Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#511 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 25, 2016 7:04 pm

FCarvalho escreveu:Continuando a voar um pouquinho na maionese, em um plano de 10 anos, como havia comentado, seria possível também a aquisição e/ou leasing dos 39 F-18C/D da força aérea do Kuwait que estarão sendo disponibilizados em breve, já que aquele país vai operar os mais novos E/F e Typhoon.

Tal aquisição, que poderia ser feita entre 2020/2022 que é quando estarão disponíveis, daria à MB a capacidade de, mesmo sem dispor de um Nae, manter a aviação de caça naval operacional a partir de bases em terra, a fim de não perder esta expertise, e ainda manter a qualificação embarcada através de intercambio regular com a US Navy, e outras marinhas detentoras de Nae capazes de operar aquele caça.

Não é novidade que a US Navy, ao menos duas a três vezes por ano, desloca seus Nae's pela costa brasileira, seja em trânsito para troca de bases nas costas estadunidense, ou em transito para o Oceano Indico ou Pacífico. Ainda teríamos outras oportunidades em operações conjuntas no AS, como a UNITAS, dentre outras. Se considerarmos que britânicos e franceses vez por outra aparecem por aqui também, chances é que não nos faltariam para manter a qualificação para operações embarcadas do nossos pilotos. E quando nos faltarem por aqui, mandamos os nossos pilotos para lá.

Ao menos nestes tempos bicudos em que até para manter navios como fragatas e corvetas está difícil, imagine-se então um Nae e todo o seu Gae totalmente operacional. Seria uma meia solução até um dia conseguirmos convencer a sociedade e o governo da hora de que não apenas ter, mas manter e usar integralmente uma aviação embarcada em Nae não é apenas uma necessidade, mas uma imposição se quisermos mesmo ter uma marinha efetiva em termos de defesa de nossos interesses nos mares. Ao menos no que fica à nossa frente.

Seria uma alternativa interessante, pois se evitaria os desgastes de operações contínuas em Nae, poupando assim o equipamento, ao mesmo tempo em que mantemos uma operacionalidade minimamente crível nesta área, além de, obviamente complementar os (enormes) buracos na nossa defesa aérea, já que estes caças poderiam ser divididos em 4 esquadrões, com 3 esq com 9 caças em Blm, Slv e Flp e 1 esq com 12 no RJ.

Estes caças realizariam toda sorte de missões dedicadas as operações aeronavais, em apoio aos demais aviões e helos da esquadra, e mesmo a esta ao longo da costa.

Sonhar e planejar ainda não está nos custando nada. Mas a falta sim.

http://users.skynet.be/exotic.planes/pictures/kuwait/ku_f18.jpg

abs.
F-18 C 'e um problema (serio) para o Sampa... F-18A/B nem tanto.

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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#512 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jul 25, 2016 7:10 pm

Carlos Lima escreveu:F-18 C 'e um problema (serio) para o Sampa... F-18A/B nem tanto.

[]s
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Após a modernização só haverá um possível caça para o A-12: Gripen

Gostem ou não, concordem ou não mas é isso, nem se cogita um caça maior.

E se o Gripen naval, por qualquer motivo, não vingar, o próximo caça será: porra nenhuma.




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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#513 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 25, 2016 7:52 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Carlos Lima escreveu:F-18 C 'e um problema (serio) para o Sampa... F-18A/B nem tanto.

[]s
CB_Lima
Após a modernização só haverá um possível caça para o A-12: Gripen

Gostem ou não, concordem ou não mas é isso, nem se cogita um caça maior.

E se o Gripen naval, por qualquer motivo, não vingar, o próximo caça será: porra nenhuma.
'E isso ou fazer o A-4 durar eternamente.

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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#514 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 26, 2016 11:58 am

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Continuando a voar um pouquinho na maionese, em um plano de 10 anos, como havia comentado, seria possível também a aquisição e/ou leasing dos 39 F-18C/D da força aérea do Kuwait que estarão sendo disponibilizados em breve, já que aquele país vai operar os mais novos E/F e Typhoon...
F-18 C 'e um problema (serio) para o Sampa... F-18A/B nem tanto.
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Quanto pesa um F-18C em configuração de defesa aérea? Teríamos que saber também o que vai ser feito em termos de reparação das catapultas. Se vão apenas manutenir ou se vão modernizar, melhorar o desempenho. O mesmo com os elevadores e o piso do convés.

Acredito que 80/90% do tempo estes aviões operariam neste tipo de missão. E mesmo assim, acho, com apenas 2 mísseis WVR e 2 BVR, se muito, e um tanque ventral. Ou nem isso.

abs.




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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#515 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 26, 2016 12:00 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Carlos Lima escreveu:F-18 C 'e um problema (serio) para o Sampa... F-18A/B nem tanto.
[]s
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Após a modernização só haverá um possível caça para o A-12: Gripen
Gostem ou não, concordem ou não mas é isso, nem se cogita um caça maior.
E se o Gripen naval, por qualquer motivo, não vingar, o próximo caça será: porra nenhuma.
Só haverá um Gripen naval se houver uma encomenda externa, tipo India. Sem isso, esquece isso de Gripen Naval. Não temos cacife e nem grana para bancar mais esta aventura.

abs




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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#516 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 26, 2016 12:23 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: F-18 C 'e um problema (serio) para o Sampa... F-18A/B nem tanto.
[]s
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Quanto pesa um F-18C em configuração de defesa aérea? Teríamos que saber também o que vai ser feito em termos de reparação das catapultas. Se vão apenas manutenir ou se vão modernizar, melhorar o desempenho. O mesmo com os elevadores e o piso do convés.

Acredito que 80/90% do tempo estes aviões operariam neste tipo de missão. E mesmo assim, acho, com apenas 2 mísseis WVR e 2 BVR, se muito, e um tanque ventral. Ou nem isso.

abs.
Não me lembro dos números exatos, mas lembro do resultado da pesquisa.

F-18C não... F-18 mais provável

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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#517 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 26, 2016 7:26 pm

Se só cabe os A/B, então é melhor aposentar o A-12 como comentei e deixar os caças operando de terra até que um milagre aconteça de conseguirmos operar um novo Nae.

Quem sabe daqui uns 20 anos. Isso de Gripen naval... nem a pau juvenal. :roll:

abs.




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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#518 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 27, 2016 5:00 am

FCarvalho escreveu:Se só cabe os A/B, então é melhor aposentar o A-12 como comentei e deixar os caças operando de terra até que um milagre aconteça de conseguirmos operar um novo Nae.

Quem sabe daqui uns 20 anos. Isso de Gripen naval... nem a pau juvenal. :roll:

abs.
É a realidade...

É A/B ou A-4 ou Gripen N.

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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#519 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jul 27, 2016 6:21 am

Não terá F-18, pode parar de sonhar com isso.




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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#520 Mensagem por Penguin » Qua Jul 27, 2016 7:28 am

Haverá uma alternativa, o Tejas naval, se ele puder operar STOBAR.
Ou o Hawk naval se a intenção for treinar...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#521 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 27, 2016 11:09 am

Com a queda de um A-4 ontem, e a quase destruição de outro no mesmo acidente, o que já era pouco vai acabar virando coisa nenhuma.

Ademais, é sempre bom lembrar que acidentes operacionais só podem acontecer com aviões que voam! Os nossos A-4K mesmo depois de quase 20 anos de comprados pouco ou nada voaram neste tempo. E a MB ainda por cima está fazendo um esforço para lá de hercúleo para modernizar alguns, apenas para poder não ter de perder todo o investimento feito retomada da asa fixa da aviação naval.

Lamentável que até agora nem MD e nem GF se quer soltaram uma nota ou comunicado para se expressar em relação a este acidente. Mostra da importância que a defesa tem para este país de nababos analfabetos tupiniquins.

Fazer o quê.

ps: apenas a título de curiosidade, o F-18 C/D tem peso máx de decolagem na faixa dos 23.500 kgs. De quanto seria o do A/B. A diferença é muito grande? Não consegui encontrar os referenciais deste último.

abs.




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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#522 Mensagem por akivrx78 » Qua Jul 27, 2016 1:06 pm

F-18A/B C/D

Peso Máximo A/B 21.888kg.................................C/D 23.542kg
Peso Vazio A/B 12.973kg....................................C/D 10.810kg
Motor A/B 7.260kg F404-GE-400×2......................C/D 8.160kg F404-GE-402×2
Velocidade Máxima A/B M1.7...............................C/D M1.8
Radar A/B AN/ALR-50.........................................C/D AN/ALR-67
MAWS A/B:AN/AAR-38............................C/D AN/AAR-57
Chaff&Flare A/B AN/ALE-39.................................C/D AN/ALE-47
EA A/B/CD AN/ALQ-126B AN/ALQ-184 AN/ALQ-162 AN/ALQ-167




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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#523 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 27, 2016 1:36 pm

Grato pela info akivrx78.

Por estes números, pode-se inferir que a atuação da versão C/D, caso todas as modificações que foram sugeridas no processo de modernização do A-12 sejam levadas a efeito, é provável que ele pudesse operar com ela mesmo com algumas restrições.

E como provavelmente, também, como citei, estes caças operariam a maior parte do tempo em missões de defesa aérea da frota, ou seja, longe de ostentar o seu peso bruto máximo, sua operação se tornaria exequível sem maiores problemas.

Entretanto, é mister dizer que a operação dos A/B também não deixaria nada a desejar em relação ao que temos hoje.

Agora uma pergunta: se por acaso a MB decidir-se pela aposentadoria precoce dos A-4K em função deste acidente, e dos custos de sua modernização/manutenção, e ainda assim se mantivessem a perspectiva de modernização do A-12 SP, quais as alternativas viáveis e reais para não se perder os 20 anos de investimento no AF-1?

PS: segundo a wiki, o Kuwait operar hoje somente 35 dos seus F-18C/D, sendo 28 mono e 7 bipostos.

abs.




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#524 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 27, 2016 2:11 pm

C/D 'e super improvavel, pois o peso nao 'e o unico fator. Ele precisa de mais 'chao' para decolar.

O A/B 'e um pouco mais leve e precisaria de menos 'chao'.

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Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

#525 Mensagem por akivrx78 » Qua Jul 27, 2016 2:31 pm

Porque será que vazio o A/B é mais pesado que o C/D?
A versão A/B deve ter uma perna bem curta, dai o raciocínio o C/D tem maior potencia e é mais leve e leva mais carga, se aliviar a carga do C/D ele não teria o desempenho similar do A/B que tem um motor mais fraco e pesa mais vazio?




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