JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
Eu não sei de onde que o povo daqui tirou essa idéia de que os EUA nos acham a última bolacha do pacote. Sim, porque prá fazer tudo isso que dizem que eles vão nos dar a chance, só sendo a Inglaterra tropical. Ah, o Chávez, esse é o maior temor dos EUA no mundo, deve ser por isso que vamos ter todas estas primazias.
EJ-200 e GE-414 fabricadas no Brasil...
Mas como para Deus nada é impossível, né?
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Re: JAS-39 Gripen
Ué, se a Turbomeca pode...
Mr. Flanker, estou apenas especulando com possibilidades, só isso. Aliás, já especulei sobre as turbinas Russas também, em outro tópico...
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: JAS-39 Gripen
Menos Pepê , menos . Mais jornalismo imparcial e menos "dirigismo midiático". Tudo que não é russo tem algo de desfavorável quando sob teu enfoque . Só agora começaram as entregas dos Gripen monoplace sul-africanos e os tailandeses nem começaram a ser construídos . Tem a Suíça na parada e outros países com disputas em curso .Lógico que a linha do Gripen C será fechada . Dará lugar ao Gripen NG . A SAAB não fará como a Fiat produzindo o Mille e o Palio simultaneamente . E , afinal , os atuais governantes suecos são "conservadores" ou "liberalóides" ? Decida-se . Os socialistas eram tão bons que foram destronados , imagino que devesse ter algo a ver com a perda de competitividade da economia sueca quando sob a batuta esquerdista . Mas eu sou apenas um leigo . Há outros juízos por sobre melhores pilares .Pepê Rezende escreveu:Igual ao oferecido para nós no FX-1 e no FX-1.5. Só que os noruegueses já investiram US$ 200 milhas no F-35. Vão jogar essa grana no lixo? O Gripen NG serve como arma para arrancar mais concessões da Lockheed Martin. A linha atual, do Gripen C, está quase fechada. Depois da entrega dos aviões sul-africanos a cadência será de UM avião por ano. Antes dessas brilhantes decisões do governo conservador sueco (os socialistas eram bem mais sérios) o Gripen era minha SEGUNDA opção. Hoje, nem como terceira. Mudaria de opinião se os liberalóides que estão no poder mantivessem encomendas sérias para a Força Aérea Sueca e colocassem os Gripen A à venda como estão para países do leste europeu. Bem ou mal, o Rafale está em produção.Marino escreveu:Mesma fonte:
Saab oferece “offsets” de 180%!
Em conexão com a oferta de fornecimento de 48 caças Gripen apresentada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) à Noruega em 28 de abril de 2008, a Saab agora oferece aos noruegueses pelo menos 180% em “offsets” ao longo de um período de 10-15 anos.
Pepê
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Re: JAS-39 Gripen
Há algumas inverdades. Eles ganharam o FX-1, mas perderam o FX-1,5 (há relatos em on dos que participaram da reunião dos três poderes confirmando essa informação). Os suecos NÃO CONSEGUIRAM integrar os R-Darter, que foram retirados do arsenal sul-africano e não há provas que consigam integrar o A-Darter. Ele também é caro para comprar: US$ 50 milhões (versão C) para um avião extremamente limitado comparado ao Su35BM, que tem o mesmo preço, e ao Su30, que tem um preço de mercado de apenas US$ 40 milhas.Brasileiro escreveu:Olá.
Abri este tópico para falar sobre um excelente caça, e que muitas vezes os brasileiros os criticam.
Na verdade ele foi o vencedor legítmo do FX. Ele em si é um "grande" caça, apesar do pequeno alcance.
Mas ele tem também algumas vantagens:
-O preço.
-Facilmente integrável com os padrões da FAB.
-Facilidade para integrar novos armamentos (sempre que quisermos, é só consultar os Sul Africanos e poderíamos integrar uma arma em conjunto, vide que o A-Darter e o R já serão integrados, portanto, grandes facilidades para a FAB em vários sentidos).
-É econômico em muitos aspectos.
Ele não tem nenhuma chance. O governo já decidiu quais são as alianças estratégicas que quer e elas não incluem a Suécia. O Brazil quer se associar a major partners (França e Rússia) e não a gente do segundo time (mesmo que país desenvolvido). Eu não torço, coloco aqui o que ouvi no Itamaraty e na Defesa. Sei que contrario muitos desejos, mas me atenho à verdade, por mais que alguns não queiram acreditar nisso. Eu prestaria mais atenção às falas de Jobim e Unger sobre aviões de 5ª geração e VANTs. Elas dão um bom indicativo do que ocorre aqui em Brasília.Brasileiro escreveu: E desvantagens:
-Não possui capcadidade de supercruise.
-Baixa capacidade de carga (se bem que no ar-ar isso não faz tanta diferença, pois os mísseis são muito leves e nunca sobrecarregariam o caça.)
-Pequeno alcance.
-Seu projeto não leva em consideração medidas para redução de RCS (eu suponho isso).
Mas alguns problemas podem ser resolvidos:
Há um projeto para dotá-lo de tanque CFT aumentando o seu alcance:
A Ericsson está desenvolvendo um radar AESA para o Gripen, me parece que se chama NORA ou Ericsson 2...ah sei lá...
Capacete com mira.
Já imaginaram um Gripen com CFT e o novo radar na FAB?
Sei que muita gente irá chiar, mas eu acredito fortemente que este será o novo caça da nossa Força Aérea, e seguidamente em ordem de chance pelo Rafale e bem depois o Euro.
abraços]
Pepê
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Re: JAS-39 Gripen
Igual ao oferecido para nós no FX-1 e no FX-1.5. Só que os noruegueses já investiram US$ 200 milhas no F-35. Vão jogar essa grana no lixo? O Gripen NG serve como arma para arrancar mais concessões da Lockheed Martin. A linha atual, do Gripen C, está quase fechada. Depois da entrega dos aviões sul-africanos a cadência será de UM avião por ano. Antes dessas brilhantes decisões do governo conservador sueco (os socialistas eram bem mais sérios) o Gripen era minha SEGUNDA opção. Hoje, nem como terceira. Mudaria de opinião se os liberalóides que estão no poder mantivessem encomendas sérias para a Força Aérea Sueca e colocassem os Gripen A à venda como estão para países do leste europeu. Bem ou mal, o Rafale está em produção.Marino escreveu:Mesma fonte:
Saab oferece “offsets” de 180%!
Em conexão com a oferta de fornecimento de 48 caças Gripen apresentada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) à Noruega em 28 de abril de 2008, a Saab agora oferece aos noruegueses pelo menos 180% em “offsets” ao longo de um período de 10-15 anos.
Pepê
Não há nada que garanta a abertura da linha NG se a Noruega cair fora. Os tailandeses (apenas seis) não são aviões novos mas do modelo A remanufaturados para o padrão C. Quem está fornecendo é o Estado sueco, por meio da FNV, e não a SAAB. Quanto aos socialistas suecos, eles eram bem mais sérios quanto a manter a independência e a capacidade militar do país. Veja como os conservadores vêm agindo para perceber o desmonte de um aparelho militar fantástico. Eles retiraram a competitividade da indústria de defesa sueca. Não duvido muito que consigam fechá-la, como os socialistas canadenses fizeram na década de 1950. Tudo bem, diminuíram os impostos, e por isso ganharam a eleição. A propósito, não faço jornalismo midiático e a simples menção disso me ofende. Coloquei aqui o valor real da proposta da Lockheed Martin, similar ao cotado para o NG. Se fosse parcial, como vc diz, esconderia esse dado nem escreveria para a maior revista especializada do mundo.Dieneces escreveu: Menos Pepê , menos . Mais jornalismo imparcial e menos "dirigismo midiático". Tudo que não é russo tem algo de desfavorável quando sob teu enfoque . Só agora começaram as entregas dos Gripen monoplace sul-africanos e os tailandeses nem começaram a ser construídos . Tem a Suíça na parada e outros países com disputas em curso .Lógico que a linha do Gripen C será fechada . Dará lugar ao Gripen NG . A SAAB não fará como a Fiat produzindo o Mille e o Palio simultaneamente . E , afinal , os atuais governantes suecos são "conservadores" ou "liberalóides" ? Decida-se . Os socialistas eram tão bons que foram destronados , imagino que devesse ter algo a ver com a perda de competitividade da economia sueca quando sob a batuta esquerdista . Mas eu sou apenas um leigo . Há outros juízos por sobre melhores pilares .
Respeito é bom, meu caro.
Pepê
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Re: JAS-39 Gripen
Pepê, nunca vi em lugar algum tal informação, ao contrário, é citado que os Gripen C/D para a Tailândia são novos e ainda serão produzidos. Ah, há opções para mais 6 Gripen C/D, que possivelmente serão exercidas.Pepê Rezende escreveu: Não há nada que garanta a abertura da linha NG se a Noruega cair fora. Os tailandeses (apenas seis) não são aviões novos mas do modelo A remanufaturados para o padrão C.
[]s, Roberto
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Re: JAS-39 Gripen
A Suécia está divulgando venda de material remanufaturado como se fosse novo. Cheque no contrato, se a fornecedora for a FNV e não a Saab, é material reciclado. Uma outra pista é o preço. Se custar US$ 50 milhões é novo, US$ 35 milhões, como no contrato tailandês, é usado colocado em condição zero-hora. Eles têm um estoque grande de aparelhos encostados que precisam desaguar no mercado. Se o governo fosse sério, estaria vendendo os modelo A a preço de banana e contratando novos C da Saab para manter a linha aberta. Depois, faria a reposição para o NG. Um ponto que reforça minhas informações foi a Noruega exigir que a Suécia adote o NG caso ele seja o selecionado na disputa (inglória) contra o F-35. É um dos pontos que pesa contra o modelo na FAB atualmente. Nada contra o Gripen ou os suecos. Adorei o avião e o profissionalismo da Força Aérea quando estive lá e gostaria muito que Estocolmo tivesse uma atitude similar a dos franceses, que perseguem a fabricação do Rafale em meio a enormes problemas de comercialização.rcolistete escreveu:Pepê, nunca vi em lugar algum tal informação, ao contrário, é citado que os Gripen C/D para a Tailândia são novos e ainda serão produzidos. Ah, há opções para mais 6 Gripen C/D, que possivelmente serão exercidas.Pepê Rezende escreveu: Não há nada que garanta a abertura da linha NG se a Noruega cair fora. Os tailandeses (apenas seis) não são aviões novos mas do modelo A remanufaturados para o padrão C.
[]s, Roberto
Pepê
Re: JAS-39 Gripen
Pepê, gostaria de saber o que o MU foi fazer na Suecia emum aviao da FABEle não tem nenhuma chance. O governo já decidiu quais são as alianças estratégicas que quer e elas não incluem a Suécia. O Brazil quer se associar a major partners (França e Rússia) e não a gente do segundo time (mesmo que país desenvolvido). Eu não torço, coloco aqui o que ouvi no Itamaraty e na Defesa. Sei que contrario muitos desejos, mas me atenho à verdade, por mais que alguns não queiram acreditar nisso. Eu prestaria mais atenção às falas de Jobim e Unger sobre aviões de 5ª geração e VANTs. Elas dão um bom indicativo do que ocorre aqui em Brasília.
Pepê
Re: JAS-39 Gripen
Pepê,boa tarde!
diga-me então o que se fla nos bastidores do planalto.
Rafales?
Su?
F-35?
ou outra coisa?
diga-me então o que se fla nos bastidores do planalto.
Rafales?
Su?
F-35?
ou outra coisa?
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Re: JAS-39 Gripen
Carlos, você postou enquanto eu escrevia. Era para a minha resposta ter ficado logo após a do Prick, porque aí sim ela teria o sentido que eu quis passar.
O sentido da resposta seria equivalente à:
Abraços!!!
O sentido da resposta seria equivalente à:
Ué? O Brasil não fala tanto em DESENVOLVIMENTO CONJUNTO? Se quer realmente isso, tem que agüentar os custos decorrentes dessa opção!Me parece que as chances do Gripen estão, nas palavras do MU, no reprojeto e construção local do caça pela EMBRAER, o problema é a tecnologia made in USA do caça. Mas como se fala em reprojeto e desenvolvimento, isso poderia ser contornado, agora, qual o custo dessa empreitada?
Abraços!!!
Editado pela última vez por Alcantara em Ter Ago 05, 2008 5:02 pm, em um total de 2 vezes.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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Re: JAS-39 Gripen
Passear e ver o modelo da FNV. O MinDef tem muito interesse no modelo de agências de aquisição.Ele não tem nenhuma chance. O governo já decidiu quais são as alianças estratégicas que quer e elas não incluem a Suécia. O Brasil quer se associar a major partners (França e Rússia) e não a gente do segundo time (mesmo que país desenvolvido). Eu não torço, coloco aqui o que ouvi no Itamaraty e na Defesa. Sei que contrario muitos desejos, mas me atenho à verdade, por mais que alguns não queiram acreditar nisso. Eu prestaria mais atenção às falas de Jobim e Unger sobre aviões de 5ª geração e VANTs. Elas dão um bom indicativo do que ocorre aqui em Brasília.
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brisa escreveu: Pepê, gostaria de saber o que o MU foi fazer na Suecia emum aviao da FAB
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Re: JAS-39 Gripen
Em primeiro lugar, mude seu logo. Está defasado. Aconselho vcs a lerem o noticiário diplomático. Vejam com quem estamos fechando acordos estratégicos. Se colocar qualquer indicação aqui vão me acusar de favorecer fulano ou sicrano e meu saco já estourou. Como dizem nos filmes sobre o Império Romano: "Não me matem, sou apenas o mensageiro!"deschamps escreveu:Pepê,boa tarde!
diga-me então o que se fla nos bastidores do planalto.
Rafales?
Su?
F-35?
ou outra coisa?
Vou afirmar apenas uma coisa: as compras, com transferência tecnológica (para deixar bem claro), vão ser rateadas entre duas grandes potências que ocupam assentos permanentes no Conselho de Segurança. Uma ficará com fornecimento naval e helicópteros, a outra, com os caças. A rota é essa e dificilmente vai mudar. A FAB terá pouca importância nessa decisão.
Pepê
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Re: JAS-39 Gripen
Pepê, os Gripen C/D para a Tailândia custarão bem mais que US$35 milhões. Vide :Pepê Rezende escreveu: A Suécia está divulgando venda de material remanufaturado como se fosse novo. Cheque no contrato, se a fornecedora for a FNV e não a Saab, é material reciclado. Uma outra pista é o preço. Se custar US$ 50 milhões é novo, US$ 35 milhões, como no contrato tailandês, é usado colocado em condição zero-hora.
http://www.gripen.com/en/MediaRelations ... 7_thai.htm
São US$600 mi para 6 Gripen (em outra matéria cita 2 Gripen C e 4 Gripen D) e 1 Saab Erieye AEW. Coloquemos US$100 mi o custo de Saab, então daria uns US$83,3 mi por cada Gripen, incluindo sobressalentes e treinamento por 2 anos. Se o Saab custar US$150 mi, então cada Gripen sairia por aprox. US$ 75 mi. Para o Gripen custar US$35 mi, então o Saab teria que custar US$390 mi...
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Re: JAS-39 Gripen
Ué, por que não diz diretamente : França ficará com parte naval e helicópteros, Rússia com caças (Su-35BM) ? É mais direto...Pepê Rezende escreveu: Vou afirmar apenas uma coisa: as compras, com transferência tecnológica (para deixar bem claro), vão ser rateadas entre duas grandes potências que ocupam assentos permanentes no Conselho de Segurança. Uma ficará com fornecimento naval e helicópteros, a outra, com os caças. A rota é essa e dificilmente vai mudar. A FAB terá pouca importância nessa decisão.
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Re: JAS-39 Gripen
mudar meu logo?Pepê Rezende escreveu:Em primeiro lugar, mude seu logo.deschamps escreveu:Pepê,boa tarde!
diga-me então o que se fla nos bastidores do planalto.
Rafales?
Su?
F-35?
ou outra coisa?
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o que tem meu logo?