Mapinguari escreveu:Carlos Mathias escreveu:Posso concluir que voltarmos a depender dos EUA é o rumo correto? Termos nossas mais sofisticadas armas com suas belas caixas pretas fechadas é o rumo correto?
Alinhamento político? Como dizem aqui, armas não tem ideologia.
Não seria na verdade o medo que este tipo de arma pudesse ser usado por nós contra... Você sabe quem? A Rússia não entregaria os códigos como os franceses...
Carlos,
Qual a garantia que você tem de que os russos abririam tudo e transfeririam tecnologia? Eles não informam sequer a profundidade de mergulho de um Amur 1650 a uma comitiva de altos oficiais da Marinha do Brasil em visita ao Bureau Rubin para, exatamente, obter esse tipo de informação! Como espera que revelem segredos industriais? Quer mais? Na LAAD 2007, a Rosoboronexport convidou um grupo de oficiais-generais para visitar o stand da Kamov. Os oficiais-generais foram chegando, no dia e hora marcados, só para descobrir que a kamov sequer foi à LAAD 2007. Que esculhambação!
Eu não confio nem um pouco nos russos, por melhores armas que possam fazer...
Com ocidentais, se estiver no contrato, eles cumprem até a última letra, ou devolvem o dinheiro, como aconteceu com os suecos no episódio do Torpedo 2000, que não puderam integrar, porque os alemães não forneceram a eles informações do sistema Atlas CSU-90 necessárias ao processo de integração. Assim, pagaram as multas contratuais e devolveram até o último centavo pago pela MB.
Mapinguari,
Acho que a garantia é a mesma por partes de todos concorrentes: o Contrato, como você mesmo citou.
Se for p/generalizar, então não podemos confiar nos franceses, porque a expressão "pano preto', que todo mundo na aviação brasileira conhece, veio dos franceses, que não entregavam nada.
Idem americanos, que atrasavam entregas, recusavam vender o que queríamos. Taí o radar do AMX, seu canhão, etc. Se não acreditam em mim, é só ler o livro do 1/14 que lá tam mais...
Desculpe, mas generalizar pessoas e nações é preconceito...