Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5101 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2018 2:05 pm

A Embraer não tem nenhuma pressa em relação a esta possível versão do KC-390. Por hora o que existe de fato é a prescruta do mercado. Se tem mercado para o C-130F, também tem para o KC-390F. Obviamente que nem de longe se pretende alcançar números parecidos com o que há em termos de transformação de modelos comerciais em cargueiros. A LM lançou no último semestre do ano passado a versão civil da -J do Hércules.

Existe um nicho bem específico para este tipo de avião. Não é muito grande, mas existe. Se vai valer a pena investir nele, bem, só o tempo dirá.

Ademais, o KC-390 leva pouca carga comparado mesmo a um 737 reformado. Seria o caso de transporte de cargas especiais e de alcançar localizações que os cargo lift normais não chegam. Aqui no Brasil é o que não falta. E por aí afora também. Mas quem iria comprar uma aeronave militar civilizada para fazer esse tipo de trabalho quando de pode deixar a carga em um hub próximo e depois distribuir tudo em aeronaves menores e mais baratas, em codshare com empreas locais e regionais?

Eu é que não.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5102 Mensagem por Matheus » Qua Jan 31, 2018 2:07 pm

FCarvalho escreveu:Como previsto.

ALA 2 em Anápolis será a primeira base do EDS KC390.
Por Roberto Caiafa - jan 30, 2018

http://tecnodefesa.com.br/ala-2-em-anap ... eds-kc390/

abs
Anápolis deveria ter, pelo menos um embrião, de uma defesa anti-aérea moderna. Algo como duas baterias de Pantsir associada a duas de mísseis de alcance intermediário, para cobrir Anápolis e Brasília. Uma terceira deveria estar no Rio cobrindo o polo naval e as usinas nucleares.




Editado pela última vez por Matheus em Qua Jan 31, 2018 2:11 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5103 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2018 2:10 pm

Matheus escreveu:
FCarvalho escreveu:Como previsto.
ALA 2 em Anápolis será a primeira base do EDS KC390.
Por Roberto Caiafa - jan 30, 2018
http://tecnodefesa.com.br/ala-2-em-anap ... eds-kc390/
abs
Anápolis deveria ter, pelo menos uma embrião, de uma defesa anti-aérea moderna. Algo como uma bateria de Pantsir associada a mísseis de alcance intermediário.
Pantsyr nem em sonho Matheus. O projeto foi cancelado, embora não oficialmente.
O que a FAB vai ter por muito tempo ainda são os Igla, e olhe lá.
Até um dia alguém achar que é necessário fazer algo mais.
Mas isso só muito provavelmente quando a desgraça vier bater a nossa porta.
Como sempre, aliás.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5104 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 31, 2018 2:11 pm

Matheus escreveu:
FCarvalho escreveu:Como previsto.

ALA 2 em Anápolis será a primeira base do EDS KC390.
Por Roberto Caiafa - jan 30, 2018

http://tecnodefesa.com.br/ala-2-em-anap ... eds-kc390/

abs
Anápolis deveria ter, pelo menos uma embrião, de uma defesa anti-aérea moderna. Algo como uma bateria de Pantsir associada a mísseis de alcance intermediário.
Pantsir?
Só foi deixar a direção do programa na mão da COPAC/FAB que ele foi descartado (contra toda a lógica reinante no mundo)...
Acho que merecem ficar com o Igla pra sempre mesmo.

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5105 Mensagem por Matheus » Qua Jan 31, 2018 2:13 pm

Eu editei meu post. Creio que não precisava muito. 3 baterias de Pantsir e 3 de um míssil com alcance maior, até um Unkhoto com booster, para cobrir Anápolis, Brasília e Rio. Seria um mínimo necessário e até pra formar doutrina.

Parece que 3 baterias é o que o Brasil teria negociado com a Rússia em 2015....já nem lembrava.

O custo previsto era de U$ 1,0 bi. É um pouco salgado...




Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5106 Mensagem por Bruno Falcão » Qua Jan 31, 2018 2:31 pm

FCarvalho escreveu:A Embraer não tem nenhuma pressa em relação a esta possível versão do KC-390. Por hora o que existe de fato é a prescruta do mercado. Se tem mercado para o C-130F, também tem para o KC-390F. Obviamente que nem de longe se pretende alcançar números parecidos com o que há em termos de transformação de modelos comerciais em cargueiros. A LM lançou no último semestre do ano passado a versão civil da -J do Hércules.

Existe um nicho bem específico para este tipo de avião. Não é muito grande, mas existe. Se vai valer a pena investir nele, bem, só o tempo dirá.

Ademais, o KC-390 leva pouca carga comparado mesmo a um 737 reformado. Seria o caso de transporte de cargas especiais e de alcançar localizações que os cargo lift normais não chegam. Aqui no Brasil é o que não falta. E por aí afora também. Mas quem iria comprar uma aeronave militar civilizada para fazer esse tipo de trabalho quando de pode deixar a carga em um hub próximo e depois distribuir tudo em aeronaves menores e mais baratas, em codshare com empreas locais e regionais?

Eu é que não.

abs.
Bem por ae mesmo. Aqui no Amazonas vejo um bom mercado para esse tipo de aeronave, especialmente na área da exploração de petróleo. A exploração de petróleo está voltando a toda aqui, agora além de Coari, um município chamado Carauari será um novo polo de exploração (Será feita pela a russa Rosneft). Ja estão com todo o maquinário por lá, entre eles uns 2 helicópteros russos Mi-17A1 e tem mais um terceiro chegando em fevereiro (provavelmente abordo de um Antonov direto da Russia). Enfim, um KC-390 poderia realizar o trabalho de transporte de maquinário pesado para estes lugares onde as pistas de pouso não são grandes.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1959
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 202 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5107 Mensagem por gusmano » Qua Jan 31, 2018 6:45 pm

Matheus escreveu:
FCarvalho escreveu:Como previsto.

ALA 2 em Anápolis será a primeira base do EDS KC390.
Por Roberto Caiafa - jan 30, 2018

http://tecnodefesa.com.br/ala-2-em-anap ... eds-kc390/

abs
Anápolis deveria ter, pelo menos um embrião, de uma defesa anti-aérea moderna. Algo como duas baterias de Pantsir associada a duas de mísseis de alcance intermediário, para cobrir Anápolis e Brasília. Uma terceira deveria estar no Rio cobrindo o polo naval e as usinas nucleares.
relaxa, dois iglas e tá bom. :roll:

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5108 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2018 9:52 pm

Matheus escreveu:Eu editei meu post. Creio que não precisava muito. 3 baterias de Pantsir e 3 de um míssil com alcance maior, até um Unkhoto com booster, para cobrir Anápolis, Brasília e Rio. Seria um mínimo necessário e até pra formar doutrina.
Parece que 3 baterias é o que o Brasil teria negociado com a Rússia em 2015....já nem lembrava.
O custo previsto era de U$ 1,0 bi. É um pouco salgado...
Com este US 1 bi a FAB poderia muito bem fazer uma parceria com os sul-africanos e desenvolver conjuntamente o Unkhonto BGL, com respingos para as suas co-irmãs.
Mas fato é que nem uma coisa e nem outra.
Na visão da FAB, para o nosso entorno estratégico, Igla já tá bom até de mais.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5109 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2018 10:10 pm

Bruno Falcão escreveu:
FCarvalho escreveu:A Embraer não tem nenhuma pressa em relação a esta possível versão do KC-390. Por hora o que existe de fato é a prescruta do mercado. Se tem mercado para o C-130F, também tem para o KC-390F. Obviamente que nem de longe se pretende alcançar números parecidos com o que há em termos de transformação de modelos comerciais em cargueiros. A LM lançou no último semestre do ano passado a versão civil da -J do Hércules...
Bem por ae mesmo. Aqui no Amazonas vejo um bom mercado para esse tipo de aeronave, especialmente na área da exploração de petróleo. A exploração de petróleo está voltando a toda aqui, agora além de Coari, um município chamado Carauari será um novo polo de exploração (Será feita pela a russa Rosneft). Ja estão com todo o maquinário por lá, entre eles uns 2 helicópteros russos Mi-17A1 e tem mais um terceiro chegando em fevereiro (provavelmente abordo de um Antonov direto da Russia). Enfim, um KC-390 poderia realizar o trabalho de transporte de maquinário pesado para estes lugares onde as pistas de pouso não são grandes.
Bruno, eu acho que o KC-390 tem um grande potencial para ser um bom cargo civil, mas aqui no Brasil dificilmente ele terá mercado. Não há empresas, vamos dizer assim, com cacife e organização, para operar uma aeronave como essa.
Ademais, como eu disse, comparativamente a modelos civis transformados, ele leva pouca carga, e sendo assim, as suas aplicações acabam ficando bem restritas.
No começo do projeto previu-se que a versão "F" seria até um pouco maior em relação a militar afim de se aumentar o volume interno de carga, mas mantendo a mesma capacidade.
Honestamente, com tantos widebody saindo de cena nos próximos anos, como 767 e 757, e agora com as primeiras versões dos A330, acho pouco provável que uma empresa á querer investir em um avião novo e tão especializado. Ainda mais levando menos carga que um 737.
Pode ser que no futuro haja a possibilidade de, em havendo interesse e mercado, uma versão maior od KC-390 venha à luz.
A USAF ainda mantém de pé a intenção de substituir a sua gigantesca frota de C-130. Mas para isso, até o momento, o que se espera ou se sabe, é uma aeronave maior e mais capaz do que o próprio Hércules. Talvez aí esteja a resposta para uma potencial versão civil do avião da Embraer, e justamente com a Boeing, em meio a maior celeuma entre as empresas e seus negócios.
A ver.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5110 Mensagem por Tikuna » Sex Fev 02, 2018 6:31 am

FCarvalho escreveu: Bruno, eu acho que o KC-390 tem um grande potencial para ser um bom cargo civil, mas aqui no Brasil dificilmente ele terá mercado.

Não podemos nos esquecer:


Brasil será primeiro operador do novo Hercules civil


Imagem

http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/b ... _2717.html




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5111 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 02, 2018 11:31 am

É, eu vi essa notícia. Mas se a empresa bobear, estes aviões vão acabar na FAB ou em alguma força aérea daqui de baixo.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5112 Mensagem por Bruno Falcão » Sex Fev 02, 2018 1:45 pm

Isso se chegarem né. Porque depois dessa noticia nunca mais foi noticiado algo sobre esse negócio ou mesmo sobre essa empresa Bravo. Tudo muito nebulado esse negócio e principalmente a empresa.




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5113 Mensagem por Tikuna » Sex Fev 02, 2018 1:53 pm

Bruno Falcão escreveu:Isso se chegarem né. Porque depois dessa noticia nunca mais foi noticiado algo sobre esse negócio ou mesmo sobre essa empresa Bravo. Tudo muito nebulado esse negócio e principalmente a empresa.
O Rollout do primeiro LM-100J ocorreu há somente um ano. É natural que o produto esteja em testes.

Aqui o site da Empresa:
http://www.bravoindustries.com/aircargo/




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60840
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6427 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#5114 Mensagem por Túlio » Sex Fev 02, 2018 2:06 pm

É uma empresa dos EUA que opera no Brasil. Talvez seja um movimento/acordo para deslanchar o Juliet L-100...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5115 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 02, 2018 10:20 pm

Também acho. Em mais de 50 anos de operação aqui o Hércules jamais teve um operador civil. E esta versão dele, até onde me lembro, só teria sido usada pela força aérea peruana, salvo engano.

No mais, das empresas de carga aérea que conheço no Brasil, até o presente momento, nenhuma mostrou interesse, ou teria cacife financeiro para adquirir um KC-390 civil. A não ser que o governo meta o dedo no negócio. Praticamente todas usam aviões usados transformados, sendo a maioria de 767. Os 737 estão entrando agora nesse mercado por aqui. Mas ainda existem vários MD e 707 cargo por aí, embora a tendência mostrada pelo mercado seja justamente a sua substituição pela versão F dos -300 e -400 dos 737.

Sinceramente não sei onde um C=390F entraria nessa conta.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder