Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Boss
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Re: Super Hornet News

#4906 Mensagem por Boss » Qua Fev 29, 2012 4:26 pm

Motivo de comemoração. 8-]

Marketing do ST já foi feito, fora que com o Rafale vencendo, talvez possamos vender os KC-390 para a França.




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knigh7
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Re: Super Hornet News

#4907 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 03, 2012 9:43 am

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: A FAB não solicitou RFI para o F-15. Basta ver o custo de operação desse caça e vc não vai se surpreender com isso...
Será que é muito diferente do custo do SH?
É. O custo da hora-voo do F-15 da USAF, dado de 2011, é de US$20,516.00

Já o SH é mais barato. O maior determinante do compenente do custo de um caça (cerca de 60%) tem a ver com os requerimentos na "raiz" do projeto. No F-15, o custo de operação não foi tão levado em conta, já o Hornet, e posteriormente o Super Hornet, sim. O ïrmão mais velho, o Hornet tinha um custo de hora voo 40% menor que o F-14.
Na US NAVY, o custo da hora-voo do SH é de um pouco mais de USD 7,000.00 (dado de 2009), enquanto que o do Growler é de USD 10,662.00 (dado de 2011).




Pepê Rezende
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Re: Super Hornet News

#4908 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Mar 03, 2012 11:10 am

knigh7 escreveu: É. O custo da hora-voo do F-15 da USAF, dado de 2011, é de US$20,516.00

Já o SH é mais barato. O maior determinante do compenente do custo de um caça (cerca de 60%) tem a ver com os requerimentos na "raiz" do projeto. No F-15, o custo de operação não foi tão levado em conta, já o Hornet, e posteriormente o Super Hornet, sim. O ïrmão mais velho, o Hornet tinha um custo de hora voo 40% menor que o F-14.
Na US NAVY, o custo da hora-voo do SH é de um pouco mais de USD 7,000.00 (dado de 2009), enquanto que o do Growler é de USD 10,662.00 (dado de 2011).
O custo da hora voo do F/A-18E/F entregue à FAB é de US$ 10 mil. Quanto ao F-15E, deve sair de operação em breve. Apostar nele é cometer suicídio.




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Luís Henrique
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Re: Super Hornet News

#4909 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mar 03, 2012 7:18 pm

Pepê Rezende escreveu:
knigh7 escreveu: É. O custo da hora-voo do F-15 da USAF, dado de 2011, é de US$20,516.00

Já o SH é mais barato. O maior determinante do compenente do custo de um caça (cerca de 60%) tem a ver com os requerimentos na "raiz" do projeto. No F-15, o custo de operação não foi tão levado em conta, já o Hornet, e posteriormente o Super Hornet, sim. O ïrmão mais velho, o Hornet tinha um custo de hora voo 40% menor que o F-14.
Na US NAVY, o custo da hora-voo do SH é de um pouco mais de USD 7,000.00 (dado de 2009), enquanto que o do Growler é de USD 10,662.00 (dado de 2011).
O custo da hora voo do F/A-18E/F entregue à FAB é de US$ 10 mil. Quanto ao F-15E, deve sair de operação em breve. Apostar nele é cometer suicídio.
Mas a Arábia Saudita acaba de adquirir 84 e vai modernizar mais de 70.
A Coréia comprou um lote em 2008 e TALVEZ o terceiro lote seja do F-15SE.
E a Força Aérea Americana parece que vai atualizar uma boa parte da frota, com radar AESA, etc.
Se pensarmos bem, o SH também está em fim de carreira....




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Re: Super Hornet News

#4910 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 03, 2012 8:45 pm

Luís Henrique escreveu: Se pensarmos bem, o SH também está em fim de carreira....
:lol: :lol: O SH com produção garantida até 2015 está em fim de carreira?
Há 1 ano e meio atrás a US NAVY encimendou 125 aeronaves...e está em fim de carreira...




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Re: Super Hornet News

#4911 Mensagem por henriquejr » Sáb Mar 03, 2012 8:47 pm

Acho que o Luiz quis apenas mostrar ao Pepe que não pode-se dizer que o F-15 estar em final de carreira. Apenas usou o exemplo do SH pra mostrar isso!




.
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Re: Super Hornet News

#4912 Mensagem por Andre Correa » Sáb Mar 03, 2012 9:58 pm

O F-15 ainda está longe de estar em fim de carreira... ainda nem tem substituto...

[009]




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Re: Super Hornet News

#4913 Mensagem por Luís Henrique » Dom Mar 04, 2012 12:13 am

Eu entendi o que o Pepê quis dizer.
Ele também sabe que o F-15 ganhou um contrato recentemente.

Tanto F-15 como SH são caças que estão em operação há décadas e foram sendo modernizados e modernizados. Já chegaram praticamente no limite.
Daqui pra frente, eu, e acho que a maioria, não acredita que desenvolverão um F-18G ou um F-15G.

Estes 125 SH foram contratados bem antes dos 156 Silent Eagle.
Daqui pra frente os EUA terão como prioridade o F-35.

Ainda da para investir nestes caças, mas realmente, não representam o futuro. E não terão um futuro tão longo, como outros caças.




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Re: Super Hornet News

#4914 Mensagem por Andre Correa » Dom Mar 04, 2012 1:19 am

Eu acho que qualquer palpite sobre os 2 vectores ainda são apenas isso, palpite...
Acredito que muitos aqui vão estar a ver seus netos na formatura da faculdade, e essas aeronaves ainda serão a ponta de lança de muitas forças...
O Silent Eagle ainda é uma arma muito potente e moderna, a altura de qualquer caça disponível fora dos EUA, e a Boeing está bem atenta as falhas do F-35, tanto com o F-15 quanto com o F/A-18E/F para possíveis modernizações...
Se até o F-16 ganhou uma nova versão...

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Re: Super Hornet News

#4915 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Mar 04, 2012 7:56 pm

Andre Correa escreveu:Eu acho que qualquer palpite sobre os 2 vectores ainda são apenas isso, palpite...
Acredito que muitos aqui vão estar a ver seus netos na formatura da faculdade, e essas aeronaves ainda serão a ponta de lança de muitas forças...
O Silent Eagle ainda é uma arma muito potente e moderna, a altura de qualquer caça disponível fora dos EUA, e a Boeing está bem atenta as falhas do F-35, tanto com o F-15 quanto com o F/A-18E/F para possíveis modernizações...
Se até o F-16 ganhou uma nova versão...

[009]
A Boeing TORCE para que seus caças tenham algum futuro. Gasta boa parte de sua propaganda denegrindo os produtos da Lockheed-Martin. No futuro, apenas paisecos de terceira categoria estarão equipados com F/A-18E/F ou F-15 "Silent Eagle" que possuem assinaturas maiores que as do Rafale e Typhoon sem ter nada mais a oferecer que os eurocanards. Os produtos com futuro são:

F-35
T-50
Rafale e
Typhoon

Se os EUA colocarem o F-22 na mesa a um preço razoável, não haveria para ninguém...




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Re: Super Hornet News

#4916 Mensagem por NovaTO » Dom Mar 04, 2012 9:03 pm

F-22 para os outros só quando eles tiverem o 6ª geração deles voando e operacional :mrgreen:




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Re: Super Hornet News

#4917 Mensagem por Petry » Dom Mar 04, 2012 10:00 pm

Seria interesante se a Boeing melhorasse o MMH/FH do F-15SE. Desde o primeiro F-18A até o F-18E o MMH/FA foi reduzido, tornando um caça mais fácil e barato de operar. Se além das características apresentadas visualmente no F-15SE viesse alguma melhora desse tipo, com certeza o seu custo de operação cairia e tornaria-se mais atraente.




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Re: Super Hornet News

#4918 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Mar 05, 2012 1:23 am

Petry escreveu:Seria interesante se a Boeing melhorasse o MMH/FH do F-15SE. Desde o primeiro F-18A até o F-18E o MMH/FA foi reduzido, tornando um caça mais fácil e barato de operar. Se além das características apresentadas visualmente no F-15SE viesse alguma melhora desse tipo, com certeza o seu custo de operação cairia e tornaria-se mais atraente.
Só com um total redesenho do aparelho, como houve com o F/A-18C/D, que setransformou em um novo avião. O F-15 foi desenvolvido numa época onde a flexibilidade de se inserir aperfeiçoamentos era fator secundário diante do desempenho. Por isso op custo da hora/voo é alto. Exige muita mão de obra.

Na lista acima não coloquei o Su-35BM porque aguardo o desempenho dele no mercado. Se houver encomendas da China e da Venezuela, passa a ser uma alternativa interessante.




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Re: Super Hornet News

#4919 Mensagem por Andre Correa » Seg Mar 05, 2012 7:12 am

Pepê Rezende escreveu:
Andre Correa escreveu:Eu acho que qualquer palpite sobre os 2 vectores ainda são apenas isso, palpite...
Acredito que muitos aqui vão estar a ver seus netos na formatura da faculdade, e essas aeronaves ainda serão a ponta de lança de muitas forças...
O Silent Eagle ainda é uma arma muito potente e moderna, a altura de qualquer caça disponível fora dos EUA, e a Boeing está bem atenta as falhas do F-35, tanto com o F-15 quanto com o F/A-18E/F para possíveis modernizações...
Se até o F-16 ganhou uma nova versão...

[009]
A Boeing TORCE para que seus caças tenham algum futuro. Gasta boa parte de sua propaganda denegrindo os produtos da Lockheed-Martin. No futuro, apenas paisecos de terceira categoria estarão equipados com F/A-18E/F ou F-15 "Silent Eagle" que possuem assinaturas maiores que as do Rafale e Typhoon sem ter nada mais a oferecer que os eurocanards. Os produtos com futuro são:

F-35
T-50
Rafale e
Typhoon

Se os EUA colocarem o F-22 na mesa a um preço razoável, não haveria para ninguém...

Acontece que esse futuro ainda está longe de acontecer, além de que eu não apostaria num Rafale ou Typhoon contra um F-15SE (Silent Eagle) armado com AIM-9X e AIM-120D AMRAAM.

Quanto ao RCS do Silent Eagle, se o colega Pepe tiver disponível, gostava que compartilhasse conosco, pois essa informação ainda não foi divulgada publicamente pela Boeing.

[009]




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Re: Super Hornet News

#4920 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Mar 05, 2012 8:31 am

A Boeing TORCE para que seus caças tenham algum futuro. Gasta boa parte de sua propaganda denegrindo os produtos da Lockheed-Martin. No futuro, apenas paisecos de terceira categoria estarão equipados com F/A-18E/F ou F-15 "Silent Eagle" que possuem assinaturas maiores que as do Rafale e Typhoon sem ter nada mais a oferecer que os eurocanards. Os produtos com futuro são:

F-35
T-50
Rafale e
Typhoon

Se os EUA colocarem o F-22 na mesa a um preço razoável, não haveria para ninguém...[/quote]

Andre Correa escreveu:Acontece que esse futuro ainda está longe de acontecer, além de que eu não apostaria num Rafale ou Typhoon contra um F-15SE (Silent Eagle) armado com AIM-9X e AIM-120D AMRAAM.

Quanto ao RCS do Silent Eagle, se o colega Pepe tiver disponível, gostava que compartilhasse conosco, pois essa informação ainda não foi divulgada publicamente pela Boeing.
[009]
Só para vc ter uma ideia, o RCS LIMPO do F/A-18E/F é menor que o do F-15E/F e a assinatura dele é 100 vezes maior que a do Rafale, segundo dados repassados pela Boeing à COPAC. Mesmo com todas as modificações impostas aos modelos, o RCS ainda será maior, porque a redução obtida é de cerca de 50%.

Quanto ao combate entre eles, tornou-se comum Rafales obterem vitórias contra F/A-18E/F e F-16E/F, graças ao cancelamento ativo da Spectra. Para cada caça francês abatido, foram três aviões norte-americanos. Isso com PESA. O MICA é um excelente míssil e, complementado por Meteor, será uma parada dura para qualquer avião de 4ª geração. Ainda estão desenvolvendo uma versão com guiagem por capacete!

Por essas e outras ele ganhou na Índia. Lembro que não é um caça grande. O tamanho é muito próximo do Mirage 2000.

Abraços

Pepê




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