Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#511 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 20, 2010 3:50 pm

Os Colombianos tem um treinamento e atuação na área de eletrônica e interferência e detecção que eu acho que hoje em dia só a FAB e a FACH tem algo parecido.

Isso implica (como seria o caso) que em um eventual confronto entre esses 2 caças essas outras plataformas teriam que ser levadas em consideração.

Outra coisa... o SU-30 possui um desempenho melhor a média/alta altitudes, já o Kfir, a baixa/média altitudes e sim essas coisas fazem uma diferença considerável em um combate entre aeronaves.

Sei lá Sky, eu acho que a questão é que como um confronto entre essas 2 aeronaves aconteceria com diversas outra aeronaves 'no bolo' acho que seria melhor dizer que em "combate aéreo" essas 2 FAéreas são equivalentes e não necessariamente as 2 aeronaves (já que você propoe uma disussão mais ampla).

Mas essa é a minha opnião...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#512 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 20, 2010 6:43 pm

Mas você mesmo falou que o Chavito só comprou 100 R-77! Como é que fica então?
Fica que ele deve ter mais mísseis BVR em estoque que todas as FAer Sul Americanas juntas. Guardados na caso do vendedor, espectativas, compras futuras, planos e projetos, tudo isso está fora, estamos falando do hoje, agora, nesse momento.

Eu não falei que ele comprou "só" 100 R-77, o "só" é por sua conta Prick. Não use estas táticas comigo, por favor.

Você não leu sobre outros 100 R-27?
São 200 BVR em estoque, guardados na Venezuela. Fora os R-73M/74, que quase batem nos 50Km de alcance oficiais do nosso fuderoso BVR.
Ela sempre existe, não só da capacidade de combate, como os mísseis tem vida útil quando instalados para missão, sofrem danos aerodinâmicos, tem que ser recalibrados, o Chavito faz isso nos R-77?
Porra, essa tua guerra (que você sempre defendeu que agora são rápidas e resolvidas em dias), agora você quer estender a ponto de desmanchar todos os mísseis venezuelanos em vôo... Assim fica difícil. :roll: :lol:

E que FAer é essa sua que fica voando prá lá e prá cá gastando querosene prá porra nenhuma?
Patrulha é feita com poucos caças, ataques e interceptações são a tônica na nossa região de muquiranas.

Calibração, né? Sei...
O Sr, Colômbia faz?
O Sr, Chile faz?
O Sr qualquer um na América do Sul faz?
Fazemos calibração e revalidação dos nossos Derbys?

Nem fala dos 10 museus que compramos da França, pelo amor do Pai !!!!! :roll: :?
Isso é muito pouco se vamos colocar 08 em cada Su-30.
Prick, você está se fazendo passar por doente ?
Todos os caças venezuelanos vão voar o tempo todo com todos os mísseis BVR, em todas as missões, inclusive nas missões ar-solo e anti-navio, é isso que você está afirmando?

Você já quer contar com os MICO e Merdeor no cú da nossa galinha Prick? Espera a assinatura do contrato pelo menos, depois esperemos até 2014/5, depois vamos falar de BVR quando começarmos a recebê-los, porque prá mim Derby é fraco demais, ainda mais pendurado num F-5.
E aquelas dez sucatas paleozóicas que compramos da França só servem prá derrubar cargueiro, e olhe lá!

Como sempre, os venezuelanos foram atacados por uma epidemia idiotizadora, só tem espertos do outro lado.




Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#513 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 20, 2010 7:01 pm

Tem jeito não, um lado é a meca da caça mundial.
O outro é um poço de burrice e incompetência. :roll: :lol:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#514 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 20, 2010 7:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Tem jeito não, um lado é a meca da caça mundial.
O outro é um poço de burrice e incompetência. :roll: :lol:
Calma CM...

Ninguém aqui acha que os Venezuelanos são burros...

Os caras tem um P... avião nas mãos deles. Isso sem dúvida.

Mas um tipo de avião sozinho não ganha a guerra e isso não dá para negar, correto? :)

Quanto as capacidades e quantidades de armas e tal... as armas do Su-30 são de respeito mesmo... não há como negar... para tanto que quando os peruanos mostraram os seus mísseis os chilenos foram lá correndo e partiram para os seus B50 + Amraam! :)

Mas ninguém é mais ou menos "burro'... isso não.
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#515 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 20, 2010 7:19 pm

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah táááááááááá !!!!!!!!!!!!!!

Agora estamos chegando num denominador.
O que eu acho é que enquanto países, dadas as deficiências de ambos em várias áreas distintas, no final dá no mesmo. Um é bom numa coisa, o outro é bom noutra. Um é pereba numa coisa, o outro noutra, e assim vai.
Logo, se tudo se nivela em termos de estrutura, o que vai decidir?

Eu não gosto de subestimação de ninguém, nem acredito muuuuito nessas estórias que trazem as vezes sobre a mocoronguice venezuelana, é de se desconfiar. Mas isso sou eu, tem gente que abraça essas versões imediatamente, sem nem ao menos pestanejar.




PRick

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#516 Mensagem por PRick » Ter Jul 20, 2010 7:58 pm

CM,

Tanto que você falou, que adotou a tática do KIABU, tá ficando muito escorregadio! :mrgreen: :mrgreen: Quer dizer que a Guerra vai durar pouco, tá virando vidente! :twisted: :twisted:

[]´s




Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#517 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 20, 2010 8:03 pm

Pô Prick, prá cima de mim com essa tática anti-gripeiro? :roll:

Quem sempre disse que "as guerras atualmente são rápidas e decididas em dias" foi você.

O que eu acho é que depende de quem esteja envolvido.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#518 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 20, 2010 8:06 pm

Carlos Mathias escreveu:Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah táááááááááá !!!!!!!!!!!!!!

Agora estamos chegando num denominador.
O que eu acho é que enquanto países, dadas as deficiências de ambos em várias áreas distintas, no final dá no mesmo. Um é bom numa coisa, o outro é bom noutra. Um é pereba numa coisa, o outro noutra, e assim vai.
Logo, se tudo se nivela em termos de estrutura, o que vai decidir?

Eu não gosto de subestimação de ninguém, nem acredito muuuuito nessas estórias que trazem as vezes sobre a mocoronguice venezuelana, é de se desconfiar. Mas isso sou eu, tem gente que abraça essas versões imediatamente, sem nem ao menos pestanejar.
Sim,

Mas do mesmo modo que achar que tudo é "Fodex" supra sumo da garoa porque tem origem na Rússia também é sodas...

Não vou subestimar ninguém, mas mulambex acontece em todo o canto...

Vendo a FAB que demora anos e anos para disparar missil, e as dificuldades que vemos por aí operando Mitinga e F-5EM, e os AM-X que sempre foram bemmmm "capados", não fica díficil de achar que outras FAs na Am. do Sul tenham esse problema.

A Colômbia nesse caso por uma questão de estar em "guerra" 24/7 e receber todo aqula grana dos EUA sem dúvida (na minha opnião) é um caso diferente, mas por exemplo eu não sei se "ar-ar" puro é exatamente uma prioridade para os caras na medida em que não existe "combate Aéreo" por lá... e sim "interceptação" se é que você me entende :).

Enfim... é aguardar e ver e exercícios como a Cruzex são um interessante 'termometro".

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#519 Mensagem por PRick » Ter Jul 20, 2010 8:07 pm

Carlos Mathias escreveu:Pô Prick, prá cima de mim com essa tática anti-gripeiro? :roll:

Quem sempre disse que "as guerras atualmente são rápidas e decididas em dias" foi você.

O que eu acho é que depende de quem esteja envolvido.
Olha já falaram muito isso aqui, mas não fui eu, eu digo o de sempre, os conflitos são imprevisíveis, agora, custam caro, e nenhum dos dois países tem condições de fazer um conflito tecnológico longo, porém, podem brigar com bordunas, tacapes e atiradeiras por décadas! [018]

[]´s




Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#520 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 20, 2010 8:09 pm

CB, não fui eu que disse isso de "tudo é "Fodex" supra sumo da garoa porque tem origem na Rússia"
Mas pelo amor do Pai, Kfir melhor que SU-30MII?
Haja ajuda americana!

Me diga, prá que lado temos que esticar mais a corda para o favorecido da nossa escolha (Kfir X SU-30MKII) se sobrepor ao outro?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#521 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 20, 2010 8:10 pm

Carlos Mathias escreveu:CB, não fui eu que disse isso de "tudo é "Fodex" supra sumo da garoa porque tem origem na Rússia"
Mas pelo amor do Pai, Kfir melhor que SU-30MII?
Haja ajuda americana!

Me diga, prá que lado temos que esticar mais a corda para o favorecido da nossa escolha (Kfir X SU-30MKII) se sobrepor ao outro?
Esticar a corda não CM...

Esticar o Derby... :lol: :lol: :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#522 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 20, 2010 9:09 pm

Tá vendo como concordamos afinal? :wink: :lol:




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#523 Mensagem por Skyway » Qua Jul 21, 2010 12:51 am

cb_lima escreveu:Os Colombianos tem um treinamento e atuação na área de eletrônica e interferência e detecção que eu acho que hoje em dia só a FAB e a FACH tem algo parecido.

Isso implica (como seria o caso) que em um eventual confronto entre esses 2 caças essas outras plataformas teriam que ser levadas em consideração.

Outra coisa... o SU-30 possui um desempenho melhor a média/alta altitudes, já o Kfir, a baixa/média altitudes e sim essas coisas fazem uma diferença considerável em um combate entre aeronaves.

Sei lá Sky, eu acho que a questão é que como um confronto entre essas 2 aeronaves aconteceria com diversas outra aeronaves 'no bolo' acho que seria melhor dizer que em "combate aéreo" essas 2 FAéreas são equivalentes e não necessariamente as 2 aeronaves (já que você propoe uma disussão mais ampla).

Mas essa é a minha opnião...

[]s
CB_Lima
Cara, fiquei até emocionado de alguém entender o que estou falando. [083]
Só você mesmo CB.

Bom, vamos a reposta. :D

Concordo com você, pode-se dizer que as duas FAs seriam equivalentes, mas por que não as duas aeronaves? É só lembrar daquele ditado que diz que "se em uma operação militar tudo sai como planejado, alguma coisa está errada". :mrgreen:

Digo que em uma guerra, podemos supor perfeitamente o que disse, que um combate entre as duas aeronaves muito provavelmente estariam apoiadas por outras aeronaves no campo eletrônico. O que é uma colocação exata e muito sensata. Mas podemos também supor que elas vão se enfrentar sem esse apoio ou com apoio parcial. Não podemos?

Podemos supor isso sem largar a amplitude, sem estreitar a visão. Insisto nisso por que foi isso que imaginei quando falei da equivalência. O ponto que tocou agora, de apoio eletrônico, não considerei no momento talvez por burrice minha. :mrgreen:

Mas um combate entre as duas aeronaves, nuas e cruas(sem apoio), sob todo o contexto amplo que entendeu, na minha opinião também leva a equivalência. Pode até ser algo mais complexo de se entender ou imaginar, mas pra mim é isso.

Porque mais complexo? Por que temos que considerar que sem o apoio eletrônico de outras aeronaves, os pilotos estarão sozinhos com suas aeronaves e seu treinamento. E não estreito a visão quando falo das aeronaves. Penso nelas ainda em "macro".

O que me leva a crer nisso são os exemplos que já citei nesse tópico. Mig-15vsF-86, Harrier vs MirageIII, ou até mesmo P-47 vs Me-109/Fw-190, ou algo mais esquecido ainda, F4F Wildcat vs Zero, que ocorreu várias vezes e algumas vezes com resultado espetacular para os F4F.(Não confundi, é Wildcat mesmo :D )

O que conta nesses casos é a plataforma? Ou é o que o piloto extrai dela? E para o piloto extrair algo da aeronave, ele não precisa de todo um apoio que o remete aos treinamentos, a disciplina, a manutenção da aeronave, a sua experiência em combate e até a sorte? Isso me diz o seguinte...é impossível afirmar que um avião não teria chances contra outro quando esses são contemporâneos, por mais que uma plataforma seja obviamente melhor que outra no que diz respeito a números como é o caso do Su-30MKV. E com isso em mente, aprendi a analisar "combates" entre duas aeronaves partindo sempre dessa premissa, dessa "neutralidade" no que diz respeito aos números. (Lógico que não fico cego, que considero o básico que foi o que já falei aqui. Eletrônica similar e performance de voo similar.)

Eu acho que estou no caminho certo, que assim consigo enxergar com muito mais clareza as suposições de combates, sinto que assim vejo algo mais palpável.

E é nessa que eu afirmei e não vejo o menor problema em afirmar de novo, Su-30MKV e Kfir C10, são aeronaves equivalentes.

Um abração!




Editado pela última vez por Skyway em Qua Jul 21, 2010 1:23 am, em um total de 2 vezes.
AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#524 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 21, 2010 12:58 am

:lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#525 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Jul 21, 2010 11:27 pm

Skyway escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:
Mas, no caso havido, as disparidades são tão grandes, que não há o que se discutir. É manutenção de ego, apenas.
Mais preciso impossível! Mas não so eu quem está fazendo essa manutenção de ego, não é Ilya? :wink:

Um abraço!
Deus! (Figura de linguagem, pois sou ateu).
Tenho dito o óbvio, de forma abreviada nas últimas páginas.
Não há o que se discutir: Kfir C.10 não é páreo para o SU-30MK.
Vira fumaça. Ponto.

Por vezes, exemplos ilustram melhor:
O Kfir C.10 e o F-5M estão para o estado da arte da aviação de caça, da mesma maneira que o jogador Lúcio Flávio (B. F. R.) está para a Seleção Brasileira.
Só a paixão justificaria uma convocação.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Responder