TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49081 Mensagem por Francoorp » Seg Nov 22, 2010 5:25 pm

Zavva escreveu:
Francoorp escreveu: Muito bem colocado "Latinha" :mrgreen: , e seria possível também que as outras entrassem nesta também, pois no fim o mercado para motores e componentes varios na Embraer tem perspectivas de crescimento continuo... possível que a Thales e a Snecma também queiram participar... seria até estranho se não o fizessem no caso de uma Joint-Venture.
Agora já é pura especulação. :?

Abs

Certamente, mas ja foram socias da Embraer no passado também... junto com a Dassault, o que lhe confere o ônus de conhecer a empresa, o que facilita muito... mas como o Bourne mesmo ja disse, maiores possibilidades de ser o contrario, empresas nossas comprando as deles!

Mais especulações... alias eu ja ganhei muito com especulações, aquelas verdadeira$$$!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49082 Mensagem por Francoorp » Seg Nov 22, 2010 5:28 pm

Penguin escreveu:O Brigadier General Dominique de Longvilliers disse que o Meteor está previsto para entrar em operação em 2018, praticamente junto com o radar AESA. Isso confirma a primeira pergunta, que poderia ter sido um erro. De repente estão tendo problemas ou simplesmente devido a crise irão postergar a entrada em operação do AESA.



CRUZEX V: Entrevista com o Brigadier General Dominique de Longvilliers
21 de novembro de 2010, em Entrevista, Operações Aéreas, Operações Combinadas, Reportagem, por Alexandre Galante



Leia mais (Read More): CRUZEX V: Entrevista com o Brigadier General Dominique de Longvilliers http://www.aereo.jor.br/2010/11/21/cruz ... gvilliers/
Ou somente é desinformado sobre as cronologias... ou despista as datas futuras, coisa normal entre os militares. Ja postei antes, mas posto novamente.
Francoorp escreveu:Era isso que eu achei estranho quando o senhor falou que o AESA estaria operativo somente em 2017, ja estava procurando algo... mas um forista deles trouxe o material a respeito:

Imagem

O Oficial se engana na cronologia dos eventos, ou quer despistar, normal, é um militar.

Os AESA começaram a ser entregues em agosto, postei mais de uma vez a matéria do Plano Brasil dizendo isso... mas este ai do Edcreek é "oficial" por assim dizer, então muito credivel!

Viu, tem gente que ainda pensa por la... mas agora outros.. :shock:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49083 Mensagem por marcelo l. » Seg Nov 22, 2010 5:29 pm

Francoorp escreveu:
Zavva escreveu: Agora já é pura especulação. :?

Abs

Certamente, mas ja foram socias da Embraer no passado também... junto com a Dassault, o que lhe confere o ônus de conhecer a empresa, o que facilita muito... mas como o Bourne mesmo ja disse, maiores possibilidades de ser o contrario, empresas nossas comprando as deles!

Mais especulações... alias eu ja ganhei muito com especulações, aquelas verdadeira$$$!!
O problema para qualquer joint seria:
Qual o prazo de montagem para ser factível com a entrega do caça?
36 caças vale a pena montar partes sensíveis (e caras por causa da escala) no Brasil?




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49084 Mensagem por BrazilianMarine » Seg Nov 22, 2010 5:30 pm

Uma vez vi um troll norte-americano no youtube que falou uma frase sensata:

Next-gen = Stealth
Gripen NG FAIL

Nisso ele tem razão (a SAAB adora fazer propaganda que o Gripen é next-gen) e se for pra criar aeronave de quarta geração pra 2014, tem uma que desde 2006 faz igual e ja ta no mercado.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49085 Mensagem por Penguin » Seg Nov 22, 2010 5:32 pm

Participação dos EUA no programa Meteor?!
Não foi engano do Brigadier General Dominique de Longvilliers...

Opening the US Defence Market
Alex Ashbourne
http://www.cer.org.uk/pdf/cerwp8.pdf

(...)
Perhaps the most contentious transatlantic programme of recent years was the
competition to arm British, German, Spanish and Italian Eurofighters with a Beyond
Visual Range Air-to-Air Missile (BVRAAM). In May 2000, the British government
announced its decision to choose the Meteor missile. This will strongly influence the
choices made by the other European partners.

The missile selection was depicted in the media as European versus American, but
BVRAAM is a significant transatlantic programme
. The victor – the European joint
venture Matra BAE Dynamics (MBD), teaming with Boeing – is developing an entirely
new missile, Meteor.
The main competitor, Raytheon, offered a modernised version of
its existing air-to-air missile (ERAAMplus). Raytheon’s consortia involved European
companies such as Thomson-Thorn Missile Electronics and Diehl.

A deciding factor for the UK was the fear that – despite written assurance from
President Clinton – the export control issue would affect future sales of the
Eurofighter. Supporters of Meteor argued that the whole raison d’être behind
Eurofighter’s development was to ensure that Europe could not be held hostage to
Congress and its export veto. Thus arming the plane with a missile that would be
subject to American export controls could make Eurofighter hard to export. Many
Americans, perhaps unsurprisingly, felt that the export control issue was just a ruse. A
senior Pentagon official admitted that the US needs to reform its export control
procedure, but he believed that the BVRAAM decision was political: “those who want
insularity in Europe support Meteor...it is a political decision made by Tony Blair”.
(...)




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49086 Mensagem por Demartino » Seg Nov 22, 2010 5:34 pm

Dando sequencia à minha tese, os únicos países que do BRIC que tem interesse em se alinhar a alguma potência mundial são India e Brasil, pois duvido que a China seja parceira de alguém, pois eles querem ser a grande potência no futuro, sem depender de ninguém, já a Russia um pouco menos , mas acredito que ela tb não deve se alinhar a ninguém.

O Acordo militar entre Brasil e França, visa cooperação mútua entre uma potência atual e uma das potências do futuro.

Pelo menos esse é o meu humilde ponto de vista, se alguém discordar, respeito a opinião e gostaria que argumentem a respeito.

Grande Abs.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49087 Mensagem por Demartino » Seg Nov 22, 2010 5:37 pm

Marcelo,

Porém tem algum amigo que escreveu num dos posts anteriores, realmente acho absurdo montar tudo aqui no Brasil para uma escala de 36 aeronaves, porém o importante não é necessariamente fazer a peça no Brasil e sim deter o conhecimento para fazer caso seja necessário!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49088 Mensagem por BrazilianMarine » Seg Nov 22, 2010 5:40 pm

Demartino escreveu:Dando sequencia à minha tese, os únicos países que do BRIC que tem interesse em se alinhar a alguma potência mundial são India e Brasil, pois duvido que a China seja parceira de alguém, pois eles querem ser a grande potência no futuro, sem depender de ninguém, já a Russia um pouco menos , mas acredito que ela tb não deve se alinhar a ninguém.

O Acordo militar entre Brasil e França, visa cooperação mútua entre uma potência atual e uma das potências do futuro.

Pelo menos esse é o meu humilde ponto de vista, se alguém discordar, respeito a opinião e gostaria que argumentem a respeito.

Grande Abs.

A India na minha opinião se alinhou a Rússia, eles tem Sukhoi e ajudaram na produção 50 a 50 os PAK-FA (em um modelo especial que eu ACHO que é pra dois pilotos, não sei).

Li que eles queriam 250-300 PAK FA.

Acho que só a China mesmo não se alinhará, mas a curto prazo, a longo a India e o Brasil também não devem precisar.

E digo mais: a Embraer que se cuide pois quando vierem caças BBB (bom, bonito e barato) o mercado chinês aeronautico vai bombar.




Editado pela última vez por BrazilianMarine em Seg Nov 22, 2010 5:41 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49089 Mensagem por Boss » Seg Nov 22, 2010 5:40 pm

Rússia já começou a abrir as pernas para a OTAN, lamentavelmente :roll:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49090 Mensagem por Zavva » Seg Nov 22, 2010 5:41 pm

BrazilianMarine escreveu:Uma vez vi um troll norte-americano no youtube que falou uma frase sensata:

Next-gen = Stealth
Gripen NG FAIL

Nisso ele tem razão (a SAAB adora fazer propaganda que o Gripen é next-gen) e se for pra criar aeronave de quarta geração pra 2014, tem uma que desde 2006 faz igual e ja ta no mercado.
Não se esqueça que para nós, será quase como se o Rafale tivesse sido lançado agora, se o escolhermos, pois teremos o nossos próprios problemas de escala por termos uma linha de montagem.
Lembre-se que o custo de desenvolvimento não será repassado por nenhum dos concorrentes.

Muito dos componentes do NG estarão nos Gripens C/D, por tanto, não vejo tanta diferença assim.

Se ainda estivessemos falando do SH, este sim teria uma escala de produção de seus componentes, realmente significativa.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49091 Mensagem por Bender » Seg Nov 22, 2010 5:43 pm

Demartino escreveu:
Bender escreveu:Realmente existe uma paranóia sobre este tema,mas o colega Demartino já liquidou o assunto.

Como leigo tenho para mim que as coisas serão bem mais simples do que toda essa especulação e paranóia sobre este assunto dos caças Dassault+Embraer,acredito que será montada uma empresa específica(3.a!) para cuidar desta parceria nos moldes da estabelecida para a construção dos subs e ponto final,isto evita que assuntos das empresas não ligados especificamente a esta "nova" atividade se misturem aos negócios comuns,e que todas as determinações estabelecidas no contrato de compra sejam melhor acompanhados e controlados pelo governo e Fab que terão novamente a golden share específica.

Demartino,por favor comente sobre essa minha maionese,desde já obrigado amigo!

SDS.
Caro Bender, obrigado pela referência, e te digo não há maionese nenhuma no que você falou, acho que o caminho é esse mesmo, inclusive com auditoria tanto do governo brasileiro, em tese o maior interessado quanto do governo Francês.
A propósito desse tema também entendo que o caminho do FX2 deve ser a França, consequentemente o Rafale, uma vez que a França tem interesse muito grande em se alinhar a um dos BRIC'S pois de boba ela não tem nada e sabe que o futuro das relações exteriores está lincada com um desses países. Essa opção ficou muito clara, com a investida do Governo Obama junto a ìndia, ou seja, cada uma das potencias atuais, está tentando redesenhar o mapa mundial do futuro ao seu favor!!!!

Lógico que essa última parte do meu post, não é por conhecimento de ausa é apenas uma leitura minha que faço do momento atual!!

Abs.,
Valeu pela atenção! E quanto a ultima parte do seu post,acredito que estamos juntos neste time (aqui no DB é grande) que enxerga esse redesenho das relações com os Brics.

Mas se me permite acrescentar,existe também todo um pragmatismo comercial embutido nestas aproximações,países como a França que possuem essa obcessão de independência dos Eua na área de tecnologia militar,e portanto verticalizam o mais que podem em suas manufaturas,se encontram hoje em uma zona de desconforto de custos que as obrigam a fazer escolhas para compartilhar custos e desafios em um mercado massificado e predominantemente norte americano.

A China caminha para uma verticalização futura em que investimentos em P&D e C&T não tem problemas de financiamento,pois são um dos pilares de suas politicas de estado.

A Russia caminha para sua própria estabilização econômica e modernização de suas FAs,tendo parcerias e mercados fortes com os Brics China e India,ela hoje vive realisticamente de pragmatismo comercial e de negócios.

A India está aberta por uma questão doutrinária própria de segurança, a tecnologias e aquisições de diversas fontes.

É imperativo que a França tome um caminho para a sobrevivência de sua independência nesta área,se a política de defesa brasileira se consolidar e se expandir será uma boa parceria para ambos,eu não descarto inclusive uma maior aproximação entre França e Russia.

SDS.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49092 Mensagem por BrazilianMarine » Seg Nov 22, 2010 5:44 pm

Zavva escreveu:
BrazilianMarine escreveu:Uma vez vi um troll norte-americano no youtube que falou uma frase sensata:

Next-gen = Stealth
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Nisso ele tem razão (a SAAB adora fazer propaganda que o Gripen é next-gen) e se for pra criar aeronave de quarta geração pra 2014, tem uma que desde 2006 faz igual e ja ta no mercado.
Não se esqueça que para nós, será quase como se o Rafale tivesse sido lançado agora, se o escolhermos, pois teremos o nossos próprios problemas de escala por termos uma linha de montagem.
Lembre-se que o custo de desenvolvimento não será repassado por nenhum dos concorrentes.

Muito dos componentes do NG estarão nos Gripens C/D, por tanto, não vejo tanta diferença assim.

Se ainda estivessemos falando do SH, este sim teria uma escala de produção de seus componentes, realmente significativa.

Abs
Mas será que muitos componentes do Rafale não existiam nos Mirage? Se existirem, termos técnicos bem adaptados já.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49093 Mensagem por Penguin » Seg Nov 22, 2010 5:44 pm

Francoorp escreveu:
Penguin escreveu:O Brigadier General Dominique de Longvilliers disse que o Meteor está previsto para entrar em operação em 2018, praticamente junto com o radar AESA. Isso confirma a primeira pergunta, que poderia ter sido um erro. De repente estão tendo problemas ou simplesmente devido a crise irão postergar a entrada em operação do AESA.



CRUZEX V: Entrevista com o Brigadier General Dominique de Longvilliers
21 de novembro de 2010, em Entrevista, Operações Aéreas, Operações Combinadas, Reportagem, por Alexandre Galante



Leia mais (Read More): CRUZEX V: Entrevista com o Brigadier General Dominique de Longvilliers http://www.aereo.jor.br/2010/11/21/cruz ... gvilliers/
Ou somente é desinformado sobre as cronologias... ou despista as datas futuras, coisa normal entre os militares. Ja postei antes, mas posto novamente.
Francoorp escreveu:Era isso que eu achei estranho quando o senhor falou que o AESA estaria operativo somente em 2017, ja estava procurando algo... mas um forista deles trouxe o material a respeito:

Imagem

O Oficial se engana na cronologia dos eventos, ou quer despistar, normal, é um militar.

Os AESA começaram a ser entregues em agosto, postei mais de uma vez a matéria do Plano Brasil dizendo isso... mas este ai do Edcreek é "oficial" por assim dizer, então muito credivel!

Viu, tem gente que ainda pensa por la... mas agora outros.. :shock:
Dessa forma, tudo o que diz pode ser desinformação, despistamento...que o Rafale não tem componentes americanos...

O Brigadeiro francês foi claro. Na primeira resposta eu até pensei em erro. Mas a segunda resposta praticamente elimina a possibilidade de ter sido erro, inclusive de tradução.




Editado pela última vez por Penguin em Seg Nov 22, 2010 5:52 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49094 Mensagem por Penguin » Seg Nov 22, 2010 5:49 pm

Boss escreveu:Rússia já começou a abrir as pernas para a OTAN, lamentavelmente :roll:
Não duvido que no futuro a Russia entre para a UE e OTAN.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49095 Mensagem por Francoorp » Seg Nov 22, 2010 5:55 pm

Penguin escreveu:
Dessa forma, tudo que que diz pode ser desinformação, despisitamento.
Até mesmo se realmente existe um radar AESA francês :roll: [091]

O Brigadeiro francês foi claro. Na primeira resposta eu até pensei em erro. Mas a segunda resposta praticamente elimina a possibilidade de ter sido erro, inclusive de tradução.
Não meu caro, sejamos adultos... uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

Não falei que foi erro, nem de tradução, e sim ele foi claro!!

Mas os fatos estão ai para todos verem, os AESA acabaram todos os testes e foram comprados em numero de 60 unidades, e ainda tiveram algumas unidades entregues no inicio do mês de Agosto.

Estes são os dados, e o Brigadeiro não é informado a respeito, ou os AESA para a sua unidade estão previstos para 2017... mas nas outras unidades ja esta sendo entregues, no numero de 60 unidades iniciais.

Mas uma coisa foi muito esclarecedora, o Damoles está operativo, aqui ele não se engana, pois é algo que ele ja pode pegar e usar, diferente da cronologia dos eventos futuros... ele pega os da marinha, mas utiliza o Damoles em toda a sua integração!!




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