TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48421 Mensagem por PRick » Seg Nov 15, 2010 1:04 pm

Carlos Mathias escreveu:É Prick, até você chegou a essa conclusão, melhor acabar com essa bagunça mesmo, lamentavelmente.
Mas quem garante que não fazem tudo igual? O FX-2 foi melhor que o FX-1? Ou parece que as coisas seguiram o mesmo caminho? Se for para fazer FX-3 uma outra novela mexicana, prefiro matar todo o elenco!!! :twisted: :twisted:

Primeiro fizeram a "Estranha dama" e depois foi "A volta da estranha Dama". :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1196
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48422 Mensagem por RobsonBCruz » Seg Nov 15, 2010 1:05 pm

3 dias sem acompanhar o FDB,
mais de 40 páginas,
as mesmas discussões,
nada de novo. :(




Avatar do usuário
Rock n Roll
Avançado
Avançado
Mensagens: 448
Registrado em: Ter Set 15, 2009 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro. RJ.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48423 Mensagem por Rock n Roll » Seg Nov 15, 2010 1:06 pm

faterra escreveu:O que mais me deixa intrigado é essa facilidade que a imprensa tem no acesso a relatórios com carimbo sigiloso. É um tal de "tive acesso ao relatório X" que chega assustar. E eles publicam numa boa, como se fosse um assunto rotineiro e público! E aí, como é que fica dentro das FA's? Pois, se houve vazamentos, foi feito por alguém de dentro da Instituição ou do projeto. Há investigações, identificações e penalizações aos responsáveis pelos vazamentos? Não vejo notícias falando a respeito de punições por vazamentos. Será que a imprensa não tem acesso a isso? Mais estranho ainda, pela facilidade que têm no acesso aos tais "relatórios confidenciais" e que ela os publica sem o menor pudor!

Concordo, vou repetir o que já postei antes aqui neste tópico mesmo.
Pra que serve a ABIN ? Onde está o trabalho dela em resguardar as informações sigilosas dos assuntos do Estado, como uma concorrência estratégica e multimilionária ? Detalhe : Com o nosso dinheiro.
Mesmo num estado democrático e de liberdade de expressão nos dois processos (FX-1 e FX-2) a imprensa apresentou como" vazamentos" (alô ABIN) N pontos que deviam ser absolutamente confidenciais ou restritos. Como cidadão que se preocupa com as necessidades de defesa de um país como o nosso, o que causa espécie é de quais seriam as justificativa para tantos disparates que passam ao largo da competência, a meu ver indiscutível da FAB, virarem discussão de lavadeiras em público via imprensa duvidosa. Dando a impressão de poder ter caído na corrupção politiqueira pura e simples, como temos visto tantas vezes nas páginas policiais. Não me entendam mal, mas no estado de coisas a que se chegou é a impressão que tenho. "Quem leva quanto ? "
Espero que esta impresão não se torne desmentidos que depois se confirmam nas páginas policiais.
Debater é preciso.

[005] [005] [005]




Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48424 Mensagem por Mapinguari » Seg Nov 15, 2010 2:50 pm

soultrain escreveu:Bom,

Como estou numa longa noite de trabalho, dá para fazer um ponto histórico aqui:

No inicio do FX2, não me recordo se antes mesmo, havia uma quase unanimidade que iria ser F-16 e depois F-35, parecia que estava decidido com datas e tudo, havia pelo menos um forista bem informado (tenho pena que não participe mais activamente), que dizia preto no branco, ai eu perguntei pelo RFI e RFP, quais as notas e nada. Mas a coisa foi tão convincente que eu cheguei a comentar com um oficial aviador nosso que o Brasil iria de F-16.

Após pouco tempo a FAB anunciou o RFI.

A coisa começou mal ai. Como eu tinha referido a esse forista, isso era conversa de vendedor da LM, pois nunca a LM poderia propor F-35 no timming e nas condições que o Brasil pretendia, o que se veio a revelar verdade. A LM simplesmente não respondeu ao RFI pelo F-35 mandado pela FAB, foi isso que transpareceu.

Parece-me a mim que houve vontade de um sector em ter este negócio e que ainda acalenta o sonho, teoria da conspiração? Querer melar o processo para adequar o tempo?

[[]]'s
Você fez uma inversão, Soultrain. No início do F-X2, a proposta americana era F-35, depois substituída pelo F-16BR (que seria um F-16 Block 50/52 "anabolizado", com alguns itens do Block 60, como Conformal Tanks). Os demais concorrentes eram Rafale, Typhoon, Su-35BM, Super Hornet e Gripen NG. F-16, Typhoon e Su-35BM foram desclassificados e ficaram o Gripen NG, Super Hornet e Rafale na Short List.

Alexandre




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48425 Mensagem por Zavva » Seg Nov 15, 2010 4:16 pm

Muitos já estão cansados deste debate e se sentem impelidos a buscar o caminho mais fácil, o da solução com a morte da discussão.

"Não é o Rafale que o Governo quer ? Então vamos com este mesmo, melhor do que correr o risco de ficarmos apenas com F-5s"

A tentação para este tipo de pensamento é grande, e a chance desta linha de raciocinio levar ao erro tambem.
Não estou dizendo com estes argumentos que o Rafale é o melhor ou pior, apenas defendo que o exaustivo debate é a maneira mais eficaz para a tomada de boas decisões.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48426 Mensagem por RobertoRS » Seg Nov 15, 2010 4:19 pm

"Eu não tenho escrúpulos: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde"
(RICUPERO, Rubens)

Nossas FFAA ainda não aprenderam que tem certos assuntos que são de Economia Interna...

Comunicação Social é para "faturar o que é bom". O que é delicado se trata entre quatro paredes e com gente que decida.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48427 Mensagem por Zavva » Seg Nov 15, 2010 4:40 pm

É fácil peder o foco da realidade.
Quem sustenta as FFAA, são os cidadãos contribuintes, que podem ou não abrir mão de algum eventual instrumento de bem-estar social público, em função da Defesa, dependendo da percepção desta.

Não é a toa que o nos EUA existe uma massissa publicidade de seu poder de fogo, isso não é direcionado apenas para o consumo externo, é uma prestação de contas aos contribuintes.
Muitos questionam os baixos orçamentos das FFAA brasileira, mas esquecem de perceber a importancia de fazer com que a sociedade civil entenda a importancia da Defesa. Os políticos são sensiveis aos seus eleitores e são estes mesmos políticos que montam o orçamento.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48428 Mensagem por marcelo l. » Seg Nov 15, 2010 5:09 pm

Zavva escreveu:Muitos já estão cansados deste debate e se sentem impelidos a buscar o caminho mais fácil, o da solução com a morte da discussão.

"Não é o Rafale que o Governo quer ? Então vamos com este mesmo, melhor do que correr o risco de ficarmos apenas com F-5s"

A tentação para este tipo de pensamento é grande, e a chance desta linha de raciocinio levar ao erro tambem.
Não estou dizendo com estes argumentos que o Rafale é o melhor ou pior, apenas defendo que o exaustivo debate é a maneira mais eficaz para a tomada de boas decisões.

Abs
Acho que tem que ter debate, agora 16 anos é para mim muito discussão, o governo tem que escolher logo...muitas vezes errar é adiar a decisão.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48429 Mensagem por Zavva » Seg Nov 15, 2010 5:53 pm

marcelo l. escreveu:
Zavva escreveu:Muitos já estão cansados deste debate e se sentem impelidos a buscar o caminho mais fácil, o da solução com a morte da discussão.

"Não é o Rafale que o Governo quer ? Então vamos com este mesmo, melhor do que correr o risco de ficarmos apenas com F-5s"

A tentação para este tipo de pensamento é grande, e a chance desta linha de raciocinio levar ao erro tambem.
Não estou dizendo com estes argumentos que o Rafale é o melhor ou pior, apenas defendo que o exaustivo debate é a maneira mais eficaz para a tomada de boas decisões.

Abs
Acho que tem que ter debate, agora 16 anos é para mim muito discussão, o governo tem que escolher logo...muitas vezes errar é adiar a decisão.
Concordo contigo, mas eu me referia ao debate na sociedade civil apenas.
No que diz respeito ao Governo, o debate já passou da conta.
Não consigo entender como eles não conseguem escolher isso.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48430 Mensagem por Cunha » Seg Nov 15, 2010 7:08 pm

Rock n Roll escreveu:
faterra escreveu:O que mais me deixa intrigado é essa facilidade que a imprensa tem no acesso a relatórios com carimbo sigiloso. É um tal de "tive acesso ao relatório X" que chega assustar. E eles publicam numa boa, como se fosse um assunto rotineiro e público! E aí, como é que fica dentro das FA's? Pois, se houve vazamentos, foi feito por alguém de dentro da Instituição ou do projeto. Há investigações, identificações e penalizações aos responsáveis pelos vazamentos? Não vejo notícias falando a respeito de punições por vazamentos. Será que a imprensa não tem acesso a isso? Mais estranho ainda, pela facilidade que têm no acesso aos tais "relatórios confidenciais" e que ela os publica sem o menor pudor!

Concordo, vou repetir o que já postei antes aqui neste tópico mesmo.
Pra que serve a ABIN ? Onde está o trabalho dela em resguardar as informações sigilosas dos assuntos do Estado, como uma concorrência estratégica e multimilionária ? Detalhe : Com o nosso dinheiro.
Mesmo num estado democrático e de liberdade de expressão nos dois processos (FX-1 e FX-2) a imprensa apresentou como" vazamentos" (alô ABIN) N pontos que deviam ser absolutamente confidenciais ou restritos. Como cidadão que se preocupa com as necessidades de defesa de um país como o nosso, o que causa espécie é de quais seriam as justificativa para tantos disparates que passam ao largo da competência, a meu ver indiscutível da FAB, virarem discussão de lavadeiras em público via imprensa duvidosa. Dando a impressão de poder ter caído na corrupção politiqueira pura e simples, como temos visto tantas vezes nas páginas policiais. Não me entendam mal, mas no estado de coisas a que se chegou é a impressão que tenho. "Quem leva quanto ? "
Espero que esta impresão não se torne desmentidos que depois se confirmam nas páginas policiais.
Debater é preciso.

[005] [005] [005]
Eu fico me perguntando sempre:
- Será que houve o tal do vazamento mesmo?
- Se houve, porque não houve reação da FAB e MD?
- Será que tudo isso não passou de conversa pra boi dormir?
- Será que não jogaram o verde pra colher maduro, como dizem aqui na minha terra?

Alguém tem respostas?




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48431 Mensagem por Penguin » Seg Nov 15, 2010 7:11 pm

Cunha escreveu:
Rock n Roll escreveu:
Concordo, vou repetir o que já postei antes aqui neste tópico mesmo.
Pra que serve a ABIN ? Onde está o trabalho dela em resguardar as informações sigilosas dos assuntos do Estado, como uma concorrência estratégica e multimilionária ? Detalhe : Com o nosso dinheiro.
Mesmo num estado democrático e de liberdade de expressão nos dois processos (FX-1 e FX-2) a imprensa apresentou como" vazamentos" (alô ABIN) N pontos que deviam ser absolutamente confidenciais ou restritos. Como cidadão que se preocupa com as necessidades de defesa de um país como o nosso, o que causa espécie é de quais seriam as justificativa para tantos disparates que passam ao largo da competência, a meu ver indiscutível da FAB, virarem discussão de lavadeiras em público via imprensa duvidosa. Dando a impressão de poder ter caído na corrupção politiqueira pura e simples, como temos visto tantas vezes nas páginas policiais. Não me entendam mal, mas no estado de coisas a que se chegou é a impressão que tenho. "Quem leva quanto ? "
Espero que esta impresão não se torne desmentidos que depois se confirmam nas páginas policiais.
Debater é preciso.

[005] [005] [005]
Eu fico me perguntando sempre:
- Será que houve o tal do vazamento mesmo?
- Se houve, porque não houve reação da FAB e MD?
- Será que tudo isso não passou de conversa pra boi dormir?
- Será que não jogaram o verde pra colher maduro, como dizem aqui na minha terra?

Alguém tem respostas?
Será que não vazaram um relatório falso para contra-informação?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48432 Mensagem por faterra » Seg Nov 15, 2010 7:23 pm

Pode até ser! E tomara que seja isto! Mas, pelo que se lê por aqui... sei não!




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48433 Mensagem por marcelo l. » Seg Nov 15, 2010 7:26 pm

Zavva escreveu:
marcelo l. escreveu: Acho que tem que ter debate, agora 16 anos é para mim muito discussão, o governo tem que escolher logo...muitas vezes errar é adiar a decisão.
Concordo contigo, mas eu me referia ao debate na sociedade civil apenas.
No que diz respeito ao Governo, o debate já passou da conta.
Não consigo entender como eles não conseguem escolher isso.

Abs
Zavva, acho que até para sociedade já passou, só ver que hoje temos quase dois partidos: o grippen e o do rafale.

Além disso quem entra deve ficar espantado com a agressividade nas discussões que qualquer um sabe desnecessária.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48434 Mensagem por Zavva » Seg Nov 15, 2010 7:58 pm

Marcelo,

Essa agressividade a que você se refere, é um reflexo da demora por parte do Governo Federal, que esta a 2 anos e meio pra fazer esta escolha, e durante este periodo, emitiu diversos sinais confusos e contraditórios para a sociedade.

Por exemplo:
Todo mundo sabe da preferencia do Governo Federal pelo Rafale, mas mesmo assim já se passaram mais de um ano da manifestação desta preferencia e nada foi definido. Isso abre espaço para muita especulação e lendas de toda sorte.

A sociedade espera, nada mais nada menos, que a melhor opção seja a escolhida. A exitação do governo em definir o fim deste processo, expressada principalmente pelos constantes adiamentos, por pretextos diversos, passa um sinal de fraqueza de suas convicções.

O governo federal é o lider da sociedade e suas atitudes, de uma forma ou de outra, influenciam a própria sociedade.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48435 Mensagem por Boss » Seg Nov 15, 2010 8:02 pm

A sociedade em sua maior parte nem sabe de FX-2. Só os entusiastas e mais alguns por fora que sabem.

E que ligam. O resto não está nem aí. Só vão dar valor em Forças Armadas durante ou depois de uma guerra.

Por isso que o tema é invisível em tempo de eleição e não é lá muito prioritário no Governo.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Responder