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Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jan 31, 2018 2:05 pm
por FCarvalho
A Embraer não tem nenhuma pressa em relação a esta possível versão do KC-390. Por hora o que existe de fato é a prescruta do mercado. Se tem mercado para o C-130F, também tem para o KC-390F. Obviamente que nem de longe se pretende alcançar números parecidos com o que há em termos de transformação de modelos comerciais em cargueiros. A LM lançou no último semestre do ano passado a versão civil da -J do Hércules.

Existe um nicho bem específico para este tipo de avião. Não é muito grande, mas existe. Se vai valer a pena investir nele, bem, só o tempo dirá.

Ademais, o KC-390 leva pouca carga comparado mesmo a um 737 reformado. Seria o caso de transporte de cargas especiais e de alcançar localizações que os cargo lift normais não chegam. Aqui no Brasil é o que não falta. E por aí afora também. Mas quem iria comprar uma aeronave militar civilizada para fazer esse tipo de trabalho quando de pode deixar a carga em um hub próximo e depois distribuir tudo em aeronaves menores e mais baratas, em codshare com empreas locais e regionais?

Eu é que não.

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jan 31, 2018 2:07 pm
por Matheus
FCarvalho escreveu:Como previsto.

ALA 2 em Anápolis será a primeira base do EDS KC390.
Por Roberto Caiafa - jan 30, 2018

http://tecnodefesa.com.br/ala-2-em-anap ... eds-kc390/

abs
Anápolis deveria ter, pelo menos um embrião, de uma defesa anti-aérea moderna. Algo como duas baterias de Pantsir associada a duas de mísseis de alcance intermediário, para cobrir Anápolis e Brasília. Uma terceira deveria estar no Rio cobrindo o polo naval e as usinas nucleares.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jan 31, 2018 2:10 pm
por FCarvalho
Matheus escreveu:
FCarvalho escreveu:Como previsto.
ALA 2 em Anápolis será a primeira base do EDS KC390.
Por Roberto Caiafa - jan 30, 2018
http://tecnodefesa.com.br/ala-2-em-anap ... eds-kc390/
abs
Anápolis deveria ter, pelo menos uma embrião, de uma defesa anti-aérea moderna. Algo como uma bateria de Pantsir associada a mísseis de alcance intermediário.
Pantsyr nem em sonho Matheus. O projeto foi cancelado, embora não oficialmente.
O que a FAB vai ter por muito tempo ainda são os Igla, e olhe lá.
Até um dia alguém achar que é necessário fazer algo mais.
Mas isso só muito provavelmente quando a desgraça vier bater a nossa porta.
Como sempre, aliás.

abs

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jan 31, 2018 2:11 pm
por Bolovo
Matheus escreveu:
FCarvalho escreveu:Como previsto.

ALA 2 em Anápolis será a primeira base do EDS KC390.
Por Roberto Caiafa - jan 30, 2018

http://tecnodefesa.com.br/ala-2-em-anap ... eds-kc390/

abs
Anápolis deveria ter, pelo menos uma embrião, de uma defesa anti-aérea moderna. Algo como uma bateria de Pantsir associada a mísseis de alcance intermediário.
Pantsir?
Só foi deixar a direção do programa na mão da COPAC/FAB que ele foi descartado (contra toda a lógica reinante no mundo)...
Acho que merecem ficar com o Igla pra sempre mesmo.

Imagem

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jan 31, 2018 2:13 pm
por Matheus
Eu editei meu post. Creio que não precisava muito. 3 baterias de Pantsir e 3 de um míssil com alcance maior, até um Unkhoto com booster, para cobrir Anápolis, Brasília e Rio. Seria um mínimo necessário e até pra formar doutrina.

Parece que 3 baterias é o que o Brasil teria negociado com a Rússia em 2015....já nem lembrava.

O custo previsto era de U$ 1,0 bi. É um pouco salgado...

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jan 31, 2018 2:31 pm
por Bruno Falcão
FCarvalho escreveu:A Embraer não tem nenhuma pressa em relação a esta possível versão do KC-390. Por hora o que existe de fato é a prescruta do mercado. Se tem mercado para o C-130F, também tem para o KC-390F. Obviamente que nem de longe se pretende alcançar números parecidos com o que há em termos de transformação de modelos comerciais em cargueiros. A LM lançou no último semestre do ano passado a versão civil da -J do Hércules.

Existe um nicho bem específico para este tipo de avião. Não é muito grande, mas existe. Se vai valer a pena investir nele, bem, só o tempo dirá.

Ademais, o KC-390 leva pouca carga comparado mesmo a um 737 reformado. Seria o caso de transporte de cargas especiais e de alcançar localizações que os cargo lift normais não chegam. Aqui no Brasil é o que não falta. E por aí afora também. Mas quem iria comprar uma aeronave militar civilizada para fazer esse tipo de trabalho quando de pode deixar a carga em um hub próximo e depois distribuir tudo em aeronaves menores e mais baratas, em codshare com empreas locais e regionais?

Eu é que não.

abs.
Bem por ae mesmo. Aqui no Amazonas vejo um bom mercado para esse tipo de aeronave, especialmente na área da exploração de petróleo. A exploração de petróleo está voltando a toda aqui, agora além de Coari, um município chamado Carauari será um novo polo de exploração (Será feita pela a russa Rosneft). Ja estão com todo o maquinário por lá, entre eles uns 2 helicópteros russos Mi-17A1 e tem mais um terceiro chegando em fevereiro (provavelmente abordo de um Antonov direto da Russia). Enfim, um KC-390 poderia realizar o trabalho de transporte de maquinário pesado para estes lugares onde as pistas de pouso não são grandes.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jan 31, 2018 6:45 pm
por gusmano
Matheus escreveu:
FCarvalho escreveu:Como previsto.

ALA 2 em Anápolis será a primeira base do EDS KC390.
Por Roberto Caiafa - jan 30, 2018

http://tecnodefesa.com.br/ala-2-em-anap ... eds-kc390/

abs
Anápolis deveria ter, pelo menos um embrião, de uma defesa anti-aérea moderna. Algo como duas baterias de Pantsir associada a duas de mísseis de alcance intermediário, para cobrir Anápolis e Brasília. Uma terceira deveria estar no Rio cobrindo o polo naval e as usinas nucleares.
relaxa, dois iglas e tá bom. :roll:

abs

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jan 31, 2018 9:52 pm
por FCarvalho
Matheus escreveu:Eu editei meu post. Creio que não precisava muito. 3 baterias de Pantsir e 3 de um míssil com alcance maior, até um Unkhoto com booster, para cobrir Anápolis, Brasília e Rio. Seria um mínimo necessário e até pra formar doutrina.
Parece que 3 baterias é o que o Brasil teria negociado com a Rússia em 2015....já nem lembrava.
O custo previsto era de U$ 1,0 bi. É um pouco salgado...
Com este US 1 bi a FAB poderia muito bem fazer uma parceria com os sul-africanos e desenvolver conjuntamente o Unkhonto BGL, com respingos para as suas co-irmãs.
Mas fato é que nem uma coisa e nem outra.
Na visão da FAB, para o nosso entorno estratégico, Igla já tá bom até de mais.

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jan 31, 2018 10:10 pm
por FCarvalho
Bruno Falcão escreveu:
FCarvalho escreveu:A Embraer não tem nenhuma pressa em relação a esta possível versão do KC-390. Por hora o que existe de fato é a prescruta do mercado. Se tem mercado para o C-130F, também tem para o KC-390F. Obviamente que nem de longe se pretende alcançar números parecidos com o que há em termos de transformação de modelos comerciais em cargueiros. A LM lançou no último semestre do ano passado a versão civil da -J do Hércules...
Bem por ae mesmo. Aqui no Amazonas vejo um bom mercado para esse tipo de aeronave, especialmente na área da exploração de petróleo. A exploração de petróleo está voltando a toda aqui, agora além de Coari, um município chamado Carauari será um novo polo de exploração (Será feita pela a russa Rosneft). Ja estão com todo o maquinário por lá, entre eles uns 2 helicópteros russos Mi-17A1 e tem mais um terceiro chegando em fevereiro (provavelmente abordo de um Antonov direto da Russia). Enfim, um KC-390 poderia realizar o trabalho de transporte de maquinário pesado para estes lugares onde as pistas de pouso não são grandes.
Bruno, eu acho que o KC-390 tem um grande potencial para ser um bom cargo civil, mas aqui no Brasil dificilmente ele terá mercado. Não há empresas, vamos dizer assim, com cacife e organização, para operar uma aeronave como essa.
Ademais, como eu disse, comparativamente a modelos civis transformados, ele leva pouca carga, e sendo assim, as suas aplicações acabam ficando bem restritas.
No começo do projeto previu-se que a versão "F" seria até um pouco maior em relação a militar afim de se aumentar o volume interno de carga, mas mantendo a mesma capacidade.
Honestamente, com tantos widebody saindo de cena nos próximos anos, como 767 e 757, e agora com as primeiras versões dos A330, acho pouco provável que uma empresa á querer investir em um avião novo e tão especializado. Ainda mais levando menos carga que um 737.
Pode ser que no futuro haja a possibilidade de, em havendo interesse e mercado, uma versão maior od KC-390 venha à luz.
A USAF ainda mantém de pé a intenção de substituir a sua gigantesca frota de C-130. Mas para isso, até o momento, o que se espera ou se sabe, é uma aeronave maior e mais capaz do que o próprio Hércules. Talvez aí esteja a resposta para uma potencial versão civil do avião da Embraer, e justamente com a Boeing, em meio a maior celeuma entre as empresas e seus negócios.
A ver.

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Fev 02, 2018 6:31 am
por Tikuna
FCarvalho escreveu: Bruno, eu acho que o KC-390 tem um grande potencial para ser um bom cargo civil, mas aqui no Brasil dificilmente ele terá mercado.

Não podemos nos esquecer:


Brasil será primeiro operador do novo Hercules civil


Imagem

http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/b ... _2717.html

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Fev 02, 2018 11:31 am
por FCarvalho
É, eu vi essa notícia. Mas se a empresa bobear, estes aviões vão acabar na FAB ou em alguma força aérea daqui de baixo.

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Fev 02, 2018 1:45 pm
por Bruno Falcão
Isso se chegarem né. Porque depois dessa noticia nunca mais foi noticiado algo sobre esse negócio ou mesmo sobre essa empresa Bravo. Tudo muito nebulado esse negócio e principalmente a empresa.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Fev 02, 2018 1:53 pm
por Tikuna
Bruno Falcão escreveu:Isso se chegarem né. Porque depois dessa noticia nunca mais foi noticiado algo sobre esse negócio ou mesmo sobre essa empresa Bravo. Tudo muito nebulado esse negócio e principalmente a empresa.
O Rollout do primeiro LM-100J ocorreu há somente um ano. É natural que o produto esteja em testes.

Aqui o site da Empresa:
http://www.bravoindustries.com/aircargo/

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Fev 02, 2018 2:06 pm
por Túlio
É uma empresa dos EUA que opera no Brasil. Talvez seja um movimento/acordo para deslanchar o Juliet L-100...

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Fev 02, 2018 10:20 pm
por FCarvalho
Também acho. Em mais de 50 anos de operação aqui o Hércules jamais teve um operador civil. E esta versão dele, até onde me lembro, só teria sido usada pela força aérea peruana, salvo engano.

No mais, das empresas de carga aérea que conheço no Brasil, até o presente momento, nenhuma mostrou interesse, ou teria cacife financeiro para adquirir um KC-390 civil. A não ser que o governo meta o dedo no negócio. Praticamente todas usam aviões usados transformados, sendo a maioria de 767. Os 737 estão entrando agora nesse mercado por aqui. Mas ainda existem vários MD e 707 cargo por aí, embora a tendência mostrada pelo mercado seja justamente a sua substituição pela versão F dos -300 e -400 dos 737.

Sinceramente não sei onde um C=390F entraria nessa conta.

abs.