Mapinguari escreveu:PRick escreveu:
Essa frase, é a expressão do colonialismo... Não é fato, mas sua interpretação, de algo que você acha que captou, porém, longe de ser algo real, apenas figura de retórica colonizada.
Como falei antes, o BH´s tem um problema básico de projeto, não tem capacidade de transporte para sua classe e preço, um helo de transporte, serve para TRANSPORTAR, e não para satisfazer os pilotos, ainda que, deve ser bom de pilotar.
Agora, imagino um piloto pegando um Apache, é evidente que não se pode comparar vetores tão distintos em sua capacidade, do ponto de vista de pilotagem, mas de serem capazes de cumprirem suas tarefas. E não estamos comparando aqui COUGAR com BH´s, mas o que se está comprando, a comparação são EC-725 com BH´s. E não como pilotos, mas como capacidade de transporte, ou seja de cumprir a missão que queremos, além de independência, política indutrial, capacitação tecnológica, etc..
Não estamos trocando impressões de voo, porém, determinando quais serão o futuro de nossa industria de Helos, se teremos no futuro, capacidade de projetar e construir aqui um vetor fundamental para nosso desenvolvimento como nação, um helo de transporte médio, não tem sentido o Brasil, ser mero importador de tal classe de aeronave. Porque precisamos de centenas deles.
[]´s
Colonizado por colonizado, poderia dizer que você também parece ter sido colonizado, só que por franceses. E a um ponto que te deixa ver o mundo ao redor. Mas, voltando ao tema da discussão, você está tratando o Black Hawk apenas como aeronave de transporte, porém trata-se de um helicóptero utilitário. E ele atende sim, com louvor, a todos os requisitos estipulados para ele, inclusive no que se refere a capacidade de transporte. Só porque o Cougar transporta alguns soldados a mais, por ter maior área interna, isso não faz dele um helicóptero ruim. Ele tem vantagens e desvantagens em relação ao Cougar, e vice-versa. Foi isso que o comandante de uma unidade do EB que opera ambas as aeronaves disse. Não tem nenhum achismo aí. O Super Cougar pode ser bom, mas eu também acho o BH melhor, mesmo levando menos soldados. Além disso, a comparação mesmo tem que ser feita em relação ao Huey, aeronave que substitui.
A questão do colonizado, são as expressões usados por você, sua frase não tem conteúdo jornalístico é uma frase ideológica de opinião...
Se o vetor cumprir as determinações da END, e for fabricado aqui, tem minha preferência, sempre será assim, além disso, existem os Tratados, material dos EUA é ruim, porque são dos EUA, e nada tem haver com a qualidade do material em si(que é outra esfera de problema), enquanto nossas relações, enquanto os EUA continuarem com suas políticas, não interessam ao País a compra de armamento.
O Huey teve seu tempo, hoje é um dinossauro, qualquer coisa é melhor que ele, do ponto de vista de performance. O problema é o preço dos BH´s, não só de compra, como sua manutenção, não dá para substituir no mesmo patamar, e para pequenos transportes ele custa uma fortuna.
A FAB, ao contrário do passado, não faz mais transporte de helos do EB, agora só precisa de uma fração dos helos que precisava antes, mas a mentalidade continua sendo substituir um vetor antigo por um novo, não vejo reestruturação de doutrina, de conceito, racionalização, etc..
Fala-se em termos genéricos em determinado vetor ser operado, porém, não vejo esforço de racionalização na parte de pessoal.
Quanto a ser melhor, já falei, do ponto de vista de capacidade de transporte e alcance, o EC-725 tem uma performance bem superior ao BH. E o preço é equivalente, porém, um terá toda a estrutura aqui, o outro, além de comprar, teremos que gastar para implantar a estrutura aqui. Quer dizer, do ponto de vista de racionalidade das compras do Bh´s, não nos leva a lugar nenhum, apenas ao passado.
[]´s