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Enviado: Qui Dez 06, 2007 6:26 pm
por Carlos Mathias
Onde? Quando?

Enviado: Qui Dez 06, 2007 6:45 pm
por Cougar_PH
Carlos
pra lhe responder.

Esquadrões encerram curso de especialização operacional em Natal


A Base Aérea de Natal realizará, no dia 7 de dezembro, o encerramento do Curso de Especialização Operacional do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV), Esquadrão Joker, responsável pela formação dos pilotos de Caça, Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV), Esquadrão Gavião, que forma dos pilotos de Helicóptero (1º/11º GAV) e o Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV), responsável pela Aviação de Patrulha, Transporte e Reconhecimento.

O evento será na Alameda do Comando da Base Aérea às 16h. A solenidade contará com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama, Marisa Letícia, que será a Paraninfa das primeiras aviadoras do Brasil, do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito

No total, o Curso de Especialização Operacional formará 107 pilotos, sendo 27 do 1º/11º GAV, 26 do 2º/5º GAV e 54 do 1º/5º GAV, incluindo as primeiras aviadoras nas aviações de Caça, Helicóptero, Transporte, Patrulha e Reconhecimento. O estágio durou 11 meses e foi ministrado pelos esquadrões Gavião, Joker e Rumba.

No evento, serão entregues os distintivos operacionais e prêmios aos estagiários que mais se destacaram no curso. Haverá também a entrega da medalha Santos-Dumont para autoridades. As aeronaves dos três Esquadrões executarão um sobrevôo durante a solenidade militar, demonstrando algumas das missões realizadas durante o curso.

Retrospectiva - Pela primeira vez na história da FAB, o Curso de Especialização Operacional (CEO) contou com uma turma de aviadores composta por homens e mulheres.

Dos 107 Aspirantes-a-Oficial Aviador que concluíram o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP, 53 deles ficaram em Natal e 54 em Fortaleza.

Das 11 militares aviadoras, cinco delas foram treinadas em Natal, três na aviação de caça e duas na de asas rotativas (helicóptero), e seis foram treinadas em Fortaleza, nas aviações de Patrulha, Transporte e Reconhecimento.

O Curso de Especialização Operacional (CEO) teve a duração de onze meses. O Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV), Esquadrão Joker, é o responsável pela formação dos pilotos de caça. O Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV), Esquadrão Gavião, pela formação dos pilotos de helicóptero.

As duas unidades estão sediadas na Base Aérea de Natal (BANT). Já o curso em aviões de Patrulha, Transporte ou Reconhecimento é realizado no Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV), Esquadrão Rumba, sediado na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).

http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias ... o_bant.htm

E ainda acho q tem um ou dois matusa, ainda... escutei o barulho só ou pode ter sido os mikes.

Enviado: Qui Dez 06, 2007 6:51 pm
por Carlos Mathias
VALEU! :wink:

Enviado: Qui Dez 06, 2007 6:59 pm
por Cougar_PH
Disponha

amigo...

abraço

Enviado: Qui Dez 06, 2007 7:35 pm
por Plinio Jr
luisdmrx escreveu:Pode ate ser que a coisa não estava tão feia como agora, mas que isso é prato cheio pra se pedir mais umas unidades do F-22 a isso é. :D :D


Biduzão.... :lol: :lol:

Enviado: Qui Dez 06, 2007 7:53 pm
por Carlos Lima
alcmartin escreveu:
cb_lima escreveu:http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias/2007/12_dez/0312_eta_caraja.htm

Esquadrao Caraja recebe um C-97 Brasilia...

[009]

Sei la, mas tomara que isso signifique que os C-212 estao cada vez mais longe. :wink: .

O Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA), Esquadrão Carajá, sediado na Base Aérea de São Paulo (BASP), recebeu, no dia 29 de novembro, uma aeronave C-97 Brasília, matrícula FAB 2019.

Mais moderna, com maior autonomia, alcance, velocidade e capacidade de transporte de passageiros que as aeronaves já utilizadas pelo Esquadrão, o Brasília possui características de desempenho que irão contribuir para o aprimoramento da missão designada à Unidade.

Com a operação do C-97 ao lado do C-95 Bandeirante, o 4º ETA inicia uma nova fase de capacitação de suas tripulações e mecânicos de solo.


Pergunta: Qual 'e a missao dessa unidade?

Imagem

[]s
CB_Lima


Olá, Cb!

Só complementando o povo: os ETA's são os faz tudo nos COMAR's e é fácil decorar os grupos porque seguem a nomenclatura dos COMAR:
COMAR 1(Belém) - 1º ETA
COMAR 2(Recife) -2º ETA
COMAR 3 (RJ) -3º ETA
COMAR 4 (SP) -4º ETA
COMAR 5 (P.Alegre) -5º ETA
COMAR 6 (Brasilia) - 6º ETA
COMAR 7 (Manaus) - 7º ETA

Claro que cada um desses Esquadrões tem seu proprio nome e as missões vão desde carregar papel a feridos, desabrigados,etc. Limitados é claro, pela perfomance do poderoso C95, ainda o carro chefe dos ETA's... :D
Com a chegada do Brasilia, alem da perfomance superior, destaco o upgrade operacional de seus pilotos, que ainda não conheciam o que é voar pressurizado e c/um radar confiavel... :D

abs!


Muito Obrigado pelas informações [009]!

[]s
CB_Lima

Enviado: Qui Dez 06, 2007 7:55 pm
por Carlos Lima
http://www.defesanet.com.br/tecno1/typhoon.htm

Contrato do Typhoon com os Sauditas foi assinado:

Tecnologia - Technology
DEFESA@NET 06 Dezembro 2007
Eurofighter 05 Dezembro 2007


O consórcio Eurofighter assina
o contrato da Arábia Saudita

Hallbergmoos – 5 Dezembro 2007. O consórcio Eurofighter GmbH assinou com o seu parceiro industrial BAE Systems os documentos contratuais para o fornecimento à Arábia Saudita de 72 caças Eurofighter.

Aloysius Rauen, CEO da Eurofighter GmbH, declarou: “Este contrato é a segunda exportação do Eurofighter, o avião de combate da próxima geração, capaz de realizar indistintamente missões ar-ar ou ar-terra e mudar o tipo de missão em vôo. Coloca o programa em uma posição de liderança no mercado global de aviões de combate e demonstra a força da indústria aeroespacial européia. Nenhum outro competidor, internacional ou europeu, fabricante de aviões de combate de última geração, pode contar com uma carteira de pedidos deste porte. Esta venda representa também uma das maiores encomendas em número de aviões, desde principio dos anos ’90.”

Eurofighter GmbH gerenciará a produção e o apoio logístico do avião como contratista para a BAE Systems, que será o “prime contractor” neste contrato de Governo-Governo (UK-Arábia Saudita).

Com o ingresso do programa do Reino da Arábia Saudita, último cliente do Eurofighter, agora são seis as nações que adquiriram um total de 707 caças:

Países Quantidade
Alemanha 180
Itália 121
Espanha 87
Reino Unido 232
Áustria 15
Reino de Arábia Saudita 72

Até esta data, 136 aviões foram produzidos, incluindo os seis aviões instrumentados operados pelas indústrias para testes.

Foram fornecidos aos clientes
RAF (UK) 47
Luftwaffe (Alemanha) 37
AMI (Itália) 26
Espanha 19
Áustria 2

Os aviões Eurofighter acumularam mais de 28.000 horas de vôo desde a entrada em serviço nas Forças Aéreas, em 2004, enquanto os aviões destinados aos ensaios de vôo acumularam mais de 5.500 horas de vôo.

30 aviões do Lote 2 (Tranche) estão nas linhas de montagem final e iniciaram os ensaios de aviônica e motor para a obtenção do certificado de Aceitação de Tipo do Block 8, previsto para março-junho 2008, ao que devem seguir as entregas nos meses de julho-setembro de 2008.

O caça Eurofighter é o avião de combate mais avançado de nova geração, com capacidade para realizar indistintamente missões ar-ar ou ar-terra e mudar o tipo de missão durante o vôo, disponível no mercado. Foi adquirido por seis nações (Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Áustria e o Reino da Arábia Saudita). Com 707 aviões contratados, é o maior programa de colaboração militar da Europa e desenvolve tecnologias de ponta, fortalecendo a indústria aeroespacial européia em um ambiente global muito competitivo. O programa assegura mais de 100.000 postos de trabalho em 400 empresas.

A Eurofighter Jagdflugzeug GmbH gerencia o programa em nome dos membros do consorcio: Alenia Aeronáutica (Itália), BAE Systems (Reino Unido), EADS CASA (Espanha) e EADS Deutschland (Alemanha), quatro das mais importantes empresas aeroespaciais européias, com um faturamento total de 60,7 Bilhões de Euros (2006).


[]s
CB_Lima

PS: Como eu queria ver o Typhoon na FAB :cry:

Enviado: Sex Dez 07, 2007 12:43 pm
por Luís Henrique
cb_lima escreveu:http://www.defesanet.com.br/tecno1/typhoon.htm

Contrato do Typhoon com os Sauditas foi assinado:

Tecnologia - Technology
DEFESA@NET 06 Dezembro 2007
Eurofighter 05 Dezembro 2007


O consórcio Eurofighter assina
o contrato da Arábia Saudita

Hallbergmoos – 5 Dezembro 2007. O consórcio Eurofighter GmbH assinou com o seu parceiro industrial BAE Systems os documentos contratuais para o fornecimento à Arábia Saudita de 72 caças Eurofighter.

Aloysius Rauen, CEO da Eurofighter GmbH, declarou: “Este contrato é a segunda exportação do Eurofighter, o avião de combate da próxima geração, capaz de realizar indistintamente missões ar-ar ou ar-terra e mudar o tipo de missão em vôo. Coloca o programa em uma posição de liderança no mercado global de aviões de combate e demonstra a força da indústria aeroespacial européia. Nenhum outro competidor, internacional ou europeu, fabricante de aviões de combate de última geração, pode contar com uma carteira de pedidos deste porte. Esta venda representa também uma das maiores encomendas em número de aviões, desde principio dos anos ’90.”

Eurofighter GmbH gerenciará a produção e o apoio logístico do avião como contratista para a BAE Systems, que será o “prime contractor” neste contrato de Governo-Governo (UK-Arábia Saudita).

Com o ingresso do programa do Reino da Arábia Saudita, último cliente do Eurofighter, agora são seis as nações que adquiriram um total de 707 caças:

Países Quantidade
Alemanha 180
Itália 121
Espanha 87
Reino Unido 232
Áustria 15
Reino de Arábia Saudita 72

Até esta data, 136 aviões foram produzidos, incluindo os seis aviões instrumentados operados pelas indústrias para testes.

Foram fornecidos aos clientes
RAF (UK) 47
Luftwaffe (Alemanha) 37
AMI (Itália) 26
Espanha 19
Áustria 2

Os aviões Eurofighter acumularam mais de 28.000 horas de vôo desde a entrada em serviço nas Forças Aéreas, em 2004, enquanto os aviões destinados aos ensaios de vôo acumularam mais de 5.500 horas de vôo.

30 aviões do Lote 2 (Tranche) estão nas linhas de montagem final e iniciaram os ensaios de aviônica e motor para a obtenção do certificado de Aceitação de Tipo do Block 8, previsto para março-junho 2008, ao que devem seguir as entregas nos meses de julho-setembro de 2008.

O caça Eurofighter é o avião de combate mais avançado de nova geração, com capacidade para realizar indistintamente missões ar-ar ou ar-terra e mudar o tipo de missão durante o vôo, disponível no mercado. Foi adquirido por seis nações (Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Áustria e o Reino da Arábia Saudita). Com 707 aviões contratados, é o maior programa de colaboração militar da Europa e desenvolve tecnologias de ponta, fortalecendo a indústria aeroespacial européia em um ambiente global muito competitivo. O programa assegura mais de 100.000 postos de trabalho em 400 empresas.

A Eurofighter Jagdflugzeug GmbH gerencia o programa em nome dos membros do consorcio: Alenia Aeronáutica (Itália), BAE Systems (Reino Unido), EADS CASA (Espanha) e EADS Deutschland (Alemanha), quatro das mais importantes empresas aeroespaciais européias, com um faturamento total de 60,7 Bilhões de Euros (2006).


[]s
CB_Lima

PS: Como eu queria ver o Typhoon na FAB :cry:


Em capacidades eu prefiro ver algo que esconde os armamentos, otimizado para furtividade e supercruise.

Muita gente fala do supercruise do EF, mas para ir longe que nem um F-35 ele precisa de tanques externos e para fazer alguma coisa ele vai levar armamentos.

Assim o F-35 com combustivel interno e armamento interno não vai ficar atrás do EF em velocidade de cruzeiro. :wink:

Enviado: Sex Dez 07, 2007 4:13 pm
por Morcego
Pronto, mais um fracasso do EF-2000, os sauditas são uns tolos, deveriam optar por algo de maior sucesso.

bem, deixando a ironia de lado: OS SAUDITAS vão dar um trabalho naquela região.

Enviado: Sex Dez 07, 2007 5:08 pm
por rodrigo
Brasil desenvolve nova tecnologia para radares

Uma parceria entre o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e o Instituto de Geociências (IG) da Universidade de Brasília (UNB) permitirá ao governo brasileiro vigiar e conhecer mais detalhadamente a Amazônia.

O projeto faz parte da tese de doutorado do Tenente-Coronel Aviador Nilo Sérgio de Oliveira Andrade, chefe da Divisão de Operações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O novo software desenvolvido por ele irá permitir aumentar a capacidade dos radares utilizados pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).

Entre as vantagens do sistema, destaque para a classificação automática de características do solo (detecta desmatamentos), a identificação de pistas de pouso clandestinas e a realização de mapeamento geológico e cartográfico com mais eficiência.

http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias ... adares.htm

Enviado: Qui Dez 13, 2007 9:02 am
por luisdmrx
Boeing inicia testes em vôo com 737 Peace Eagle da Turquia
Aeronave de alerta aéreo antecipado e controle está passando por bateria de ensaios com sistemas de comunicação em solo

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A Boeing completou o primeiro teste de vôo com sistemas de missão de uma aeronave 737 airborne early warning and control (AEW&C) para o programa Peace Eagle para Turquia.

Os sistemas de comunicação da aeronave foram ensaiados durante o vôo a partir da Boeing Field em Washington, incluindo estabelecimento de links com os sistemas do laboratório de integração da base da Boeing em solo. O avião é o primeiro dos quatro 737 AEW&C adquiridos pela Turquia. As três aeronaves restantes serão modificados pela Turkish Aerospace Industries em Akinci próximo a Ankara na Turquia. O primeiro 737 modificado pela Turquia tem expectativa de voar na segunda metade de 2008.

O Peace Eagle é baseado no sistema Wedgetail AEW&C desenvolvido para a Austrália mas que a Turquia escolheu um sistema único computacional e acompanhamento de solo. O sistema de medidas para suporte eletrônico será integrado pela empresa turca Havelsan.

O 737 AEW&C é equipado com um radar de busca Northrop Grumman MESA com uma antena de escaneamento eletrônico montada acima da fuselagem. Atrasos significantes no desenvolvimento fizeram que os dois aviões Wedgetail sejam entregues a Royal Australian Air Force só no começo do ano de 2009 com os quatro – agora sendo modificados pela RAAF Amberley – a ser entregue no fim de 2009.

Enviado: Qui Dez 13, 2007 9:04 am
por luisdmrx
Boeing instala arma laser em Hercules C-130
Arma de alta potência será apresentado ao Comando de Operações Especiais para destruir alvos específicos em solo

Imagem

A Boeing instalou no início deste de mês de dezembro um canhão laser de alta potência a bordo de um Lockheed Martin C-130H. A arma é denominada Laser Tático Avançado (ATL) incluindo 4.000 kg de módulos que foram integrados ao avião em 4 de dezembro. O sistema combinado também foi ligado ao sistema de controle de feixe de raio.

A Boeing planeja demonstrar o sistema combinado em 2008 para o Comando de Operações Especiais, completando um conceito avançado de tecnologia demonstrado inicialmente no começo de 2001.

“No próximo ano vamos disparar em alvos em solo, demonstrando a utilidade militar dessa arma com energia direta”, afirmou Scott Fancher Gerente Geral da Boeing Missile Defense Systems.

Café da manhã com o Tenente Brigadeiro Juniti Saito

Enviado: Qui Dez 13, 2007 1:52 pm
por Juliano Lisboa
Paulo Menna Barreto

Especial para a Alide

Brasília — Os vencedores dos processos de compra de novos caças (programa FX-2) e helicópteros para a Força Aérea Brasileira (FAB) serão anunciados no próximo ano. Também há recursos da União suficientes para terminar a modernização do 3° Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo, em Recife. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, fez os anúncios em Brasília, num café da manhã em homenagem aos profissionais de imprensa que acompanham as atividades da força, na última terça-feira.

“Fomos dispensados do processo de licitação para o Programa FX-2. Pretendemos adquirir diretamente, por meio de carta-consulta, até 36 unidades do avião selecionado. Será a primeira fase de um projeto muito maior, que visa substituir todos os aviões de combate da FAB. Não estão previstas compras de Mirage 2000C usados nem a modernização futura dos aparelhos recebidos da França”, complementou.

Saito também confirmou a compra de oito caças F-5E e três F-5F dos estoques da Real Força Aérea Jordaniana. Segundo um brigadeiro presente no encontro, existe a possibilidade de se adquirir mais unidades desses modelos para modernizá-los dentro dos padrões F-5EM e F-5FM. “Nós não temos intenção de adquirir nenhum avião de treinamento para substituir os cerca de 20 Xavantes que permanecem em serviço. Hoje, eles atuam como avião de combate e não de instrução. A compra de mais F-5E e F-5F servirá para reequipar o 1°/4° Grupo de Caça, hoje dotado de Xavantes e Impalas.”

Se a FAB não obtiver novos F-5E e F-5F, haverá uma redistribuição das células existentes entre as bases aéreas de Canoas, Santa Cruz e Natal depois do processo de modernização.

Helicópteros

O comandante da Aeronáutica confirmou a concorrência para a compra de 12 helicópteros médios de transporte e 12 helicópteros de combate. A Rosoboronexport, com os modelos Mi-171V e Mi-35M; a EADS-Eurocopter, com os Tigre e EC 525 Cougar; e a Westland-Agusta, com os A-129 e EH-101 Merlin, participam do processo, feito por carta-convite. “A Helibrás encaminhou uma proposta verbal para produzir um novo modelo do Super-Puma no Brasil”, comentou. “Considero bastante atrativa, mas o processo de aquisição não irá parar enquanto ela não foi formalizada e posta no papel”, ressaltou.

Segundo fontes da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e da Federação das Indústria de Minas Gerais (Fiemg), a proposta abrangeria a fabricação de um novo modelo do Super-Puma com células construídas inteiramente de fibra de carbono, o que ampliaria a resistência estrutural, diminuiria o risco de corrosão e aliviaria o peso da aeronave, com substancial aumento da carga útil.

Modernização A-1M

O brigadeiro Saito assegurou que a força terá um aumento de qualidade com a modernização do AMX, mas admitiu que o processo poderá não ser aplicado a todas as 53 células que constam do inventário da FAB. “Algumas unidades estocadas em Santa Cruz foram afetadas por corrosão, mas achamos que será possível recuperá-las. Se não for, modernizaremos apenas as que estão em bom estado. Além disso, há dificuldades para se conseguir peças sobressalentes para o motor, que foi descontinuado”. Ele também negou qualquer interesse na aquisição de células estocadas pela Aeronáutica Militar Italiana.

Um dos pontos destacados pelo comandante foi a chegada dos P-3Br Orion, marcada para março de 2009. Com a chegada das aeronaves, compradas de estoques da Marinha dos Estados Unidos e modernizadas pela EADS-CASA, a FAB voltará a ter capacidade de patrulha anti-submarina. Segundo um brigadeiro, o atraso se deve à necessidade de reforços estruturais nas asas por exigência da Lockheed-Martin, fabricante original do equipamento. Para recebê-los, a Base Aérea de Salvador receberá mais um hangar e uma série de hangaretes. Também serão reformulados os espaços das tripulações. “Um Bandeirulha (Embraer P-95) carrega até cinco tripulantes. No P-3BR, dependendo da missão, chega a 20. Vamos ter de ampliar as instalações e equipá-las com refeitórios maiores, novas salas de aula, de descanso e de operações”, confirmou um oficial transferido para Salvador.

C-390

Saito mostrou um grande interesse no Embraer C-390, que poderá substituir os C-130Hercules no Futuro. A FAB opera três modelos da aeronave (C-130E, C-130H e KC-130E), mas 11 das 23 unidades do inventário estão com problemas de manutenção. Um brigadeiro afirmou que a força pretende recuperar todas para substituí-las, no futuro, pelo novo cargueiro de fabricação nacional.

O comandante da Aeronáutica também confirmou o cancelamento definitivo das concorrência CL-X, para a aquisição de 100 aviões CASA 212-400 para substituir os aparelhos C-95 Bandeirante remanescentes, e CH-X, referente à aquisição de helicópteros pesados para atuar na implantação de postos-radar na Amazônia. “A FAB irá se concentrar na operação de helicópteros médios. Não necessitamos de nada maior. Quando for o caso, podemos arrendar os serviços”, completou.

Paulo Menna Barreto é correspondente da Janes Defence Weekly para o Brasil.

Fonte: http://www.alide.com.br/noticias/fab34/index.htm

Enviado: Qui Dez 13, 2007 1:53 pm
por Wolfgang
Amigos, há uma matéria do Pepê muito boa no BM com o Brigadeiro Saito. Confiram!

http://www.alide.com.br/noticias/index.htm

Enviado: Qui Dez 13, 2007 2:06 pm
por orestespf
Wolfgang escreveu:Amigos, há uma matéria do Pepê muito boa no BM com o Brigadeiro Saito. Confiram!

http://www.alide.com.br/noticias/index.htm


Olá Fábio,

não estou achando o trabalho do Pepê. Não está no "notícias". Qual o título do assunto?


Abs,

Orestes