Navio da Marinha participa num dos maiores exercícios de luta anti-submarina da NATO
A Fragata Corte-Real, da Marinha Portuguesa, integrada na Força Naval da NATO, a “Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1)” participou, juntamente com um avião de patrulha marítima P3-C, da Força Aérea Portuguesa, num dos maiores e mais desafiantes exercícios de luta anti-submarina realizados pelos países aliados da NATO, o “Dynamic Mongoose 2022”.
Este complexo exercício, que se realizou na região compreendida entre a Islândia, Reino Unido e Noruega, estrategicamente conhecido como GIUK-Norway Gap, decorreu num teatro de operações exigente, quer pela sua extensão geográfica, pela meteorologia adversa e pelas condições oceanográficas prevalecentes.
Durante cerca de duas semanas, onze navios de superfície, três submarinos, dezasseis aeronaves de patrulha marítima e sete helicópteros orgânicos provenientes de nove nações aliadas participantes, realizaram treino e desenvolveram táticas, técnicas e procedimentos no âmbito da luta anti-submarina.
Prosseguindo a sua missão, a Fragata Corte-Real, participou, igualmente, num exercício de defesa aérea com as modernas aeronaves da NATO “Lockheed Martin F-35 Lightning II”, que aliam a sua tecnologia stealth a um leque vasto de diferentes armas que pode empregar.
A Fragata Corte-Real e a sua guarnição de 177 militares prosseguem missão, integrados no SNMG1, até ao próximo dia 16 de setembro, com o objetivo de promover a segurança marítima no Atlântico Norte, Mar do Norte e Mar Báltico, e realiza, frequentemente, exercícios de oportunidade com meios aéreos, tanto de países NATO como de países amigos, permitindo assim testar e elevar as capacidades operacionais dos navios da força.
Marinha de Portugal
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Re: Marinha de Portugal
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Re: Marinha de Portugal
https://www.facebook.com/EspadaEscudoPo ... 5309951655
NAVIO PLATAFORMA MULTIPROPÓSITO
Lisboa, Portugal
20 de Junho de 2022
Foi lançado a 20 de Junho de 2022, pela Marinha Portuguesa, um concurso limitado por prévia qualificação simplificado, via procedimento n.º 7861/2022 (in DR n.º 120, 23 de Junho de 2022), para aquisição do projecto e construção de um Navio/Plataforma Multipropósito (N-PM), com um prazo de execução até 3 anos (com entrega até Dezembro de 2025), por um preço base de 94,5 milhões de Euros.
Este Navio/Plataforma Multipropósito (N-PM) terá um comprimento total, entre perpendiculares, de 100 metros, uma boca máxima (ao nível do convés de voo) de 20 metros e um calado máximo de 7,5 metros. Seguirá os padrões STANAG 4154 (Ed 3) e terá capacidade de manter a operacionalidade de arriar e içar embarcações em estado de mar 5 na Escala de Douglas. A sua guarnição será composta por 1 comandante, 7 oficiais, 8 sargentos e 29 praças, num total de 45 elementos. Tem alojamento dimensionado até 28 oficiais, 30 sargentos e 32 praças, num total de 90 elementos (além do comandante). Estará dimensionado para uma autonomia de 45 dias a uma velocidade de cruzeiro de 10 nós.
O N-PM deverá compreender um conjunto de facilidades de aviação incluindo, entre outros, convés de voo (uma pista com "sky jump", um "spot" para operação de um helicóptero, com sistema de iluminação, GPI, etc), hangar para um helicóptero (com suporte para as estações hidráulicas de manutenção, ponte rolante, iluminação técnica, etc) e hangar para aeronaves não tripuladas. Em termos de helicóptero orgânico deverá suportar as aeronaves Lynx MK95A e NH90 (quer em "spot", quer em hangar) e EH101 ("spot"). O convés de voo deverá permitir a operação de diferentes tipologias de aeronaves não tripuladas, vulgo "drones", bem como todo o suporte requerido para operações de re-abastecimento vertical (VERTREP).
No âmbito de embarcações semi-rígidas, o N-PM possuirá 3 embarcações: uma embarcação com
certificação SOLAS ("Safety of Life at Sea") para operação como "Fast
Rescue Boat", com um potência não inferior a 250 hp; e duas embarcações de abordagem não cooperativa, com capacidade para 8 militares equipados, com uma velocidade máxima de 35 nós ou superior e uma autonomia mínima de 60 milhas náuticas, para missões de fiscalização, policiamento, combate ao narcotráfico, assalto e de apoio a uma pequena força embarcada.
Seguido as boas práticas e recomendações de instalação e operação da "Alliance of European Research Fleets" (EUROFLEET), em termos de sistemas de apoio à investigação científica, o N-PM será desenhado para poder operar VEículos Não Tripulados (VENT) de subsuperfície e veículos operados remotamente – "Remotely Operated Vehicle" (ROV). Possuirá um patilhão de sensores ("drop keel") para instalação de sensores científicos e acústicos; um sistema CTD "Rosette" de grande volume (para recolha de amostras de água em profundidade, com sonda com capacidade de operação até 6 000 m); um sistema MVP, "Moving Vessel Profiler", com capacidade de operação até 700 metros de profundidade com o navio a navegar a 8 nós; um "Acoustic Doppler Current Profiler" (ADCP); um "Global Acoustic Positioning System" (GAPS), com capacidade de operação até 4 000 metros de profundidade. Além destes sistemas orgânicos, o N-PM possuirá capacidade e integração para vários outros sistemas não orgânicos (Corer de Pistão - Calipso, Vibrocorer, Box Corer, Multi Corer, etc) bem como de todos os guinchos de operação e suporte aos mesmos.
Sob uma arquitectura integrada de sistemas de comando e controlo, de gestão da plataforma, e de processamento e gestão digital de informações, este N-PM contará com um conjunto de sistemas de navegação (IBS, DDU, TACAN, GPS Seguro, etc), com sistemas de vigilância de radares de navegação, radar de aviso combinado (capacidade de ARPA, "Automatic Radar Plotting Aid" e certificação IMO; ECM e Anti-Jamming) e sistemas de identificação IFF/W-AIS, bem como sistemas de vigilância submarina (batitermógrafo; suporte para sonda XBT/XSV em uso na Marinha (XBT4, XBT5, XBT7 e MK-8 XBT/XSV) ou sondas do tipo CTD). Em termos de comunicações externas contará, entre outros, com sistemas de comunicação por satélite SATCOM e MILSATCOM, GMDSS, telefone submarino, SART, EPIRB e ICCS.
Em termos de armamento, o N-PM estará equipado, no mínimo, com 4 "softmounts" para metralhadora pesada Browning M2 .50, com limitador de campo de tiro e respectivos acessórios, e base de assentamento, com protecção balística para peça Browning e respectivo operador; e com 2 peças de salva Hotchkiss. O N-PM estará equipado com paióis e armeiros aptos a armazenar diverso armamento portátil, munições, material pirotécnico e material de demolição e respectivos detonadores.
Desenho técnico e modelo 3D via Direcção de Navios da Marinha Portuguesa
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Re: Marinha de Portugal
Então sempre vai ter hangar. É um pouco maior que os nossos NPO e talvez um pouco acima das 2000 toneladas.
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Re: Marinha de Portugal
Não tem armas, não é um navio de combate... é um navio "hidrográfico" com capacidade de levar um par de helicópteros e "gerir"/levar drones com fartura.
drones
drones
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Re: Marinha de Portugal
Inovação: ZLT Infante D. Henrique vai testar Sistemas de Defesa e Segurança Marítima Inovadores
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Re: Marinha de Portugal
Modelo de anúncio do concurso limitado por prévia qualificação simplificadoLM escreveu: ↑Qui Jul 07, 2022 1:29 pm https://www.facebook.com/EspadaEscudoPo ... 5309951655
NAVIO PLATAFORMA MULTIPROPÓSITO
Lisboa, Portugal
20 de Junho de 2022
Foi lançado a 20 de Junho de 2022, pela Marinha Portuguesa, um concurso limitado por prévia qualificação simplificado, via procedimento n.º 7861/2022 (in DR n.º 120, 23 de Junho de 2022), para aquisição do projecto e construção de um Navio/Plataforma Multipropósito (N-PM), com um prazo de execução até 3 anos (com entrega até Dezembro de 2025), por um preço base de 94,5 milhões de Euros.
Este Navio/Plataforma Multipropósito (N-PM) terá um comprimento total, entre perpendiculares, de 100 metros, uma boca máxima (ao nível do convés de voo) de 20 metros e um calado máximo de 7,5 metros. Seguirá os padrões STANAG 4154 (Ed 3) e terá capacidade de manter a operacionalidade de arriar e içar embarcações em estado de mar 5 na Escala de Douglas. A sua guarnição será composta por 1 comandante, 7 oficiais, 8 sargentos e 29 praças, num total de 45 elementos. Tem alojamento dimensionado até 28 oficiais, 30 sargentos e 32 praças, num total de 90 elementos (além do comandante). Estará dimensionado para uma autonomia de 45 dias a uma velocidade de cruzeiro de 10 nós.
O N-PM deverá compreender um conjunto de facilidades de aviação incluindo, entre outros, convés de voo (uma pista com "sky jump", um "spot" para operação de um helicóptero, com sistema de iluminação, GPI, etc), hangar para um helicóptero (com suporte para as estações hidráulicas de manutenção, ponte rolante, iluminação técnica, etc) e hangar para aeronaves não tripuladas. Em termos de helicóptero orgânico deverá suportar as aeronaves Lynx MK95A e NH90 (quer em "spot", quer em hangar) e EH101 ("spot"). O convés de voo deverá permitir a operação de diferentes tipologias de aeronaves não tripuladas, vulgo "drones", bem como todo o suporte requerido para operações de re-abastecimento vertical (VERTREP).
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Sob uma arquitectura integrada de sistemas de comando e controlo, de gestão da plataforma, e de processamento e gestão digital de informações, este N-PM contará com um conjunto de sistemas de navegação (IBS, DDU, TACAN, GPS Seguro, etc), com sistemas de vigilância de radares de navegação, radar de aviso combinado (capacidade de ARPA, "Automatic Radar Plotting Aid" e certificação IMO; ECM e Anti-Jamming) e sistemas de identificação IFF/W-AIS, bem como sistemas de vigilância submarina (batitermógrafo; suporte para sonda XBT/XSV em uso na Marinha (XBT4, XBT5, XBT7 e MK-8 XBT/XSV) ou sondas do tipo CTD). Em termos de comunicações externas contará, entre outros, com sistemas de comunicação por satélite SATCOM e MILSATCOM, GMDSS, telefone submarino, SART, EPIRB e ICCS.
Em termos de armamento, o N-PM estará equipado, no mínimo, com 4 "softmounts" para metralhadora pesada Browning M2 .50, com limitador de campo de tiro e respectivos acessórios, e base de assentamento, com protecção balística para peça Browning e respectivo operador; e com 2 peças de salva Hotchkiss. O N-PM estará equipado com paióis e armeiros aptos a armazenar diverso armamento portátil, munições, material pirotécnico e material de demolição e respectivos detonadores.
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Re: Marinha de Portugal
Eu li esta manhã o artigo quando estava a beber o café.
Segundo consta no artigo, o navio vai ter algum tamanho/peso (5000 toneladas), transportar 300 militares tendo uma guarnição de apenas 60 militares. Vai poder operar todo o tipo de drones (eles mencionam três tipos de drones diferentes), funcionar como navio hidrográfico (apesar de nunca dizerem isso, mas sim em cientistas a trabalhar no dito navio), ser usado com centro de investigação e desenvolvimento de tecnologia nacional.
Estou a falar de memória, por isso é possível que eu tenha esquecido algo.
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Re: Marinha de Portugal
Apenas para recordar o que eu pensei à umas boas páginas atrás:
https://www.fassmer.de/fileadmin/user_u ... 00_web.pdf
Digam lá se não é a cara chapada?!
https://www.fassmer.de/fileadmin/user_u ... 00_web.pdf
Digam lá se não é a cara chapada?!
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