JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Segurança e Defesa:
Brasil e Suécia estão cada vez mais próximos
Bengt Janér mantém estreita relação com a Suécia e com o Brasil. Sueco de nascença, ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro. Depois de décadas de experiência como consultor para as indústrias suecas de material de defesa, acaba de ser nomeado diretor geral da Gripen no Brasil pela também sueca Saab, controladora da Gripen International. No escritório da empresas em Brasília, “Segurança & Defesa” ouviu esse sueco de coração brasileiro. Na entrevista, ele fala dos desafios que acaba de abraçar aos 50 anos de idade, das possibilidades de parcerias entre o governo brasileiro e a Saab-Gripen, e das novidades sobre a mais recente aposta da empresa: o caça de última geração Gripen NG.
S&D — Inicialmente, gostaríamos que falasse um pouco sobre a Saab, o Gripen e os planos para o Brasil.
BJ — A Saab tem 70 anos de experiência na área de defesa. É uma das cinco principais detentoras de tecnologia de caças supersônicos de última geração no mundo — no caso o Gripen, cuja empresa homônima é responsável pela comercialização da aeronave em todo o mundo. A Saab, que atua em todos os continentes, tem grande interesse em apresentar ao governo brasileiro uma proposta de parceria tecnológica de longo prazo e em diversas áreas. Além disso, vê o Brasil como natural parceiro tecnológico. Assim, temos condições e queremos colaborar com o governo brasileiro nos projetos de defesa.
S&D — Recentemente, foi apresentado o Gripen Demo, na realidade um degrau intermediário para o Gripen NG. Quais os principais avanços e diferenciais dessas aeronaves?
BJ — O Gripen Demo foi apresentado no último dia 23 de abril numa cerimônia em Linköping, para quase mil pessoas, entre jornalistas de todo o planeta, além de convidados da Saab. Pouco mais de um mês depois, em 27 de maio, o protótipo do caça realizou o primeiro vôo. O Gripen Demo é uma plataforma para testes de soluções e sistemas do futuro Gripen NG, um projeto original, desenvolvido numa plataforma comprovada. O Gripen Demo incorpora novas capacidades e sistemas. O motor é o GE F414G, com maior empuxo, e o avião usa um radar de varredura eletrônica ativa (AESA). A capacidade interna de combustível é 40% maior, o que proporciona um incremento de cerca de 50% no alcance. O caça conta também com trem de pouso reposicionado, maior capacidade bélica, modernos sistemas de aviônicos, de comunicações e de guerra eletrônica, bem como um enlace de dados muito avançado. O Gripen Demo é o precursor de toda uma nova geração de tecnologias e recursos, garantindo que o Gripen NG permaneça na vanguarda em termos de capacidade e desempenho até muito além de 2040.
S&D — E o que mais está previsto no programa do Gripen Demo, com aplicação direta no Gripen NG?
BJ — O Gripen Demo testará e desenvolverá muitos sistemas e capacidades essenciais que serão aplicados ao Gripen NG. As tecnologias do AESA e de comunicações, e o desenvolvimento de armamentos e de guerra eletrônica, por exemplo, não permanecem inalteráveis, assim como os aviônicos. O enlace de comunicações de banda larga por satélite emprega atualmente um sistema comercial Iridium, mas somente para provar sua capacidade. Há ainda o novo sistema de alerta de aproximação de mísseis (MAWS). Um sistema mais avançado está sendo considerado para o Gripen NG, que será totalmente preparado para utilizar armamento de ponta, incluindo itens ainda em desenvolvimento pela indústria.
S&D — E quanto à comercialização do Gripen NG?
BJ — O Gripen NG já está sendo comercializado pela Saab-Gripen, que está participando de concorrências na Noruega, Índia e Dinamarca. Diversos outros países têm solicitado informações sobre o Gripen NG. O Gripen C/D já foi adquirido pela Suécia, África do Sul, Hungria, República Tcheca e Tailândia. S&D — E como o Gripen se enquadra no Programa do F-X2? BJ — Em meados de maio deste ano foi instituído o Grupo Gerencial do Projeto FX-2, o que significa que a Força Aérea Brasileira (FAB) deve retomá-lo a curto prazo. Acredito que pelo menos as condições serão reveladas ainda em 2008. A Saab está à disposição do governo brasileiro para oferecer, no momento que este achar oportuno, o que a empresa acredita ser a melhor solução para o projeto F-X2, o Gripen NG. Afirmo isso com a mais absoluta certeza, porque esse é o primeiro caça multi-missão de nova geração. O Gripen já em serviço utiliza a mais moderna tecnologia, é capaz de executar uma extensa gama de missões operacionais ar-ar e ar-superfície e emprega o mais moderno armamento. Além do mais, o projeto visa fazer frente às ameaças do presente e do futuro, sem deixar de atender às mais rigorosas exigências de segurança em vôo, confiabilidade, eficiência de treinamento e baixos custos operacionais.
S&D — O Brasil terá condições econômicas de adquirir uma aeronave tão avançada?
BJ — O programa do Gripen NG é mais que o primeiro passo rumo a um novo Gripen; é também elemento propulsor do desenvolvimento de novas tecnologias para clientes atuais e futuros. Nós nos concentramos nas áreas estratégicas principais de capacidade e desempenho, o que inclui sensores da aeronave, sistemas de comunicações, capacidade bélica, sistemas de auto-proteção, alcance e desempenho do motor. Sou de opinião de que o Brasil tem plenas condições de adquirir o Gripen NG, que foi concebido para apresentar baixos custos de aquisição e de operação. Ao longo de uma vida operacional de cerca de 30 a 40 anos, a economia para o país será significativa. Com a introdução do Gripen NG, a Força Aérea terá economia não só de combustível, mas também na manutenção. A operação da aeronave é simples e diversos sistemas de monitoramento estão instalados internamente, o que facilita a detecção de possiveis problemas e panes. A necessidade de equipes de apoio no solo também é mínima. Esse fator é igualmente importante para a operação do Gripen fora de sua base. O deslocamento para outras bases de operação é feito com o mínimo impacto e necessidades de apoio. Outro ponto importante a ser ressaltado é sobre a indústria aeroespacial brasileira. Ela tem condições de, em parceria com a Saab, adequar a configuração do produto. A indústria pode e deve participar da introdução de novos sistemas e armamentos de interesse da FAB, além de adquirir tecnologias que virão a auxiliar no crescimento do setor aeroespacial brasileiro em um programa envolvendo o Gripen NG.
Brasil e Suécia estão cada vez mais próximos
Bengt Janér mantém estreita relação com a Suécia e com o Brasil. Sueco de nascença, ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro. Depois de décadas de experiência como consultor para as indústrias suecas de material de defesa, acaba de ser nomeado diretor geral da Gripen no Brasil pela também sueca Saab, controladora da Gripen International. No escritório da empresas em Brasília, “Segurança & Defesa” ouviu esse sueco de coração brasileiro. Na entrevista, ele fala dos desafios que acaba de abraçar aos 50 anos de idade, das possibilidades de parcerias entre o governo brasileiro e a Saab-Gripen, e das novidades sobre a mais recente aposta da empresa: o caça de última geração Gripen NG.
S&D — Inicialmente, gostaríamos que falasse um pouco sobre a Saab, o Gripen e os planos para o Brasil.
BJ — A Saab tem 70 anos de experiência na área de defesa. É uma das cinco principais detentoras de tecnologia de caças supersônicos de última geração no mundo — no caso o Gripen, cuja empresa homônima é responsável pela comercialização da aeronave em todo o mundo. A Saab, que atua em todos os continentes, tem grande interesse em apresentar ao governo brasileiro uma proposta de parceria tecnológica de longo prazo e em diversas áreas. Além disso, vê o Brasil como natural parceiro tecnológico. Assim, temos condições e queremos colaborar com o governo brasileiro nos projetos de defesa.
S&D — Recentemente, foi apresentado o Gripen Demo, na realidade um degrau intermediário para o Gripen NG. Quais os principais avanços e diferenciais dessas aeronaves?
BJ — O Gripen Demo foi apresentado no último dia 23 de abril numa cerimônia em Linköping, para quase mil pessoas, entre jornalistas de todo o planeta, além de convidados da Saab. Pouco mais de um mês depois, em 27 de maio, o protótipo do caça realizou o primeiro vôo. O Gripen Demo é uma plataforma para testes de soluções e sistemas do futuro Gripen NG, um projeto original, desenvolvido numa plataforma comprovada. O Gripen Demo incorpora novas capacidades e sistemas. O motor é o GE F414G, com maior empuxo, e o avião usa um radar de varredura eletrônica ativa (AESA). A capacidade interna de combustível é 40% maior, o que proporciona um incremento de cerca de 50% no alcance. O caça conta também com trem de pouso reposicionado, maior capacidade bélica, modernos sistemas de aviônicos, de comunicações e de guerra eletrônica, bem como um enlace de dados muito avançado. O Gripen Demo é o precursor de toda uma nova geração de tecnologias e recursos, garantindo que o Gripen NG permaneça na vanguarda em termos de capacidade e desempenho até muito além de 2040.
S&D — E o que mais está previsto no programa do Gripen Demo, com aplicação direta no Gripen NG?
BJ — O Gripen Demo testará e desenvolverá muitos sistemas e capacidades essenciais que serão aplicados ao Gripen NG. As tecnologias do AESA e de comunicações, e o desenvolvimento de armamentos e de guerra eletrônica, por exemplo, não permanecem inalteráveis, assim como os aviônicos. O enlace de comunicações de banda larga por satélite emprega atualmente um sistema comercial Iridium, mas somente para provar sua capacidade. Há ainda o novo sistema de alerta de aproximação de mísseis (MAWS). Um sistema mais avançado está sendo considerado para o Gripen NG, que será totalmente preparado para utilizar armamento de ponta, incluindo itens ainda em desenvolvimento pela indústria.
S&D — E quanto à comercialização do Gripen NG?
BJ — O Gripen NG já está sendo comercializado pela Saab-Gripen, que está participando de concorrências na Noruega, Índia e Dinamarca. Diversos outros países têm solicitado informações sobre o Gripen NG. O Gripen C/D já foi adquirido pela Suécia, África do Sul, Hungria, República Tcheca e Tailândia. S&D — E como o Gripen se enquadra no Programa do F-X2? BJ — Em meados de maio deste ano foi instituído o Grupo Gerencial do Projeto FX-2, o que significa que a Força Aérea Brasileira (FAB) deve retomá-lo a curto prazo. Acredito que pelo menos as condições serão reveladas ainda em 2008. A Saab está à disposição do governo brasileiro para oferecer, no momento que este achar oportuno, o que a empresa acredita ser a melhor solução para o projeto F-X2, o Gripen NG. Afirmo isso com a mais absoluta certeza, porque esse é o primeiro caça multi-missão de nova geração. O Gripen já em serviço utiliza a mais moderna tecnologia, é capaz de executar uma extensa gama de missões operacionais ar-ar e ar-superfície e emprega o mais moderno armamento. Além do mais, o projeto visa fazer frente às ameaças do presente e do futuro, sem deixar de atender às mais rigorosas exigências de segurança em vôo, confiabilidade, eficiência de treinamento e baixos custos operacionais.
S&D — O Brasil terá condições econômicas de adquirir uma aeronave tão avançada?
BJ — O programa do Gripen NG é mais que o primeiro passo rumo a um novo Gripen; é também elemento propulsor do desenvolvimento de novas tecnologias para clientes atuais e futuros. Nós nos concentramos nas áreas estratégicas principais de capacidade e desempenho, o que inclui sensores da aeronave, sistemas de comunicações, capacidade bélica, sistemas de auto-proteção, alcance e desempenho do motor. Sou de opinião de que o Brasil tem plenas condições de adquirir o Gripen NG, que foi concebido para apresentar baixos custos de aquisição e de operação. Ao longo de uma vida operacional de cerca de 30 a 40 anos, a economia para o país será significativa. Com a introdução do Gripen NG, a Força Aérea terá economia não só de combustível, mas também na manutenção. A operação da aeronave é simples e diversos sistemas de monitoramento estão instalados internamente, o que facilita a detecção de possiveis problemas e panes. A necessidade de equipes de apoio no solo também é mínima. Esse fator é igualmente importante para a operação do Gripen fora de sua base. O deslocamento para outras bases de operação é feito com o mínimo impacto e necessidades de apoio. Outro ponto importante a ser ressaltado é sobre a indústria aeroespacial brasileira. Ela tem condições de, em parceria com a Saab, adequar a configuração do produto. A indústria pode e deve participar da introdução de novos sistemas e armamentos de interesse da FAB, além de adquirir tecnologias que virão a auxiliar no crescimento do setor aeroespacial brasileiro em um programa envolvendo o Gripen NG.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Mesma fonte:
Saab oferece “offsets” de 180%!
Em conexão com a oferta de fornecimento de 48 caças Gripen apresentada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) à Noruega em 28 de abril de 2008, a Saab agora oferece aos noruegueses pelo menos 180% em “offsets” ao longo de um período de 10-15 anos.
Saab oferece “offsets” de 180%!
Em conexão com a oferta de fornecimento de 48 caças Gripen apresentada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) à Noruega em 28 de abril de 2008, a Saab agora oferece aos noruegueses pelo menos 180% em “offsets” ao longo de um período de 10-15 anos.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18849
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1991 vezes
- Agradeceram: 2527 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Mapinguari escreveu:O Sr está desatualizado: o processo de construção do 1º protótipo do Pak começou em dezembro passado. As primeiras versões do Pak usará sistemas do demonstrador de tecnologia Berkut, como as turbinas AL-117S. O Pak substituirá os Su27, Su25, Mig24, Mig29, se tornando o caça padrão da VVS. Atualmente o orçamento militar russo é o 3º mundial.knigh7 escreveu: Morcego, existe uma diferença FUNDAMENTAL entre o Gripen NG e o PAK-FA. O primeiro já tem o que pode ser chamado de demonstrador em vôo. Algo palpável, embora ainda não seja o protótipo do que virá a ser o Gripen NG (e a própria Saab informa que muita coisa no Gripen NG será diferente e mais avançado do que o usado hoje no Gripen Demo).
O PAK-FA, por outro lado, só existe em forma de concepções artísticas. E fala-se em diferentes configurações (uma hora é monomotor, outra hora é um bimotor, por exemplo). Está muito longe de ter alguma coisa em vôo, se é que um dia voará algo chamado PAK-FA.
[/quote]Mapinguari: Degan Mode ON:
Fuentes?
Degan Mode OFF.
Quanto a fabricação do protótipo:
Russia to test fifth-generation fighter in 2009
..................
"At present we are building prototypes of the fifth-generation fighter and will soon start preparation for flight-testing, which is planned for 2009," Sukhoi CEO Mikhail Pogosyan announced at the Langkawi International Maritime and Aerospace (LIMA) 2007 exhibition in Malaysia.
Pogosyan said mass production of the future fighter could begin by 2015.
.........
fonte: http://www.defencetalk.com/news/publish ... 014511.php
Com relação aos sistemas do Pak já em teste no Berkut (motores) e Su35BM (Radar versão do IRBIS AESA):
.......
......
The PAK FA will use on her first flights 2 Saturn 117S engines (about 14.5 ton thrust each). The 117S is an advanced version of the AL-31F.....
fonte:http://64.233.169.104/search?q=cache:Rn ... cd=2&gl=br
....
Radar: N050(?)BRLS AESA/PESA Radar (Enhancement of IRBIS-E) on SU-35
fontes:
http://64.233.169.104/search?q=cache:ZW ... cd=2&gl=br
http://en.wikipedia.org/wiki/PAK_FA
.....
Portanto, o Pak tem sistemmas já sendo desenvolvidos e testados, bem como já há protótipos em contrução
Atenciosamente
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61698
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6383 vezes
- Agradeceram: 6733 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
Senhores, há tópicos específicos no DB para cada caça existente ou mesmo em desenvolvimento. Este é sobre o Gripen, quem o acessa quer ler news sobre o caça Sueco e não os novos desenvolvimentos de outras aeronaves. Sabemos que comparações são às vezes inevitáveis, mas vamos com calma. Por exemplo, há um tópico sobre o desenvolvimento do Su-35 e do PAK-FA, notícias sobre eles e sem relação com o Gripen devem ser postadas lá. Contamos com o apoio dos colegas.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18849
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1991 vezes
- Agradeceram: 2527 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Túlio,Túlio escreveu:Senhores, há tópicos específicos no DB para cada caça existente ou mesmo em desenvolvimento. Este é sobre o Gripen, quem o acessa quer ler news sobre o caça Sueco e não os novos desenvolvimentos de outras aeronaves. Sabemos que comparações são às vezes inevitáveis, mas vamos com calma. Por exemplo, há um tópico sobre o desenvolvimento do Su-35 e do PAK-FA, notícias sobre eles e sem relação com o Gripen devem ser postadas lá. Contamos com o apoio dos colegas.
O Mapinguari fez uma comparação entre o Gripen NG e o Pak Fa. Eu respondi. E ele pediu fontes. Então eu postei as fontes.
Atenciosamente
-
- Sênior
- Mensagens: 2790
- Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm
Re: JAS-39 Gripen
Igual ao oferecido para nós no FX-1 e no FX-1.5. Só que os noruegueses já investiram US$ 200 milhas no F-35. Vão jogar essa grana no lixo? O Gripen NG serve como arma para arrancar mais concessões da Lockheed Martin. A linha atual, do Gripen C, está quase fechada. Depois da entrega dos aviões sul-africanos a cadência será de UM avião por ano. Antes dessas brilhantes decisões do governo conservador sueco (os socialistas eram bem mais sérios) o Gripen era minha SEGUNDA opção. Hoje, nem como terceira. Mudaria de opinião se os liberalóides que estão no poder mantivessem encomendas sérias para a Força Aérea Sueca e colocassem os Gripen A à venda como estão para países do leste europeu. Bem ou mal, o Rafale está em produção.Marino escreveu:Mesma fonte:
Saab oferece “offsets” de 180%!
Em conexão com a oferta de fornecimento de 48 caças Gripen apresentada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) à Noruega em 28 de abril de 2008, a Saab agora oferece aos noruegueses pelo menos 180% em “offsets” ao longo de um período de 10-15 anos.
Pepê
Re: JAS-39 Gripen
Me parece que as chances do Gripen estão, nas palavras do MU, no reprojeto e construção local do caça pela EMBRAER, o problema é a tecnologia made in USA do caça. Mas como se fala em reprojeto e desenvolvimento, isso poderia ser contornado, agora, qual o custo dessa empreitada?
[ ]´s
[ ]´s
Re: JAS-39 Gripen
Reprojeto de coisa americana aqui? Num poooode! Só em sonhos que vão permitir o Brasil criar um concorrente dos F-35 com base em tecnologias deles.
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
Ué? O Brasil não fala tanto em DESENVOLVIMENTO CONJUNTO? Se quer realmente isso, tem que agüentar os custos decorrentes dessa opção!
Abraços!!!
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: JAS-39 Gripen
É melhor trombar com uma parede de outros, do que pegar um pacotão fechado. Em que a parede de outro dá para passar por baixo, por cima, pelo lado, teletransporte, usar novas rotas, etc...
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61698
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6383 vezes
- Agradeceram: 6733 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
A meu ver, o Gripen traz em seu bojo gargalos aparentemente intransponíveis, como o caso da turbina: se for a F414, é ianque e pode ser barrada; se for a EJ200, os Britânicos - unha e carne com os ianques - podem fazer o mesmo. Agora, a kôza pode não ser tão feia assim, há aqui a GE Celma e a R&R do Brasil que poderiam produzir qualquer uma das duas, seria apenas uma questão de negociar. Mas um caça não é feito só de propulsão, há aviônicos, softwares, armamentos & quetales. O que quero dizer é que, de um modo ou de outro, vamos ficar na mão de alguém mesmo, disso não dá para escapar, não há nenhum caça que possamos fabricar até o último parafuso...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Mensagens: 2790
- Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm
Re: JAS-39 Gripen
Reprojeto do Gripen para o Brasil? Gente, vamos acordar para a realidade... Quanto à Celma e à RR do Brasil, elas não tem capacidade de construir nada.Túlio escreveu:A meu ver, o Gripen traz em seu bojo gargalos aparentemente intransponíveis, como o caso da turbina: se for a F414, é ianque e pode ser barrada; se for a EJ200, os Britânicos - unha e carne com os ianques - podem fazer o mesmo. Agora, a kôza pode não ser tão feia assim, há aqui a GE Celma e a R&R do Brasil que poderiam produzir qualquer uma das duas, seria apenas uma questão de negociar. Mas um caça não é feito só de propulsão, há aviônicos, softwares, armamentos & quetales. O que quero dizer é que, de um modo ou de outro, vamos ficar na mão de alguém mesmo, disso não dá para escapar, não há nenhum caça que possamos fabricar até o último parafuso...
Pepê
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61698
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6383 vezes
- Agradeceram: 6733 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
Pepê véio, 'não têm' e 'nunca terão' são termos distintos: se houver decisão política - e reconheço que AÍ É BRABO - podem vir a ter SIM. Mas, em linhas gerais, concordo contigo e reitero outro ponto do meu post:
O que quero dizer é que, de um modo ou de outro, vamos ficar na mão de alguém mesmo, disso não dá para escapar, não há nenhum caça que possamos fabricar até o último parafuso...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)