Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Marinha de Portugal

#4906 Mensagem por P44 » Qua Set 29, 2021 2:17 am

Não demorou muito

Chefe do Estado-Maior da Armada sai. Gouveia e Melo o provável sucessor
O ex-coordenador da Task Force da Vacinação, vice-almirante Gouveia e Melo é nesta altura o melhor colocado para assumir o cargo. O Almirante António Mendes Calado criticou a reorganização da estrutura superior das Forças Armadas que está em vigor. O Ex-CEMA Melo Gomes diz que é uma "reedição" do PREC

Valentina Marcelino
28 Setembro 2021 — 21:51

https://www.dn.pt/politica/chefe-do-est ... 70822.html




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Re: Marinha de Portugal

#4907 Mensagem por P44 » Qui Set 30, 2021 7:32 am

Forças Armadas ao rubro. Nomeação de Gouveia e Melo dada como garantida

A nomeação do vice-almirante Gouveia e Melo para Chefe da Armada estava acordada com o atual CEMA, Mendes Calado. Mas o governo precipitou-se e acabou por atropelar o Presidente da República e surpreender os militares

https://www.dn.pt/politica/forcas-armad ... 74565.html
Quando olhar para a Marinha verificará que voltou ao sopé de outra montanha e que há muito que fazer para chegar ao cume. "A situação da esquadra é grave. Metade dos navios está parada. As duas fragatas mais recentes, de origem holandesa, estão ambas em manutenção na Holanda. A fragata Corte Real está a integrar uma Força da NATO mas a Vasco da Gama, está a definhar na Base do Alfeite. A Álvares Cabral ainda navega mas com recurso a marinheiros de outras classes de navios, que não conhecem as fragatas, o que é uma situação anormal", revelou ao DN uma fonte militar conhecedora.

Reforça que "estas fragatas, que durante muitos anos foram o encanto da Marinha, têm o seu futuro comprometido". Quanto ao resto, completa, dos patrulhas adquiridos à Dinamarca só metade navega e a situação dos patrulhas oceânicos e das lanchas de fiscalização não é muito diferente".

Das "jóias da coroa", os submarinos, onde Gouveia e Melo fez a sua carreira, só um está operacional. Os principais problemas com que a Marinha se confronta é o estado do material, com a crescente obsolescência dos navios, e a escassez de recursos humanos, principalmente ao nível das praças, que transitam de navio para navio sem pôr os pés em terra. A situação tem-se agravado bastante nos últimos anos.




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Re: Marinha de Portugal

#4908 Mensagem por P44 » Qua Out 20, 2021 3:55 am

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Re: Marinha de Portugal

#4909 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Out 20, 2021 10:41 am

P44 escreveu: Qua Out 20, 2021 3:55 am Imagem
Isso é algum tipo de munição? :twisted:

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Marinha de Portugal

#4910 Mensagem por P44 » Qua Out 20, 2021 11:19 am

FIGHTERCOM escreveu: Qua Out 20, 2021 10:41 am
P44 escreveu: Qua Out 20, 2021 3:55 am Imagem
Isso é algum tipo de munição? :twisted:

Abraços,

Wesley
Afirmativo, como agora mandamos navios desarmados para o Golfo da Guiné (agora vai um Navio Hidrográfico, antes foi um NPO desarmado), as bolas de golfe servem para atirar (manualmente claro está) à cabeça dos piratas




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Re: Marinha de Portugal

#4911 Mensagem por saullo » Qua Out 20, 2021 2:26 pm

Então pode se dizer que seriam bolas de Golfo. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços




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Re: Marinha de Portugal

#4912 Mensagem por P44 » Qua Out 20, 2021 2:38 pm

Adoramos mandar navios para o golfe da Guiné :mrgreen:




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Re: Marinha de Portugal

#4913 Mensagem por P44 » Sex Nov 05, 2021 5:39 am


Um País cujo orçamento da Marinha não permite a compra de duas pobres marlin de seis milhões Euros;
Uma marinha que não consegue activar os restantes Classe Tejo;
Uma marinha que não tem dinheiro para efectuar MLU's de jeito nas suas duas classes de Fragatas;
Uma marinha que fica sem um único Heli naval durante três anos, não acautelando um Plano B para evitar essa situação;
Uma marinha que abate a unica LDG que possuía sem ter um meio naval adequado que a substitua;
Uma marinha que abate o AOR, e já lá vão quase dois anos sem o dito substituto havendo no mercado de usados várias opções;
Uma marinha que pensa adquirir dezasseis ESSM para equipar, as duas fragatas ditas para conflitos de alta intensidade, quando essa é a dotação completa de uma delas;
Uma marinha cujo CF permanece com a G3 como arma individual, quando, na compra do lote de novo armamento ligeiro do Exército, a quantidade das SCAR das ML e das MM, até foi superior á previamente acordada, sem aumento de custos, o que permitiria que este corpo de tropas especiais recebesse novo armamento sem desfalcar a dotação inicial do Exército;
Uma marinha que recebe do Exército VBL's, completamente estafados e desactualizados, e, praticamente no fim de vida operacional, para equipar o referido CF;
Uma marinha que tem um dos 214, na doca seca do Alfeite há quase um ano á espera de MNT;
Uma marinha que não fez as MNT programadas nás duas Classes de lanchas de fiscalização, e, segundo se consta também á classe BD
Do FD




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Re: Marinha de Portugal

#4914 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Nov 05, 2021 12:56 pm

P44 escreveu: Sex Nov 05, 2021 5:39 am

Um País cujo orçamento da Marinha não permite a compra de duas pobres marlin de seis milhões Euros;
Uma marinha que não consegue activar os restantes Classe Tejo;
Uma marinha que não tem dinheiro para efectuar MLU's de jeito nas suas duas classes de Fragatas;
Uma marinha que fica sem um único Heli naval durante três anos, não acautelando um Plano B para evitar essa situação;
Uma marinha que abate a unica LDG que possuía sem ter um meio naval adequado que a substitua;
Uma marinha que abate o AOR, e já lá vão quase dois anos sem o dito substituto havendo no mercado de usados várias opções;
Uma marinha que pensa adquirir dezasseis ESSM para equipar, as duas fragatas ditas para conflitos de alta intensidade, quando essa é a dotação completa de uma delas;
Uma marinha cujo CF permanece com a G3 como arma individual, quando, na compra do lote de novo armamento ligeiro do Exército, a quantidade das SCAR das ML e das MM, até foi superior á previamente acordada, sem aumento de custos, o que permitiria que este corpo de tropas especiais recebesse novo armamento sem desfalcar a dotação inicial do Exército;
Uma marinha que recebe do Exército VBL's, completamente estafados e desactualizados, e, praticamente no fim de vida operacional, para equipar o referido CF;
Uma marinha que tem um dos 214, na doca seca do Alfeite há quase um ano á espera de MNT;
Uma marinha que não fez as MNT programadas nás duas Classes de lanchas de fiscalização, e, segundo se consta também á classe BD
Do FD
Eu te entendo. A nossa Marinha não está muito longe disso daí...

Abraços,

Wesley




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Re: Marinha de Portugal

#4915 Mensagem por P44 » Sáb Nov 06, 2021 7:21 am

É a herança...

Até já há rumores de venderem os 2 submarinos para financiar a compra de fragatas




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Re: Marinha de Portugal

#4916 Mensagem por P44 » Dom Nov 07, 2021 10:38 am





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Re: Marinha de Portugal

#4917 Mensagem por P44 » Qui Nov 25, 2021 8:48 am

A Corte Real coberta de neve, na Noruega

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Re: Marinha de Portugal

#4918 Mensagem por P44 » Seg Dez 27, 2021 8:01 am

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https://capas.newsplex.pt/detalhe/capa_ ... 7_12_2021/

Chegou o momento de provar o que vale, "Sr Vacinas"




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Re: Marinha de Portugal

#4919 Mensagem por P44 » Sáb Jan 01, 2022 8:50 am

O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Henrique Gouveia e Melo, deu nesta quarta-feira instruções para que seja reavaliada a condição material do reabastecedor de esquadra "Bérrio", tendo em vista uma possível reativação do navio até à aquisição de um novo previsto para 2027 na Lei de Programação Militar (LPM). (...)

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/30-dez- ... 48723.html




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Re: Marinha de Portugal

#4920 Mensagem por LM » Ter Jan 25, 2022 8:34 am

Nos idos de 1982, quando um submarino português afundou um navio...

=> https://www.facebook.com/EspadaEscudoPo ... 9017603618
"BARRACUDA" AFUNDA "BANDIM"
120 milhas a Oeste de Sines, Oceano Atlântico
15 de Dezembro de 1982
Em 1982, o submarino NRP "Barracuda" (S164), da Classe Albacora da Marinha Portuguesa (construção francesa da classe Daphné), sob comando do Capitão-Tenente João Carlos Brites Nunes, foi chamado a intervir, para uma posição a 120 milhas náuticas (aproximadamente 220 Km) a Oeste de Sines.
O navio "Bandim" (IMO: 6809599), um butaneiro ("LPG Tanker", "Liquefied Petroleum Gas") português de 1 843 toneladas, construído em 1966 pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, da companhia SACOR, com 78,87 metros de comprimento e 13,33 m de boca, "enroute" para a Madeira, foi dado como perdido pela sua companhia, a 12 de Dezembro de 1982, após avaria com alagamento da casa das máquinas, e abandono da tripulação. Com mais de mil toneladas de gás butano a bordo, à deriva e já meio submerso, constituía um perigo para a navegação.
O NRP "Barracuda", a 15 de Dezembro de 1982, a 30 metros de profundidade e a 3 800 metros do "Bandim", disparou um dos seus torpedos L3 (a partir de um dos seus 12 tubos DaphneTT-550; 8 à proa e 4 à popa) que, pouco mais de 4 minutos volvidos, teria impacto e detonação, provocando duas explosões consecutivas, com projecção de água e fumo a 50 m de altura. O afundamento do "Bandim" teria lugar na posição 37º52'N 11º48'W (onde a profundidade se situa em redor dos 5 000 m).
Este foi o primeiro disparo de um torpedo de combate (i.e., não de instrução) de um submarino da Marinha Portuguesa. Foi usado um torpedo L3 de fabrico francês (DTCN), com uma carga explosiva de 200 Kg e capaz de uma velocidade de 25 nós.

Crédito das fotos: Capitão-Tenente J. C. Brites Nunes, via Diário de Notícias; NRP Barracuda, via Marinha Portuguesa e via "Navios da Armada"; Bandim, via Fotomar; Torpedo L3, via DTCN ("Direction Technique des Constructions Navales"); Carta, via ANAVNet - Instituto Hidrográfico.




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
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