TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4921 Mensagem por orestespf » Seg Jul 14, 2008 11:43 pm

crubens escreveu:
orestespf escreveu:Amigos, colegas e principalmente os inimigos do Orestes, ele voltará, mas não me informou quando. Ele me pediu para escrever o seguinte, um "ponto cantado":

Cachimbo de vovô solta fumaça,
só não vê quem é que não quer (Bis)

Eles trabalham com São Cipriano,
mironga deles é na sola do pé... (Bis).



É isso, o cachimbo vive soltando fumaça, mas pra ver é preciso querer, ou seja, as coisas estão aí e são expostas a todos, mas a compreensão é pra poucos, lamentavelmente.


Forte abraços a todos (amigos, colegas e até aos inimigos, que não tenho, apenas os chamo de adversários temporais).

Orestes Piermatei Filho

Valeu mano véio pelo seu retorno!!, só vi agora pois também estava meio afastado do DB.
Abraços!!!
[009] [009] [009]




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4922 Mensagem por Penguin » Seg Jul 14, 2008 11:54 pm

orestespf escreveu:
Santiago escreveu: Prezado Orestes,

Parabens pela artigo na T&D!

Eh sabido que os valores dos pacotes de cacas fechados ao redor do mundo tem sido bem mais alto do que os divulgados no FX-2. Me parece que se tem falado de valores flyaway por aqui. Os valores dos pacotes variam entre 2x ou mais em relacao ao valor flyaway. Tb se tem divulgado que o recurso disponivel para esta aquisicao eh de USD 2,2 bi ou EUR 1,4 bi para 24 a 36 unidades. Na sua opiniao ha predisposicao de se gastar o necessario ou esse valor eh mais ou menos fixo? Se incluir alguma transferencia de tecnologia a coisa deve ficar ainda mais cara...

[]s

Santiago
Obrigado pelo elogio e carinho, Jacques. Bem, não é um trabalho que gosto de fazer (escrever sobre o hardware), mas a seção "Opinião" tem a minha dose de veneno ( :twisted: ) que espero ter algum espaço para reflexão dos leitores da revista

Sim, você está correto, só se fala em valores flyway, algo semelhante aos que os bancos fazem por aí, algo mercadológico mesmo. Gostemos ou não, é uma tendência, pelo menos serve como parâmetro de comparação. Se bem que o que vem depois é que vale o quanto pesa. :D

Jacques, o valor anunciado tempos atrás (2,2 bi dólares) deve ser esquecido, aquilo é passado, tanto que não chegou a sair nenhum edital de compra oficial. Recentemente a FAB anunciou o retorno do FX, constituiu uma comissão para análise dos concorrentes (em meados de maio último), falou sobre o RFI/RFP, houve anúncio que seriam comprados caças para se substituir os atuais (cerca de 120 então), mas não se falou em gastos previstos. Portanto falamos de "algo novo".

Eu disse no artigo para a T&D (e isto pra mim é fato) que não se transfere tecnologias para compra de 24 ou 36 caças, continuo pensando assim e não sei se mudarei de opinião, só se... Portanto, quando se falou em 2,2 bi dólares o papo se resumia a compra de prateleira (por isso eu descarto tal informação atualmente).

Vamos abstrair sobre o básico mesmo (o óbvio), uma tecnologia vale muito, mas muito mais,
que o produto em si, então por que alguém venderia um produto com tecnologia transferida pelos mesmos valores??? Isto não existe, não existe mesmo. Sejamos pra lá de simplórios, permitir a montagem de um caça em país que não seja dono da tal tecnologia já representa transferência de tecnologia de alguma forma, no mínimo tira empregos do país de origem. Então o quanto vale isso??? Sendo pra lá de humilde eu diria que não custaria menos do que o dobro do valor do caça pelado. Sim, estou errando pra baixo mesmo, pois a pergunta é: quanto custaria uma nova unidade de "montagem" e os empregos perdidos (preço político)???

Dou-lhe um exemplo singelo, Jacques, pense na MS e seu Windows: o preço de um DVD virgem é mixaria pra qualquer um de nós, mesmos para os menos favorecidos. E por que a MS cobra tão caro pelo seu S.O. Windows??? Porque gastou uma baba no desenvolvimento e precisa "lucrar", seria a resposta mais natural. Com os caças é o mesmo!

Por isso eu defendo o SU-35 (não se trata de guerrinha entre as "facções" do DB), pois o mesmo já deu o que tinha que dar pra Rússia, mas ainda não deu o que tem que dar para o Brasil. Ou seja, este caça pode ser caro sim (não o valor em si pelo mesmo, mas manutenção, logística, etc.), porém a transferência de tecnologia (se é que existe no sentido puro da expressão) pode sim ser mais "barato". Não consigo imaginar o mesmo para o Rafale, Gripen NG, EF-2000, muito menos para o F-35.

Uma escolha de um SU-35 (-1 ou BM) não seria a melhor para o Brasil, longe de ser, talvez, mas pode ser a mais "palatável" financeiramente falando. Repito, não estou fazendo campanha alguma, apenas exemplificando os fatos no meu entendimento.

E por fim, indo direto a sua pergunta, sim, existe uma predisposição em gastar, desde que haja retornos, sejam de ordem financeira, de ordem social (geração de empregos), seja de ordem tecnológica (absorção de conhecimentos), sejam acima de tudo de ordem política. Se nesta última variável houver ganhos expressivos, e há chance disso acontecer, então grana não faltará.


Grande abraço,


Orestes
Valeu Orestes!!


Analise interessante sobre o fator cambio e a competitividade dos fabricantes da eurozona...

Euro Pains
Posted by Bill Sweetman at 7/13/2008 11:54 AM CDT

One reason that you don't hear more than you do about exchange rates affecting the competitiveness of aerospace manufacturers is that most commercial products today have long global supply chains. Today, work and parts priced in pounds and euros cost more, but dollar content costs less, and the better distributed the supply chain is, the less you hurt.

This isn't so with military aircraft. Case in point is the Airbus A400M, Airbus vice-president of marketing Peter Scoffham pointed out at IQPC's forecast and market conference last week. When the project started, with the dollar and euro close to parity, its EUR100m unit cost looked like a great deal versus $80 m for the C-130J. Today, with the euro at $1.59 and with most of its major pieces made in the Euro-zone, the A400M costs twice as much as the Hercules and runs up against bargain-basement, end-of-line C-17 prices.

The same applies as fighter manufacturers attempt to disrupt the JSF's global marketing plans. While it's important to remember that so far we haven't seen real price comparisons - that should happen later this year or early next, as JSF and rivals quote to common requirements - the exchange rate makes the Lockheed Martin fighter look like a bargain.

You know and I know that exchange rates move, and that we've seen a $2.50 pound and similar things before, and that when you buy a military airplane you're talking about costs that are in the future, when aircraft are delivered and when they have to be supported. But another difference in the military market is that the decisions are taken by politicians, who by that time will be nowhere to be seen.

So as long as these conditions last, European marketing people will be crying into their beer - preferably Sam Smith's, the last under-two-quid pint in London. And you probably won't see a lot of A400M export sales announced this week.

http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... 8b6b857ac8




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4923 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Jul 15, 2008 12:27 am

orestespf escreveu:
Olá Tchelo,

o NJ não é um especialista, se enrola e muito no linguajar referente a assuntos militares, nós mesmos aqui no DB erramos, imagina ele que não é da área! Os jornalistas não especializados mais ainda, pois estes querem por que querem uma entrevista com um ministro, nem que seja o da Defesa ( :twisted: ).

Vejo assim a tal entrevista: o NJ quis dizer que caças de 5ªG, Rafale, Typhoon, SU-35, etc. são todos caros (isto é fato), mas a forma colocada por dar margens a confusões mesmo. Os 80 mil Euros é um vício dos mais velhos, ainda remanescente dos vários zeros acrescentados e cortados em nossas últimas moedas, ou seja, 80 mil é uma forma equivocada de se dizer 80 milhões. rsrsrs Além disso, os 80 milhões de Euros nos diz pouco sobre o valor de cada caça, é algo vago, da mesma forma quando ele disse que o F-35 custava 70 milhões de dólares. O que significa isso? Um caça pelado? Falou em "média"? Falou por falar (chute)? Ou quis apenas dizer que caças novos (independente da geração do mesmo) é algo realmente caro? Aposto nesta última leitura, até porque as pessoas (massa em geral) não iria questioná-lo por falta de conhecimento (e dele também. rsrs).

Por outro lado, o senhor ministro não está errado ao dizer que com os atuais meios nós não estamos desprotegidos. Sim, parece absurdo o que eu disse, mas não é. O Brasil não tem uma ameaça concreta, tem apenas virtuais inimigos, ou seja, existe um potencial perigo, mas não um fato consumado. Por exemplo, a Argentina tem 36 A-4 modernizados e poucos estão voando, ainda não dispõe de mísseis BVR, logo estamos em melhores condições. O Paraguai, Uruguai, Bolívia e até Peru e Colômbia, sem problemas também. Resta a "dúvida" sobre a Venezuela e seu intempestivo líder Chávez, mas... Uma coisa é ter equipamentos, outra é ter doutrinas de pronto emprego, e não se consegue isso do dia pra noite, 10 anos em média é o prazo, isto sem considerar que eles radicalizaram ao escolher equipamentos "não ocidentais", que era da sua tradição. Em suma, não estamos desprotegidos mesmo, só não estamos protegidos. ( :twisted: )

A parte em que ele diz que não sabe se é melhor comprar caças novos ou modernizar os atuais caças (indefinição???) já foi colocada por ele antes, mas é apenas um "jogo político". Já disse aqui tempos atrás, comprar cerca de 120 novos caças implica em mais ou menos 200 bilhões de dólares, isto só com os caças, pois não se trata apenas de comprar o caça "básico", mas também dos armamentos, treinamento, integração de armamentos nacionais, modernização depois de cerca de 7 a 10 anos de uso das células, manutenção, suporte logístico, etc.

Qualquer político se assustaria com cifras tão elevadas assim, é natural que busquem alternativas mais "em conta", não por ignorar a necessidade, mas para não deixar uma dada Força inoperante. Ainda mais em um país como o nosso que ainda sofre de problemas de infra-estrutura, mal distribuição de renda, de fome até, então... Absurdo o que digo? Sim, mas é a retórica do MRE e que "cola" como desculpa na hora de desembolsar a grana preta.

Claro que o ministro NJ sabe que os F-5 e A-1 estão em processo de modernização, mas pode ser que ele tenha sugerido que é melhor comprar caças usados e modernizar, por enquanto, do que comprar novos e custosos caças, e que o País ainda não se permite. Pode ser que ele tenha dito tais coisa apenas para não aumentar a ansiedade, em geral, e não sofrer um bombardeio de críticas, principalmente em época de campanhas eleitorais. Prefiro a segunda hipótese, pois, de fato, não é um bom momento para se falar em gastos, ainda mais com a inflação dando algum sinal de elevação, ano eleitoral, necessidades de investimentos em infra-estrutura que permitirá o País crescer, etc.

Resumindo meu longo post, o NJ apenas usou de prerrogativas políticas para "negar" altos investimentos no atual momento, mas isto não significa negar ad ethernum tal coisa, ou seja, o melhor momento é aquele que não implica em desgaste político (para o Governo e pra ele) e que pega todos de "susto" e que impede o "raciocínio rápido" da população (leia-se imprensa ou tropa inimiga, na cabeça deles, claro).



Abração,

Orestes

US$ 200 bilhões :shock: :shock: :shock: :shock: , não foi uma estimativa meio alta, Professor :?: :?: :?: Se ainda fossem uns 500 caças, tudo bem, mas para 120 a conta deve ser pelo menos umas 4 vezes menos.



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4924 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Jul 15, 2008 12:28 am

Carlos Mathias escreveu:É Orestes, eu também quero crer numa solução ótima, digna, mas... Você sabe que existem certas cabeças cujo conteúdo pode-se pesar numa colher de cafezinho, né? Então, sabe-se lá se estes caras não convencem alguém que assina!?

Mas eu acho que o SU-3..cóf! cóf! cóf! O novo caça vai vir mesmo. :roll: :wink: 8-]
Até que enfim voltaram os defensores do Flanker :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
Marcelo Reis Batista
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 335
Registrado em: Qua Nov 17, 2004 8:34 pm
Localização: Vila Velha/ ES
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4925 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Ter Jul 15, 2008 3:54 am

200 bilhoes se não me engano é o custo do programa JSF




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62357
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6552 vezes
Agradeceram: 6914 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4926 Mensagem por Túlio » Ter Jul 15, 2008 8:13 am

Pelo que entendi, o Cabôco véio se referiu a todo o custo da vida operacional dos caças, incluindo MLUs & quetales, além do custo envolvido na transferência tecnológica, tendo explicado bem este ponto. Assim, não seria sacar imediatamente duzentas bilhas e repassar a um fornecedor estrangeiro, seria este custo diluído ao longo de décadas e TAMBÉM COM FORNECEDORES NACIONAIS, gradualmente mais e mais envolvidos com fabricação-manutenção-modernização e por aí vai... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4927 Mensagem por orestespf » Ter Jul 15, 2008 8:40 am

Túlio escreveu:Pelo que entendi, o Cabôco véio se referiu a todo o custo da vida operacional dos caças, incluindo MLUs & quetales, além do custo envolvido na transferência tecnológica, tendo explicado bem este ponto. Assim, não seria sacar imediatamente duzentas bilhas e repassar a um fornecedor estrangeiro, seria este custo diluído ao longo de décadas e TAMBÉM COM FORNECEDORES NACIONAIS, gradualmente mais e mais envolvidos com fabricação-manutenção-modernização e por aí vai... :wink:
Exatamente, Túlio. A FAB enfrentou um sério problema ao comprar os F-5, A-1 e M-III, poucos se deram conta disso, a mesma teve dinheiro para comprá-lo, mas não para "sustentá-los". Isto é perceptível ao ver atrasos nos programas de modernização (não falo apenas no atraso de entrega agora, falo na demora em começar a modernização), total falta de armamentos para os mesmos, etc.

Assim sendo, a FAB levou este problema para o governo, este (o passado e o atual) sentiu de perto a necessidade dos investimentos constante e o custo envolvido ao longo de décadas. Portanto quem comprar caças pra FAB já sabe que terá que existir um planejamento de curto, médio e principalmente de longo prazo para "bancar" os caças (e outros equipamentos também, outras Forças também).

Outro ponto que as pessoas se esquecem (mas sabem) é que um equipamento militar aumenta muito o custo de manutenção ao longo do tempo, os custos não diminuem, só aumentam. Então, quando se fala em comprar caças para operar nos próximos 30 anos tem que se levar em consideração tudo isso. Isto sem falar que o Governo fala em transferência de tecnologia, se ele quer, terá que pagar e não é barato mesmo. Tem também o custo de desenvolvimento dos armamentos nacionais, custos de integração, e por aí vai.

Tudo isso ao longo de décadas pode realmente chegar ao valor estimado. Para se ter uma idéia, os valores previstos para compras até 2015 para as três Forças é de aproximadamente 60 bi, mas não estão incluídos aí os subs, os caças, os escoltas novos, nem os recentes hélis Super Cougar, e outros grandes projetos. Isto já nos dá uma estimava do "pesadelo" do Governo.


Forte abraço,

Orestes


PS: Túlio, peguei carona em seu post para responder aos demais colegas que questionaram
as cifras elevadas.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4928 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jul 15, 2008 8:55 am

orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Pelo que entendi, o Cabôco véio se referiu a todo o custo da vida operacional dos caças, incluindo MLUs & quetales, além do custo envolvido na transferência tecnológica, tendo explicado bem este ponto. Assim, não seria sacar imediatamente duzentas bilhas e repassar a um fornecedor estrangeiro, seria este custo diluído ao longo de décadas e TAMBÉM COM FORNECEDORES NACIONAIS, gradualmente mais e mais envolvidos com fabricação-manutenção-modernização e por aí vai... :wink:
Exatamente, Túlio. A FAB enfrentou um sério problema ao comprar os F-5, A-1 e M-III, poucos se deram conta disso, a mesma teve dinheiro para comprá-lo, mas não para "sustentá-los". Isto é perceptível ao ver atrasos nos programas de modernização (não falo apenas no atraso de entrega agora, falo na demora em começar a modernização), total falta de armamentos para os mesmos, etc.

Assim sendo, a FAB levou este problema para o governo, este (o passado e o atual) sentiu de perto a necessidade dos investimentos constante e o custo envolvido ao longo de décadas. Portanto quem comprar caças pra FAB já sabe que terá que existir um planejamento de curto, médio e principalmente de longo prazo para "bancar" os caças (e outros equipamentos também, outras Forças também).

Outro ponto que as pessoas se esquecem (mas sabem) é que um equipamento militar aumenta muito o custo de manutenção ao longo do tempo, os custos não diminuem, só aumentam. Então, quando se fala em comprar caças para operar nos próximos 30 anos tem que se levar em consideração tudo isso. Isto sem falar que o Governo fala em transferência de tecnologia, se ele quer, terá que pagar e não é barato mesmo. Tem também o custo de desenvolvimento dos armamentos nacionais, custos de integração, e por aí vai.

Tudo isso ao longo de décadas pode realmente chegar ao valor estimado. Para se ter uma idéia, os valores previstos para compras até 2015 para as três Forças é de aproximadamente 60 bi, mas não estão incluídos aí os subs, os caças, os escoltas novos, nem os recentes hélis Super Cougar, e outros grandes projetos. Isto já nos dá uma estimava do "pesadelo" do Governo.


Forte abraço,

Orestes


PS: Túlio, peguei carona em seu post para responder aos demais colegas que questionaram
as cifras elevadas.
Muito bom tê-lo de volta professor, seja (re)bem-vindo.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4929 Mensagem por Marino » Ter Jul 15, 2008 9:03 am

Bom retorno mano velho.
[009] [009] [009]




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Tchelo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4930 Mensagem por Tchelo » Ter Jul 15, 2008 9:05 am

Carlos Mathias escreveu:Sabe que eu já andei pensando seriamente nisso? A idéia é tentadora para alguns, pode ter certeza. E para as ameaças que temos, dá pro gasto, na cabeça destes, né?

Nesse caso, não seria mais razoável os Gripens excedentes da Suécia?

Sds...

Tchelo




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4931 Mensagem por orestespf » Ter Jul 15, 2008 9:58 am

cicloneprojekt escreveu:
orestespf escreveu: Exatamente, Túlio. A FAB enfrentou um sério problema ao comprar os F-5, A-1 e M-III, poucos se deram conta disso, a mesma teve dinheiro para comprá-lo, mas não para "sustentá-los". Isto é perceptível ao ver atrasos nos programas de modernização (não falo apenas no atraso de entrega agora, falo na demora em começar a modernização), total falta de armamentos para os mesmos, etc.

Assim sendo, a FAB levou este problema para o governo, este (o passado e o atual) sentiu de perto a necessidade dos investimentos constante e o custo envolvido ao longo de décadas. Portanto quem comprar caças pra FAB já sabe que terá que existir um planejamento de curto, médio e principalmente de longo prazo para "bancar" os caças (e outros equipamentos também, outras Forças também).

Outro ponto que as pessoas se esquecem (mas sabem) é que um equipamento militar aumenta muito o custo de manutenção ao longo do tempo, os custos não diminuem, só aumentam. Então, quando se fala em comprar caças para operar nos próximos 30 anos tem que se levar em consideração tudo isso. Isto sem falar que o Governo fala em transferência de tecnologia, se ele quer, terá que pagar e não é barato mesmo. Tem também o custo de desenvolvimento dos armamentos nacionais, custos de integração, e por aí vai.

Tudo isso ao longo de décadas pode realmente chegar ao valor estimado. Para se ter uma idéia, os valores previstos para compras até 2015 para as três Forças é de aproximadamente 60 bi, mas não estão incluídos aí os subs, os caças, os escoltas novos, nem os recentes hélis Super Cougar, e outros grandes projetos. Isto já nos dá uma estimava do "pesadelo" do Governo.


Forte abraço,

Orestes


PS: Túlio, peguei carona em seu post para responder aos demais colegas que questionaram
as cifras elevadas.
Muito bom tê-lo de volta professor, seja (re)bem-vindo.

Valeu, grande amigo Walter!!!

[009] [009]




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4932 Mensagem por orestespf » Ter Jul 15, 2008 10:00 am

Marino escreveu:Bom retorno mano velho.
[009] [009] [009]

É isso aí, mano velho!!!

[009] [009] [009]




brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4933 Mensagem por brisa » Ter Jul 15, 2008 10:39 am

Ola Orestes.......agora conta ai sobre as chances do Eurofighter :mrgreen:

Abracao e bom retorno




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4934 Mensagem por soultrain » Ter Jul 15, 2008 10:47 am

Outro ponto que as pessoas se esquecem (mas sabem) é que um equipamento militar aumenta muito o custo de manutenção ao longo do tempo, os custos não diminuem, só aumentam. Então, quando se fala em comprar caças para operar nos próximos 30 anos tem que se levar em consideração tudo isso. Isto sem falar que o Governo fala em transferência de tecnologia, se ele quer, terá que pagar e não é barato mesmo. Tem também o custo de desenvolvimento dos armamentos nacionais, custos de integração, e por aí vai.
Re-bemvindo e que seja por muito tempo. É isso mesmo, o maior custo nem é o de aquisição. Por isso é importante que o vector tenha uma vida util boa, que ajam parceiros a pensar nos mesmos problemas, a desenvolver soluções de modernização desde a primeira hora, para que um investimento grande não esteja ultrapassado em 10 ou 15 anos. Por isso sempre achei que o F-16 e parecidos, não faziam sentido para a FAB.

O que me levanta duvidas no RFI, é a diversidade dos escolhidos. Um F/A-35 ou um F/A-18E, embora façam as mesmas missões dos restantes, em alguns casos até fazem melhor, não têm as mesmas capacidades dinâmicas dos demais. Existe aqui um meio termo que é o Rafale, mas realmente é uma amalgama dificil de comparar.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#4935 Mensagem por A-29 » Ter Jul 15, 2008 11:10 am

Se formos esquecer que esse FX já tem mais de década de idas e vindas, até acho coerente um RFI para vetores bem diferentes entre suas propostas, pois as informações coletadas permitiriam identificar quais se adaptam melhor aos requisitos da força para só então lhes encaminhar o RFP.

Mas, se no final o RFP for enviado tanto ao Su-35 como ao Gripen, aí a coisa vai mal :oops: :oops: :oops:




Responder