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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 10:48 am
por rcolistete
piratadabaixada escreveu:
Isto pode ser um choque para você, mas tudo isto que você escreveu pode ser resumido na palavra protótipo. Atenção, calma, mas o que voou na Rússia como SU35 também é um protótipo, caso contrário não estaria agendado para ficar pronto em 2011.
Olá Heronim,

O Gripen Demo é um demonstrador para o Gripen NG, ainda não é um protótipo, i.e., não intenciona ser quase um Gripen NG de série, mas de testar várias aspectos do NG, principalmente a célula, motor, visto que os sistemas eletrônicos (radar, etc) evoluirão substancialmente até 2015.

O F-35 (e F-32) igualmente teve demonstrador. Agora tem protótipo. Idem para o Rafale, Eurofighter, etc. Dependendo do projeto de caça, há as seguintes etapas : demonstrador, protótipo, pré-série (às vezes omitido) e somente então os 1os lotes de produção em série.

Enfim, o Su-35BM está com desenvolvimento à frente do Gripen NG, dito oficialmente : 2011 < 2015. Mas o Gripen Demo já tem várias características do NG e está sendo desenvolvido muito rapidamente (1o vôo há poucos meses, etc), tanto que está sendo levado à sério em algumas concorrências mundo afora.

[]s, Roberto

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 2:24 pm
por binfa
e pensar que:
1º tem varios estocados esperendo comprador!
2º tem "cara" do orçamento da FAB!!
3º dariamos em termos de tecnologia!!!
4º poderiamos estar integrando armamentos com a Africa do Sul!!!!
5º integração de software com os R 99A/B
6º voltariamos a impor respeito, apesar de ser pequeno e ter pouca autonomia!!!!!
7º tem o NG que virá dentro em breve!!!!!
8º que o bixo é bonito!!!!!!!!!!!!!!!
credito: militaryphotos.net

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olha a cara de felicidadde do cidadão!!!
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att
binfa

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 2:36 pm
por piratadabaixada
rcolistete escreveu:O Gripen Demo é um demonstrador para o Gripen NG, ainda não é um protótipo, i.e., não intenciona ser quase um Gripen NG de série, mas de testar várias aspectos do NG, principalmente a célula, motor, visto que os sistemas eletrônicos (radar, etc) evoluirão substancialmente até 2015.
O F-35 (e F-32) igualmente teve demonstrador. Agora tem protótipo. Idem para o Rafale, Eurofighter, etc. Dependendo do projeto de caça, há as seguintes etapas : demonstrador, protótipo, pré-série (às vezes omitido) e somente então os 1os lotes de produção em série.
O que você chama de "demonstrador de tecnologia", foi chamado de protótipo nos seguintes links:

http://www.jsf.mil/history/his_prejast.htm
http://www.f22-raptor.com/about/chronology.html
http://en.wikipedia.org/wiki/F-22_Raptor
http://en.wikipedia.org/wiki/Joint_Stri ... er_Program

Uma definição de protótipo pode ser encontrada aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Prototype
Enfim, o Su-35BM está com desenvolvimento à frente do Gripen NG, dito oficialmente : 2011 < 2015. Mas o Gripen Demo já tem várias características do NG e está sendo desenvolvido muito rapidamente (1o vôo há poucos meses, etc), tanto que está sendo levado à sério em algumas concorrências mundo afora.
Em momento algum eu disse que o programa Gripen está mais avançado que o SU35, disse e repito que existe sim uma vasta lista de alterações no Flanker para torna-lo SU35. Vemos que o programa inicialmente datado para 2009 passou para 2010 e agora 2011.

Abraços,

Heronim

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 2:41 pm
por Pepê Rezende
piratadabaixada escreveu:
rcolistete escreveu:O Gripen Demo é um demonstrador para o Gripen NG, ainda não é um protótipo, i.e., não intenciona ser quase um Gripen NG de série, mas de testar várias aspectos do NG, principalmente a célula, motor, visto que os sistemas eletrônicos (radar, etc) evoluirão substancialmente até 2015.
O F-35 (e F-32) igualmente teve demonstrador. Agora tem protótipo. Idem para o Rafale, Eurofighter, etc. Dependendo do projeto de caça, há as seguintes etapas : demonstrador, protótipo, pré-série (às vezes omitido) e somente então os 1os lotes de produção em série.
O que você chama de "demonstrador de tecnologia", foi chamado de protótipo nos seguintes links:

http://www.jsf.mil/history/his_prejast.htm
http://www.f22-raptor.com/about/chronology.html
http://en.wikipedia.org/wiki/F-22_Raptor
http://en.wikipedia.org/wiki/Joint_Stri ... er_Program

Uma definição de protótipo pode ser encontrada aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Prototype
Enfim, o Su-35BM está com desenvolvimento à frente do Gripen NG, dito oficialmente : 2011 < 2015. Mas o Gripen Demo já tem várias características do NG e está sendo desenvolvido muito rapidamente (1o vôo há poucos meses, etc), tanto que está sendo levado à sério em algumas concorrências mundo afora.
Em momento algum eu disse que o programa Gripen está mais avançado que o SU35, disse e repito que existe sim uma vasta lista de alterações no Flanker para torna-lo SU35. Vemos que o programa inicialmente datado para 2009 passou para 2010 e agora 2011.

Abraços,

Heronim
Citando a Wikipedia? Está apelando... A própria SAAB chama o avião de DEMONSTRADOR e deve saber mais que esses sites que vc cita. A data para INÍCIO DE FABRICAÇÃO DO Su35, segundo a Sukhoi e a Knaapo, é 2010.

Pepê

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 3:06 pm
por piratadabaixada
Pepê Rezende escreveu: Citando a Wikipedia? Está apelando...
Pepê
Seus argumentos tem sido fracos, mas este foi péssimo, ou você não viu os links oficiais do JSF e F22 ?
A própria SAAB chama o avião de DEMONSTRADOR e deve saber mais que esses sites que vc cita. A data para INÍCIO DE FABRICAÇÃO DO Su35, segundo a Sukhoi e a Knaapo, é 2010.
Achei uma ótima sacada de marketing, Gripen Demo, muito legal. Agora se atualize (no link abaixo) e veja que até 2009 TODAS as alterações estruturais serão testadas, no Gripen Demo.

http://viewer.zmags.com/showmag.php?mag ... =1#/page4/

Abraços,

Heronim

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 4:33 pm
por Penguin
Gripen secures a long-term future as Sweden approves upgrade programme By Robert Hewson
December 01, 2007
http://www.janes.com/info/idr/articles/ ... cures.html


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SWEDISH AESA RADAR UNDERTAKES FIRST FLIGHT TRIALS
Saab (formerly Ericsson) Microwave Systems reports that it undertook the first flight trials of a new demonstrator radar for Gripen in September 2007. The tests, performed from a Lockheed Martin C-130 Hercules transport aircraft with the radar mounted backwards on the loading ramp, generated data that the company describes as "world-unique".

The active electronically scanned array (AESA) radar is a new development, building on technology from the current PS-05/A radar of the Gripen. Known within the company as NORA III (derived from the phrase 'Not Only a RAdar'), the new radar uses a Saab-specified AESA antenna consisting of approximately 1,000 elements built by Raytheon.

"As far as we know, this is the first data collection from a fighter radar using multi-channel AESA technology [that] simultaneously has one receiver channel per sub-aperture," says Jonas Branzell, programme manager for airborne radar at Saab Microwave Systems. "The data received is irreplaceable with regard to development of the radars of the future and their signal-processing algorithms."

During earlier ground tests, several Gripens were used as radar targets. In addition, both airborne- and land-based jamming were tested. According to Saab, the trials gave good results in the following modes: long-range target detection and tracking; search and track in highly manoeuvrable multi-target scenarios; rapid track initiation/alert; passive detection; and multiple jammer suppression.

Saab says these flight trials have demonstrated that an AESA radar, using one channel per sub-aperture, gives better sidelobe suppression than a monopulse system. According to the company, its radar detects targets in more directions and at lower speeds than any earlier known AESA radar.

Saab also maintains that ground clutter problems have been reduced in this new system: an ordinary AESA only uses distance and speed to separate targets from clutter, but tests with a multi-channel AESA, using spatially separated sub-apertures in two dimensions (elevation and azimuth), are claimed to give better ground clutter suppression.

The radar flight trials were originally intended to use a Viggen fighter as the platform but, following the latter's withdrawal from service, the C-130 Hercules was selected. According to Saab's Branzell, this had only a minor impact on the test results. "The radar being directed backwards had no impact on the clutter tests. It is only a mirror compared to the normal case," he says.

Branzell adds that the test made use of different waveforms, pulse frequencies and tapers, in part to compensate for the lower speed range of the C-130.

Olle Nygårds



JAS 39 GRIPEN - SWEDISH PRODUCTION FIGURES
Lot 01: 5 Prototypes (A/c 39-1 W/O 1988, rest withdrawn)

Batch 1 Lot 11: 19 JAS 39A (JAS 39A - 39102 W/O 1993)

Batch 1 Lot 12: 10 JAS 39A

Batch 2 Lot 21: 10 JAS 39A, 1 JAS 39B

Batch 2 Lot 22: 18 JAS 39A, 2 JAS 39B (JAS 39A - 39156 W/O 1999)

Batch 2 Lot 23: 18 JAS 39A, 2 JAS 39B

Batch 2 Lot 24: 16 JAS 39A, 3 JAS 39B (JAS 39A - 39184 W/O 2005)

Batch 2 Lot 25: 14 JAS 39A, 7 JAS 39B

Batch 2 Lot 26: 20 JAS39C

Batch 3 Lot 27: 7 JAS39C, 3 JAS39D

Batch 3 Lot 27: 5 JAS39C (To Czech Republic)

Batch 3 Lot 28: 7 JAS39C, 2 JAS39D (To Czech Republic)

Batch 3 Lot 28: 3 JAS39C, 1 JAS39D

Batch 3 Lot 29: 15 JAS39C, 8 JAS39D (JAS 39C - 39259 W/O 2007)

Batch 3 Lot 29: (4) JAS39C, (2) JAS39D (Reworked from Lot 11 for Hungary)

Batch 3 Lot 30: 13 JAS39C

Batch 3 Lot 30: (8) JAS39C (Reworked from Lot 11 for Hungary)

Totals: 5 Prototypes, 105 JAS 39A, 15 JAS39B, 70 JAS39C, 14 JAS39D

Grand total: 209

(Figures do not include production for South Africa)

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 5:14 pm
por BARAK
binfa escreveu:e pensar que:
1º tem varios estocados esperendo comprador!
2º tem "cara" do orçamento da FAB!!
3º dariamos em termos de tecnologia!!!
4º poderiamos estar integrando armamentos com a Africa do Sul!!!!
5º integração de software com os R 99A/B
6º voltariamos a impor respeito, apesar de ser pequeno e ter pouca autonomia!!!!!
7º tem o NG que virá dentro em breve!!!!!
8º que o bixo é bonito!!!!!!!!!!!!!!!
Compartilho em gênero, número e grau da sua opinião. O Gripen tem a cara da FAB. [009]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 5:25 pm
por pafuncio
1) Pode ser hoje, mas a questão é projetar uma cara futura do Gripen.

2) Baita caça, tremendo país de origem, mulheres maravilhosas, custo operacional baixo, sociedade das mais igualitárias e civilizadas.

Tirando aquela mania de usar chapéu com chifres, tenho uma grande simpatia pelos suecos. €´um povo tão civilizado que aplaudiu o brasil de pé, no final da copa de 58.

acho o gripen uma opção racional, hoje.

1.1) Mas é o futuro que me interessa, ainda que próximo. Logo, para mim, a questão é: vale a pena ser ambicioso ? podemos extrapolar os limites do gripen? Temos condições de enfim praticarmos uma ruptura, este terra de consenso que tem sido o Brasil ?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 5:25 pm
por pafuncio
editado. culpa das bodegas del fin del mundo e seu malbec. :D

PS - a todos, seja aos futuros pais, seja aos presentes pais, seja aos que já se foram, feliz dia dos pais.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 6:25 pm
por Bourne
alexandre lemos escreveu:1) Pode ser hoje, mas a questão é projetar uma cara futura do Gripen.

2) Baita caça, tremendo país de origem, mulheres maravilhosas, custo operacional baixo, sociedade das mais igualitárias e civilizadas.

Tirando aquela mania de usar chapéu com chifres, tenho uma grande simpatia pelos suecos. €´um povo tão civilizado que aplaudiu o brasil de pé, no final da copa de 58.

acho o gripen uma opção racional, hoje.

1.1) Mas é o futuro que me interessa, ainda que próximo. Logo, para mim, a questão é: vale a pena ser ambicioso ? podemos extrapolar os limites do gripen? Temos condições de enfim praticarmos uma ruptura, este terra de consenso que tem sido o Brasil ?
Os vikings nunca usaram chapeu com chifres, isso é invenção do cinema norte-americano.

Sobre o Gripen, este é o que se encaixa mais na realidade da FAB. Em outras palavras, não adianta comprar uma BMW, se não tem grana para pagar o IPVA, o seguro, a manutenção e importar as peças de reposição. Enquanto se pode comprar e manter um Renault Sandero, não é a mesma coisa que uma BMW, mas faz muito bem o serviço.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 6:28 pm
por PRick
binfa escreveu:e pensar que:
1º tem varios estocados esperendo comprador!Segundo nossos Ministros nada de compra de usados.
2º tem "cara" do orçamento da FAB!!Essa afirmação é muito perigosa, a cara do orçamento da FAB é mais F-5M e M-2000C, quer um conselho, não fale nada sobre o orçamento da FAB. :mrgreen:
3º dariamos em termos de tecnologia!!! Infelizmente os Suecos usam teconlogias de terceiros como no novo radar, isso para nós não serve.
4º poderiamos estar integrando armamentos com a Africa do Sul!!!!Ao que parece a África do Sul desistiu de integrar os R-Darter em seu Gripens.
5º integração de software com os R 99A/BIsso qualquer um dos concorrentes terá.
6º voltariamos a impor respeito, apesar de ser pequeno e ter pouca autonomia!!!!!Nanico não impõe respeito. [003]
7º tem o NG que virá dentro em breve!!!!!Por enquanto nada é certo nessa área. Caso se torne uma realidade é um caso a ser analisado.
8º que o bixo é bonito!!!!!!!!!!!!!!!Todos os concorrentes são bonitos, exceto F-18E e Typhoon. :lol: :lol:
credito: militaryphotos.net

binfa

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 6:37 pm
por Bolovo
Tão legal essa foto com a bandeira do Brasil ao lado rs

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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 6:44 pm
por brisa
Tem um tanto de bandeira ao lado tambem :twisted:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 6:49 pm
por Carlos Mathias
Mas o povo só vê duas ali.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Ago 10, 2008 6:57 pm
por Bolovo
A bandeira brasileira é a que está mais perta da sueca. Sem mais!