Exército Russo
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1270 vezes
- Agradeceram: 3300 vezes
- Suetham
- Sênior
- Agradeceu: 369 vezes
- Agradeceram: 784 vezes
Re: Exército Russo
https://www.defensemirror.com/news/3366 ... BMdyXbMIdV
One up on HIMAR; Russia's Tornado-S MLRS Can Hit Multiple Targets in same Salvo
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 802 vezes
- Agradeceram: 2585 vezes
Interessante é que os Russos tem usado bastante o 9M542. Os Russos precisam deixar sua arma de artilharia cada vez mais preciso.Suetham escreveu: Qui Mar 23, 2023 9:31 pm https://www.defensemirror.com/news/3366 ... BMdyXbMIdV
Não sei se já estão utilizando o 9M544 também, esse testado em 2020.
Os Russos vão precisar bastante do 9M542, que dizem poder ser disparado também pelo BM-30, especialmente na ofensiva da AFU em Zaporizhzhia.
RF Armed Forces will receive BMP on remote control
Kurganmashzavod is ready to mass-produce robotic machines with a remote control system.
This was reported in the press service of the plant.
The company noted that earlier Kurganmashzavod, together with the All-Russian Research Institute Signal, developed an infantry fighting vehicle with a built-in set of equipment that allows robotic functions of the driver and gunner.
This machine can be controlled remotely.
Zin Note: I doubt we will see these on the battlefield anytime soon, but this sort of technology is necessary to develop.
Join Slavyangrad chat. Your opinion matters.
https://t.me/+PUg0rQrZdiw4YWFh
#source
@Slavyangrad
Join SLGIntelligence Briefings, Strategy and Analysis, Expert Community
Medvedev relatou que os Russos chegaram a capacidade industrial de produzir 1.500 blindados por ano. Imagino que sejam blindados no geral, como BMP-3 e T-90M, além de outros, duvido que seja, 1.500 carros de combate.
Não sei se consideram as modernizações nessa conta, geralmente leva de 1-2 meses a modernização completa de um T-72B pra T-72B4 e trocam tudo, adicionam motor V-92, canhão 2A46M-5, controle de fogo e afins, quase um carro de combate novo.
A ideia de usar chassis do BMP para módulos de combate robotizados me parece ser muito boa, até pela diminuição dos custos, semelhante a proposta Israelense para o M113.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1270 vezes
- Agradeceram: 3300 vezes
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 2053 vezes
- Agradeceram: 834 vezes
Essa foi uma das mais esfarrapadas desculpas que eu já ouvi.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Suetham
- Sênior
@gabriel219
Foi postado algumas vezes com fotos evidenciando o uso do 9M544, mas os relatos são poucos, os relatos do emprego do 9M542 é muito mais extenso.
Quanto a produção dos 1.500 blindados, considerando que algum tempo atrás a Rússia produziu 600 CCs em tempos de paz, eu diria que essa reivindicação é muito plausível em termos de capacidade da BID russa, mas eu diria que até o momento, não há como eles conseguirem obter essa produção a menos que mobilizasse a economia, embora isso foi feito em algumas empresas específicas da BID russa aumentando turnos de trabalho e ampliando as contratações, até o momento, não ocorreu a mobilização geral, eu não vi evidências pra considerar isso verdadeiro, eu concordo com vc, provavelmente se refere a blindados no geral e até podendo incluir os CCs modernizados nas instalações de modernizações.
Foi postado algumas vezes com fotos evidenciando o uso do 9M544, mas os relatos são poucos, os relatos do emprego do 9M542 é muito mais extenso.
Quanto a produção dos 1.500 blindados, considerando que algum tempo atrás a Rússia produziu 600 CCs em tempos de paz, eu diria que essa reivindicação é muito plausível em termos de capacidade da BID russa, mas eu diria que até o momento, não há como eles conseguirem obter essa produção a menos que mobilizasse a economia, embora isso foi feito em algumas empresas específicas da BID russa aumentando turnos de trabalho e ampliando as contratações, até o momento, não ocorreu a mobilização geral, eu não vi evidências pra considerar isso verdadeiro, eu concordo com vc, provavelmente se refere a blindados no geral e até podendo incluir os CCs modernizados nas instalações de modernizações.
- Suetham
- Sênior
Um adendo:
Se isso fosse verdadeiro, os russos não empregariam novos BMP-3 na Ucrânia recém saídos da fábrica com novos sensores. Na verdade, o BMP-3 usa a mira térmica "Sodema", a Rostec apresentou uma versão modernizada em 2019 do "Sodema"(https://rostec.ru/news/rostekh-moderniz ... onemashin/) e tivemos uma confirmação recente de que BMP-3(M) saindo da linha de produção da fábrica já se encontra no T.O na Ucrânia com os novos sensores:
Novos BMP-3s com miras de imagens térmicas "Sodema" e conjuntos de fábrica de proteção adicional em serviço com as Forças Armadas de RF, zona NVO.
- gabriel219
- Sênior
Tem tanto erro nesses twitts que chega a ser grosseiro. A do Sonsa-U foi a mais, nem é a Sargem quem forneceu os ópticos termais, mas sim a Thales com o Catherine, que depois teve uma produção sob licença e posterior desenvolvimento de uma versão melhorada em solo Russo, que estão produzindo em massa visto a atualização dos blindados pela Uralvagonzavod e a produção dos T-90M, com um novo lote pra ser entregue esse mês, num rítmo de um lote entregue a cada 50 dias.
Deste o Agat-MDT, a Krasnogorsky Zavod produz os ópticos com subsistemas totalmente nacionais. Outro óptico é o 1PN96MT-02, esse escolhido para modernização em massa dos T-72B, T-80BV e T-62M para ocupar posições em tropas de segunda-linha, principalmente tropas de guarda motorizadas, haja visto que a VDV e a MPR vem recebendo T-72B4 e T-80BVM com o derivado do PNM-T, modernizados pela Uralvagonzavod.
Pior, os estabilizadores do BMP-3 e do BMP-2 são produzidos pela NPZ em Novosibirsk. Ela alegar que eram construídos pelos Ucranianos parece palhaçada.
- gabriel219
- Sênior
Não sabia dessa informação, então é provável. A única barreira para os Russos expandir sua produção de carros de combate eram os eletrônicos, mas vieram tentando resolver isso desde 2019 e me parece que conseguiram resolver desde 2021.Suetham escreveu: Sex Mar 24, 2023 10:20 pm @gabriel219
Devem considerar com blindados velhos. Estão pegando T-72B sem capacidade operacional e transformando em T-72B4 com 1PN96MT-02 no leste, trocando basicamente tudo, do motor ao canhão com novo carrosel e não duvido que estejam modernizando também a blindagem. São carros de combate recuperados do zero, então devem considerar como produzidos.
Mesmo assim, 1.500 carros de combate, considerando os modernizados, poderia dar a capacidade dos Russos recuperar rapidamente seu Exército.
Fica a necessidade urgente de desenvolverem o Arena-M e implementar nos carros ou importar o GL-6 da China.
Mesmo um T-72B4 com 1PN96MT-02, mas equipado com um APS como o Arena-M, é uma ameaça grande até mesmo para Leopard 2A6, muito também pela capacidade das 3BM59 e 3BM60, além da capacidade de sobrevivência contra seu principal adversário: armas anticarro.
- Suetham
- Sênior
Os CCs russos só receberão o Arena-M em 2025. O projeto do APS russo ainda está em processo de P&D, seja para o T-80BVM, T-72B4 e o T-90M, pode ser que os planos possam ser adiantados ainda mais porque eles estão em guerra e a motivação para acelerar processos burocráticos seja maior, o que colocaria em serviço mais rápido as novas tendências tecnológicas, mas eu duvido muito disso, até mesmo porque o Arena-M será desenvolvido para vários outros tipos de veículos blindados da Rússia, não só CCs, saindo do processo de P&D, ainda precisa ser incluído os testes estaduais e depois receber o certificado de prontidão, todo esse processo, mesmo com todas as garantias de agilidade no projeto pela demanda de tecnologias modernas, não levaria um tempo de desenvolvimento de menos do que 1 ano e meio.gabriel219 escreveu: Sáb Mar 25, 2023 7:50 amNão sabia dessa informação, então é provável. A única barreira para os Russos expandir sua produção de carros de combate eram os eletrônicos, mas vieram tentando resolver isso desde 2019 e me parece que conseguiram resolver desde 2021.Suetham escreveu: Sex Mar 24, 2023 10:20 pm @gabriel219
Devem considerar com blindados velhos. Estão pegando T-72B sem capacidade operacional e transformando em T-72B4 com 1PN96MT-02 no leste, trocando basicamente tudo, do motor ao canhão com novo carrosel e não duvido que estejam modernizando também a blindagem. São carros de combate recuperados do zero, então devem considerar como produzidos.
Mesmo assim, 1.500 carros de combate, considerando os modernizados, poderia dar a capacidade dos Russos recuperar rapidamente seu Exército.
Fica a necessidade urgente de desenvolverem o Arena-M e implementar nos carros ou importar o GL-6 da China.
Mesmo um T-72B4 com 1PN96MT-02, mas equipado com um APS como o Arena-M, é uma ameaça grande até mesmo para Leopard 2A6, muito também pela capacidade das 3BM59 e 3BM60, além da capacidade de sobrevivência contra seu principal adversário: armas anticarro.
Quanto ao T-72B/4, é tudo muito confuso. Os russos estão modernizando seus CCs:
T-72B/1 > T-72B Obr.2022/T-72B4
Provavelmente o T-72B Obr.2022 está sendo atualizado do T-72B1 armazenados, essa versão recebe o visor térmico 1PN96MT-2, mais ERA, incluindo nos pontos fracos deficientes como o mantelete do canhão. O T-72B obr.2022 é pior que o T-72B3 obr.2016(T-72B3M) devido à falta de algumas peças de reposição como o Sosna-U que deveria ser usado para o progresso no T-72B3M Obr.2022.
T-80B/BV/BVM > T-80BVM Obr.2022
O T-80BVM Obr.2022 também recebe ERA no mantelete do canhão e nas laterais, embora desta vez seja colocado em pares em vez de linhas, o que é diferente das atualizações que os modelos T-72 Obr.2022 estão recebendo. Existem alguns T-80BVM Obr.2022 que tem a mira 1PN96MT-02 em vez de Sosna-U.
Então, basicamente temos duas versões diferentes do T-72B3M/T-80BVM/T-90M sendo todas produzidas ao mesmo tempo.
-T-72B/1 com 1PN96MT-02...
-T-72B3/M Obr.2022 com Sosna-U...
-T-80BVM com mira 1PN96MT-02...
-T-80BVM com Sosna U...
-T-90M com PNM-T...
-T-90M com Sosna U...
É tudo muito confuso.
- gabriel219
- Sênior
@Suetham, pelo que li, o Sosna-U não é mais produzido e sim o PNM-T, substituindo o Catherine do Sosna-U por um óptico Russo, todos nos
Já o T-72B4 da 103rd BTRZ é pior que o T-72B4 da Uralvagonzad somente devido ao óptico. O primeiro possui uma resolução menor - por tanto um alcance de reconhecimento menor - e não possui o travamento automático de alvo, esse é a maior desvantagem, especialmente contra alvos móveis.
Li que a escolha de modernizar os mesmos blindados com dois ópticos diferentes é para utilizar ambas as estruturas, considerando que a 103rd BTRZ já tinha a proposta de modernização do T-62 desde 2021 utilizando o 1PN96MT-02. Como também é mais fácil de produzir, uma quantidade maior desses é modernizado com esse óptico, padronizando o material para os três carros de combate modernizados na fábrica, enquanto a Ural está modernizando T-72B3 que já possuia o Sonsa-U, apesar de eu ter lido que estão colocando PNM-T em alguns, mas não sei se é verdade.
Pelo que estou vendo, basicamente tropas mais operacionais e de primeira linha andam recebendo os carroa de combate com PNM-T e Sosna-U, enquanto os que possue. 1PN96MT-02 são tropas mais de segunda-linha, que prestam apoio ou ficam em posições defensivas.
A Wagner recebeu dois Pelotões de T-90M, imagino devido ao envio de PT-91 e o possível envio de Leopard 2A4 para a região, ao menos o primeiro está confirmado. A Wagner também recebeu T-90S, que eram T-90 e T-90A, que tinham sido modernizados pela Uralvagonzavod em Dezembro.

Já o T-72B4 da 103rd BTRZ é pior que o T-72B4 da Uralvagonzad somente devido ao óptico. O primeiro possui uma resolução menor - por tanto um alcance de reconhecimento menor - e não possui o travamento automático de alvo, esse é a maior desvantagem, especialmente contra alvos móveis.
Li que a escolha de modernizar os mesmos blindados com dois ópticos diferentes é para utilizar ambas as estruturas, considerando que a 103rd BTRZ já tinha a proposta de modernização do T-62 desde 2021 utilizando o 1PN96MT-02. Como também é mais fácil de produzir, uma quantidade maior desses é modernizado com esse óptico, padronizando o material para os três carros de combate modernizados na fábrica, enquanto a Ural está modernizando T-72B3 que já possuia o Sonsa-U, apesar de eu ter lido que estão colocando PNM-T em alguns, mas não sei se é verdade.
Pelo que estou vendo, basicamente tropas mais operacionais e de primeira linha andam recebendo os carroa de combate com PNM-T e Sosna-U, enquanto os que possue. 1PN96MT-02 são tropas mais de segunda-linha, que prestam apoio ou ficam em posições defensivas.
A Wagner recebeu dois Pelotões de T-90M, imagino devido ao envio de PT-91 e o possível envio de Leopard 2A4 para a região, ao menos o primeiro está confirmado. A Wagner também recebeu T-90S, que eram T-90 e T-90A, que tinham sido modernizados pela Uralvagonzavod em Dezembro.
- Suetham
- Sênior
Aqui é outro conjunto de incertezas, pelo menos pra mim, o PNM-T é muito semelhante ao Sodema, o programa para substituir componentes estrangeiros envolventes nos blindados russos como o caso do Catherine teve seu início em 2017-2018, mas diferentes soluções foram abordadas, algumas fontes alegam que o T-72B3 recebeu componentes nacionais para a mira Sosna-U substituindo o Catherine, já quanto ao T-90M/T-90MS, uma nova variante de mira doméstica foi desenvolvida, conhecido pelo nome PNM-T.gabriel219 escreveu: Sáb Mar 25, 2023 2:03 pm @Suetham, pelo que li, o Sosna-U não é mais produzido e sim o PNM-T, substituindo o Catherine do Sosna-U por um óptico Russo, todos nos

Lembrando que a Rússia, em tese, não poderia comprar o Catherine da Thales como parte das sanções ainda em 2014 pela invasão na Crimeia, mas isso como sempre foi burlado:
https://english.nv.ua/business/total-is ... 47461.html
Ou seja, o Sosna U usou o Catherine como parte do sistema até 2017, mas isso foi supostamente substituído por peças russas nacionais no mesmo período, ainda foi usado como base de desenvolvimento de uma nova variante de mira doméstica.
Tem certeza de que a 103 Armored Repair Plant tá realizando trabalhos no T-72B4?gabriel219 escreveu: Sáb Mar 25, 2023 2:03 pm Já o T-72B4 da 103rd BTRZ é pior que o T-72B4 da Uralvagonzad somente devido ao óptico. O primeiro possui uma resolução menor - por tanto um alcance de reconhecimento menor - e não possui o travamento automático de alvo, esse é a maior desvantagem, especialmente contra alvos móveis.
Vimos imagens do T-62, T-62M e T-62MV. Também a modernização do BRDM-2 para BRDM-2MS. Além de produções e reparações de BMP-2M, BMP-3, BMD-4M, BTR-MDM e BREM-L. Eu não duvido de que a 103rd BTRZ comece a realizar os trabalhos em outros veículos blindados, incluindo os demais CCs, mas a sua especialização é em reparos no T-62, nitidamente, de acordo com a capacidade dessa fábrica, a estimativa é da ordem de produção/reparação de 22-25 veículos por mês, considerando que a fábrica estava para fechar e recebeu a oferta de três anos para continuar em operação modernizando e reparando 800 veículos blindados. Ainda falta completar que ainda existem mais fábricas, além desta:
61 Armored Repair Plant
81 Armored Repair Plant
144 Armored Repair Plant
163 Armored Repair Plant
192 Central Plant of Railway
560 Armored Repair Plant
https://vpk.name/en/678359_there-was-a- ... rails.html
Aliás, muito provável também de que os T-54/55 também estejam indo em direção a 103rd BTRZ.
Já quanto a Uralvagonzavod, vimos lotes de T-72B4 saindo de lá, além de T-90M e T-80BVM.
Uma thread interessante sobre isso:
https://threadreaderapp.com/thread/1631 ... 94272.html
Isso retorna ao problema das incertezas. Se a Uralvagonzavod está modernizando o T-72B3 que já possuia o Sonsa-U, não faz sentido deixar de modernizar também o sistema de mira térmica, considerando que já são mais de 6 anos entre a última informação de fornecimento do Catherine para a Rússia, isso aliado ao conjunto de informações do sistema PNM-T e também da substituição dos componentes internos do Sonsa-U por componentes nacionais. Bastaria simplesmente trocar o Sosna-U pelo PNM-T/Sodema, além de padronizar toda a força blindada, podendo economizar muito em tempo de treinamento dos artilheiros que serão recém-chegados na mobilização em andamento.gabriel219 escreveu: Sáb Mar 25, 2023 2:03 pm Li que a escolha de modernizar os mesmos blindados com dois ópticos diferentes é para utilizar ambas as estruturas, considerando que a 103rd BTRZ já tinha a proposta de modernização do T-62 desde 2021 utilizando o 1PN96MT-02. Como também é mais fácil de produzir, uma quantidade maior desses é modernizado com esse óptico, padronizando o material para os três carros de combate modernizados na fábrica, enquanto a Ural está modernizando T-72B3 que já possuia o Sonsa-U, apesar de eu ter lido que estão colocando PNM-T em alguns, mas não sei se é verdade.
Minha opinião:
A 103rd BTRZ está realizando a modernização do T-62M/T-62MV, BRDM-2MS, BMP-2M, BMP-3... com o sistema de mira 1PN96MT-02, agora vemos também que está sendo feito um trabalho no BMP-3M modernizando com o Sodema, mas não sabemos se esse trabalho foi uma modernização na 103rd BTRZ ou na fábrica Kurganmashzavod que produz o blindado.
A Uralvagonzad está realizando a modernização do T-72B/1/3, além do T-80/B/BVM e T-90/M mantendo o Sosna-U nos tanques já equipados com o sistema, mas agora modernizando com os componentes internos do sistema na variante nacional, enquanto os novos CCs sem o termivisor, estão sendo equipados com o 1PN96MT-02, além do T-90 que está sendo empregado com PNM-T. A certeza é que o PNM-T assim como o Sodema são totalmente nacionais:
Isso faz totalmente sentido.gabriel219 escreveu: Sáb Mar 25, 2023 2:03 pm Pelo que estou vendo, basicamente tropas mais operacionais e de primeira linha andam recebendo os carroa de combate com PNM-T e Sosna-U, enquanto os que possue. 1PN96MT-02 são tropas mais de segunda-linha, que prestam apoio ou ficam em posições defensivas.
Se eu não me engano, isso foi lá pro final de dezembro.gabriel219 escreveu: Sáb Mar 25, 2023 2:03 pm A Wagner recebeu dois Pelotões de T-90M, imagino devido ao envio de PT-91 e o possível envio de Leopard 2A4 para a região, ao menos o primeiro está confirmado. A Wagner também recebeu T-90S, que eram T-90 e T-90A, que tinham sido modernizados pela Uralvagonzavod em Dezembro.
![]()
- gabriel219
- Sênior
@Suetham, no vídeo que foi disponibilizado mostrando o processo de modernização, foi mostrado alguns T-80BV e T-72B no processo de modernização, sem grandes modificações necessárias para o Sosna-U e na Uralvagonzavod só vi apenas T-72 que já possuíam Sosna-U.
Não tenho conhecimento se foi modernizado T-80BV na Uralvagonzavod ou se as demais plantas de modernização dos Russos está ativo.
Quanto ao T-55, está havendo especulações de que o Irã teria adquirido. Até o momento não há nenhuma explicação dos Russos, como houve no caso do T-62.
Embora comparável a performance de ambos quanto a ser um Assault Gun - aqui considero o T-55 modernizado para o nível do T-62MV+ e desconsidero o uso da 3BM28 e 3BM-21M no T-62M, o que faz deste capaz de enfrentar os T-64BV e as variantes do T-72 Ucranianos - o problema mesmo é quanto as munições.
Não sei se os Russos preservaram grandes quantidades de munições 100 mm pra ele, pois ele estava totalmente retirado. Diferente do T-62, que estava em estoque como MBT da Reserva, para serem acionados rapidamente, como houve e os Russos desenvolveram a 3BM-21M justamente para o T-62 ter uma munição crível contra MBTs de segunda-linha.
Como eu disse antes, acharia até uma boa ideia os Russos aproveitarem os T-55 pra fazer um BMPT-55 e usar os T-72A para modernizar pro padrão T-72B4, ao invés de usar esses "A" pra produzir mais BMPT-72. Aliás a performance do BMPT-72 talvez seja uma das mais - ou a mais - elogiada do conflito, muito pelo uso dele em Luhask e nas florestas de Kremmina.
Não tenho conhecimento se foi modernizado T-80BV na Uralvagonzavod ou se as demais plantas de modernização dos Russos está ativo.
Quanto ao T-55, está havendo especulações de que o Irã teria adquirido. Até o momento não há nenhuma explicação dos Russos, como houve no caso do T-62.
Embora comparável a performance de ambos quanto a ser um Assault Gun - aqui considero o T-55 modernizado para o nível do T-62MV+ e desconsidero o uso da 3BM28 e 3BM-21M no T-62M, o que faz deste capaz de enfrentar os T-64BV e as variantes do T-72 Ucranianos - o problema mesmo é quanto as munições.
Não sei se os Russos preservaram grandes quantidades de munições 100 mm pra ele, pois ele estava totalmente retirado. Diferente do T-62, que estava em estoque como MBT da Reserva, para serem acionados rapidamente, como houve e os Russos desenvolveram a 3BM-21M justamente para o T-62 ter uma munição crível contra MBTs de segunda-linha.
Como eu disse antes, acharia até uma boa ideia os Russos aproveitarem os T-55 pra fazer um BMPT-55 e usar os T-72A para modernizar pro padrão T-72B4, ao invés de usar esses "A" pra produzir mais BMPT-72. Aliás a performance do BMPT-72 talvez seja uma das mais - ou a mais - elogiada do conflito, muito pelo uso dele em Luhask e nas florestas de Kremmina.
- Suetham
- Sênior
Não dá para saber se de fato os componentes que foram substituídos do Catherine são de fato da Thales ou da VOMZ(Volzhsky Optical and Mechanical Plant) no Sosna-U que ainda estavam e ainda estão em operação nos CCs russos, VOMZ é a empresa russa que produzia o Catherine sob licença em conjunto com a Thales, além de outros equipamentos como o LWIR Sophie-MF. Esse tipo de acordo da Thales com a VOMZ(Rostec) é basicamente o mesmo que a Índia fez em 2016 com a empresa francesa, colocando uma produção sob licença na Índia do Catherine para instalar nos CCs T-90S, o termovisor foi o de 3ª geração que equipam os CCs indianos, já quanto aos russos, a produção era a 2ª geração do Catherine, mas em 2012, tinha começado a produção sob licença de 3ª geração Catherine XP. A diferença é que com as sanções, os russos tiveram que substituir importações, desde 2009, através da mediação da Rosoboronexport, foi assinado um contrato de licença para a produção do Catherine, porém, em setembro de 2018, dois anos após a tomada da decisão da substituição, o Yuri Borisov anunciou que as empresas russas haviam substituído completamente os termovisores adquiridos anteriormente na França.gabriel219 escreveu: Dom Mar 26, 2023 7:23 am @Suetham, no vídeo que foi disponibilizado mostrando o processo de modernização, foi mostrado alguns T-80BV e T-72B no processo de modernização, sem grandes modificações necessárias para o Sosna-U e na Uralvagonzavod só vi apenas T-72 que já possuíam Sosna-U.
Eis o que ele disse:
Ou seja, a resposta está na mira do Sosna-U, a matriz é obviamente francesa, mas era produzida sob licença na Rússia. Borisov deixou claro que ocorreu algum incorporação de tecnologia do Catherine para a substituição de importação do sistema francês, na realidade, a matriz resfriada do Catherine provavelmente foi substituída pela matriz nacional NPO Orion, talvez, eu não tenho certeza e, publicamente, foram registrados mais dois projetos nesse sentido no mesmo período sob o mesmo tipo de incorporação de tecnologia em termovisores.A questão das entregas da França é a compra de fotodetectores de matriz do tipo resfriado, que formam a base dos sistemas de reconhecimento de mira para veículos blindados. Esses produtos foram reproduzidos, a partir deste ano, o fornecimento de fotodetectores de matriz para Uralvagonzavod, principalmente para tanques de produção, é realizada a partir da produção russa. Não há mais nenhuma dependência.
Pelo que eu vi nos vídeos é na Uralvagonzavod. Todos os CCs T-72/80/90 estão sendo produzidos, reparados ou modernizados na Uralvagonzavod, enquanto que o restante na 103rd BTRZ.gabriel219 escreveu: Dom Mar 26, 2023 7:23 am Não tenho conhecimento se foi modernizado T-80BV na Uralvagonzavod ou se as demais plantas de modernização dos Russos está ativo.
Sim. Teremos que esperar.gabriel219 escreveu: Dom Mar 26, 2023 7:23 am Quanto ao T-55, está havendo especulações de que o Irã teria adquirido. Até o momento não há nenhuma explicação dos Russos, como houve no caso do T-62.
Por isso que eu acho que ele deve ser usado nos últimos escalões da retaguarda ou então os russos só estão colocando-os na ativa novamente para fazer a AFU gastar mais mísseis anticarros, embora ainda não considero isso plausível, mas é uma especulação e isso pode ter algum fundo de fatos para apoiar, a assistência e envio de mísseis anticarros modernos está sendo totalmente diminuído ou então paralisou geral, ainda está sendo enviado NLAW, mas em pouca quantidade, Javelin parece que realmente paralisou, AT-4 parece ser o único que ainda está sendo enviada em quantidades consideráveis. Talvez... não tenho certeza nenhuma aqui.gabriel219 escreveu: Dom Mar 26, 2023 7:23 am Embora comparável a performance de ambos quanto a ser um Assault Gun - aqui considero o T-55 modernizado para o nível do T-62MV+ e desconsidero o uso da 3BM28 e 3BM-21M no T-62M, o que faz deste capaz de enfrentar os T-64BV e as variantes do T-72 Ucranianos - o problema mesmo é quanto as munições.
Pode ser. Mas volta a afirmação anterior, realmente teremos que esperar, mas faz sentido o que você afirma.gabriel219 escreveu: Dom Mar 26, 2023 7:23 am Como eu disse antes, acharia até uma boa ideia os Russos aproveitarem os T-55 pra fazer um BMPT-55 e usar os T-72A para modernizar pro padrão T-72B4, ao invés de usar esses "A" pra produzir mais BMPT-72. Aliás a performance do BMPT-72 talvez seja uma das mais - ou a mais - elogiada do conflito, muito pelo uso dele em Luhask e nas florestas de Kremmina.
- gabriel219
- Sênior
@Suetham não sabia que os Russos tinham produzido o XP, perderam a oportunidade de produzir ópticos de terceira geração, apesar de que, com a aproximação com a China, é provável que os Chineses possam passar tecnologia de 3ª geração.
Não lembro se o do Armata é de 3ª geração, mas os ópticos dos Russos em produção são apenas de 2ª.
Em termos de óptico, se analisar MBT vs MBT, os Russos não possuem inferioridade frente aos Ucranianos. Só em termos de peça os T-62 ficam bem atrás, mesmo contra os T-72 e os T-64, a não ser que os Russos estejam utilizando 3BM-21M ou passem a usar o 3BM-28 em resposta ao uso do L27A1 pelos Ucranianos. Ambos os projéteis são capazes de destruir T-72 e T-64 a uma distância de 1 km, podendo causar danos moderados num Leopard 2A4. Não sei se os T-62MV+ possuem capacidade de disparar ATGM, o que seria importantíssimo para eles tentarem ficar Standoff e ter maior poder de penetração.
Não lembro se o do Armata é de 3ª geração, mas os ópticos dos Russos em produção são apenas de 2ª.
Em termos de óptico, se analisar MBT vs MBT, os Russos não possuem inferioridade frente aos Ucranianos. Só em termos de peça os T-62 ficam bem atrás, mesmo contra os T-72 e os T-64, a não ser que os Russos estejam utilizando 3BM-21M ou passem a usar o 3BM-28 em resposta ao uso do L27A1 pelos Ucranianos. Ambos os projéteis são capazes de destruir T-72 e T-64 a uma distância de 1 km, podendo causar danos moderados num Leopard 2A4. Não sei se os T-62MV+ possuem capacidade de disparar ATGM, o que seria importantíssimo para eles tentarem ficar Standoff e ter maior poder de penetração.