EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4951 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 08, 2017 1:31 pm

gabriel219 escreveu:Cara, tem uma blindagem prontinha no IME que suporta isso de boas. O que não sei é se o Exército vai investir nisso.

É de Kevlar mas pela forma que tem fica mais leve, o que fico preocupado é o peso.

Então, praticamente será algo entre um VBTP e um MGS. Não conheço viaturas da mesma categoria a não ser VBCI, mas como não vai ser isso, é praticamente um tipo de VBTPAF (apoio de fogo, criando uma nova categoria).
Gabriel, não tem mágica que faça um veículo do tamanho e peso do Guarani resistir a esses projéteis.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4952 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 08, 2017 6:25 pm

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:Cara, tem uma blindagem prontinha no IME que suporta isso de boas. O que não sei é se o Exército vai investir nisso.

É de Kevlar mas pela forma que tem fica mais leve, o que fico preocupado é o peso.

Então, praticamente será algo entre um VBTP e um MGS. Não conheço viaturas da mesma categoria a não ser VBCI, mas como não vai ser isso, é praticamente um tipo de VBTPAF (apoio de fogo, criando uma nova categoria).
Gabriel, não tem mágica que faça um veículo do tamanho e peso do Guarani resistir a esses projéteis.
Bom, o Jaguar tem proteção nível 4 e tem 25 toneladas, a blindagem do mesmo é modular e suspeito muito que seja AMAP, o mesmo poderia ser feito com o Guarani.

Mas claro, se houvesse um VBCI Guarani preferia que o mesmo fosse 8X8, até para carregar algo mais potente (40 mm talvez) e poder carregar mais peso sem afetar tanto sua mobilidade.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4953 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 08, 2017 7:05 pm

Gabriel, eu e o Túlio estamos falando em nível 6 (ou VI em romano, contra 30mm), o Jaguar conta com proteção nível 4 (ou IV em romano, contra 14,5mm), além de ser 50% mais pesado que o Guarani, alias, o Jaguar não é nada impressionante em termos de proteção.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4954 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 08, 2017 7:33 pm

Marechal-do-ar escreveu:Gabriel, eu e o Túlio estamos falando em nível 6 (ou VI em romano, contra 30mm), o Jaguar conta com proteção nível 4 (ou IV em romano, contra 14,5mm), além de ser 50% mais pesado que o Guarani, alias, o Jaguar não é nada impressionante em termos de proteção.
Eu sei que estão e a pergunta é: necessita de nível 6?

VBCI francês tem proteção nível IV e se sai muito bem, até mesmo o Puma tem a blindagem básica assim (expansível até VI). O sobrepeso do Jaguar se dá devido a sua torre e seu armamento nele, isso acrescentou e muito em seu peso.

Se o Guarani com a Torc for uma viatura de apoio de fogo, para enfrentar diretamente o inimigo que possa ou não estar com viaturas, me parece ser um VBCI. Como eu disse, a não ser que uma nova categoria seja criada, ai é outra história.

Sinceramente, não vejo a necessidade de uma viatura sobre rodas tendo proteção nível 6 para função de VBCI, até porque sua maior ameaça será mísseis anticarro, neste caso o nível 4 ou 6 não fará a menor diferença e sim outros tipos de blindagem.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4955 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 08, 2017 7:55 pm

Gabriel, não sou eu que acho que precisa ou não, é a definição de VBCI.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4956 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 08, 2017 10:00 pm

Marechal-do-ar escreveu:Gabriel, não sou eu que acho que precisa ou não, é a definição de VBCI.

Na verdade é a definição de IFV. No EB, dada a inexperiência com este tipo de VTR, os caras mudam os conceitos o tempo todo. Por exemplo, no momento os Cavalarianos estão falando muito em uma tale de VBC Fuz, que teria o poder de fogo de um IFV/VBCI mas a mesma blindagem do APC que, no Guarani - e com add-ons - mal chega ao nível IV (STANAG 4569).

Trocando em miúdos: se a realidade nos impõe um desafio impossível, simples: mudamos a realidade. :lol: :twisted: :mrgreen: [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4957 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 09, 2017 5:11 pm

Marechal-do-ar escreveu:Gabriel, não sou eu que acho que precisa ou não, é a definição de VBCI.
Não to falando o que você acha ou deixa de achar, to falando o que EU acho. Então quer dizer que um VBCI que tenha peça principal de 57 mm precisa suportar 57 mm? Se esta for a definição, o Guarani com .50 também é VBCI, já que ele suporta .50 na parte frontal.

Se caso fosse "VBCI precisa ser uma viatura bem protegida, suportando ao menos 25 mm APFSDS na parte frontal e te ter uma peça maior que 25 mm" tudo bem, mas é bem diferente de "VBCI precisa ser uma viatura que suporte o mesmo tipo de munição que dispara, ao menos na parte frontal".




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4958 Mensagem por juarez castro » Dom Abr 09, 2017 6:48 pm

Túlio, o 'C" na sigla VBC é combate?

G abraço




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4959 Mensagem por Túlio » Dom Abr 09, 2017 8:50 pm

juarez castro escreveu:Túlio, o 'C" na sigla VBC é combate?

G abraço
É.

O problema é que, pela absoluta falta de experiência e Doutrina com IFV no EB, toda hora fica aparecendo definição nova. A VBC Fuz, como falei, me parece uma tentativa de escapar do conceito de IFV (em que é sim necessária proteção contra munições pelo menos do tipo mais potente - no caso do 30, APFSDS - no calibre de sua arma principal), usando o Guarani 6 x 6 com UT ou Torc como uma espécie de HÍBRIDO, um jack for all trades bur master of none... :roll: :roll: :roll: :roll:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4960 Mensagem por juarez castro » Dom Abr 09, 2017 9:15 pm

Bom, como eu já desisti de entender algumas doutrinas de uso e organização de blindados do EB não vou opinar, apenas com o pensamento q deveriam ter optado pela uma VTR 8x8.

G abraco




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4961 Mensagem por Túlio » Qui Abr 13, 2017 6:21 pm

juarez castro escreveu:Bom, como eu já desisti de entender algumas doutrinas de uso e organização de blindados do EB não vou opinar, apenas com o pensamento q deveriam ter optado pela uma VTR 8x8.

G abraco
É o que defendo faz anos: o mesmo Guarani mas 8 x 8 (devido aos comentários do Mestre Elígio, eu aumentaria a largura para uns 2,90 m, mantendo o comprimento e altura). De resto, alguém consegue me tornar inteligível uma Bda Cav Mec com Guarani 6 x 6 como APC/VBC Fuz (Pç 30) e CC 8 x 8 com Pç 105? Qual a capacidade de Chq teria uma GU dessas?

Para mim ZERO!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4962 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 13, 2017 7:43 pm

Creio que a capacidade de choque fique com os RCB's, mantendo os RCM's como peça de manobra, pelos flancos talvez.

Eu preferia manter o 6X6 nas Inf Mec e padronizava 8X8 nos RgCavMec.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4963 Mensagem por jauro » Sáb Abr 15, 2017 12:03 pm

EXÉRCITO deve receber 80 unidades do Guarani neste ano
13 DE ABRIL DE 2017
Apesar do contingenciamento do Ministério da Defesa (MD), o Exército Brasileiro deverá receber 80 blindados Guarani neste ano. No final do ano passado, a Força Terrestre contratou 1.580 viaturas da Iveco, que deverão ser entregues até 2035. De acordo com o diretor de negócios da Iveco Humberto Spinetti, as entregas deverão ser feitas trimestralmente e dependerão do orçamento repassado ao programa do EB. “A gente espera chegar ao final do ano cumprindo o volume contratado com o Exército, apesar das restrições do orçamento que vão surgindo no meio do caminho”, disse.
As primeiras dez viaturas já foram entregues em março. “A gente tem bastante confiança. É um projeto estratégico do Exército. Isso não é uma venda, é um programa desenvolvido pelo Exército Brasileiro e pelo Ministério da Defesa e nós temos bastante confiança”, disse. Segundo o executivo, o blindado Guarani tem despertado interesse de outros países da América do Sul e a expectativa é que as primeiras entregas internacionais da viatura sejam feitas até 2018. “Na América Latina, temos desenvolvido negócios com alguns países. Há muito interesse de países vizinhos no Guarani e também no LMV. Essas negociações tomam o seu tempo, estão evoluindo. E é sempre importante contar com o suporte financeiro que nós temos disponíveis no Brasil caso seja necessário financiamento para estes produtos de defesa”.
VIATURA GUARANI

O Projeto Família de Blindados Guarani faz parte do portfólio de Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro. Ele consiste no desenvolvimento de veículos de combate nas plataformas 4×4, 6×6 e 8×8, que não só serão poderosos para operações militares de ataque, mas também representarão um salto qualitativo em missões de defesa, patrulhamento e paz. Planejado para suportar diferentes climas e terrenos, os blindados da Família Guarani realizarão deslocamentos rápidos não só em regiões de floresta, mas também na travessia de rios e córregos. Com capacidade para 11 homens, os blindados contam com uma série de inovações tecnológicas, como baixa assinatura térmica e de radar, o que dificulta sua localização pelos inimigos. Visando uma maior segurança para seus integrantes, a Família Guarani possui ainda proteção blindada para munição perfurante incendiária, conta com navegação por GPS e visão noturna.
Com toda sua tecnologia desenvolvida pelo Centro Tecnológico do Exército, o chamado Blindado Guarani, categoria 6×6, terá mais de dez tipos de versões, como morteiro (para ser usado pelas armas de Infantaria e Cavalaria), comunicações, oficina, ambulância, engenharia e defesa química e nuclear, entre outras. A categoria mais pesada da família de blindados, a 8×8, está em fase de desenvolvimento pelos engenheiros do Centro Tecnológico do Exército, e seu mock-up (maquete em tamanho real) será apresentado ainda em 2015. A viatura leve multitarefa, 4×4, se encontra em fase final de avaliação para aquisição, em 2015, pelo Exército Brasileiro. Até o final do projeto o Exército passará a contar com quase três mil viaturas divididas entre as três categorias.
http://defesaeseguranca.com.br/exercito ... neste-ano/




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4964 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 15, 2017 12:16 pm

gabriel219 escreveu:Creio que a capacidade de choque fique com os RCB's, mantendo os RCM's como peça de manobra, pelos flancos talvez.
Eu preferia manter o 6X6 nas Inf Mec e padronizava 8X8 nos RgCavMec.
A mim me parece que nada impede o desenvolvimento paralelo de ambas as versões, e respectivas famílias, de forma a deixar os 6x6 na infantaria mec, e os 8x8 na cav/inf mec/blda.

Há soluções disponíveis tanto para os VBTP como para as VBR, e demais derivados, para ambos os modelos no mercado hoje.

Mas é complicado. Não querendo misturar alho com bugalhos, se até a VBMT 4X4 já está meio confuso sair alguma coisa, e que é um veículo muito mais simples, com dois modelos nacionais por aqui em desenvolvimento, e um terceiro importado sendo hora adquirido, imagine-se desenvolver dois modelos diferentes do Guarani ao mesmo tempo.

Embora essa solução fosse a mais adequada do ponto de vista tecnológico, comercial, industrial e operacional e logístico.

Como sempre, na seara dos assuntos da defesa, nós estamos correndo atrás. Muito atrás mesmo. Em todos os sentidos.

abs.




Carpe Diem
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4965 Mensagem por juarez castro » Dom Abr 16, 2017 4:07 pm

O que mais em intriga é que se observarmos os projetos e os recentes lançamentos de viaturas sobre rodas, veremos uma quase unanimidade por projetos 8x8, sejam eles Europeus, Asiáticos, Russos, chineses e agora mais recentemente o Israelense.
Eu não vejo outra razão pela opção do Eb pelo 6x6 que não seja os custos de aquisição e operação.

G abraço




Responder