gabriel219 escreveu:O Sapão falou 5 anos após a assinatura do contrato. Se o contrato é assinado em 2014 como é que vai ser 2020???
14 + 5 é 19, 19 + 2000 é 2019, então...
Só basta saber se será no 1ª ou 2ª semestre.
Carlos, o que você acha que precisaria mudar no Gripen NG para transforma-lo em naval?
Buscando rapidamente do Wikipedia
To adapt the original Su-27 for naval operations, Sukhoi first incorporated a reinforced structure and undercarriage withstand the great stress experienced upon landing, particularly quick descents and non-flare landings (landings where the aircraft does not assume a nose-up attitude prior to touchdown).[19] The leading edge slats, flaperons and other control surfaces are enlarged to provide increased lift and manoeuvrability at low speeds, although the wingspan remains unchanged.[20] The wings feature double-slotted flaps and outboard drooping ailerons; in total, the refinements enlarge the wing area by 10–12%.[19] The wings and stabilators are modified for folding to maximise the number of aircraft the carrier can accommodate and to allow ease of movement on deck.[19] The aircraft is outfitted with more powerful turbofan engines to increase thrust-to-weight ratio, as well as an in-flight refuelling probe.[19] The Su-33 sports canards that shorten the take-off distance and improved manoeuvrability, but have required reshaping of the leading edge root extensions (LERX).[20] The rear radome is shortened and reshaped to prevent its striking the deck during high-Alpha (angle of attack) landings.[21]
http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-33
Ou seja, foram feito as seguintes ações:
- Reforços estruturais e no trem de pouso para suportar maiores tensões no pouso;
- Alterações nas superficies móveis de asas e estabilizadores para aumentar sustentação e controle a baixa velocidade;
- Aumento da áerea das asas além da capacidade de dobrá-las para aumentar espaço nos hangares;
- Turbinas mais potentes;
- Sonda de reabastecimento em voo;
- Introdução de canards para diminiuir distância de decolagens e melhorar manobrabilidade;
- Mudança no formato das LERX
- Diminuição do radome traseiro para evitar colisões no deque durante pousos com alto AOA;
O que creio que seja pertinente a um Gripen NG naval seriam:
- Reforços estruturais e no trem de pouso para suportar maiores tensões no pouso;
- Alterações nas superficies móveis de asas e estabilizadores para aumentar sustentação e controle a baixa velocidade;
- Aumento da áerea das asas além da capacidade de dobrá-las para aumentar espaço nos hangares;
- Turbinas mais potentes;
- Introdução de canards para diminiuir distância de decolagens e melhorar manobrabilidade (nesse caso seria modificações);
- Mudança no formato das LERX;
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"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas