TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Tchelo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5041 Mensagem por Tchelo » Qui Jul 17, 2008 4:24 pm

Demartino escreveu:22 de dezembro é o que mesmo Tchelo????
Visita do Sarkozy...

cicloneprojekt escreveu:
SENHORES, olhas as coisas acontecendo aí...

A Fonte é do Jornal de Brasília via Blog do Poder naval On-line

Gilberto Amaral

Brasília receberá no dia 22 de dezembro a visita do presidente da França Nicolai Sarkozy. Vem assinar acordos que trarão grandes novidades para a nossa Marinha. Como em sociedade tudo se sabe, principalmente envolvendo submarinos nucleares.

Fonte: Jornal de Brasília 16/07/2008

Quem sabe também não pinta o RAFALE....se não vier nada melhor até lá.... :?

Sds...Tchelo

Oziris
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes

#5042 Mensagem por Oziris » Qui Jul 17, 2008 4:33 pm

Tchelo escreveu:
Demartino escreveu:22 de dezembro é o que mesmo Tchelo????
Visita do Sarkozy...

cicloneprojekt escreveu:
SENHORES, olhas as coisas acontecendo aí...

A Fonte é do Jornal de Brasília via Blog do Poder naval On-line

Gilberto Amaral

Brasília receberá no dia 22 de dezembro a visita do presidente da França Nicolai Sarkozy. Vem assinar acordos que trarão grandes novidades para a nossa Marinha. Como em sociedade tudo se sabe, principalmente envolvendo submarinos nucleares.

Fonte: Jornal de Brasília 16/07/2008

Quem sabe também não pinta o RAFALE....se não vier nada melhor até lá.... :?

Sds...Tchelo
Tá parecendo que os russos vão levar o FX-2.
Ainda mais se há Ereva vencer o contrato das novas centras nucleares.
Seria um belo premio de consolação para os franceses.
Fora os novos sub's.
[]'s

-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.

"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
Carlos Mathias

#5043 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 17, 2008 4:57 pm

Prêmio de consolação? Veja quanto vai custar essa conversa de escoltas e subs convencionais+nuc. Já pensou ganhar uma consolação assim sempre?

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#5044 Mensagem por alcmartin » Qui Jul 17, 2008 6:03 pm

Bem vindo a bordo, mestre Orestes!! [009] [009]

Eu também andava sumido, só frequentando a varando do CM, hehe...só espiando!
Mas, indo direto ao assunto, tem notado uma "abertura" maior do NJ em relação a escolha, ou ele ainda é torcedor assumido(ou passivo, sei lá... :mrgreen: )? :twisted:
Abração!

Off topic( perdão a campanha do Tulio... :oops: )Lendo um livro sobre as operações da FAB na IIGM, deparei-me com a bolacha do 1º ELO...e fica aí a sugestão, caso o Rafale seja o escolhido, o renascimento do esquadrão, pelo know how :twisted: :twisted:
Foi mal aos pró-Rafale... :mrgreen: não resisti...Se vier, tá de bom tamanho. (mas prefiro o Thyphoon ou SU) :twisted: :D

Imagem

Editado pela última vez por alcmartin em Qui Jul 17, 2008 6:29 pm, em um total de 1 vez.
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#5045 Mensagem por alcmartin » Qui Jul 17, 2008 6:25 pm

Valdemort escreveu:Quantos GDA's tem na FAB e quantos seriam o necessário ????
Boa tarde, cmte!

Desencane da sigla GDA...embora o 1º GDA seja um esquadrão dedicado a defesa aérea, os outros esquadrões de caça da FAB, como o 1º/1º GAvCa, ou o 1º/14º GAV também o fazem, mormente não possuírem essa nomenclatura designativa. Tanto que, segundo nosso amigo Thor, que está na ativa, o cotado p/Manaus não seria a criação de um novo GDA, mas a transferencia do 1º/4º GAv, o Pacau, esquadrão antigo e tradicional da caça, mas que passou boa parte de sua historia c/ Xavanvelho... :(
Quanto a sua pergunta, o texto e o site abaixo, relativo ao FX1, dão uma boa idéia do problema do balanceamento quantidade x bases aéreas x tamanho do territorio.

Abs e bons voos! :wink:

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... intro.html

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#5046 Mensagem por orestespf » Qui Jul 17, 2008 7:32 pm

Demartino escreveu:Boa tarde a todos!!!

Humildemente queria colocar uma opinião, também sem fontes, apenas uma opinião de quem conhece um pouco a política de Estado do Atual Governo.

Galera esqueçam a possibilidade de nosso tão sonhado FX não sair agora, o motivo é bem simples, há quase uma unanimidade entre governo e oposição com excessão de alguns partidos de extrema esquerda, qua hoje não apitam nada no cenário político brasileiro, que o Brasil a cada dia que passa é considerado de fato uma futura super potência econômica e consequentemente se todos nós quisermos continuar mandando no nosso próprio rabo a hora é agora!!!
Poucos assuntos na histórica política brasileira uniram tantos inimigos. Acho inclusive que nosso mestre Orestes sabe mais coisa do que nossa vã filosofia pode prever e lógicamente nào pode abrir o bico, mas que a coisa está muito próxima de acontecer, a isso eu posso dizer que está sim.
Não faço a mínima idéia de quem vai ganhar a parada, mas pelas dicas que já foram dadas aqui cada dia fica mais claro que é mesmo!!!!

Abs

PS: Naò escrevo muito, mas leio bastante por aqui e aprendo muito a cada dia e sou mais um a agradecer a volta de nosso nobre colega Orestes, seja bem vindo novamente.

Obrigado pelas palavras gentis e amigas, Demartino. Bem... Você está certo, as coisas estão para acontecer sim, não sei mensurar, mas vão acontecer sim. Agora não se trata de fazer média com os militares (como dizem os políticos), trata-se de necessidade mesmo. Não sei tanto assim, mas onde as informações deixam de existir, apelo pra minha humilde intuição (baseada nos fragmentos colhidos junto aos que realmente sabem) para concluir que teremos muita coisa boa vindo por aí. Por outro lado, sei que não será o suficiente, mas será um grande salto em relação ao que temos e tivemos no passado recente.

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#5047 Mensagem por orestespf » Qui Jul 17, 2008 7:35 pm

alcmartin escreveu:Bem vindo a bordo, mestre Orestes!! [009] [009]

Mas, indo direto ao assunto, tem notado uma "abertura" maior do NJ em relação a escolha, ou ele ainda é torcedor assumido(ou passivo, sei lá... :mrgreen: )? :twisted:
Abração!

Off topic( perdão a campanha do Tulio... :oops: )Lendo um livro sobre as operações da FAB na IIGM, deparei-me com a bolacha do 1º ELO...e fica aí a sugestão, caso o Rafale seja o escolhido, o renascimento do esquadrão, pelo know how :twisted: :twisted:
Foi mal aos pró-Rafale... :mrgreen: não resisti...Se vier, tá de bom tamanho. (mas prefiro o Thyphoon ou SU) :twisted: :D

Imagem
Salve AlcMartin!!!

Macumbeiro de verdade não se afasta nunca de seu Terreiro de batismo! :D :D Tenha um bom retorno também, o importante são suas ilustres colaborações por estas bandas!

Sim, o NJ está mais flexível em suas posturas, acho que a ficha dele caiu e percebeu que não tem como dizer o que as FFAA precisam, não é a praia dele, nem do MU. Claro que haverá jogo político no rolo, mas não a ponto de vir algo absurdo pra nós, assim fiquei sabendo.

Grande abraço,

Orestes

Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#5048 Mensagem por Sintra » Qui Jul 17, 2008 8:29 pm

alcmartin escreveu:Bem vindo a bordo, mestre Orestes!! [009] [009]

Abração!

Imagem
Bem vindo de volta da "Varanda" do Carlos :wink:

Agora, e fazendo jus à campanha do Tulio, uma pequena pergunta, quando é que vão ser as próximas eleições Presidenciais ai do outro lado do "lago"?
É que se o projecto não avança rapidamente... Pessimismo meu ou "Deja Vu"?! :?

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#5049 Mensagem por Paisano » Qui Jul 17, 2008 8:33 pm

Sintra escreveu:Agora, e fazendo jus à campanha do Tulio, uma pequena pergunta, quando é que vão ser as próximas eleições Presidenciais ai do outro lado do "lago"?
2010 :!:

Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#5050 Mensagem por Sintra » Qui Jul 17, 2008 9:00 pm

Paisano escreveu:
Sintra escreveu:Agora, e fazendo jus à campanha do Tulio, uma pequena pergunta, quando é que vão ser as próximas eleições Presidenciais ai do outro lado do "lago"?
2010 :!:
Ano e meio...
Portanto o "RFI" foi lançado agora, mais um ano e o hipotético "RFP" é enviado aos construtores "finalistas", mais seis meses e o governo muda (ou não)... O titular da pasta da Defesa muda, a politica de defesa muda e o dossier "FX2" arrisca-se a recomeçar do zero... outra vez...

:?

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#5051 Mensagem por Mapinguari » Qui Jul 17, 2008 9:53 pm

orestespf escreveu:
Mapinguari escreveu: Orestes,

Gostaria de saber quais os "sérios problemas que o Gripen NG teria na Região Norte" que não afetariam os demais caças da concorrência.
Os de sempre, Alexandre, os de sempre.

Abraços,

Orestes
Sei. Os mesmos que afetam todos os demais concorrentes, então (umidade, calor excessivo, dificuldades no apoio logístico, etc). Até mesmo F-5 opera por aqui.

Editado pela última vez por Mapinguari em Qui Jul 17, 2008 9:55 pm, em um total de 1 vez.
Mapinguari

Imagem
Carlos Mathias

#5052 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 17, 2008 9:55 pm

Tem-se dito por qui Sintra que este RFI=RFP e que tudo está mais prá figuração. A menos que surja um proposta mirabolante, extremamente atrativa, muito boa mesmo, os contedores estão mais ou menos escolhidos. Algo como o caso dos helis, solta o RFI/RFP mas de antemão já se tem um favorito. Mas como nada é impossível, pode surgir uma proposta ultra diferente, como os EUA abrirem os códigos fonte de seus aviões.

Booz
Sênior
Sênior

#5053 Mensagem por Booz » Sex Jul 18, 2008 12:04 am

orestespf escreveu:
jp escreveu:Túlio, no tempo do herr Geisel foi cunhada, por ele mesmo acho, a expressão: "lenta, gradual e segura", para definir a nossa glasnost.
Pois é! Acho que essa estratégia foi por demais absorvida pelas FFAA, ou a elas impingida, mas só uma parte. Ou seja, ficou só a primeira que trata da LENTA.
O tempo, em qualquer simulação, é o nosso pior e mais implacável inimigo. Ele esfarela qualquer esforço que fica sob o peso do hiato tecnológico, da impuberidade das doutrinas, da operacionalidade etc etc e... etc.
Estamos desde meados de 90 para decidir sobre um maldito de um avião, estamos sem blindados (com e sem rodas) condizentes, estamos cegos e somos risíveis em anti-aérea.
Digo a você. Tá arriscado chegar o tal 7 e anunciarem com pompa e circunstância outro mirabolante plano que, last but not least, deverá ser levado adiante em outro governo.
João Pedro, minha MP já passou dos 15 dias, quando irá respondê-la???? Aprendi a cobrar tais coisas por aqui no DB... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abração,

Orestes

Ops! Que MP?! :|
Como sou mais desligado que luz em casa de pobre devo ter engolido mosca (com certeza).
Entro no forum quase todo dia (privilégio de aposentado), mas quando recebo notificações do DB não leio (mea culpa mea culpa, mea maxima culpa), entro e vou fazendo meu ritual fágico de informações.
Vou checar agora.
Abçs.
JP

Imagem
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 415 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#5054 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Jul 18, 2008 1:07 am

alcmartin escreveu:
Valdemort escreveu:Quantos GDA's tem na FAB e quantos seriam o necessário ????
Boa tarde, cmte!

Desencane da sigla GDA...embora o 1º GDA seja um esquadrão dedicado a defesa aérea, os outros esquadrões de caça da FAB, como o 1º/1º GAvCa, ou o 1º/14º GAV também o fazem, mormente não possuírem essa nomenclatura designativa. Tanto que, segundo nosso amigo Thor, que está na ativa, o cotado p/Manaus não seria a criação de um novo GDA, mas a transferencia do 1º/4º GAv, o Pacau, esquadrão antigo e tradicional da caça, mas que passou boa parte de sua historia c/ Xavanvelho... :(
Quanto a sua pergunta, o texto e o site abaixo, relativo ao FX1, dão uma boa idéia do problema do balanceamento quantidade x bases aéreas x tamanho do territorio.

E a defesa do Sul ficaria a cargo do 3/10?
N~ao menosprezando o centauro, ou os hermanos, ´e s´o uma duvida...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#5055 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 18, 2008 2:29 am

glauberprestes escreveu:
alcmartin escreveu: Boa tarde, cmte!

E a defesa do Sul ficaria a cargo do 3/10?
N~ao menosprezando o centauro, ou os hermanos, ´e s´o uma duvida...
Ao 1/14 Pampa, uai, como sempre foi, desde a epoca dos P-40 a região é responsabilidade deles. Alias, deveriam ser transferidos para BASM e BACO ser fechada.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder