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Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:13 pm
por Luís Henrique
Opa......volto a questão principal com muita alegria. :lol:

1) comprar Su-35 é dinheiro pros russos (concorrente da Embraer)
2) comprar Rafale é dinheiro pros franceses (também concorrentes da Embraer)

Solução:

Desenvolver um caça nacional.

Se houver dificuldades de iniciarmos do 0, podemos comprar o Mako.
Se houver dificuldades em algumas áreas podemos comprar produção sob licença, etc......

Ai o nosso MFT-LF seria vendido para a AL, África e Oriente Médio.
Em vez de darmos dinheiro para os concorrentes, tirariamos ainda mais, ja que seriamos concorrentes diretos.

Forças Armadas com pouco dinheiro que compram Su-30 por ser barato teriam preferência por um avião barato e também BARATO DE MANTER;

Forças aéreas que compram Gripen por ser barato de manter, teriam preferência por um avião que além de barato de manter também é barato de COMPRAR.

E por ai vai....... :lol:

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:16 pm
por Beronha
Otima opiniao!
Ate taiwan,coreia do sul,india tem caça local... porque nós não?

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:16 pm
por orestespf
Suponha que a gente se anime a investir no MAKO. E se der errado como foi o caso do AMX? :D

Abraços,
Orestes

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:18 pm
por Beronha
Ai Ai Amx não....dá azar...
mas... se der certo teremos grande independencia... somados a U-darter entao...

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:20 pm
por Bolovo
orestespf escreveu:Suponha que a gente se anime a investir no MAKO. E se der errado como foi o caso do AMX? :D

Abraços,
Orestes

Daí a gente lincha o Luís!


Brincadeirinha... [003]

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:21 pm
por orestespf
Bolovo escreveu:
orestespf escreveu:Suponha que a gente se anime a investir no MAKO. E se der errado como foi o caso do AMX? :D

Abraços,
Orestes

Daí a gente lincha o Luís!


Brincadeirinha... [003]


Hheheheeheheh

Respeitosamente ao amigo Luís,
Orestes

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:27 pm
por Beronha
Cavalheiros.
Nao sei se já viram mas
No sistema de armas tem uma proposta interessante.

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/fx/fxbr.html

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:28 pm
por Bolovo
Beronha escreveu:Cavalheiros.
Nao sei se já viram mas
No sistema de armas tem uma proposta interessante.

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/fx/fxbr.html

É justamente a idéia que o Luís defende.

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:33 pm
por Beronha
É justamente a idéia que o Luís defende.


Eu achei bem elaborada.
o bixinho a Embraer faz se a FAB quizer ($$$$)!!!

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:33 pm
por Luís Henrique
Suponha que a gente se anime a investir no MAKO. E se der errado como foi o caso do AMX?

Abraços,
Orestes


AMX surgiu na época da Guerra Fria. Época de aeronaves dedicadas e orçamentos ALTOS.

Em seguida a redução no orçamento militar em todo o mundo foi bastante reduzida e a aeronave multirole começou a ganhar peso.

Ai o AMX se lascou.

Sobre aeronave de baixo custo/baixo desempenho esta totalmente dentro da realidade ja que MUITOS países não tem dinheiro e alguns países que tem dinheiro querem aeronaves de treinamento mais avançadas ou à reação.

Por ser uma aeronave multirole o Mako poderia substituir TODAS as aeronaves de caça/ataque da FAB. Isto geraria uma demanda bem maior que para uma aeronave dedicada como o AMX.

Além disso o Brasil ja é mundialmente famoso pelo fabrico de aeronaves e nossa influência, principalmente na AL e África é muito boa.

Outra coisa, estudos pela EADS mostraram que entre 2005 e 2025 o mundo terá uma demanda de 2.500 aeronaves de caça leve/ aeronaves de treinamento à reação.

Resumindo: Com o apoio governamental e uma aquisição inicial de 120 a 160 aeronaves não vejo como o Mako pode ter o mesmo destino do AMX.


Daí a gente lincha o Luís!


Brincadeirinha...


:lol: :lol:
Mas e se der certo :?:

Ai serei o próximo ministro da defesa..... :twisted:

Hheheheeheheh

Respeitosamente ao amigo Luís,
Orestes


Eu não gostaria de saber como é ser linchado RESPEITOSAMENTE. :lol:

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:40 pm
por Sintra
Só uma pergunta Luis


E esse MAKO "sambado" não choca de frente com dois aviões que estão a entrar ao serviço agora? Estou a referir-me ao JF17, mas principalmente ao LCA Indiano, este ultimo parece ser uma descrição praticamente fiel do que você quer, com a diferença de estar na fase final do seu desenvolvimento. Estes dois aparelhos não se arriscam a comer o "mercado" externo de um MAKO Br?

Abraços :wink:

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:49 pm
por orestespf
Luís Henrique escreveu:
Suponha que a gente se anime a investir no MAKO. E se der errado como foi o caso do AMX?

Abraços,
Orestes


AMX surgiu na época da Guerra Fria. Época de aeronaves dedicadas e orçamentos ALTOS.

Em seguida a redução no orçamento militar em todo o mundo foi bastante reduzida e a aeronave multirole começou a ganhar peso.

Ai o AMX se lascou.

Sobre aeronave de baixo custo/baixo desempenho esta totalmente dentro da realidade ja que MUITOS países não tem dinheiro e alguns países que tem dinheiro querem aeronaves de treinamento mais avançadas ou à reação.

Por ser uma aeronave multirole o Mako poderia substituir TODAS as aeronaves de caça/ataque da FAB. Isto geraria uma demanda bem maior que para uma aeronave dedicada como o AMX.

Além disso o Brasil ja é mundialmente famoso pelo fabrico de aeronaves e nossa influência, principalmente na AL e África é muito boa.

Outra coisa, estudos pela EADS mostraram que entre 2005 e 2025 o mundo terá uma demanda de 2.500 aeronaves de caça leve/ aeronaves de treinamento à reação.

Resumindo: Com o apoio governamental e uma aquisição inicial de 120 a 160 aeronaves não vejo como o Mako pode ter o mesmo destino do AMX.


Daí a gente lincha o Luís!


Brincadeirinha...


:lol: :lol:
Mas e se der certo :?:

Ai serei o próximo ministro da defesa..... :twisted:

Hheheheeheheh

Respeitosamente ao amigo Luís,
Orestes


Eu não gostaria de saber como é ser linchado RESPEITOSAMENTE. :lol:


Que nada Luís Henrique, ninguém quer linchar você aqui, te respeitamos muito. :D :D :D

Só alguns pontos:

1) a meu ver, o problema do AMX não foi com o aparecimento de caças multi-função e sim com o processo de modernização de caças usados. O que é bem diferente, pois é bem mais barato que um multi-role.

2) realmente existe uma demanda por caças leves, mas não sei se a FAB compraria este todo este número sugerido por você.

3) é mais barato sob todos os aspectos fabricar ou montar sob licença um vetor que interessa a FAB, do que investir em uma nova produção.

4) acho que a FAB não cometerá erros velhos, apenas novos.

5) acho que a FAB jamais investiria em tal projeto, tanto que até agora não sinalizou sobre isso. Assim, pra mim está descartado.


Seria mais natural abstraírmos sobre o plausível e não sobre o imaginário. Hoje a FAB tem como o seu "Norte" um caça de 5ªG. Até lá, ela precisa de outros vetores razoáveis para fazer frente ao que vemos acontecer nas vizinhanças.

Não compensa pensar em situações esdrúxulas, sejamos sensatos. Vamos analisar em cima do possível e o MAKO é muito menos do que isso hoje.

Abraços respeitosos (melhorou??? rsrsrs)

Orestes

Enviado: Seg Abr 30, 2007 11:57 pm
por henriquejr
Não acho que a participação do Brasil no AMX foi ruim, muito pelo contrario, querendo ou não o A-1 é um excelente caça-bombardeiro. Além disso a Embraer so é o que é hoje por causa dele!

Enviado: Ter Mai 01, 2007 12:05 am
por Luís Henrique
Só uma pergunta Luis


E esse MAKO "sambado" não choca de frente com dois aviões que estão a entrar ao serviço agora? Estou a referir-me ao JF17, mas principalmente ao LCA Indiano, este ultimo parece ser uma descrição praticamente fiel do que você quer, com a diferença de estar na fase final do seu desenvolvimento. Estes dois aparelhos não se arriscam a comer o "mercado" externo de um MAKO Br?

Abraços


Olá Sintra.

Além destes 2, temos também o T-50 (treinador supersônico), sua versão de ataque A-50 e uma possivel versão de caça multirole F-50.

Além destes 3 como caça leve também teriamos concorrentes no mercado de aeronave de treinamento à reação como o M-346 italiano, apesar deste não ser supersônico, tem grande chance de se tornar o eurotrainner...

Olha, a India ja esta desenvolvendo uma aeronave média de 5ger baseada nos seus conhecimentos com o LCA. Possivelmente isso se traduzira no trabalho conjunto no Pak-Fa russo.

Por isso defendo a idéia.

Começamos com o MAA-1A, estamos melhorando para a 4ger com o MAA-1B e ja temos um programa conjunto com a África do Sul para um de 5 ger. (A-darter).

Então um MFT-LC teria uma venda razoável ja que seria uma das poucas opções ocidentais junto com os sul-coreanos e traria grande avanço para a indústria de caças do Brasil.

Enviado: Ter Mai 01, 2007 12:07 am
por AlbertoRJ
Entrando no papo e fazendo uma propaganda, a revista ASAS está com uma matéria bem legal sobre o desenvolvimento do Tejas indiano. Segundo especialistas, deve ficar com um custo final entre US$ 25 e 30 milhões. Gastaram US$ 2,260 milhões no desenvolvimento (fora o motor) e agora têm um caça leve bem interessante e praticamente livre de coleiras. Nada mal.

[]'s