Marquesa foi o primeiro grande nome da ciência a discordar abertamente de Newton, um verdadeiro sacrilégio na época.
[]´s
Re: A-12
Enviado: Dom Abr 26, 2009 7:21 pm
por Asteróide
Pessoal o assunto é bacana, mas por favor vamos nos ater para o foco deste forum, para esse assunto sugiro que vocês criem outro tópico, um abraço.
Re: A-12
Enviado: Dom Abr 26, 2009 9:20 pm
por crubens
Opss !!!
entrei no tópico errado !
Re: A-12
Enviado: Dom Abr 26, 2009 9:32 pm
por rcolistete
crubens escreveu:Opss !!!
entrei no tópico errado !
Lógico que não ! Estávamos discutindo a dilatação temporal relativística quando o A-12 voltar da reforma e navegar em velocidade recorde, acima de 31 nós !
Será tão rápido que os tripulantes vão envelhecer mais devagar, eheheheh
[]s, Roberto
Re: A-12
Enviado: Dom Abr 26, 2009 9:48 pm
por crubens
Aaahhhh tá!!, pensei que era aula de física.
Re: A-12
Enviado: Dom Abr 26, 2009 10:21 pm
por Gerson Victorio
Falando em A-12....e aproveitando que ele está demorando...vou especular
Hélices que estavam no CDG antes do PMG(último)....
eram iguais ao do A-12
http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=107688
Hélices do A-12
http://www.naviosdeguerrabrasileiros.hpg.ig.com.br
Os novos hélices do CDG(iguais aos dos americans)
http://www.trekearth.com/gallery/photo922647.htm
Foi afirmado na internet a fora que o CDG não atingia sua velocidade máxima por causa das hélices(iguais aos do A-12) que então estavam em operação.... e com a troca pelo conjunto novo o PA finalmente atingirá a sua velocidade máxima prevista....inclusive melhorando ainda mais a segurança nas operações embarcada.
O A-12 com esse reforma que ora acontesse...segundo o Prick e "navais"....atingirá sua velocidade máxima prevista, pois seu conjunto propulsor foi amplamente revisado com trocas de material crítico mais novos.
Duvida razoável....
se realmente o A-12 vier a atingir novamente sua velocidade máxima de projeto com as hélices do projeto original, com tudo "em cima"....especulo aqui que.... se trocassem o conjunto original de hélices por igual ao instalado no CDG, não daria um incremento significativo no desempenho final do A-12? vejam.... por conta da mesma experiência que passou o PA francês...atingir-se-ia uma velocidade(teoricamente) maior sem compromenter ou "exigir" muito das calderias e afins...ou seria muita viajem minha?
Gerson
Re: A-12
Enviado: Seg Abr 27, 2009 8:12 pm
por rcolistete
GERSON VICTORIO escreveu:
se realmente o A-12 vier a atingir novamente sua velocidade máxima de projeto com as hélices do projeto original, com tudo "em cima"....especulo aqui que.... se trocassem o conjunto original de hélices por igual ao instalado no CDG, não daria um incremento significativo no desempenho final do A-12? vejam.... por conta da mesma experiência que passou o PA francês...atingir-se-ia uma velocidade(teoricamente) maior sem compromenter ou "exigir" muito das calderias e afins...ou seria muita viajem minha?
Gerson
Olá Gerson,
Seria ao contrário, se minha memória não falha (li sobre isso há alguns anos).
O hélice do A-12 São Paulo é projetado especificamente para ele. Outro hélice implica em menor desempenho.
O hélice do Charles de Gaulle (CDG) é projeto especificamente para ele. Outro hélice implica em menor desempenho.
O uso do hélice do ex-Foch (ou Clemenceau) era um improviso, pois houve falha no hélice do CDG (um pedaço grande foi perdido em plena navegação no Atlântico) que envolvia problemas no projeto por parte da empresa francesa.
[]s, Roberto
Re: A-12
Enviado: Seg Abr 27, 2009 8:36 pm
por soultrain
Também julgo que assim seja, o passo da hélice e tamanho são projectados para uma rotação e torque específicos, assim o conjunto +e optimizado.
[[]]'s
Re: A-12
Enviado: Seg Abr 27, 2009 8:46 pm
por rcolistete
soultrain escreveu:Também julgo que assim seja, o passo da hélice e tamanho são projectados para uma rotação e torque específicos, assim o conjunto +e optimizado.
[[]]'s
Mas que absurdo !
Um português falando "a hélice de navio"... imperdoável
Aqui se fala "o hélice do navio" e "a hélice do avião". Aí, eu não tenho certeza.
Falando sério, o hélice deve ter também toda uma compatibilidade hidrodinâmica com o casco do navio.
Abraços,
Roberto
Re: A-12
Enviado: Ter Abr 28, 2009 1:48 am
por Gerson Victorio
rcolistete escreveu:soultrain escreveu:Também julgo que assim seja, o passo da hélice e tamanho são projectados para uma rotação e torque específicos, assim o conjunto +e optimizado.
[[]]'s
Mas que absurdo !
Um português falando "a hélice de navio"... imperdoável
Aqui se fala "
o hélice do navio" e "a hélice do avião". Aí, eu não tenho certeza.
Falando sério,
o hélice deve ter também toda uma compatibilidade hidrodinâmica com o casco do navio.
Abraços,
Roberto
Roberto,
rsrsrs....inicialmente eu tinha colocado da forma correta ...O HÉLICE....na dúvida, consultei um dicionário chinfrin e este me indicou substantivo
feminino....acabei alterando(esqueci de alterar na terceira foto
) conforme o gênero indicado...me dei mal
****obrigado também pelos esclarecimentos quanto a operação do hélice no A-12
Soultrain,
valeu também.
Gerson
Re: A-12
Enviado: Ter Abr 28, 2009 1:13 pm
por Valdemort
Alguem saberia informar se o A 13 em projeto pela MB, sera um projeto com propulsao nuclear ou sera um PA convencional ?