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Re: Super Hornet News
Enviado: Sáb Mai 05, 2012 7:54 am
por knigh7
knigh7 escreveu:
Aliás, pessoal, existe uma coisa meio bizonha:
Em fóruns e blogs de Defesa (como aqui, o BM, Poder Aéreo, etc) participam oficiais da FAB. E nesses mesmos fóruns, há usuários que não são oficiais que consideram os EUA um capeta em pessoa para a FAB, mesmo com os usuários FABianos não considerando isso...putz...
Gerson Victorio escreveu:
Vamos lá....
É preciso entender que opniões é igual ao "furo", todos tem....a opnião dos ditos "oficiais da FAB"( em fórum e blogs de Defesa também podem ser de qualquer um, até de "não oficiais", pois nunca se identificam certo?),
knigh7 escreveu:
Os oficiais da reserva da FAB que postam em fóruns tem
nick com nome e sobrenome sejam integrais ou abreviados. Parte dos da ativa, por MPs, desde que o forista se aproxime e demosntre que é confiável, além de dar o nome, passam até a unidade onde estão operando, podendo contatá-los, sendo que eu já fiz isso, quando me deram essa liberdade. .
Gerson Victorio escreveu:
Knigh7,
Não se esqueça que.... Eu também tenho contatos com oficiais da FAB.... .... e não foi preciso MP com alguma aproximação ou demonstração de confiança pra isso...não foi preciso puxar o saco de ninguém....são pessoas altamente profissionais que também tem suas próprias opniões!!! Não posso cometer a imprudência de dizer que a opnião de alguns, representam o todo da Força....Se alguém na reserva se identifica nominalmente, então está assumindo sua posição pessoal, pois a FAB não é só um elemento, nem poucos, é uma instituição formada por várias pessoas , a FAB já tem um canal oficial de sua posição que é o CECOMSAER!!! se este último não representa a sua "opnião"...qual a razão de sua existência?
Vamos ver onde tudo começou, onde o que eu escrevi e você começou a me contestar?
knigh7 escreveu:Aliás, pessoal, existe uma coisa meio bizonha:
Em fóruns e blogs de Defesa (como aqui, o BM, Poder Aéreo, etc) participam oficiais da FAB. E nesses mesmos fóruns, há usuários que não são oficiais que consideram os EUA um capeta em pessoa para a FAB, mesmo com os usuários FABianos não considerando isso...putz...
A conversa foi parar nisso aí em cima, com insinuações suas de que eu puxo o saco, e distorcendo o que eu escrevi.
Gerson Victorio escreveu:
será sempre bem vinda, no entanto, são opniões como qualquer outra, não necessariamente...a verdade absoluta,
knigh7 escreveu:
Não são verdade absoluta, mas por conviverem no dia a dia com os fornecedores, franceses, americanos, suecos, etc, não precisam ver na imprensa declarações dos representantes das empresas falar como suas empresas são.
Gerson Victorio escreveu:
Deixa eu ver se entendi!!!...essas pessoas os quais, você disse serem da reserva e identificadas, ou mesmo, os da ativa, cujo revelaram suas patentes e OM de serviço(via MP)... já declararam(pra você) que trabalharam/trabalham diretamente em negociações dos fornecedores citados por você?
knigh7 escreveu:
Apenas eu citei as pessoas quer estão em fóruns. E se você tem mesmo fontes na FAB vc sabe bem que os americanos não são ojerizados como alguns daqui.
Ah, para saber a opinião da FAB precisar de CECOMSAER...sai com essa.
Gerson Victorio escreveu:
eu, se me permite, contesto um pouco sua "ideia" de que oficiais da FAB não acham os EUA um capeta, por exemplo, o autor dos slides(Oficial da FAB e identificado) ja postados há pouco, pode não achar um capeta, porém, no meu achismo, acredito que ele não classificaria de Santo.
knigh7 escreveu:
Esses slides apareceram tantas vezes no fórum quanto em coloquei declarações do Comandante da FAB,
Gerson Victorio escreveu:
Nem por isso invalida o que eu escrevi, não existe unanimidade .
Nada é unânime, mas que o panorama dos americanos na FAB é diferente do que alguns pensam sobre eles, isso é.
knigh7 escreveu:
o Bueno, em depoimento a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional no Fx anterior no qual ele, diante da pressão dos Congressistas para a escolha da Dassault-que estava atrelada a Embraer na disputa- citara casos de abuso do poderio econômico dos franceses. Coloquei também um artigo do Brigadeiro Quírico sobre como os franceses são -prometem muita coisa na hora de vender, e depois não honrava o que estava no contrato.
Gerson Victorio escreveu:
Bom, deixa eu ver se entendi....o fato do Brigadeiro Bueno e Quiríco terem metido o pau nos franceses por não honrar contrato(qual episódio?) e abuso de poderio economico(qual episódio?) quer dizer que eles assumem automaticamente em público que os EUA não são o capeta ? quer dizer que os EUA sempre cumprem contratos e não se utilizam do abuso de poder econômico? veja.....até então estavamos falando sobre os supostos "oficiais da FAB" não acharem que os EUA serem os capetas!!! o que os franceses tem haver com a história?
Não só os americanos erram feio conosco. Não posso utilizar esse tipo de argumento??
knigh7 escreveu:
Na short list: mais de 1/3 dos componentes do GripenNG, incluindo importantes, como as turbinas, são de origem norte-americana e o SH é 100% americano. E temos o Rafale. Os americanos fazem sacanagens como as demonstradas pelo Brig. Venâncio? Sim, claro. E os outros, como os franceses? E por acaso o Rafale foi o melhor avaliado, o indicado pela FAB? (vc que está acompanhando o processo desde o início não vai me dizer que não poderia perceber...).
Gerson Victorio escreveu:
É preciso entender que eu nunca disse que os franceses são santos, o que eu questionei, e ainda questiono é a ideia de que supostos "oficiais da FAB" não acham os EUA um capeta, simples não?
Pois é: apenas porque eu escrevi aquilo, utilizando como exemplo os oficiais da FAB em fóruns para ser mais evidente, vc descambou para esse debate estéril, que eu não vou continuar.
Re: Super Hornet News
Enviado: Sáb Mai 05, 2012 5:17 pm
por Gerson Victorio
Debate estéril mesmo...gastamos bytes pra nada!
abraços
Gerson
Re: Super Hornet News
Enviado: Dom Mai 06, 2012 11:48 pm
por cassiosemasas
Debate estéril mesmo...gastamos bytes pra nada!
abraços
Gerson
Boa!!!
Re: Super Hornet News
Enviado: Seg Jun 11, 2012 9:41 pm
por knigh7
Super Hornets poderão ter a capacidade de lançar seus próprios UAVs
Os engenheiros em St. Louis da gigante aeroespacial Boeing estão considerando uma série de melhorias para o caça F/A-18 Super Hornet da empresa para mantê-lo competitiva no mercado internacional por pelo menos mais 10 anos, disseram autoridades. Uma idéia é dar um Super Hornet algumas aeronaves próprias.
Entre as melhorias potenciais para os jatos modelos E e F está a capacidade de lançar e controlar veículos aéreos não tripulados. Os engenheiros da Boeing estão trabalhando no desenvolvimento de aviônicos que permitiriam que os Super Hornets pudessem levar junto um drone semelhante à versão mais recente do UAV ScanEagle da Insitu, apelidado de “compressed-carriage Scan Eagle,” dentro de um pequeno compartimento no avião, disse Mike Gibbons, vice-presidente de operações para os jatos F/A-18 e Growlers E/A-18G da empresa.
Um piloto Super Hornet poderá daqui um tempo lançar o avião não tripulado a partir de uma distância segura de um alvo no solo, como o ScanEagle, direcionar ele e acessar os dados em tempo real do alvo com o drone, disse Gibbons.
A Boeing quer adicionar as novas capacidades destes e de outros para garantir a competitivade de suas aeronaves para os clientes cada vez mais preocupados com a sobrevivência dos modelos mais antigos em combate nas lutas contra os inimigos equipados com jatos de combate do século 21 e nas defesas aéreas avançadas, conhecidas como armas anti-acesso e de área de negação.
Outros melhoramentos potenciais para o Super Hornet poderão incluir a instalação de um pod armas stealth; tanques de combustível conformais ao longo superior da fuselagem que oferecerão ao jato mais de 3.500 litros de combustível adicional, novos motores GE que fornecem uma melhor eficiência de combustível e até 20 por cento de empuxo adicional, e uma quantidade de aviônicos e atualizações de sensores concebidos para melhorar a capacidade do avião em coletar e compartilhar dados, bem como jammear os sensores inimigos. Todas as informações coletadas por estes sensores serão exibidos no cockpit nma gigante tela colorida de toque, que se assemelha a um grande iPad.
Embora a Boeing não tem contratos oficiais para instalar esses recursos em qualquer um dos seus Super Hornets, está realizando trabalho de pesquisa e desenvolvimento para garantir que ela possa fazer isso, se um cliente solicitar.
“Quando os clientes internacionais comprarem os Super Hornets, poderão adaptá-lo às suas necessidades”, enquanto eles evoluem, tirando partido das novas funcionalidades que a Boeing está pesquisando, disse Chris Chadwick, diretor da divisão da Boeing de aeronaves militares, durante uma reunião com jornalistas no dia 07 de junho.
A Boeing espera que este upgrade, “Plano de Vôo” vai manter o jato como uma opção de “alto desempenho, baixo custo” para os países que procuram substituir sua frota de F/A-18 Hornet já existentes – ou novos clientes no Oriente Médio e Ásia .
Chadwick disse que a Boeing continua negociando com os compradores atuais de F-35 Lightning II da Lockheed Martin, lembrando esses sobre os recursos e o baixo custo do Super Hornet, em relação aos atrasos e aumentos de custos do F-35, disse ele.
Num curto prazo, a empresa sediada em Chicago continua focada em vencer o longo concurso de caça F-X2 no Brasil, colocando o Super Hornet contra o Saab Gripen sueco e o francês Dassault Rafale para fornecer a força aérea brasileira cerca de 35 caças. Esse concurso está previsto para ser decidido este mês.
O Rafale foi falsamente relatado por ter vencido essa competição várias vezes no passado, durante a administração do ex-presidente brasileiro Lula. No entanto, a atual líder brasileira Dilma Rousseff parece querer colocar seu próprio selo de aprovação sobre o negócio. Brasília foi se aproximando extensivamente dos Estados Unidos, envindo “muitas vibrações positivas” enquanto Washington foi dando permissão à Boeing para proporcionar à indústria brasileira o acesso à tecnologia Super Hornet e um acordo com a Boeing para compra de suprimentos por empresas brasileiras sob o chamado “acordo offset.”
A vitória no relativamente pequeno concurso F-X2 do Brasil permitiria à Boeing estabelecer as bases de um relacionamento de longo prazo com a maior potência econômica latino-americana e uma estrela em ascensão no cenário internacional – abrindo a porta para futuros negócios como a crescente nação, disse Chadwick.
Fonte: Military.com – Tradução: Cavok
http://www.cavok.com.br/blog/?p=51261#more-51261
Re: Super Hornet News
Enviado: Sáb Jun 16, 2012 4:32 pm
por Snowmeow
E como o piloto de um F/A-18 E vai pilotar duas aeronaves ao mesmo tempo?
Na versão F, um pilota o caça, e outro, o drone. Mas na E, isso é impossível, na minha opinião
Ou vão usar drones com inteligência artificial?
Re: Super Hornet News
Enviado: Sáb Jun 16, 2012 4:34 pm
por U-27
teria de ser lançado pelo F então...
Re: Super Hornet News
Enviado: Sáb Jun 16, 2012 5:41 pm
por Petry
Com a IA crescendo cada vez mais, acredito que um F-18E poderia utilizar esse recurso de maneira eficiente.
Mas também há outras possibilidades, como um F-18E lançar e uma segunda aeronave comandar, como uma aeronave AEW&C ou uma mais apropriada.
Re: Super Hornet News
Enviado: Dom Nov 04, 2012 4:08 pm
por knigh7
Vamos dar um "up" neste tópico.
Re: Super Hornet News
Enviado: Dom Nov 04, 2012 4:34 pm
por knigh7
Boeing e AEL conectam simuladores nos EUA e no Brasil
Sucesso da demonstração representa promessa de cooperação para o desenvolvimento de tecnologia de cockpit
A Boeing conectou no mês passado, um de seus avançados simuladores de aviões de caça em Saint Louis, no estado do Missouri, a um simulador a mais de 8 mil quilômetros de distância, em Porto Alegre, demonstrando a eficiência do compartilhamento de consciência situacional de potenciais ameaças e da tecnologia disponível para treinamento entre Estados Unidos e Brasil.
A simulação, que também envolveu a subsidiária brasileira da Elbit Systems, a AEL Sistemas S.A., aconteceu no dia 29 de agosto, durou aproximadamente 25 minutos e integra os esforços da Boeing para reforçar os laços com empresas brasileiras.
“Durante a demonstração, os simuladores do Boeing F/A-18E/F Super Hornet e de um F-5 brasileiro se viram e voaram juntos em um espaço aéreo virtual brasileiro,” disse Jerry Berg, chefe da equipe de Missão de Sistemas do Boeing F/A-18 Super Hornet. “Ambos participantes dispararam armas contra ameaças simuladas e viram resultados.”
No início deste ano, a Boeing selecionou a Elbit para fornecer o sistema Large Display Area (tela única de visualização que fornece todos os dados de vôo, missão e sistemas da aeronave) e o Head-up Display de Baixo Perfil (Low-profile Head-up Display – LPHUD) para o F-15SE Silent Eagle e o F/A-18E/F Super Hornet, que é um dos concorrentes do Programa F-X2 da Força Aérea Brasileira. Como um fornecedor chave da Boeing, a Elbit, através da Boeing, está investindo no desenvolvimento de aviônicos avançados na AEL Sistemas.
“A simulação desta missão, na qual o simulador da AEL em Porto Alegre estava ligado ao simulador em St. Louis reforça a promessa de relacionamentos futuros e de colaborações em tecnologias de cockpit”, disse John Keevan, gerente do laboratório de capacidades avançadas do F/A-18 da Boeing. “Isso inclui treinamento mais completo e eficiente para pilotos da Força Aérea Brasileira e de outros clientes potenciais".
...
traduzido de:
http://boeing.mediaroom.com/index.php?s=43&item=2415
Re: Super Hornet News
Enviado: Dom Nov 04, 2012 5:38 pm
por BrasilPotência
knigh7 escreveu:Vamos dar um "up" neste tópico.
Impressionante a capacidade de carga dos SH.
Re: Super Hornet News
Enviado: Dom Nov 04, 2012 10:34 pm
por Luís Henrique
Realmente impressionante.
os pilones 3, 4, 8 e 9 levam 2 mísseis cada.
O SH que possui 11 pontos duros, na configuração de defesa aérealeva 12 AMRAAM, 2 AIM9 e 1 tanque de combustível.
Não sei se o Rafale possui pilones duplos, mas com 14 pontos fixos não fica atrás.
Re: Super Hornet News
Enviado: Dom Nov 04, 2012 11:02 pm
por knigh7
A diferença do Rafale para o SH é que o caça francês, embora tenha esses 14 pontos, há pontos que tem menos possibilidades de armamentos. Por exemplo: os pontos 1, 2, 13 e 14 ou seja os 2 pontos mais externos de cada asa do Rafale, só podem receber até mísseis de cerca de dimensão/peso do Mica. No caso do Super Hornet, nos locais ao equivalente aos pontos 2 e 13 do caça francês, podem receber até mísseis de relativo grande porte, como o Harm.
Eu também nunca vi ou li o caça francês com cabides duplos de mísseis. É provável que ainda não haja certificação para isso.
Mas vale ressaltar que eu considero o caça francês, assim como o SH, uma excelente aeronave.
Re: Super Hornet News
Enviado: Seg Nov 05, 2012 3:09 am
por Carlos Lima
Dois exemplos de Rafale utilizando armamento pesado operacionalmente.
[]s
CB_Lima
Re: Super Hornet News
Enviado: Seg Nov 05, 2012 3:54 am
por knigh7
Não entendi, Lima. Vc acha que eu escrevi algo contrário a isso? Nessas 2 fotos que vc apresentou, o caça francês está levando as bombas nos cabides onde o caça americanos pode também levá-las, o que não ocorre em outros cabides, como citei, onde o caça francês não pode levar misseis BVR modernos (somente até mísseis do porte do Mica) ou outros mais pesados. E o Super Hornet pode. Ou então em casos de cabides duplos para mísseis em que o Rafale não tem certificação ainda para isso (e não se sabe se terá) e o SH tem.
O Rafale tem um payload 10% a mais que o F-18. Mas isso não significa que possa se converter em vantagem ou diminuir a disvantagem quanto qo que foi exposto. O que disse acima é fortemente influenciado por características aerodinâmicas, estruturais e requerimentos na fase do projeto.
Re: Super Hornet News
Enviado: Seg Nov 05, 2012 6:07 am
por Carlos Lima
Tá na boa
Só ilustrei que o Rafale pode levar um payload bem pesado (exemplo, misseis cruise + misseis mica).
No momento está sendo qualificado para utilizar o Meteor... que é o próximo missil de interesse dos franceses. Não entendi o que você está querendo dizer com BVR Modernos, pois passa a impressão de que ele simplesmente não é capaz de fazer isso. O que ocorre é que o "BVR Moderno" do Rafale é o Meteor que em breve irá complementar o Mica quando entrar em serviço.
Daí será que ele poderia levar amraam? Nada diz que não... é só uma questão de conveniência francesa e falta de interesse nisso do que necessariamente falta de capacidade da aeronave.
O que são coisas bem diferentes.
Se eu não me engano quando entrar em serviço o Meteor será tão "pesado" (esse termo é estranho porque parece que estamos falando de torpedos e não de misseis ar-ar...
) quanto o amraam.
O mesmo vale para cabides duplos. Essa história também é boa e eu já andei perguntando por aqui sobre isso e a resposta que obtive foi que isso nunca foi comprado pela USN para ser utilizado operacionalmente, e que ficar bem para propaganda, mas na prática adiciona um drag desgraçado para a aeronave sem nenhum benefício prático (pois ainda detona com o alcance e a manobrabilidade da mesma).
Mas fica bonito na foto e naqueles mockups em shows aéros... isso sim
!
Enfim... só quiz mostrar fotos de armamento que está operacional que leva um payload considerável ao invés de mostrar aquelas fotos que vemos em feiras da vida porque normalmente são um pouco longe da realidade
Só isso
[]s
CB_Lima