Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5116 Mensagem por Guerra » Seg Ago 09, 2010 5:07 pm

Francoorp escreveu: Senhores... A FN minimi tem o emprego direto de saturação de área, apoio de fogo à infantaria ou defesa de ponto estratégico, tem calibre 5,56mm. A MAG, tem o emprego de saturação de área, apoio de fogo à infantaria e defesa de ponto estratégico, tem calibre 7,62mm... na Pratica o mesmo emprego, o ponto é que o nosso EB em sua infinita sabedoria utiliza a MAG mais com tripé-cavalete, e utilizam dois soldados para o transporte, um para a metranca e o outro para o tripé e munição. Vem mais utilizada para a defesa de ponto estratégico tal com uma casamata na colina... mas outros exércitos principalmente na Africa, utilizavam a MAG nos mesmo moldes que a FN minimi é utilizada hoje, e ainda faziam o transporte da mesma com bandoleira, com um único soldado, e usando qualquer superfície como base de apoio em substituição do tripé, ou ainda colocava, assim como a Minimi , o bi-pé de apoio.

As diferenças principais estão no peso das armas, a MAG pesa 2X a FN Minimi(por isso a FN a chamou de Minimi), e o calibre, sendo que a FN MAG é 7,62mm.

Na Infantaria do EB:
Imagem
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/FN_MAG_tr%C3%ADpode.JPG
Imagem
Imagem
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a8/British_L7A2_Machine_Gun.JPEG


Mas nas tropas de elite do EB se usa sim sem o cavalete tripé:
Imagem

Ja o FAP não é uma metralhadora tática(Tipo Minimi), mas é um fuzil...
Imagem
Seria o seguinte. A minimi seria uma arma de apoio aos GCs, e a MAG aos pelotões. Mas isso já esta caindo por terra. Anos atrás a MAG ficava no pelotão de apoio, agora elas estão nos pelotões. Elas ainda agem como seção. Mas eu acho que a tendencia é o emprego delas separadas apoiando o GC.

ps: o previsto na peça é um cabo e um soldado.




Editado pela última vez por Guerra em Seg Ago 09, 2010 5:08 pm, em um total de 1 vez.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#5117 Mensagem por Francoorp » Seg Ago 09, 2010 5:07 pm

A Minimi é uma metralhadora leve e a FAP é um fuzil-metralhadora, mas também pode ser chamado de metralhadora leve. A questão é que no GC ambas tem o mesmo papel, então a comparação é válida. São chamadas por lá de SAW, Squad Automatic Weapon. É uma arma automática, de uso individual, que vai junto com o "squad" para supressão de fogo. Tanto que no Canada a FAP foi substituída pela C9, a Minimi na versão deles.

Não é assim não, na logistica do GC o Fuzil de assalto e os Fuzil-Metralhadores têm grande parte dos componentes intercambiáveis, por isso muitos escolheram a doutrina do Fz Mt para fazer parte do pelotão(+++GC), como no nosso caso o FAL-FAP... já quando se quer uma metraladora tática real, o Fz Mtr vem completamente substituído, por isso o Canadá optou por este modelo da Minimi, foi uma mudança de doutrina mais que de equipamentos similares, pra mim a comparação continua invalida... :roll: 8-]




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#5118 Mensagem por Túlio » Seg Ago 09, 2010 5:11 pm

Não compreendo essa idéia de 'intercambialidade', para que serve? Tipo assim, quebrou o percutor do FAP tira o de um FAL e bota lá? Quebrou a coronha, bota a do FAL? Bueno, vai ser um FAL a menos no GC, não? 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5119 Mensagem por Guerra » Seg Ago 09, 2010 5:13 pm

Túlio escreveu:Também tenho minhas dúvidas sobre o C-MAG, Bolovo véio (21, um autêntico ANCIÃO... :twisted: ), mas não consigo lembrar o nome daquele outro que vi no YT... :(

E acrescento que, sempre PARA MIM, um Fz Mtr não deve - em hipótese alguma, diria - ser derivado de um Fz comum, há montes de relatos nada lisonjeiros sobre o FAP por quem atirou muito com ele, como Australianos - que o chamavam de 'bang-bang-jam' - e Israelenses (não é o caso do EB, meia dúzia de tiros de vez em quando... :twisted: )...
Não é só nesses lugares, não Tulio. O FAP não aguenta o suporte ao GC. Ele aquece demais. E é impossivel a troca do cano. O negocio é segurar o dedo e contar com o restante das armas do GC para manter o fogo.
Independente do calibe, eu acho que nosso Gc precisa de uma mtr. Ponto final! Se vier um novo FM para essa função. Fazer o que? Quem não tem cão...




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#5120 Mensagem por Francoorp » Seg Ago 09, 2010 5:15 pm

Túlio escreveu:Não compreendo essa idéia de 'intercambialidade', para que serve? Tipo assim, quebrou o percutor do FAP tira o de um FAL e bota lá? Quebrou a coronha, bota a do FAL? Bueno, vai ser um FAL a menos no GC, não? 8-]
Pegam-se as peças das armas dos companheiros mortos ou fora de combate... se se vence a batalha. tem sempre arma a mais e soldado a menos.

Bem, do cano nem precisa falar, é obvio demais.




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5121 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 09, 2010 5:18 pm

Francoorp escreveu:
A Minimi é uma metralhadora leve e a FAP é um fuzil-metralhadora, mas também pode ser chamado de metralhadora leve. A questão é que no GC ambas tem o mesmo papel, então a comparação é válida. São chamadas por lá de SAW, Squad Automatic Weapon. É uma arma automática, de uso individual, que vai junto com o "squad" para supressão de fogo. Tanto que no Canada a FAP foi substituída pela C9, a Minimi na versão deles.

Não é assim não, na logistica do GC o Fuzil de assalto e os Fuzil-Metralhadores têm grande parte dos componentes intercambiáveis, por isso muitos escolheram a doutrina do Fz Mt para fazer parte do pelotão(+++GC), como no nosso caso o FAL-FAP... já quando se quer uma metraladora tática real, o Fz Mtr vem completamente substituído, por isso o Canadá optou por este modelo da Minimi, foi uma mudança de doutrina mais que de equipamentos similares, pra mim a comparação continua invalida... :roll: 8-]
Mas Francoorp, se vc for ver o papel das armas é o mesmo. A Bélgica tinha FAL e FAP no GC e MAG no pelotão, os EUA era M16 no GC e M60 no pelotão. Com a adoção do 556 pela OTAN e a reformulação da doutrina nos anos 80, criaram uma metralhadora leve, a Minimi para dar esse papel de apoio ao GC, coisa que a Bélgica tinha com uma FAP (tanto que a Minimi é criação deles), mas os EUA não tinha com suas onze M16 num GC.

Abraço!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#5122 Mensagem por Túlio » Seg Ago 09, 2010 5:22 pm

Guerra escreveu:
Túlio escreveu:Também tenho minhas dúvidas sobre o C-MAG, Bolovo véio (21, um autêntico ANCIÃO... :twisted: ), mas não consigo lembrar o nome daquele outro que vi no YT... :(

E acrescento que, sempre PARA MIM, um Fz Mtr não deve - em hipótese alguma, diria - ser derivado de um Fz comum, há montes de relatos nada lisonjeiros sobre o FAP por quem atirou muito com ele, como Australianos - que o chamavam de 'bang-bang-jam' - e Israelenses (não é o caso do EB, meia dúzia de tiros de vez em quando... :twisted: )...

Independente do calibre, eu acho que nosso Gc precisa de uma mtr. Ponto final! Se vier um novo FM para essa função. Fazer o que? Quem não tem cão...

Nosso ÚNICO ponto de discordância está aí, cupincha: uma Mtr precisa de DOIS Sds para operar, um Fz Mtr apenas um (os ianques experimentaram EM AÇÃO a Minimi operada por um só homem desde o início dos 90 e estão aí, atrás de um Fz Mtr que preste). Ganha-se em flexibilidade e mobilidade, leveza e simplicidade de operação/manutenção sem perder poder de fogo... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5123 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 09, 2010 5:30 pm

Só uma coisa, como é exatamente o GC do EB e, se possível, o do CFN? Alias, não só o GC, mas o Pelotão todo, com os três grupos de combate e o de apoio. Essa é uma informação que eu nunca tive com exatidão, sei mais ou menos. Eu sei como é exatamente o americano, mas nem faço idéia como é o brasileiro. [101]

EDIT

Achei o GC do CFN no wikipedia. É muito parecido com o dos US Marines, até nas armas. Acho que é igual até.
  • CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

    Um Grupo de Combate (GC) é a unidade tatica basica de combate da Infantaria, tem por finalidade localizar, cerrar sobre o inimigo e destrui-lo pelo fogo e movimento, repelir seu ataque pelo fogo e combate aproximado. Três Grupos de combate, mais um Grupo de Apoio de fogo, formam um Pelotão.

    O GC é organizado em três Esquedras de tiro (ET), cada uma das quais constituida em torno de uma arma automatica (MINIMI) e controlada por um comandante.

    O GC é composto por 13 combatentes: um sargento, que é seu comandante, e das três ET com quatro combatentes cada. A ET, por sua vez, é constituida por um CB-IF, seu comandante; que tambem atua como granadeiro responsavel pelo emprego do Lança-Granadas 40mm M203, do seu Fuzil de Assalto 5,56mm. Um CB-IF atirador; responsavel pela execução dos tiros da arma automatica da ET; um SD-FN municiador que auxilia o atirador no emprego da sua arma automatica, identificando alvos, protegendo o atirador, carrega munição adicionais, ajuda na solução de incidentes de tiro e deve estar preparado para substituir o Atirador. E na vanguarda da ET um SD-FN Volteador, responsável pelo emprego do armamento Anticarro (AT-4), atua como elemento de segurança na incessante tarefa de localizar o inimigo.




Editado pela última vez por Bolovo em Seg Ago 09, 2010 5:37 pm, em um total de 2 vezes.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5124 Mensagem por moura » Seg Ago 09, 2010 5:35 pm





Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5125 Mensagem por dalton romao » Seg Ago 09, 2010 5:41 pm

Posso concordar que o FAP esquenta mesmo. Tem que segurar o dedo. Rajadas curtas. Mas um fuzil metralhadora ou fuzil automático pesado ainda é o melhor pro GC. Uma metralhadora com municiamento por fita, exige o auxiliar e em floresta, na Amazônia, se deteriora rápido por causa da umidade. Os russos trocaram uma metralhadora leve por um fuzil metralhadora no GC. E só ver a RPK, que nada mais é do que um AK com cano pesado e mais comprido, como nosso FAP.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5126 Mensagem por dalton romao » Seg Ago 09, 2010 5:44 pm

Escrevi mal. A fita de munição, ou os elos, se deterioram rápido na floresta amazônica por causa da umidade.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5127 Mensagem por dalton romao » Seg Ago 09, 2010 5:47 pm

O pensamento do colega Tulio procede. Um fuzil metralhadora ganha em flexibilidade e mobilidade. E são dois pra cada GC.




moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5128 Mensagem por moura » Seg Ago 09, 2010 5:50 pm

Acabei de entra no site da HK e vi o modelo 417, leva a mal não mas o bicho é bonito pra cacete, ha se o EB comprasse uma crianças dessas seria um sonho.
Sei que o DPF estava com planos para compra mas até agora nada.
Gente quantos anos o EB está de FAL e 7.62, acho que ainda vai levar um bom tempo pra mudar a mentalidade na caserna e se mudar pois como disse o Guerra com a duvida sobre a eficacia do 5.56 na selva duvido que o EB troque o certo pelo duvido.
Agora o CG com HK417 e Minimi 7.62, sendo mais leves e com trilhos picaccini, acho que daria para levar mais munição e lança granadas, aumentado a capacidade de fogo do GC.




Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#5129 Mensagem por Francoorp » Seg Ago 09, 2010 5:54 pm

Eu prefiro a Metranca e basta!! Sou cabeça dura nisso !! [000]




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
topo
Júnior
Júnior
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Set 03, 2007 9:38 pm
Localização: Italia

Re: Novo Fuzil para o EB

#5130 Mensagem por topo » Seg Ago 09, 2010 6:27 pm

Aqui na Italia ,antes da entrada da minimi em servico,se usava uma mg42 por GC,agora com a minimi se usa duas por GC e uma mg43 por pelotao.

ps.cada GC sao de 8 homens.




Editado pela última vez por topo em Ter Ago 10, 2010 4:04 am, em um total de 1 vez.
Responder