Página 338 de 5743
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 3:00 am
por Gerson Victorio
Bolovo escreveu:
Ao 1/14 Pampa, uai, como sempre foi, desde a epoca dos P-40 a região é responsabilidade deles. Alias, deveriam ser transferidos para BASM e BACO ser fechada.
Aí você facilita a vida do inimigo....tornando toda a Caça ao sul num único alvo...em sendo duas Bases...vai tornar um pouco mais difícil a seleção do alvo.
Gerson
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 3:02 am
por Bolovo
GERSON VICTORIO escreveu:Bolovo escreveu:
Ao 1/14 Pampa, uai, como sempre foi, desde a epoca dos P-40 a região é responsabilidade deles. Alias, deveriam ser transferidos para BASM e BACO ser fechada.
Aí você facilita a vida do inimigo....tornando toda a Caça ao sul num único alvo...em sendo duas Bases...vai tornar um pouco mais difícil a seleção do alvo.
Gerson
Fica 5 minutos uma da outra e a FAB não tem esse luxo...
Além disso, o Canoas atrapalha um pouco os aviões em rota para o Aeroporto Int de POA.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 3:04 am
por Gerson Victorio
bom ...tem aquele ditado..."quem tem uma não tem nenhuma...quem tem duas...."
Gerson
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 7:44 am
por Sintra
Carlos Mathias escreveu:Tem-se dito por qui Sintra que este RFI=RFP e que tudo está mais prá figuração. A menos que surja um proposta mirabolante, extremamente atrativa, muito boa mesmo, os contedores estão mais ou menos escolhidos. Algo como o caso dos helis, solta o RFI/RFP mas de antemão já se tem um favorito. Mas como nada é impossível, pode surgir uma proposta ultra diferente, como os EUA abrirem os códigos fonte de seus aviões.
Tenho consciência do que se tem dito, mas tenho um "feeling" (nada de definido) que DE FACTO as coisas voltaram ao inicio, não existe razão nenhuma para que qualquer um dos outros concorrentes não apresente propostas competitivas, e se assim for...
Abraço

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 8:31 am
por RobsonBCruz
alcmartin escreveu:Valdemort escreveu:Quantos GDA's tem na FAB e quantos seriam o necessário ????
Boa tarde, cmte!
Desencane da sigla GDA...embora o 1º GDA seja um esquadrão dedicado a defesa aérea, os outros esquadrões de caça da FAB, como o 1º/1º GAvCa, ou o 1º/14º GAV também o fazem, mormente não possuírem essa nomenclatura designativa. Tanto que, segundo nosso amigo Thor, que está na ativa,
o cotado p/Manaus não seria a criação de um novo GDA, mas a transferencia do 1º/4º GAv, o Pacau, esquadrão antigo e tradicional da caça, mas que passou boa parte de sua historia c/ Xavanvelho...
Quanto a sua pergunta, o texto e o site abaixo, relativo ao FX1, dão uma boa idéia do problema do balanceamento quantidade x bases aéreas x tamanho do territorio.
Abs e bons voos!
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... intro.html
E o Nordeste ficará sem nada?
Não entendo por que temos que manter 3 esquadrões no Rio (1º/1º GAvCa, 2º/1º GAvCa e 16º GAv) e 3 no Rio Grande do Sul (1º/14º GAv, 1º/10º GAv e 3º/10º GAv) e o resto do pais tão mal servido.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 8:34 am
por Tchelo
jp escreveu:orestespf escreveu:
João Pedro, minha MP já passou dos 15 dias, quando irá respondê-la???? Aprendi a cobrar tais coisas por aqui no DB...
Abração,
Orestes
Ops! Que MP?!
Como sou mais desligado que luz em casa de pobre devo ter engolido mosca (com certeza).
Entro no forum quase todo dia (privilégio de aposentado), mas quando recebo notificações do DB não leio (
mea culpa mea culpa, mea maxima culpa), entro e vou fazendo meu ritual fágico de informações.
Vou checar agora.
Abçs.
JP
Sds JP
Estive prestando atenção na sua assinatura e não entendi muito bem. Perdão pelo ignorânica legislativa

, mas o que tem a ver essa lei com o RAFALE

Só por curiosidade mesmo
Obrigado...Tchelo
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 9:25 am
por Valdemort
alcmartin escreveu:Valdemort escreveu:Quantos GDA's tem na FAB e quantos seriam o necessário ????
Boa tarde, cmte!
Desencane da sigla GDA...embora o 1º GDA seja um esquadrão dedicado a defesa aérea, os outros esquadrões de caça da FAB, como o 1º/1º GAvCa, ou o 1º/14º GAV também o fazem, mormente não possuírem essa nomenclatura designativa. Tanto que, segundo nosso amigo Thor, que está na ativa, o cotado p/Manaus não seria a criação de um novo GDA, mas a transferencia do 1º/4º GAv, o Pacau, esquadrão antigo e tradicional da caça, mas que passou boa parte de sua historia c/ Xavanvelho...
Quanto a sua pergunta, o texto e o site abaixo, relativo ao FX1, dão uma boa idéia do problema do balanceamento quantidade x bases aéreas x tamanho do territorio.
Abs e bons voos!
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... intro.html
Valeu
Otima leitura
Safe flights
Cheers
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 10:04 am
por WalterGaudério
Tchelo escreveu:Demartino escreveu:22 de dezembro é o que mesmo Tchelo????
Visita do Sarkozy...
cicloneprojekt escreveu:
SENHORES, olhas as coisas acontecendo aí...
A Fonte é do Jornal de Brasília via Blog do Poder naval On-line
Gilberto Amaral
Brasília receberá no dia 22 de dezembro a visita do presidente da França Nicolai Sarkozy. Vem assinar acordos que trarão grandes novidades para a nossa Marinha. Como em sociedade tudo se sabe, principalmente envolvendo submarinos nucleares.
Fonte: Jornal de Brasília 16/07/2008
Quem sabe também não
pinta o RAFALE....se não vier nada melhor até lá....
Sds...Tchelo
Vem não. Aposte e aguarde
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 10:23 am
por WalterGaudério
Bolovo escreveu:GERSON VICTORIO escreveu:
Aí você facilita a vida do inimigo....tornando toda a Caça ao sul num único alvo...em sendo duas Bases...vai tornar um pouco mais difícil a seleção do alvo.
Gerson
Fica 5 minutos uma da outra e a FAB não tem esse luxo...
Além disso, o Canoas atrapalha um pouco os aviões em rota para o Aeroporto Int de POA.
Depende do ponto de vista. Eu acho que o tráfego civil no aeroporto Salgado Filho atrapalha o tráfego na BACO. Que fechem o Salgado Filho e ampliem o de Caxias do Sul. Báh!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 10:32 am
por Túlio
Uma kôza é verdade, e isso dito por quem morou vinte anos perto: o Salgado Filho está com os dias contados, podem ampliar o quanto quiserem, a localização é por demais dentro de centros urbanos importantes - Porto Alegre e Canoas - e, cedo ou tarde, algo como o ocorrido em Guarulhos vai rolar no SF, é muito prédio perto, muita rodovia e muito mau tempo e nevoeiro. Já existem estudos para a construção de um novo aeroporto, mas estão esperando acontecer uma desgraça para tirarem da gaveta...
Já a BACO, até onde eu saiba, não incomoda ninguém, nem dá pra vê-la da estrada...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 11:49 am
por Tchelo
cicloneprojekt escreveu:Tchelo escreveu:
Visita do Sarkozy...
cicloneprojekt escreveu:
SENHORES, olhas as coisas acontecendo aí...
A Fonte é do Jornal de Brasília via Blog do Poder naval On-line
Gilberto Amaral
Brasília receberá no dia 22 de dezembro a visita do presidente da França Nicolai Sarkozy. Vem assinar acordos que trarão grandes novidades para a nossa Marinha. Como em sociedade tudo se sabe, principalmente envolvendo submarinos nucleares.
Fonte: Jornal de Brasília 16/07/2008
Quem sabe também não
pinta o RAFALE....se não vier nada melhor até lá....
Sds...Tchelo
Vem não. Aposte e aguarde
Não vem nada melhor ou não vem o RAFAFE?
Sds...Tchelo
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 12:00 pm
por alcmartin
A gauchada vem dando tiro,hehe...
Uma das alegações, Túlio, fora o proprio movimento de aeronaves(restringe-se as descidas dos comerciais), é que quando se está na final da 29 de POA (a cabeceira que NÂO passa pela avenida), voce avista primeiro a cabeceira de Canoas, e alinhado...

.Mas é tudo bem avisado, nas cartas, no ATIS(informação gravada p/aeronaves na fonia) e o proprio controle POA. Fora que isso acontece mais no VOR da 29, antes o principal procedimento dessa cabeceira. Agora já tem o RNAV, o procedimento GPS p/a mesma, que não acontece isso.
Em algumas localidades, como Belem, Teresina, BH, onde se tem outros aerodromos proximos se tem esses riscos, sob condições visuais desfavoraveis...Uma vez, em BH, um 737 da Vasp, ou Varig, desceu em Lagoa Santa

. O copiloto perguntou ao cmte: "cmte, a INFRAERO agora tem jipe com guardas armados da aeronautica??

."Claro que não!(cmte)". "Então o sr.pousou em lugar errado..."
Mas, piadas a parte, voce tocou no ponto principal: falta de planejamento urbano generalizado no país...

Voce tem que pensar na frente, o que não ocorre. Só apagam incendios, e da hora...
Abs, mestres tulio e Walter!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 12:08 pm
por alcmartin
Sintra escreveu:
Bem vindo de volta da "Varanda" do Carlos
Agora, e fazendo jus à campanha do Tulio, uma pequena pergunta, quando é que vão ser as próximas eleições Presidenciais ai do outro lado do "lago"?
É que se o projecto não avança rapidamente... Pessimismo meu ou "Deja Vu"?!

Salve, Sintra!
Não é pessimismo seu não, Sintra...realmente conheces estas bandas...

, ou melhor:
Daí a turma "veterana", do time de são Tomé, do Plinio...
A turma profissional, de baixo, é que vem empurrando...torçamos que tenham sucesso...
abs!!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 12:30 pm
por Lucius Clay
orestespf escreveu:brisa escreveu:Ola Orestes.......agora conta ai sobre as chances do Eurofighter
Abracao e bom retorno
Brisa, não sei mesmo, aliás não sei as chances de nenhum caça, nem sei se existe algum com mais chances que outros. Explico, a coisa recomeçou recentemente, os caças são conhecidos sim, mas as outras variáveis, não. Por exemplo, conseguirá o Governo levar a ferro e fogo a questão de tecnologia ou terá que abrir mão disso para diminuir os custos? Outro ponto, considerando o número de célula produzidas, a longo prazo não seria o Typhoon mais "barato" que o Rafale? Como tem um caça de 5ªG na lista, podendo haver outros (PAK-FA e o projeto suéco), não seria interessante comprar (prateleira) cerca de 24-36 caças destes e a Embraer desenvolver um jato supersônico para substituir os F-5 e A-1? Ou ainda o contrário, comprar algumas dezenas (24-36 também) de caças de 4ªG e entrar em parceria (Embraer) com um fabricante que irá desenvolver e produzir um caça de 5ªG? São várias as perguntas e as possibilidades.
Em suma, a discussão agora não é pelas características técnicas do caça em si, mas sobre o que fará o País lucrar mais (tecnologias) a custos de investimentos menores. Uma difícil equação pra se resolver.
Abraços,
Orestes
Bom tê-lo de volta Professor!
Achei interessante essa recente avaliação, tem muito fundamento pra mim o que dissestes.
Abraços,
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 1:10 pm
por alcmartin
RobsonBCruz escreveu:
E o Nordeste ficará sem nada?
Não entendo por que temos que manter 3 esquadrões no Rio (1º/1º GAvCa, 2º/1º GAvCa e 16º GAv) e 3 no Rio Grande do Sul (1º/14º GAv, 1º/10º GAv e 3º/10º GAv) e o resto do pais tão mal servido.
Glauber escreveu:E a defesa do Sul ficaria a cargo do 3/10?
N~ao menosprezando o centauro, ou os hermanos, ´e s´o uma duvida...
Bom dia, Robson e Glauber!!
Ó, antes de me xingarem, não fui eu que fiz as alocações das bases,hehe...
Acho que é util examinarmos a historia. Realmente são poucas bases aéreas exclusivamente militares, sendo da caça a maioria (Santa Cruz, S.Maria, Canoas e Anapolis). A maioria das bases aéreas dividem o espaço com atividade civil. Obviamente, primeiro por economia, e talvez, até pelo proprio conceito-função constitucional da Aeronautica, elaborado pelos então líderes (atividade militar-civil).
Então, o melhor da FAb, os caças ficaram na capital (RJ) e na fronteira quente, o sul. Criou-se Brasilia, criou-se outra base lá. Não tinham outras bases porque não se tinha o que colocar lá...
Acho que, atualmente, a concentração no Rio é mais por economia e pelos proprios vetores, ainda dedicados. Ainda que por formação, todos pilotos sejam caçadores.
Acredito que com a chegada dos multifunção, a propria função básica dos esquadrões mude, ampliando o leque de opções. Assim, onde hoje voce tem o 3/10 fazendo ataque e o 1/14 fazendo defesa aérea, voce possa concentrar as mesmas funções em um só e liberando o outro p/outra região do país. Isso desde que o panorama politico x estrategico permita.
Sei lá, mas o bom mesmo seria ter mais e criar novos p/as outras regiões,hehe
abs!!