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Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 9:43 am
por tykuna
knigh7 escreveu:Pessoal,

O A-12 continuará limitado a pousos de aeronaves com até 15 ton.?


Atenciosamente
Mas em qual velocidade? Isso influencia e muito.

Abraços

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 3:57 pm
por PRick
tykuna escreveu:
knigh7 escreveu:Pessoal,

O A-12 continuará limitado a pousos de aeronaves com até 15 ton.?


Atenciosamente
Mas em qual velocidade? Isso influencia e muito.

Abraços
Lembre-se da velha equação E=M.C² . Velocidade é massa. Quanto menor for a diferença entre a velocidade do avião e da plataforma(NAe), maior poderá ser o peso da aeronave.

Isso também é verdade para a decolagem na catapulta, quanto maior for a velocidade do NAe e do vento contrário, maior peso o caça poderá carregar.

[]´s

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 4:07 pm
por soultrain
E=MC²???????????????????? energia em massa???? Porque a velocidade (C) é constante, é a velocidade da luz!!!!

O que queres dizer é a manutençáo da quantidade de energia Epi+Eci=Epf+Ecf, ou seja a soma das energias potencial e cinética inicial é Igual às finais, em que Ep=mgh e Ec=mv²/2

[[]]'s

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 4:23 pm
por PRick
soultrain escreveu:E=MC²???????????????????? energia em massa???? Porque a velocidade (C) é constante, é a velocidade da luz!!!!

O que queres dizer é a manutençáo da quantidade de energia Epi+Eci=Epf+Ecf, ou seja a soma das energias potencial e cinética inicial é Igual às finais, em que Ep=mgh e Ec=mv²/2

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Não estava sugerindo o uso da fórmula, mas o conceito por trás de sua dedução. Você apenas traduziu na fórmula específica. Massa e velocidade aqui estão diretamente relacionadas no problema, de modo bem simples, velocidade é massa.

[]´s

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 5:10 pm
por pafuncio
pows, Prick, não força !!! Tu és advogado e chutaste a fórmula do velho Albert. O problema é que um engenheiro entrou na discussão. :mrgreen:

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 5:27 pm
por PRick
alexandre lemos escreveu:pows, Prick, não força !!! Tu és advogado e chutaste a fórmula do velho Albert. O problema é que um engenheiro entrou na discussão. :mrgreen:

Santa Ignorança(sic) :lol: :lol: , não sou matemático, nem engenheiro, mas estudei a mães de todas as ciências. :mrgreen: :mrgreen: Vai para você direto da fonte, quero ver você saber o nome da MULHER FRANCESA que mandou essa aqui abaixo. Autora da fórmula citada pelo Soultrain.

[]´s
A autora também incorporou as teorias de Gottfried Leibniz e as observações práticas de Willem's Gravesande, um renomado filósofo e matemático neerlandês, para mostrar que a energia cinética de um objeto em movimento é proporcional à sua massa e ao quadrado de sua velocidade (E ~ mv2), e não diretamente proporcional como acreditava previamente Isaac Newton, Voltaire e outros. Quando Albert Einstein elaborou a sua famosa equação demonstrando que materia é energia E = mc2 (onde c representa a velocidade da luz), isso encaixou-se perfeitamente com um princípio reconhecido cento e cinqüenta anos antes.

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 5:32 pm
por soultrain
PRick escreveu:
soultrain escreveu:E=MC²???????????????????? energia em massa???? Porque a velocidade (C) é constante, é a velocidade da luz!!!!

O que queres dizer é a manutençáo da quantidade de energia Epi+Eci=Epf+Ecf, ou seja a soma das energias potencial e cinética inicial é Igual às finais, em que Ep=mgh e Ec=mv²/2

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Não estava sugerindo o uso da fórmula, mas o conceito por trás de sua dedução. Você apenas traduziu na fórmula específica. Massa e velocidade aqui estão diretamente relacionadas no problema, de modo bem simples, velocidade é massa.

[]´s
Paulo,

A formula E=MC² só é válida para velocidades próximas da velocidade da luz, acho que o Rafale, apesar de ser o melhor caça do planeta, ainda anda longe, pelo menos enquanto não estiver pronto o motor de fotões :wink:

Essa formula transforma a massa em energia, o que tu queres é a transformação da energia potencial em cinética. Mas deixo explicações mais detalhadas para os físicos de plantão.

Alex eu sou um quase Engenheiro...nunca completei a minha formação ;) Está em projecto.

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Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 5:36 pm
por PRick
soultrain escreveu:
PRick escreveu: Não estava sugerindo o uso da fórmula, mas o conceito por trás de sua dedução. Você apenas traduziu na fórmula específica. Massa e velocidade aqui estão diretamente relacionadas no problema, de modo bem simples, velocidade é massa.

[]´s
Paulo,

A formula E=MC² só é válida para velocidades próximas da velocidade da luz, acho que o Rafale, apesar de ser o melhor caça do planeta, ainda anda longe, pelo menos enquanto não estiver pronto o motor de fotões :wink:

Essa formula transforma a massa em energia, o que tu queres é a transformação da energia potencial em cinética. Mas deixo explicações mais detalhadas para os físicos de plantão.

Alex eu sou um quase Engenheiro...nunca completei a minha formação ;) Está em projecto.

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Como você queria, a resposta está acima, conheço o problema, exatamente porque estava dando um olhada nas operações de NAe´s. As duas fórmulas são baseadas nos mesmos princípios, diria, a fórmula inicial quebrou uma velha maneira de pensar, e possibilitou o passo seguinte 150 anos depois. :wink:

[]´s

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 5:38 pm
por pafuncio
Isso é que é viajar na maionese ... :mrgreen: Pows, Prick, estás dando de dedo em engenheiros e físicos. :lol: e outros menos votados.

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Ah, lembrei-me do velho Albert. Explorador de mulheres. Destruiu a carreira da primeira esposa, brilhante matemática (acho que era a Mileva, não ? ), passando para a mesma as confirmações dos cálculos da teoria da relatividade, algo que ela parecia achar enfadonho. Priápico, mandava ver por fora, enquanto a mulher se descabelava calculando e tomando conta da prole.

Como diria meu avô, "guri boooooommmmmmm". :shock: :roll: :mrgreen:

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 5:49 pm
por PRick
alexandre lemos escreveu:Isso é que é viajar na maionese ... :mrgreen: Pows, Prick, estás dando de dedo em engenheiros e físicos. :lol: e outros menos votados.

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Ah, lembrei-me do velho Albert. Explorador de mulheres. Destruiu a carreira da primeira esposa, brilhante matemática (acho que era a Mileva, não ? ), passando para a mesma as confirmações dos cálculos da teoria da relatividade, algo que ela parecia achar enfadonho. Priápico, mandava ver por fora, enquanto a mulher se descabelava calculando e tomando conta da prole.

Como diria meu avô, "guri boooooommmmmmm". :shock: :roll: :mrgreen:
Mas veja como a ciência é evolutiva, Einstein pegou Ec=MV² e transformou em E=MC². Energia cinética virou Energia, de forma bem simples; energia é a massa viajando na velocidade da luz ao quadrado. Qualquer corpo abaixo dessa velocidade; Energia cinética é igual a massa viajando a sua velocidade ao quadrado.

[]´s

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 5:53 pm
por soultrain
Ok,

Paulo, agora desisti, mas por favor, não diga mais essas coisas, há muitas pessoas que lêm este forum para aprender.

[[]]'s

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 5:54 pm
por pafuncio
Sai daí, seu chutador, quebrador de paradigmas.

Vou te dar umas aulas de direito administrativo ... :lol:

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Mas e aí, o Rafale F 1 será o fiel da balança na decisão do FX ? Teoricamente, o Executivo pode levar esse dado em consideração, até mesmo como fator importantíssimo, por mais que a a Aeronáutica tenha outra opinião.

Lembram do F 111 naval, lançador de Phoenix ????

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 6:03 pm
por Glauber Prestes
Chama o Immortal... não é ele que é tont... quer dizer, físico?

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 6:04 pm
por PRick
soultrain escreveu:Ok,

Paulo, agora desisti, mas por favor, não diga mais essas coisas, há muitas pessoas que lêm este forum para aprender.

[[]]'s

Para quem quiser mais detalhes. :mrgreen: :mrgreen:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mili ... C3%A2telet

[]´s

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 23, 2009 6:06 pm
por LeandroGCard
soultrain escreveu:
PRick escreveu: Não estava sugerindo o uso da fórmula, mas o conceito por trás de sua dedução. Você apenas traduziu na fórmula específica. Massa e velocidade aqui estão diretamente relacionadas no problema, de modo bem simples, velocidade é massa.

[]´s
Paulo,

A formula E=MC² só é válida para velocidades próximas da velocidade da luz, acho que o Rafale, apesar de ser o melhor caça do planeta, ainda anda longe, pelo menos enquanto não estiver pronto o motor de fotões :wink:

Essa formula transforma a massa em energia, o que tu queres é a transformação da energia potencial em cinética. Mas deixo explicações mais detalhadas para os físicos de plantão.

Alex eu sou um quase Engenheiro...nunca completei a minha formação ;) Está em projecto.

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Um intervalo para exclarecimentos técnicos, já que falaram na engenharia:

A equação E=MC² não está limitada a nenhuma faixa de velocidades, se você prestar bem atenção verá que nem mesmo existe um termo velocidade na fórmula, apenas uma constante que é o quadrado da velocidade da luz (e bota constante nisso, segundo a relatividade a velocidade da luz é a única constante universal). Esta equação calcula a quantidade de energia E que seria gerada por um objeto de massa M, se todas as partículas que o compõem fossem convertidas em energia, processo que não se pareceria em nada com o pouso de um avião em um PA.

Existem outras equações da relatividade que relacionam massa com velocidade, com tempo percebido, etc..., e estas sim descrevem os chamados efeitos relativísticos, que só são perceptíveis em velocidades próximas à da luz.

O que o Soultrain colocou é o que está correto, e na verdade é o que o Prick queria indicar também (só citou uma formula não aplicável no caso). As equações que importam no problema em questão são de fato as que definem a energia cinética (Ec=mv²/2), e até certo ponto a energia potencial (Ep=mgh). A soma destas energias calculadas na aeronave é que deve ser absorvida pela estrutura do PA no impacto do pouso. Calcular teoricamente o que isto representa em esforços na estrutura do navio é bastante complexo e exige a utilização de técnicas avançadas de análise estrutural (método dos elementos finitos). Na prática o cálculo da carga máxima é conferido através de medições das tensões nos pontos críticos da estrutura com cargas bem abaixo da máxima (um avião pousando leve), e a extrapolação para o limite de resistência dos matériais (descontando-se o devido fator de segurança) considerando-se o comportamento linear do regime elástico (viu como é fácil?). Provavelmente existem normas de projeto que dão conta de tudo isso, é só seguir as fórmulas do manual.

Leandro G. Card

P.S. Para corpos viajando abaixo da velocidade da luz a energia cinética só é dada por Ec=mv²/2 se a velocidade for bem abaixo da velocidade da luz (C). A equação real em velocidades próximas à da luz é uma das tais relativísticas, tendendo ao infinito quando v=C.