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Re: Rafale News

Enviado: Qui Set 03, 2009 3:19 pm
por lobo_guara
03/09/2009 - 13h31
Lula expressa preferência por avião francês Rafale para renovar frota

BRASÍLIA, Brasil, 3 Set 2009 (AFP) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou, em entrevista à AFP, a preferência de seu governo pelo avião francês Rafale para renovar a frota de caças do Brasil em função da disposição da França de compartilhar tecnologia.

O Rafale, da empresa francesa Dassault, compete com o avião Gripen, da sueca Saab, e o F/A18 Super Hornet, da americana Boeing, por um contrato de aquisição de 36 aparelhos no valor de 4 bilhões de dólares.

"Um país do tamanho do Brasil não pode comprar um produto de outro país se esse país não passar a tecnologia", afirmou Lula.

"Eu, sinceramente, até por decoro presidencial, não posso dizer qual é o meu favorito", ressaltou. Mas acrescentou: "Nós sabemos que os franceses são o único país importante que está disposto a discutir conosco a transferência de tecnologia".

"A França se mostrou como o país mais flexível na questão da transferência de tecnologia, e obviamente essa é uma vantagem comparativa excepcional"
, assinalou.

Lula disse ainda que deve conversar nesta quinta com o presidente francês Nicolas Sarkozy depois de uma reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante da Força Aérea, Juniti Saito.
Sarkozy chegará no domingo a Brasília para uma visita de 24 horas, na qual será convidado de honra nas comemorações de Sete de Setembro.

Em dezembro passado, durante uma visita oficial ao Brasil do presidente francês, os dois países assinaram um protocolo de acordo dentro de uma associação estratégia de defesa.

O protocolo estipulava a compra de 50 helicópteros de transporte franceses e a construção de quatro submarinos convencionais de ataque Scorpene com cooperação francesa, assim como outro de propulsão nuclear, cujo motor será construído pelo Brasil. Os helicópteros também serão construídos no Brasil.

Estes acordos serão formalizados durante a visita de Sarkozy a Brasília na próxima segunda.

Re: Rafale News

Enviado: Qui Set 03, 2009 3:42 pm
por PRick
Walterciclone escreveu:
Olha,... essa estória de carburador urubuzado é o seguinte.

Tu levas lá na oficina do Chicão Mariba em del Castilho, que eu garanto que entregando na segunda, na sexta-feira véspera do carnaval ele devolve queimando de bom. Indicação minha para o AdLa, pois ele fazia o mesmo serviço com meu Maverick 76 azul máfia...

OBS se tu levares umas cinco galinhas caipiras ou uns 10 kg de linguiça para a feijoada de sábado ele dá um abatimento jóia!!!

Vou telefonar e dar a dica para o AdLa!!!!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: [002] :mrgreen:
Fiz uma rápida pesquisa na internet e descobri essas duas fotos.

Imagem

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É algo que acontece, porém, no caso dos mono-turbinas, não temos como reparar na perda do pc.

[]´s

Re: Rafale News

Enviado: Qui Set 03, 2009 5:16 pm
por Skyway
Pois é, é algo até "comum" de certa forma... Parece que quem sofre com algo do gênero são os Tornados, li a algum tempo que a pane de PC pra eles sim é algo preocupante, não lembro o porque. Mas isso tem uns anos, pode nem valer mais ou ser informação incorreta.

Um abraço!

Re: Rafale News

Enviado: Qui Set 03, 2009 5:27 pm
por PRick
Skyway escreveu:Pois é, é algo até "comum" de certa forma... Parece que quem sofre com algo do gênero são os Tornados, li a algum tempo que a pane de PC pra eles sim é algo preocupante, não lembro o porque. Mas isso tem uns anos, pode nem valer mais ou ser informação incorreta.

Um abraço!
O Typhoon usa as turbinas derivadas das mesmas usadas pelo Tornados, li comentários que também é comum assimetria dos PC´s e apagões rápidos. Não vi nenhuma foto dele com o PC totalmente apagado, agora, com assimetria tem muitas.

[]´s

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 5:57 am
por Túlio
Tá, mas isso rende o quê, em termos práticos?

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 8:23 am
por Alitson
PRick escreveu:
Alitson escreveu:Bem os EAU pediram uma Rafale com radar AESA, ou seja, o atual não vale. E depois pediram um Rafale com Meteor, por que será? E por fim pediram um Rafale com motores 33,33% mais potentes, ou seja, os atuais não são o que falam... :lol: :lol:

Bem, do mesmo modo pediram um F-16 que não existia, portanto, nada haver o raciocínio.

[]´s
Sei... :x E nós vamos de pé-de-boi, ou seja, BVR MICO + M88 MICO!!!!!!! :evil:

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 9:33 am
por PRick
Túlio escreveu:Tá, mas isso rende o quê, em termos práticos?
Sem PC o caça perde potência, isso apenas aumenta a vantagem do caça com duas turbinas, um apagão de PC num mono, quer dizer perda de quase 50% de potência, num biturbuna, 25% de potência. :wink:

[]´s

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 9:35 am
por PRick
Alitson escreveu:
PRick escreveu:
Bem, do mesmo modo pediram um F-16 que não existia, portanto, nada haver o raciocínio.

[]´s
Sei... :x E nós vamos de pé-de-boi, ou seja, BVR MICO + M88 MICO!!!!!!! :evil:

Oras, as M-88 atuais é mais que o suficiente para dar um desempenho excelente ao Rafale, melhor entre os finalistas. Agora, o uso do Mica não impede o uso posterior do Meteor ou o desenvolvimento de um míssil nacional BVR. Aí a bola está com a FAB e o Governo. Pelo que falaram existe no pacote croassante o Meteor.

[]´s

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 10:06 am
por kekosam
Só ressaltando que na foto do Eagle, ele não está com PC ligado. É um dispositivo utilizado para apresentações aéreas, que por sinal faz muito sucesso com os F-111 australianos.

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 10:20 am
por Skyway
Túlio escreveu:Tá, mas isso rende o quê, em termos práticos?
Depende da aeronave Túlio.

No Rafale ao que tudo indica, a perda de um PC não influencia muito no desempenho de vôo em configuração LIMPA(pois até agora só vimos a pane em vídeo assim), e creio ser mais ou menos assim para a maioria dos aviões pesados Bi-Turbinas.

Porem, dizem que o Tornado, um Bi-Turbina tambem pesado, perde muita potência quando perde um PC. Mas ai já seria característica do avião.

Já com cargas nas asas, uma assimetria de potência pode ser mais complicada, forçando a aeronave a abortar o vôo e retornar.

Ou seja, as consequências da perda de um PC, mesmo tendendo a seguir um padrão, é melhor considerar que depende do avião que sofreu a pane...na minha opinião.

Os mono-turbinas, mesmo sendo mais dependentes da potência extra do Pós-combustor(quando possuem um, por que a maoiria dos mono não o tem.), tambem se comportam bem em geral com a pane de PC em configuração limpa, e tambem complica a situação se estiver com cargas nas asas, mas ai não seria por assimetria, a perda de potência do único motor é mais perigosa dependendo do peso carregado.

Um abraço!

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 11:15 am
por Bolovo
kekosam escreveu:Só ressaltando que na foto do Eagle, ele não está com PC ligado. É um dispositivo utilizado para apresentações aéreas, que por sinal faz muito sucesso com os F-111 australianos.
Tem nada ver. Aquilo lá é uma coisa e a outra é outra.

Aquilo que fazem com o F-111 chama-se "Dump-and-burn", que é alijar combustível, que sai pela cauda, com o pós-combustor ligado, criando essas chamas. Já esse do F-15 me parece que foi um "estol de compressor", que segundo o glossário da ABRAPC, "o estágio de compressão do motor à jato sofre uma decontinuidade na admissão de ar e não envia ar (oxigênio) suficiente aos queimadores da mistura ar-combustível. Esta falta momentânia, e inesperada, de ar ocasiona o enriquecimento da mistura e o conseqüente apagamento do motor "por afogamento". Isso cria essas explosões, como o da foto.

http://en.wikipedia.org/wiki/Fuel_dumping#Dump-and-burn

http://www.abra-pc.com.br/glosE.html

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 12:06 pm
por Carlos Lima
Skyway escreveu:
Túlio escreveu:Tá, mas isso rende o quê, em termos práticos?
Depende da aeronave Túlio.

No Rafale ao que tudo indica, a perda de um PC não influencia muito no desempenho de vôo em configuração LIMPA(pois até agora só vimos a pane em vídeo assim), e creio ser mais ou menos assim para a maioria dos aviões pesados Bi-Turbinas.

Porem, dizem que o Tornado, um Bi-Turbina tambem pesado, perde muita potência quando perde um PC. Mas ai já seria característica do avião.

Já com cargas nas asas, uma assimetria de potência pode ser mais complicada, forçando a aeronave a abortar o vôo e retornar.

Ou seja, as consequências da perda de um PC, mesmo tendendo a seguir um padrão, é melhor considerar que depende do avião que sofreu a pane...na minha opinião.

Os mono-turbinas, mesmo sendo mais dependentes da potência extra do Pós-combustor(quando possuem um, por que a maoiria dos mono não o tem.), tambem se comportam bem em geral com a pane de PC em configuração limpa, e tambem complica a situação se estiver com cargas nas asas, mas ai não seria por assimetria, a perda de potência do único motor é mais perigosa dependendo do peso carregado.

Um abraço!
Só para completar

O Tornado perde desempenho sem o PC caso as suas asas estejam enflechadas (melhor para vôo supersônico). Com as asas "abertas" o Tornado se comporta tão bem quanto qualquer outra aeronave sem o PC.

:)

Ou seja, nesse caso depende da configuração das asas :)

[]s
CB_Lima

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 12:55 pm
por Carlos Mathias
Alitson, qual seria a versão de manejo que nos seria entregue do AIM-120???? :roll:

E qual míssil IR WVR de 4º ou 5ºG seria entregue?
Ou daríamos uma bela de uma marcha à ré usando mísseis obsoletos tipo AIM-9LM/N/O/P/Q/R//T/U/V... (Aí pula)?

Fora o fato do MICO ser caro, é uma boa arma sim, não excelente, mas boa o suficiente para esperarmos o Meteor ou um BVR nacional, ou ainda algo feito a três, quatro mãos... Sabe lá, né?

Vai acostumando porque parece que está já foi pro saco.

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 2:31 pm
por Vinicius Pimenta
Exclusivo: DB entrevista Jean-Marc Merialdo, Diretor da Dassault no Brasil
Escrito por Defesa Brasil
Sex, 04 de Setembro de 2009 14:25


Empresa aposta no bom relacionamento entre os governos brasileiro e francês e no amplo pacote de transferência de tecnologia para vencer com o Rafale no Projeto F-X2.

Vinicius Pimenta
Quando o Projeto F-X2 foi oficialmente lançado, em maio de 2008, o caça francês Rafale logo despontou como um dos favoritos na disputa para o fornecimento de 36 novas aeronaves de combate para a Força Aérea Brasileira. Pouco mais de um ano depois, com o final da concorrência se aproximando, a proposta se consolidou com o aprofundamento das relações entre o Brasil e a França e o grand finale parece apontar para a primeira vitória do caça da Dassault em uma concorrência internacional.
Íntegra em: http://defesabrasil.com/site/noticias/f ... brasil.php

Re: Rafale News

Enviado: Sex Set 04, 2009 3:07 pm
por chm0d
Aff, eles não dão a b... pq não pedimos!