Confirmado, a FACH ainda não adquiriu o AIM 120C

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#511 Mensagem por Morcego » Sáb Fev 09, 2008 3:00 pm

orestespf escreveu:
soultrain escreveu:Só agora estive a ler o artigo, é natural já que a LM foi contratada em 2006 para integrar os lançadores, aqui vai uma parte:

Weapon capability (quer dizer capacidade, não que a FACH opere, um pouco diferente da sua versão Degan) includes AIM-120C AMRAAM, Python 4, AIM-9L/M, GBU-10 and GBU-12 laser guided bombs, AGM-84 Harpoon, GBU-31 joint direct attack munitions, and AGM-65 Maverick. Advanced systems include the APG-68(v)9 radar, fully integrated datalink, advanced friend/foe interrogator, joint helmet-mounted cueing system, onboard oxygen generating system, and electrical and cooling systems designed to accommodate additional systems. The aircraft are equipped with a drag chute as well.

"Some weapons and systems are still arriving at the base," Moraga continues. "Only half of our pilots have more than 200 hours in the F-16, but we are gaining experience quickly. Our primary mission is to get up to speed as a squadron. We haven't dropped live bombs in Chile, for example, but we should start doing that from this base later this year."

"Our goal is to reach an operational level as soon as we can," adds Mann. "We have some advanced systems in our F-16s. We have to be able to use them operationally, not just carry them around. The targeting pod is a good example. We start flying with the pods this month [July 2007]. We have been flying with them in our simulators already. Our friends in Squadron 8 at Antofagasta were trained with the targeting pod in their MLU jets. So we exchange a lot of information with them.

"We are already flying with the joint helmet-mounted cueing system," Mann continues. "The helmet is integrated with several systems in the aircraft. We can slave the radar with the helmet, and it works with the targeting pod as well. We use the normal helmet for some specific F-16 missions, but we usually f ly with the JHMCS. Every pilot has both helmets. We conduct a wide set of missions from this base: offensive counter air, defensive counter air, strategic missions, and close air support. So we have to train in all of those areas. The wide-ranging capabilities of the F-16 are well suited to these needs."


Olá Soultrain,

talvez o Degan quis dizer que os F-16 não são "capados", ou seja, que os mesmos estão aptos para operar os AIM-120, sugerindo que seria um caminho natural obtê-los (se já não os têm).

Abraços,

Orestes


Os processos no BRASIL, acabam culminando em PRÓ a força aérea chilena ter obtido/obtendo (parece que já mesmo) os AIM-120.

Depois do caldo que tomei com o acordo com os FRANÇUA, eu to pé atraz com os passarinhos, MAS se o amigo continua botando fé nos seus canários, tudo indica que o DEGAN em BREVE vai ter que escutar MUITOS PEDIDOS DE DESCULPAS POR AQUI, bem, estamos cheios de user´s PREPOTENTES que não conseguiriam pronúnciar a frase: ""ME DESCULPE, EU ESTAVA TOTALMENTE ERRADO""", mas vamos aguardar.




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#512 Mensagem por Degan » Sáb Fev 09, 2008 3:30 pm

Bastante "poderosa" essa foto. Tem mais algumas fotos dessas bases chilenas, Degan? Elas tem bunkers, hangares protegidos e um monte de coisa que não tem aqui no Brasil ainda hehehe Mata a minha curiosidade aí!


Bolovo, no tengo fotos... :(

Parabéns ao Chile pela integração dos LAU-129/A, daqui a pouco adquirem o AMRAAM como previsto.


Por favor Soultrain....¿integrar los LAU-129?
Ambos modelos vienen con esa integración desde el origen...

Degan então agora já não havia problema com o Perú?


No te entendí...

Só agora estive a ler o artigo, é natural já que a LM foi contratada em 2006 para integrar os lançadores, aqui vai uma parte:


Fuentes...???.

Weapon capability (quer dizer capacidade, não que a FACH opere, um pouco diferente da sua versão Degan) includes AIM-120C AMRAAM, Python 4, AIM-9L/M, GBU-10 and GBU-12 laser guided bombs, AGM-84 Harpoon, GBU-31 joint direct attack munitions, and AGM-65 Maverick.


a) Lee bien cual es el contexto y la conclusión que hago yo de este artículo
b) Los F-16 en forma estándar tienen MUCHA más “capability” de armas que estas nombradas, que corresponden precisamente a lo que hace tiempo se insiste que opera/operará la FACH.
c) Obviamente sabía que algunos amigos se lanzaría como buitres al la carroña con este artículo... :lol:

Não sei quais suas fontes para o muito que escreveu aqui no forum, mas já erraram muitas vezes e neste assunto posso dizer com certeza que estão erradas, a FACH não tem AMRAAM, poderá ter num futuro próximo.


Otro más con la verdad absoluta...???.
No hables de errores múltiples, pues aún aguardo el DSCA de los Maverick... :wink:

Saliéndome un poco de la discusión bizantina, la inclusión del AGM-84 es MUY, pero MUY interesante.
La FACH nunca ha tenido como misión relevante la ASuW, así que yo especulo (insisto, es mi especulación) que estos misiles tendrán como misión principal el Land Atack, ya que con sus 120 (o más?) quilómetros de alcance, navegación asistida por INS/GPS, el mismo software del SLAM, varios Waypoints programables, un CEP de 10 metros y su cabeza de guerra de 500lb penetrante....pues es un interesante sistema.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#513 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 09, 2008 3:35 pm

soultrain escreveu:Orestes,

Não sei quais suas fontes para o muito que escreveu aqui no forum, mas já erraram muitas vezes e neste assunto posso dizer com certeza que estão erradas, a FACH não tem AMRAAM, poderá ter num futuro próximo.

[[]]'s


Não entendi o "tom", Soultrain... Não disse que existem AMRAAM no Chile, tentei mostrar a você que o Degan não afirmou que eles foram comprados, disse apenas que os F-16 blc 50 estão aptos a operá-los, só isso.

Eu, em particular, não tenho certeza se o Chile tem ou não AMRAAM, mas já ouvi de oficiais da FAB que foram lá confirmarem que sim. Mesmo confiando nos caras, não boto fé por completo. Tanto que não entro nesta discussão, que acho até boba, mas aproveito para opinar: se o Chile não tem AMRAAM hoje, não deverá demorar muito para tê-lo. É o que penso.

Saudações,

Orestes




orestespf
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#514 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 09, 2008 3:39 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:
soultrain escreveu:Só agora estive a ler o artigo, é natural já que a LM foi contratada em 2006 para integrar os lançadores, aqui vai uma parte:

Weapon capability (quer dizer capacidade, não que a FACH opere, um pouco diferente da sua versão Degan) includes AIM-120C AMRAAM, Python 4, AIM-9L/M, GBU-10 and GBU-12 laser guided bombs, AGM-84 Harpoon, GBU-31 joint direct attack munitions, and AGM-65 Maverick. Advanced systems include the APG-68(v)9 radar, fully integrated datalink, advanced friend/foe interrogator, joint helmet-mounted cueing system, onboard oxygen generating system, and electrical and cooling systems designed to accommodate additional systems. The aircraft are equipped with a drag chute as well.

"Some weapons and systems are still arriving at the base," Moraga continues. "Only half of our pilots have more than 200 hours in the F-16, but we are gaining experience quickly. Our primary mission is to get up to speed as a squadron. We haven't dropped live bombs in Chile, for example, but we should start doing that from this base later this year."

"Our goal is to reach an operational level as soon as we can," adds Mann. "We have some advanced systems in our F-16s. We have to be able to use them operationally, not just carry them around. The targeting pod is a good example. We start flying with the pods this month [July 2007]. We have been flying with them in our simulators already. Our friends in Squadron 8 at Antofagasta were trained with the targeting pod in their MLU jets. So we exchange a lot of information with them.

"We are already flying with the joint helmet-mounted cueing system," Mann continues. "The helmet is integrated with several systems in the aircraft. We can slave the radar with the helmet, and it works with the targeting pod as well. We use the normal helmet for some specific F-16 missions, but we usually f ly with the JHMCS. Every pilot has both helmets. We conduct a wide set of missions from this base: offensive counter air, defensive counter air, strategic missions, and close air support. So we have to train in all of those areas. The wide-ranging capabilities of the F-16 are well suited to these needs."


Olá Soultrain,

talvez o Degan quis dizer que os F-16 não são "capados", ou seja, que os mesmos estão aptos para operar os AIM-120, sugerindo que seria um caminho natural obtê-los (se já não os têm).

Abraços,

Orestes


Orestes,

Parece estar vendo uma certa confusão, existem 02 tipo de F-16, a Revista da LM está falando dos F-16C comprados novos, das suas capacidades. Notei foi a ausência da capacidade de lançar os DERBY´s, nada foi falado. Quanto aos F-16 MLU, já foi mais do que falado, sem upgrades, não operam os AIM-120C. E foram vendidos com modificações para não operarem mísseis anti-radiação. E algumas outras já citadas, o que é mais do que normal, em virtude das políticas dos EUA. Mísseis anti-radiação e integração para eles, os EUA não fazem para aliados de segundo time. Em caso de compra de F-16 ou qualquer ou caça dos EUA, isso seria a mesma coisa.

[ ]´s


Perfeito, PRick, perfeito.

Mas no post do Degan (sem querer defender ou criticar alguém) ele deixou claro que se trata do F-16 block 50. Disse que este está capacitado para operar os AIM-120. Não achei que o Degan tenha feito mal uso do texto original, pra mim ele disse a mesma coisa que está lá.

Porém ele negritou o AIM-120C AMRAAM, isso pode ter passado a idéia dos mesmos já terem sido comprados. Mas eu entendi que os caças (F-16 blc 50) estão preparados para operar e nada mais.

Quanto os F-16 MLU, perfeito, concordo plenamente. Até agora não vi nada que demonstre que eles poderão operar AIM-120, menos ainda o C.

Abraços,

Orestes




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#515 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 09, 2008 3:53 pm

[ quote="soultrain"]Só agora estive a ler o artigo, é natural já que a LM foi contratada em 2006 para integrar os lançadores, aqui vai uma parte:

Weapon capability (quer dizer capacidade, não que a FACH opere, um pouco diferente da sua versão Degan) includes AIM-120C AMRAAM, Python 4, AIM-9L/M, GBU-10 and GBU-12 laser guided bombs, AGM-84 Harpoon, GBU-31 joint direct attack munitions, and AGM-65 Maverick. Advanced systems include the APG-68(v)9 radar, fully integrated datalink, advanced friend/foe interrogator, joint helmet-mounted cueing system, onboard oxygen generating system, and electrical and cooling systems designed to accommodate additional systems. The aircraft are equipped with a drag chute as well.

"Some weapons and systems are still arriving at the base," Moraga continues. "Only half of our pilots have more than 200 hours in the F-16, but we are gaining experience quickly. Our primary mission is to get up to speed as a squadron. We haven't dropped live bombs in Chile, for example, but we should start doing that from this base later this year."

"Our goal is to reach an operational level as soon as we can," adds Mann. "We have some advanced systems in our F-16s. We have to be able to use them operationally, not just carry them around. The targeting pod is a good example. We start flying with the pods this month [July 2007]. We have been flying with them in our simulators already. Our friends in Squadron 8 at Antofagasta were trained with the targeting pod in their MLU jets. So we exchange a lot of information with them.

"We are already flying with the joint helmet-mounted cueing system," Mann continues. "The helmet is integrated with several systems in the aircraft. We can slave the radar with the helmet, and it works with the targeting pod as well. We use the normal helmet for some specific F-16 missions, but we usually f ly with the JHMCS. Every pilot has both helmets. We conduct a wide set of missions from this base: offensive counter air, defensive counter air, strategic missions, and close air support. So we have to train in all of those areas. The wide-ranging capabilities of the F-16 are well suited to these needs."[/quote ]

Parabens a Fach. Exemplo de profissionalismo e planejamento. Tem realizado tudo que anuncia, com objetividade e sem enrolacao.

Que armas ainda serao entregues?




Carlos Mathias

#516 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 09, 2008 4:05 pm

Essa é a questão, que armas...




PRick

#517 Mensagem por PRick » Sáb Fev 09, 2008 4:07 pm

jacquessantiago escreveu:[ quote="soultrain"]Só agora estive a ler o artigo, é natural já que a LM foi contratada em 2006 para integrar os lançadores, aqui vai uma parte:

Weapon capability (quer dizer capacidade, não que a FACH opere, um pouco diferente da sua versão Degan) includes AIM-120C AMRAAM, Python 4, AIM-9L/M, GBU-10 and GBU-12 laser guided bombs, AGM-84 Harpoon, GBU-31 joint direct attack munitions, and AGM-65 Maverick. Advanced systems include the APG-68(v)9 radar, fully integrated datalink, advanced friend/foe interrogator, joint helmet-mounted cueing system, onboard oxygen generating system, and electrical and cooling systems designed to accommodate additional systems. The aircraft are equipped with a drag chute as well.

"Some weapons and systems are still arriving at the base," Moraga continues. "Only half of our pilots have more than 200 hours in the F-16, but we are gaining experience quickly. Our primary mission is to get up to speed as a squadron. We haven't dropped live bombs in Chile, for example, but we should start doing that from this base later this year."

"Our goal is to reach an operational level as soon as we can," adds Mann. "We have some advanced systems in our F-16s. We have to be able to use them operationally, not just carry them around. The targeting pod is a good example. We start flying with the pods this month [July 2007]. We have been flying with them in our simulators already. Our friends in Squadron 8 at Antofagasta were trained with the targeting pod in their MLU jets. So we exchange a lot of information with them.

"We are already flying with the joint helmet-mounted cueing system," Mann continues. "The helmet is integrated with several systems in the aircraft. We can slave the radar with the helmet, and it works with the targeting pod as well. We use the normal helmet for some specific F-16 missions, but we usually f ly with the JHMCS. Every pilot has both helmets. We conduct a wide set of missions from this base: offensive counter air, defensive counter air, strategic missions, and close air support. So we have to train in all of those areas. The wide-ranging capabilities of the F-16 are well suited to these needs."[/quote ]

Parabens a Fach. Exemplo de profissionalismo e planejamento. Tem realizado tudo que anuncia, com objetividade e sem enrolacao.

Que armas ainda serao entregues?


Ora, o texto em negrito responde a sua pergunta, em resumo, temos que interpretar ao contrário senso. Se digo que "some" armas e sistemas já foram entregues, e digo depois que falta ainda coisas a serem entregues, quer dizer que o termo "some", não pode ser entendido como TODAS, mas que grande parte já foi entregue, mas falta ainda alguma coisa, o galho é que não dizem, nem o que foi entregue, nem o que falta entregar. 8-]

Gente esperta o pessoal da LM. [089]

[ ]´s




Carlos Mathias

#518 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 09, 2008 4:14 pm

"Some" não é grande parte, mas sim "alguma parte" ou "parte das coisas".




PRick

#519 Mensagem por PRick » Sáb Fev 09, 2008 4:27 pm

Carlos Mathias escreveu:"Some" não é grande parte, mas sim "alguma parte" ou "parte das coisas".


Seu digo o que foi entregue, o "some", muda de sentido, ora alguma coisa ou parte da coisa, podem ser 40%, 50%, 80% de partes da coisa, não são partes? Se digo um termo relativo a algo, e não explicito o que é este algo, não digo nada de importante, melhor enrolo. Sabemos que algo foi entregue, mas não sabemos nem o que foi, nem as quantidades recebidas. :wink:

[ ]´s




Carlos Mathias

#520 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 09, 2008 4:29 pm

Perfeito.




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#521 Mensagem por soultrain » Sáb Fev 09, 2008 4:44 pm

orestespf escreveu:
soultrain escreveu:Orestes,

Não sei quais suas fontes para o muito que escreveu aqui no forum, mas já erraram muitas vezes e neste assunto posso dizer com certeza que estão erradas, a FACH não tem AMRAAM, poderá ter num futuro próximo.

[[]]'s


Não entendi o "tom", Soultrain... Não disse que existem AMRAAM no Chile, tentei mostrar a você que o Degan não afirmou que eles foram comprados, disse apenas que os F-16 blc 50 estão aptos a operá-los, só isso.

Eu, em particular, não tenho certeza se o Chile tem ou não AMRAAM, mas já ouvi de oficiais da FAB que foram lá confirmarem que sim. Mesmo confiando nos caras, não boto fé por completo. Tanto que não entro nesta discussão, que acho até boba, mas aproveito para opinar: se o Chile não tem AMRAAM hoje, não deverá demorar muito para tê-lo. É o que penso.

Saudações,

Orestes


Orestes,

Não foi "tom" nenhum, neste assunto é preto no branco, sem vies ou interpretações. Deste a entender uma coisa que não é verdade só isso.

Degan,

Se havia problemas com o Perú, agora já não há? Qual é o problema de interpretação, necessitas que eu explique melhor?

Quanto às fontes não posso revelar, mas uma pesquisa no oráculo que tudo sabe (DSCA) e:

http://www.dsca.mil/PressReleases/36-b/ ... _06-60.pdf

As coisa estão a andar Degan e compreendo perfeitamente como a FACH está a fazer as coisas, com pés e cabeça, ou seja planeadas. Para quê ter misseis caríssimos a vencer a validade sem os pilotos terem treinamento básico ou ter tudo terminado nos MLU? O IOC de um esquadrão é mesmo assim, o que se passou com os M2000 da FAB foi excepção.

Por isso paciência que está quase.

[[]]'s




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#522 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 09, 2008 6:21 pm

soultrain escreveu:
orestespf escreveu:
soultrain escreveu:Orestes,

Não sei quais suas fontes para o muito que escreveu aqui no forum, mas já erraram muitas vezes e neste assunto posso dizer com certeza que estão erradas, a FACH não tem AMRAAM, poderá ter num futuro próximo.

[[]]'s


Não entendi o "tom", Soultrain... Não disse que existem AMRAAM no Chile, tentei mostrar a você que o Degan não afirmou que eles foram comprados, disse apenas que os F-16 blc 50 estão aptos a operá-los, só isso.

Eu, em particular, não tenho certeza se o Chile tem ou não AMRAAM, mas já ouvi de oficiais da FAB que foram lá confirmarem que sim. Mesmo confiando nos caras, não boto fé por completo. Tanto que não entro nesta discussão, que acho até boba, mas aproveito para opinar: se o Chile não tem AMRAAM hoje, não deverá demorar muito para tê-lo. É o que penso.

Saudações,

Orestes


Orestes,

Não foi "tom" nenhum, neste assunto é preto no branco, sem vies ou interpretações. Deste a entender uma coisa que não é verdade só isso.

Degan,

Se havia problemas com o Perú, agora já não há? Qual é o problema de interpretação, necessitas que eu explique melhor?

Quanto às fontes não posso revelar, mas uma pesquisa no oráculo que tudo sabe (DSCA) e:

http://www.dsca.mil/PressReleases/36-b/ ... _06-60.pdf

As coisa estão a andar Degan e compreendo perfeitamente como a FACH está a fazer as coisas, com pés e cabeça, ou seja planeadas. Para quê ter misseis caríssimos a vencer a validade sem os pilotos terem treinamento básico ou ter tudo terminado nos MLU? O IOC de um esquadrão é mesmo assim, o que se passou com os M2000 da FAB foi excepção.

Por isso paciência que está quase.

[[]]'s


Desculpe-me Soultrain, volto a insistir, eu não disse inverdades, eu disse que provavelmente o Degan poderia ter dito outra coisa, tanto que comecei o meu post assim: "talvez o Degan quis dizer que..."

Mas você em seguida me respondeu assim: "Não sei quais suas fontes para o muito que escreveu aqui no fórum, mas já erraram muitas vezes..."

Veja o seu tom agressivo no que citei acima. Porém preferi ser educado e resolvi dizer: "Não entendi o "tom", Soultrain..." Em seguida no mesmo post eu resolvi dar a minha opinião sobre ter ou não AIM-120 no Chile. Vá lá e verifique.

Veja o que recebi como resposta sua: "Não foi "tom" nenhum, neste assunto é preto no branco, sem viés ou interpretações. Deste a entender uma coisa que não é verdade só isso."

Apesar de várias tentativas de minha parte, você insiste em dizer que eu disse inverdades. Pergunto, quais??? Inverdade ao tentar dar uma explicação dada pelo Degan que é diferente da sua?

Acho que me deve um pedido de desculpas, e falo sério, não aceito o rótulo de "pessoa que diz inverdades" (o mesmo que mentiroso). Estou aguardando.


Meus respeitos,

Orestes




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#523 Mensagem por soultrain » Sáb Fev 09, 2008 6:24 pm

orestespf escreveu:
soultrain escreveu:Só agora estive a ler o artigo, é natural já que a LM foi contratada em 2006 para integrar os lançadores, aqui vai uma parte:

Weapon capability (quer dizer capacidade, não que a FACH opere, um pouco diferente da sua versão Degan) includes AIM-120C AMRAAM, Python 4, AIM-9L/M, GBU-10 and GBU-12 laser guided bombs, AGM-84 Harpoon, GBU-31 joint direct attack munitions, and AGM-65 Maverick. Advanced systems include the APG-68(v)9 radar, fully integrated datalink, advanced friend/foe interrogator, joint helmet-mounted cueing system, onboard oxygen generating system, and electrical and cooling systems designed to accommodate additional systems. The aircraft are equipped with a drag chute as well.

"Some weapons and systems are still arriving at the base," Moraga continues. "Only half of our pilots have more than 200 hours in the F-16, but we are gaining experience quickly. Our primary mission is to get up to speed as a squadron. We haven't dropped live bombs in Chile, for example, but we should start doing that from this base later this year."

"Our goal is to reach an operational level as soon as we can," adds Mann. "We have some advanced systems in our F-16s. We have to be able to use them operationally, not just carry them around. The targeting pod is a good example. We start flying with the pods this month [July 2007]. We have been flying with them in our simulators already. Our friends in Squadron 8 at Antofagasta were trained with the targeting pod in their MLU jets. So we exchange a lot of information with them.

"We are already flying with the joint helmet-mounted cueing system," Mann continues. "The helmet is integrated with several systems in the aircraft. We can slave the radar with the helmet, and it works with the targeting pod as well. We use the normal helmet for some specific F-16 missions, but we usually f ly with the JHMCS. Every pilot has both helmets. We conduct a wide set of missions from this base: offensive counter air, defensive counter air, strategic missions, and close air support. So we have to train in all of those areas. The wide-ranging capabilities of the F-16 are well suited to these needs."


Olá Soultrain,

talvez o Degan quis dizer que os F-16 não são "capados", ou seja, que os mesmos estão aptos para operar os AIM-120, sugerindo que seria um caminho natural obtê-los (se já não os têm).

Abraços,

Orestes




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#524 Mensagem por Chile » Sáb Fev 09, 2008 6:25 pm

Estimado Bolovo:

En el cabezal norte de la base aerea Los Cóndores (20°31'17'' S - 70°10'34'' O de Google Earth) podrás ver 10 nuevos hangares para los F-16 C/D. Lamento no saber como pegar dicha foto.

En la base aérea Cerro Moreno, los 4 hangares existentes fueron modificados internamente, por lo que Google Earth no muestra los cambios efectuados para recibir los F-16 AM/BM.

Caro PRick:

Los 18 F-16 AM/BM estarán en servicio hasta que empiecen a entrar en un upgrade en ENAER (no se conoce la fecha), pero debería incluir llevar el software al nivel tape M3. Sólo 16 aeronaves serán actualizadas, quedando un monoplaza y un biplaza fuera del programa y destinados a fuente de repuestos.

Como en todas las FIDAE, tomaré vacaciones por toda la semana, para ir a conversar con quien se me ponga por delante. Si alguno de los pilotos o mecánicos de la FACh comentan algo al respecto (normalmente sufren de amnesia ante preguntas específicas), te lo haré saber.

Saludos







[/img]




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#525 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 09, 2008 6:30 pm

soultrain escreveu:
orestespf escreveu:
soultrain escreveu:Só agora estive a ler o artigo, é natural já que a LM foi contratada em 2006 para integrar os lançadores, aqui vai uma parte:

Weapon capability (quer dizer capacidade, não que a FACH opere, um pouco diferente da sua versão Degan) includes AIM-120C AMRAAM, Python 4, AIM-9L/M, GBU-10 and GBU-12 laser guided bombs, AGM-84 Harpoon, GBU-31 joint direct attack munitions, and AGM-65 Maverick. Advanced systems include the APG-68(v)9 radar, fully integrated datalink, advanced friend/foe interrogator, joint helmet-mounted cueing system, onboard oxygen generating system, and electrical and cooling systems designed to accommodate additional systems. The aircraft are equipped with a drag chute as well.

"Some weapons and systems are still arriving at the base," Moraga continues. "Only half of our pilots have more than 200 hours in the F-16, but we are gaining experience quickly. Our primary mission is to get up to speed as a squadron. We haven't dropped live bombs in Chile, for example, but we should start doing that from this base later this year."

"Our goal is to reach an operational level as soon as we can," adds Mann. "We have some advanced systems in our F-16s. We have to be able to use them operationally, not just carry them around. The targeting pod is a good example. We start flying with the pods this month [July 2007]. We have been flying with them in our simulators already. Our friends in Squadron 8 at Antofagasta were trained with the targeting pod in their MLU jets. So we exchange a lot of information with them.

"We are already flying with the joint helmet-mounted cueing system," Mann continues. "The helmet is integrated with several systems in the aircraft. We can slave the radar with the helmet, and it works with the targeting pod as well. We use the normal helmet for some specific F-16 missions, but we usually f ly with the JHMCS. Every pilot has both helmets. We conduct a wide set of missions from this base: offensive counter air, defensive counter air, strategic missions, and close air support. So we have to train in all of those areas. The wide-ranging capabilities of the F-16 are well suited to these needs."


Olá Soultrain,

talvez o Degan quis dizer que os F-16 não são "capados", ou seja, que os mesmos estão aptos para operar os AIM-120, sugerindo que seria um caminho natural obtê-los (se já não os têm).

Abraços,

Orestes


O que você negritou acima ("se já não os têm"), dito por mim, é um complemento do que poderia estar insinuando o Degan, e não eu. Não fui eu que sugeriu isso, Soultrain, foi a leitura que fiz do que o Degan poderia ter pensado ou dito.

É difícil compreender isso??

Continuo no aguardo do pedido de desculpas, até porque você pediu que as partes envolvidas em discussões lá no "Super Etendard" se desculpassem entre si. Acho que agora é sua vez.


Saudações cordiais,

Orestes




Editado pela última vez por orestespf em Sáb Fev 09, 2008 6:39 pm, em um total de 1 vez.
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