JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#4921 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 05, 2008 12:46 pm

Eu não sei de onde que o povo daqui tirou essa idéia de que os EUA nos acham a última bolacha do pacote. Sim, porque prá fazer tudo isso que dizem que eles vão nos dar a chance, só sendo a Inglaterra tropical. Ah, o Chávez, esse é o maior temor dos EUA no mundo, deve ser por isso que vamos ter todas estas primazias.

EJ-200 e GE-414 fabricadas no Brasil... :roll:
Mas como para Deus nada é impossível, né?




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Túlio
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Re: JAS-39 Gripen

#4922 Mensagem por Túlio » Ter Ago 05, 2008 1:21 pm

Ué, se a Turbomeca pode...

Mr. Flanker, estou apenas especulando com possibilidades, só isso. Aliás, já especulei sobre as turbinas Russas também, em outro tópico... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: JAS-39 Gripen

#4923 Mensagem por Dieneces » Ter Ago 05, 2008 1:52 pm

Pepê Rezende escreveu:
Marino escreveu:Mesma fonte:

Saab oferece “offsets” de 180%!
Em conexão com a oferta de fornecimento de 48 caças Gripen apresentada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) à Noruega em 28 de abril de 2008, a Saab agora oferece aos noruegueses pelo menos 180% em “offsets” ao longo de um período de 10-15 anos.
Igual ao oferecido para nós no FX-1 e no FX-1.5. Só que os noruegueses já investiram US$ 200 milhas no F-35. Vão jogar essa grana no lixo? O Gripen NG serve como arma para arrancar mais concessões da Lockheed Martin. A linha atual, do Gripen C, está quase fechada. Depois da entrega dos aviões sul-africanos a cadência será de UM avião por ano. Antes dessas brilhantes decisões do governo conservador sueco (os socialistas eram bem mais sérios) o Gripen era minha SEGUNDA opção. Hoje, nem como terceira. Mudaria de opinião se os liberalóides que estão no poder mantivessem encomendas sérias para a Força Aérea Sueca e colocassem os Gripen A à venda como estão para países do leste europeu. Bem ou mal, o Rafale está em produção.

Pepê
Menos Pepê , menos . Mais jornalismo imparcial e menos "dirigismo midiático". Tudo que não é russo tem algo de desfavorável quando sob teu enfoque . Só agora começaram as entregas dos Gripen monoplace sul-africanos e os tailandeses nem começaram a ser construídos . Tem a Suíça na parada e outros países com disputas em curso .Lógico que a linha do Gripen C será fechada . Dará lugar ao Gripen NG . A SAAB não fará como a Fiat produzindo o Mille e o Palio simultaneamente . E , afinal , os atuais governantes suecos são "conservadores" ou "liberalóides" ? Decida-se . Os socialistas eram tão bons que foram destronados , imagino que devesse ter algo a ver com a perda de competitividade da economia sueca quando sob a batuta esquerdista . Mas eu sou apenas um leigo . Há outros juízos por sobre melhores pilares .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Re: JAS-39 Gripen

#4924 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 05, 2008 3:34 pm

Brasileiro escreveu:Olá.

Abri este tópico para falar sobre um excelente caça, e que muitas vezes os brasileiros os criticam.
Na verdade ele foi o vencedor legítmo do FX. Ele em si é um "grande" caça, apesar do pequeno alcance.
Mas ele tem também algumas vantagens:
-O preço.
-Facilmente integrável com os padrões da FAB.
-Facilidade para integrar novos armamentos (sempre que quisermos, é só consultar os Sul Africanos e poderíamos integrar uma arma em conjunto, vide que o A-Darter e o R já serão integrados, portanto, grandes facilidades para a FAB em vários sentidos).
-É econômico em muitos aspectos.
Há algumas inverdades. Eles ganharam o FX-1, mas perderam o FX-1,5 (há relatos em on dos que participaram da reunião dos três poderes confirmando essa informação). Os suecos NÃO CONSEGUIRAM integrar os R-Darter, que foram retirados do arsenal sul-africano e não há provas que consigam integrar o A-Darter. Ele também é caro para comprar: US$ 50 milhões (versão C) para um avião extremamente limitado comparado ao Su35BM, que tem o mesmo preço, e ao Su30, que tem um preço de mercado de apenas US$ 40 milhas.
Brasileiro escreveu: E desvantagens:
-Não possui capcadidade de supercruise.
-Baixa capacidade de carga (se bem que no ar-ar isso não faz tanta diferença, pois os mísseis são muito leves e nunca sobrecarregariam o caça.)
-Pequeno alcance.
-Seu projeto não leva em consideração medidas para redução de RCS (eu suponho isso).

Mas alguns problemas podem ser resolvidos:
Há um projeto para dotá-lo de tanque CFT aumentando o seu alcance:

Imagem

A Ericsson está desenvolvendo um radar AESA para o Gripen, me parece que se chama NORA ou Ericsson 2...ah sei lá...
Imagem

Capacete com mira.
Imagem

Já imaginaram um Gripen com CFT e o novo radar na FAB?
Sei que muita gente irá chiar, mas eu acredito fortemente que este será o novo caça da nossa Força Aérea, e seguidamente em ordem de chance pelo Rafale e bem depois o Euro.


abraços]
Ele não tem nenhuma chance. O governo já decidiu quais são as alianças estratégicas que quer e elas não incluem a Suécia. O Brazil quer se associar a major partners (França e Rússia) e não a gente do segundo time (mesmo que país desenvolvido). Eu não torço, coloco aqui o que ouvi no Itamaraty e na Defesa. Sei que contrario muitos desejos, mas me atenho à verdade, por mais que alguns não queiram acreditar nisso. Eu prestaria mais atenção às falas de Jobim e Unger sobre aviões de 5ª geração e VANTs. Elas dão um bom indicativo do que ocorre aqui em Brasília.

Pepê




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Re: JAS-39 Gripen

#4925 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 05, 2008 3:44 pm

Marino escreveu:Mesma fonte:

Saab oferece “offsets” de 180%!
Em conexão com a oferta de fornecimento de 48 caças Gripen apresentada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) à Noruega em 28 de abril de 2008, a Saab agora oferece aos noruegueses pelo menos 180% em “offsets” ao longo de um período de 10-15 anos.
Igual ao oferecido para nós no FX-1 e no FX-1.5. Só que os noruegueses já investiram US$ 200 milhas no F-35. Vão jogar essa grana no lixo? O Gripen NG serve como arma para arrancar mais concessões da Lockheed Martin. A linha atual, do Gripen C, está quase fechada. Depois da entrega dos aviões sul-africanos a cadência será de UM avião por ano. Antes dessas brilhantes decisões do governo conservador sueco (os socialistas eram bem mais sérios) o Gripen era minha SEGUNDA opção. Hoje, nem como terceira. Mudaria de opinião se os liberalóides que estão no poder mantivessem encomendas sérias para a Força Aérea Sueca e colocassem os Gripen A à venda como estão para países do leste europeu. Bem ou mal, o Rafale está em produção.

Pepê
Dieneces escreveu: Menos Pepê , menos . Mais jornalismo imparcial e menos "dirigismo midiático". Tudo que não é russo tem algo de desfavorável quando sob teu enfoque . Só agora começaram as entregas dos Gripen monoplace sul-africanos e os tailandeses nem começaram a ser construídos . Tem a Suíça na parada e outros países com disputas em curso .Lógico que a linha do Gripen C será fechada . Dará lugar ao Gripen NG . A SAAB não fará como a Fiat produzindo o Mille e o Palio simultaneamente . E , afinal , os atuais governantes suecos são "conservadores" ou "liberalóides" ? Decida-se . Os socialistas eram tão bons que foram destronados , imagino que devesse ter algo a ver com a perda de competitividade da economia sueca quando sob a batuta esquerdista . Mas eu sou apenas um leigo . Há outros juízos por sobre melhores pilares .
Não há nada que garanta a abertura da linha NG se a Noruega cair fora. Os tailandeses (apenas seis) não são aviões novos mas do modelo A remanufaturados para o padrão C. Quem está fornecendo é o Estado sueco, por meio da FNV, e não a SAAB. Quanto aos socialistas suecos, eles eram bem mais sérios quanto a manter a independência e a capacidade militar do país. Veja como os conservadores vêm agindo para perceber o desmonte de um aparelho militar fantástico. Eles retiraram a competitividade da indústria de defesa sueca. Não duvido muito que consigam fechá-la, como os socialistas canadenses fizeram na década de 1950. Tudo bem, diminuíram os impostos, e por isso ganharam a eleição. A propósito, não faço jornalismo midiático e a simples menção disso me ofende. Coloquei aqui o valor real da proposta da Lockheed Martin, similar ao cotado para o NG. Se fosse parcial, como vc diz, esconderia esse dado nem escreveria para a maior revista especializada do mundo.

Respeito é bom, meu caro.

Pepê




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Re: JAS-39 Gripen

#4926 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 4:18 pm

Pepê Rezende escreveu: Não há nada que garanta a abertura da linha NG se a Noruega cair fora. Os tailandeses (apenas seis) não são aviões novos mas do modelo A remanufaturados para o padrão C.
Pepê, nunca vi em lugar algum tal informação, ao contrário, é citado que os Gripen C/D para a Tailândia são novos e ainda serão produzidos. Ah, há opções para mais 6 Gripen C/D, que possivelmente serão exercidas.

[]s, Roberto




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Re: JAS-39 Gripen

#4927 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 05, 2008 4:39 pm

rcolistete escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Não há nada que garanta a abertura da linha NG se a Noruega cair fora. Os tailandeses (apenas seis) não são aviões novos mas do modelo A remanufaturados para o padrão C.
Pepê, nunca vi em lugar algum tal informação, ao contrário, é citado que os Gripen C/D para a Tailândia são novos e ainda serão produzidos. Ah, há opções para mais 6 Gripen C/D, que possivelmente serão exercidas.

[]s, Roberto
A Suécia está divulgando venda de material remanufaturado como se fosse novo. Cheque no contrato, se a fornecedora for a FNV e não a Saab, é material reciclado. Uma outra pista é o preço. Se custar US$ 50 milhões é novo, US$ 35 milhões, como no contrato tailandês, é usado colocado em condição zero-hora. Eles têm um estoque grande de aparelhos encostados que precisam desaguar no mercado. Se o governo fosse sério, estaria vendendo os modelo A a preço de banana e contratando novos C da Saab para manter a linha aberta. Depois, faria a reposição para o NG. Um ponto que reforça minhas informações foi a Noruega exigir que a Suécia adote o NG caso ele seja o selecionado na disputa (inglória) contra o F-35. É um dos pontos que pesa contra o modelo na FAB atualmente. Nada contra o Gripen ou os suecos. Adorei o avião e o profissionalismo da Força Aérea quando estive lá e gostaria muito que Estocolmo tivesse uma atitude similar a dos franceses, que perseguem a fabricação do Rafale em meio a enormes problemas de comercialização.

Pepê




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Re: JAS-39 Gripen

#4928 Mensagem por brisa » Ter Ago 05, 2008 4:41 pm

Ele não tem nenhuma chance. O governo já decidiu quais são as alianças estratégicas que quer e elas não incluem a Suécia. O Brazil quer se associar a major partners (França e Rússia) e não a gente do segundo time (mesmo que país desenvolvido). Eu não torço, coloco aqui o que ouvi no Itamaraty e na Defesa. Sei que contrario muitos desejos, mas me atenho à verdade, por mais que alguns não queiram acreditar nisso. Eu prestaria mais atenção às falas de Jobim e Unger sobre aviões de 5ª geração e VANTs. Elas dão um bom indicativo do que ocorre aqui em Brasília.

Pepê
Pepê, gostaria de saber o que o MU foi fazer na Suecia emum aviao da FAB




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Re: JAS-39 Gripen

#4929 Mensagem por deschamps » Ter Ago 05, 2008 4:49 pm

Pepê,boa tarde!
diga-me então o que se fla nos bastidores do planalto.
Rafales?
Su?
F-35?
ou outra coisa?




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Re: JAS-39 Gripen

#4930 Mensagem por Alcantara » Ter Ago 05, 2008 4:55 pm

Carlos, você postou enquanto eu escrevia. Era para a minha resposta ter ficado logo após a do Prick, porque aí sim ela teria o sentido que eu quis passar.

O sentido da resposta seria equivalente à:

Me parece que as chances do Gripen estão, nas palavras do MU, no reprojeto e construção local do caça pela EMBRAER, o problema é a tecnologia made in USA do caça. Mas como se fala em reprojeto e desenvolvimento, isso poderia ser contornado, agora, qual o custo dessa empreitada?
Ué? O Brasil não fala tanto em DESENVOLVIMENTO CONJUNTO? Se quer realmente isso, tem que agüentar os custos decorrentes dessa opção! :roll:



Abraços!!! 8-]




Editado pela última vez por Alcantara em Ter Ago 05, 2008 5:02 pm, em um total de 2 vezes.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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Re: JAS-39 Gripen

#4931 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 05, 2008 4:57 pm

Ele não tem nenhuma chance. O governo já decidiu quais são as alianças estratégicas que quer e elas não incluem a Suécia. O Brasil quer se associar a major partners (França e Rússia) e não a gente do segundo time (mesmo que país desenvolvido). Eu não torço, coloco aqui o que ouvi no Itamaraty e na Defesa. Sei que contrario muitos desejos, mas me atenho à verdade, por mais que alguns não queiram acreditar nisso. Eu prestaria mais atenção às falas de Jobim e Unger sobre aviões de 5ª geração e VANTs. Elas dão um bom indicativo do que ocorre aqui em Brasília.

Pepê
brisa escreveu: Pepê, gostaria de saber o que o MU foi fazer na Suecia emum aviao da FAB
Passear e ver o modelo da FNV. O MinDef tem muito interesse no modelo de agências de aquisição.

Pepê




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Re: JAS-39 Gripen

#4932 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 05, 2008 5:04 pm

deschamps escreveu:Pepê,boa tarde!
diga-me então o que se fla nos bastidores do planalto.
Rafales?
Su?
F-35?
ou outra coisa?
Em primeiro lugar, mude seu logo. Está defasado. Aconselho vcs a lerem o noticiário diplomático. Vejam com quem estamos fechando acordos estratégicos. Se colocar qualquer indicação aqui vão me acusar de favorecer fulano ou sicrano e meu saco já estourou. Como dizem nos filmes sobre o Império Romano: "Não me matem, sou apenas o mensageiro!"

Vou afirmar apenas uma coisa: as compras, com transferência tecnológica (para deixar bem claro), vão ser rateadas entre duas grandes potências que ocupam assentos permanentes no Conselho de Segurança. Uma ficará com fornecimento naval e helicópteros, a outra, com os caças. A rota é essa e dificilmente vai mudar. A FAB terá pouca importância nessa decisão.

Pepê




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Re: JAS-39 Gripen

#4933 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 5:11 pm

Pepê Rezende escreveu: A Suécia está divulgando venda de material remanufaturado como se fosse novo. Cheque no contrato, se a fornecedora for a FNV e não a Saab, é material reciclado. Uma outra pista é o preço. Se custar US$ 50 milhões é novo, US$ 35 milhões, como no contrato tailandês, é usado colocado em condição zero-hora.
Pepê, os Gripen C/D para a Tailândia custarão bem mais que US$35 milhões. Vide :

http://www.gripen.com/en/MediaRelations ... 7_thai.htm

São US$600 mi para 6 Gripen (em outra matéria cita 2 Gripen C e 4 Gripen D) e 1 Saab Erieye AEW. Coloquemos US$100 mi o custo de Saab, então daria uns US$83,3 mi por cada Gripen, incluindo sobressalentes e treinamento por 2 anos. Se o Saab custar US$150 mi, então cada Gripen sairia por aprox. US$ 75 mi. Para o Gripen custar US$35 mi, então o Saab teria que custar US$390 mi...

[]s, Roberto




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Re: JAS-39 Gripen

#4934 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 5:16 pm

Pepê Rezende escreveu: Vou afirmar apenas uma coisa: as compras, com transferência tecnológica (para deixar bem claro), vão ser rateadas entre duas grandes potências que ocupam assentos permanentes no Conselho de Segurança. Uma ficará com fornecimento naval e helicópteros, a outra, com os caças. A rota é essa e dificilmente vai mudar. A FAB terá pouca importância nessa decisão.

Pepê
Ué, por que não diz diretamente : França ficará com parte naval e helicópteros, Rússia com caças (Su-35BM) ? É mais direto... 8-]

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Re: JAS-39 Gripen

#4935 Mensagem por deschamps » Ter Ago 05, 2008 5:17 pm

Pepê Rezende escreveu:
deschamps escreveu:Pepê,boa tarde!
diga-me então o que se fla nos bastidores do planalto.
Rafales?
Su?
F-35?
ou outra coisa?
Em primeiro lugar, mude seu logo.
Pepê
mudar meu logo?
o que tem meu logo?




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