cb_lima escreveu:Os Colombianos tem um treinamento e atuação na área de eletrônica e interferência e detecção que eu acho que hoje em dia só a FAB e a FACH tem algo parecido.
Isso implica (como seria o caso) que em um eventual confronto entre esses 2 caças essas outras plataformas teriam que ser levadas em consideração.
Outra coisa... o SU-30 possui um desempenho melhor a média/alta altitudes, já o Kfir, a baixa/média altitudes e sim essas coisas fazem uma diferença considerável em um combate entre aeronaves.
Sei lá Sky, eu acho que a questão é que como um confronto entre essas 2 aeronaves aconteceria com diversas outra aeronaves 'no bolo' acho que seria melhor dizer que em "combate aéreo" essas 2 FAéreas são equivalentes e não necessariamente as 2 aeronaves (já que você propoe uma disussão mais ampla).
Mas essa é a minha opnião...
[]s
CB_Lima
Cara, fiquei até emocionado de alguém entender o que estou falando.
Só você mesmo CB.
Bom, vamos a reposta.
Concordo com você, pode-se dizer que as duas FAs seriam equivalentes, mas por que não as duas aeronaves? É só lembrar daquele ditado que diz que "se em uma operação militar tudo sai como planejado, alguma coisa está errada".
Digo que em uma guerra, podemos supor perfeitamente o que disse, que um combate entre as duas aeronaves muito provavelmente estariam apoiadas por outras aeronaves no campo eletrônico. O que é uma colocação exata e muito sensata. Mas podemos também supor que elas vão se enfrentar sem esse apoio ou com apoio parcial. Não podemos?
Podemos supor isso sem largar a amplitude, sem estreitar a visão. Insisto nisso por que foi isso que imaginei quando falei da equivalência. O ponto que tocou agora, de apoio eletrônico, não considerei no momento talvez por burrice minha.
Mas um combate entre as duas aeronaves, nuas e cruas(sem apoio), sob todo o contexto amplo que entendeu, na minha opinião também leva a equivalência. Pode até ser algo mais complexo de se entender ou imaginar, mas pra mim é isso.
Porque mais complexo? Por que temos que considerar que sem o apoio eletrônico de outras aeronaves, os pilotos estarão sozinhos com suas aeronaves e seu treinamento. E não estreito a visão quando falo das aeronaves. Penso nelas ainda em "macro".
O que me leva a crer nisso são os exemplos que já citei nesse tópico. Mig-15vsF-86, Harrier vs MirageIII, ou até mesmo P-47 vs Me-109/Fw-190, ou algo mais esquecido ainda, F4F Wildcat vs Zero, que ocorreu várias vezes e algumas vezes com resultado espetacular para os F4F.(Não confundi, é Wildcat mesmo
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)
O que conta nesses casos é a plataforma? Ou é o que o piloto extrai dela? E para o piloto extrair algo da aeronave, ele não precisa de todo um apoio que o remete aos treinamentos, a disciplina, a manutenção da aeronave, a sua experiência em combate e até a sorte? Isso me diz o seguinte...é
impossível afirmar que um avião não teria chances contra outro quando esses são contemporâneos, por mais que uma plataforma seja obviamente melhor que outra no que diz respeito a números como é o caso do Su-30MKV. E com isso em mente, aprendi a analisar "combates" entre duas aeronaves partindo sempre dessa premissa, dessa "neutralidade" no que diz respeito aos números. (Lógico que não fico cego, que considero o básico que foi o que já falei aqui. Eletrônica similar e performance de voo similar.)
Eu acho que estou no caminho certo, que assim consigo enxergar com muito mais clareza as suposições de combates, sinto que assim vejo algo mais palpável.
E é nessa que eu afirmei e não vejo o menor problema em afirmar de novo, Su-30MKV e Kfir C10, são aeronaves equivalentes.
Um abração!