PRick escreveu:
Imagine o custo desse negócio, deve sair mais caro de operar e comprar que o F-35!! A FAB vai querer uma versão meia tudo disso aí, com uma turbina só e o peso de decolagem de 17 toneladas!!
[]´s
O DB é realmente fantastico!! O avião fez seu primeiro vôo hj e nossos analistas ja estão tomando ciência dos seus custos!
Tem que tar um saco de paciência!!
Um abraço e t+
Não é preciso ser gênio para saber que um caça da classe do F-22, mesmo feito na Rússia, vai sair bem mais caro que o Su-35BM, e tem custo de operação igual ou superior a ele. O F-35 nos dá uma boa pista, quer dizer, é muito para o bico da FAB, ela quer coisas baratinhas.
Nada mudou para o FX-2. A FAB quer um avião de 4a. geração, ou um avião americano. É assim que pensam os nossos militares. Não querem um predador russo, resistem até à um avião frances... De fato, se não fosse completamente contra-intuitivo depois das inúmeras porradas que tomamos tentando comprar equipamento americano, a FAB teria elegido o F-18 como vencedor disparado da concorrênica.
Quanto ao vôo do PAK-FA, realmente os russos estão se mantendo no caminho do cronograma. Só não sabemos se o resultado vai ser o esperado, porque do PAK-FA se espera muita coisa, até porque o seu oponente, o F-22, é um avião superlativo sob todos os aspectos. Mas isso o tempo vai nos dizer(velocidade, alcançe, manobrabilidade, RCS, radar, e sistema de querra eletrônica)
Ats,
Allan
ps. Parece um cruzamento de Mig-31, Su-35, YF-23 e pitadas de F-22...
R.A.Barros escreveu:Esquece.. a Notícia que vem logo a seguir..
O Brasil está oficialmente fora do projeto PAK-FA. A recente viagem do presidente Russo Dmitri Medvedev ao Brasil ocorrida em 25 de novembro de 2008 não resultou na assinatura de nenhum acordo relacionado ao projeto.[1] O Comandante da Força-Aérea brasileira, Juniti Saito, justificou: "Não quero denegrir a imagem do Sukhoi, mas o projeto não se encaixou nas nossas necessidades."[1] A Força Aérea brasileira alega que a exclusão dos aviões da Sukhoi ocorreram pela falta de comprometimento em repassar tecnologia. Contudo, o Itamaraty e fontes russas alegam o contrário, que a venda dos aviões Su-35 para o Projeto FX-2 não só resultaria na transferência de tecnologia, como também incluiria o Brasil no desenvolvimento do projeto PAK-FA.[2]
Pelo que tenho lido, nem metade dos F-5 voa por falta de $$$$ e vcs sonham com PAK-FA????
Túlio escreveu:
EU é que vou CHORAR: vão botar uma pilha do meu suado dinheirinho em alguma josta 4G e isso aí tudo dando sopa, é de cravar, POWS!!!
Ou isso ou então O RAFALE SUBIU NO TELHADO...ehahehahehahehaheh
O alto risco está voando, enquanto tem um aí que nem se quer está na fábrica!
Bem que a FAB poderia mudar de idéia, comprar uns SU-35BM de prateleira, e investir no PAK.
'Cê tá louco meu chapa? Com os anti-corpos que existem em relação aos franceses, imagina em relação aos russos...se FX demora 10 anos, Russos demoraria 100, qd finalmente decidissem pelo PAK já o resto do mundo andaria de TIE-Fighter
ninjanki escreveu:Nada mudou para o FX-2. A FAB quer um avião de 4a. geração, ou um avião americano. É assim que pensam os nossos militares. Não querem um predador russo, resistem até à um avião frances... De fato, se não fosse completamente contra-intuitivo depois das inúmeras porradas que tomamos tentando comprar equipamento americano, a FAB teria elegido o F-18 como vencedor disparado da concorrênica.
Quanto ao vôo do PAK-FA, realmente os russos estão se mantendo no caminho do cronograma. Só não sabemos se o resultado vai ser o esperado, porque do PAK-FA se espera muita coisa, até porque o seu oponente, o F-22, é um avião superlativo sob todos os aspectos. Mas isso o tempo vai nos dizer(velocidade, alcançe, manobrabilidade, RCS, radar, e sistema de querra eletrônica)
Ats,
Allan
ps. Parece um cruzamento de Mig-31, Su-35, YF-23 e pitadas de F-22...
Que é isso.... só porque os russos colocaram no ar um híbrido de SU-27 com F-22 malacabado, a galera já tá achando que é o Super Caça do Futuro!
Menos.... menos....
P44 escreveu:Uns Russos lá do mp.net estão dizendo que está mais preparado para combates a longa distância do que para dogfight, no entanto já li tb outros comentários de que com base na tradição da Sukhoi, será um dos melhores "dogfighters" de sempre...qual é a vossa opinião, entendidos de aviões
É um protótipo que está a pouco menos de uma década de entrar ao serviço nos esquadrões Russos e Indianos.
Ou seja, é um protótipo. Mas com toda a certeza que não será inferior em termos "cinéticos" à geração precendente, também não pode ser muito melhor porque senão mata o piloto com G´s.
ou seja, na tua opinião ter-se-á atingido já o "ponto de saturação" em relação á possibilidade do piloto aguentar os G's?
Moscow, January 29. Today in Komsomolsk - on - Amur hosted the first flight of an experienced aviation complex of the fifth generation. The plane was piloted honored test pilot Sergei Bogdan Russia. Prototype PAK FA spent 47 minutes in the air and landed on the runway of the factory airfield.
The flight was successful, in full accordance with the flight plan. "During the flight we had a primary assessment of controllability of the aircraft, engine and major systems, the aircraft made a full-time cleaning and landing gear. The aircraft proved itself well in all phases of our intended flight program. They easily and comfortably manage ", - said Sergey Bogdan.
Compared with previous generations of fighters, PAK FA has several unique features, combining the functions of attack aircraft and fighter.
Fifth generation fighter aircraft equipped with a fundamentally new avionics, the integrating function of e-pilot, and promising radar with a phased antenna array. This significantly reduces the load on the pilot and allows you to concentrate on the implementation of tactical tasks. On-board equipment of a new aircraft enables the exchange of data in real time as a land-management systems, and within the aviation group.
</span>The use of composite materials and innovative technology, aerodynamic design aircraft, measures to reduce the visibility of the engine provides unprecedented low level of radar, optical and infrared visibility. </span>This allows you to significantly improve the combat effectiveness in the work, both by air and ground targets, at any time of day, in simple and adverse weather conditions.
"Today we started a program of flight tests of fifth generation fighter aircraft. This is a great success of Russia's science and engineering thought. For this achievement is worth more than a hundred co-operatives allied enterprises, our strategic partners. PAK FA program displays Russia's aircraft manufacturing and related industries on a qualitatively new technological level. These planes, along with modernized aviation system of the fourth generation will determine the potential of Russian military aircraft in the coming decades. The plans of the Company "Sukhoi" is included and further development of the Program PAK FA, on which we will work with Indian partners. I am confident that our joint project will surpass the Western counterparts by the criterion of cost-effectiveness and will not only strengthen the defensive power of the Air Force of Russia and India, but will take its place in the world market ", - said General Director of JSC" Sukhoi "Mikhail Pogosyan, </span>Commenting on the start of flight testing.
Summary of fifth generation fighter aircraft.
Compared with previous generations of fighters, the fifth generation has several unique features, combining the functions of attack aircraft and fighter.
Fifth generation fighter aircraft equipped with a fundamentally new avionics, the integrating function of the e-pilot, and promising radar with a phased antenna array. </span>This significantly reduces the load on the pilot and allows you to concentrate on the implementation of tactical tasks. On-board equipment of a new aircraft enables the exchange of data in real time as a land-management systems, and within the aviation group.
</span>The use of composite materials and innovative technology, aerodynamic design aircraft, measures to reduce the visibility of the engine provides unprecedented low level of radar, optical and infrared visibility. </span>This allows you to significantly improve the combat effectiveness in the work, both by air and ground targets, at any time of day, in simple and adverse weather conditions. Low visibility, aircraft performance and maneuverability allow to minimize the threat to the pilot, at the expense of the fifth generation fighter aircraft have increased survivability in difficult combat conditions, with the active counter air defense systems. </span>Increased radius of combat use leads to greater autonomy of the fifth generation fighter aircraft in the implementation of the planned combat missions.
Fifth generation fighter aircraft will complement the fleet of modernized aircraft complexes of the fourth generation, as well as to replace the aging fleet of combat aircraft. In the long term availability of the fifth generation aircraft in service will allow customers to optimize and structure of the park, due to repeated increase combat effectiveness and capacity to address a broader range of tasks with a single plane.
</span>Program to create long-term aviation system of the fifth generation is a technological breakthrough in the domestic aircraft industry, which allows to maintain a stable leading position of Russia on the international market of combat aircraft. </span>In the world aviation there is a unique analogue of fifth generation fighter aircraft - is the F-35, a product of Lockheed Martin.
The plans of the Company "Sukhoi" is the further development of the Program to create a fifth generation fighter aircraft and the creation of modification of aircraft with Indian partners. The joint project will surpass the Western equivalent to the criterion of cost-effectiveness and will not only strengthen the defensive power of the Air Force of Russia and India, but will take a worthy place in the world market.
TOMA!
TOMA!
TOMA!
(Royalties by Carlos Matthias)
Magnífico Parabéns CM!!! Lindão! Agora os azuis q se ajoelhem no milho e pesam perdão a Mãe Rússia . Tomaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
NAAAAAAAAAAAA, se o avião fosse americano era uma maravilha, mas como é russo não vale nada, é uma colagem de aviões já existentes, uma cópia do F-23, não vale nada, blablablabla
Faz-me lembrar aquele cara que tem um citroen e diz mal do Ferrari do vizinho
Os russos precisam mostrar que conseguem fazer um stealth capaz de atingir super-cruzeiro, ser altamente manobrável, etc. Só assim podem atribuir ao caça o "selo" de 5ª geração. Por enquanto é só um protótipo. Promete, mas é só um protótipo. Muito desenvolvimento ainda vai ocorrer....
Nada ainda está provado e a história da aviação militar está cheia de promessas falidas (não estou falando que é!).
Os americanos não tem que provar nada. Se mostrarem um protótipo hoje e disserem que é stealth, eu acredito, pois há tempos dominam a tecnologia.
Adriano escreveu:Os russos precisam mostrar que conseguem fazer um stealth capaz de atingir super-cruzeiro, ser altamente manobrável, etc. Só assim podem atribuir ao caça o "selo" de 5ª geração. Por enquanto é só um protótipo. Promete, mas é só um protótipo. Muito desenvolvimento ainda vai ocorrer....
Nada ainda está provado e a história da aviação militar está cheia de promessas falidas (não estou falando que é!).
Os americanos não tem que provar nada. Se mostrarem um protótipo hoje e disserem que é stealth, eu acredito, pois há tempos dominam a tecnologia.
Adriano
A mesma certeza que você tem de que o F22 é stealth é a que terá quando os Russos e Indianos falarem que o T50 tb...oras, certeza nunca teremos ou alguém aqui vai ter acesso a relatórios secretos de ambos?
Duvidar da invisibilidade do T50 vendo suas linhas e capacidade interna de armas é meio errado. Será um avião limpo, sem tanques externos e com novos motores que vai empurrar todo esse avião limpo à super cruise. Algumas características melhores e outras piores com certeza.
Acho que devemos duvidar de outras coisas e não destas capacidades.
Eu duvidaria de alguém me dissese que o Rafale é stealth a esse ponto.
Adriano escreveu:Os russos precisam mostrar que conseguem fazer um stealth capaz de atingir super-cruzeiro, ser altamente manobrável, etc. Só assim podem atribuir ao caça o "selo" de 5ª geração. Por enquanto é só um protótipo. Promete, mas é só um protótipo. Muito desenvolvimento ainda vai ocorrer....
Nada ainda está provado e a história da aviação militar está cheia de promessas falidas (não estou falando que é!).
Os americanos não tem que provar nada. Se mostrarem um protótipo hoje e disserem que é stealth, eu acredito, pois há tempos dominam a tecnologia.
Adriano
Só por curiosidade, pensa o mesmo sobre o F-35? Afinal, ainda é protótipo.
Sintra escreveu:
É um protótipo que está a pouco menos de uma década de entrar ao serviço nos esquadrões Russos e Indianos.
Ou seja, é um protótipo. Mas com toda a certeza que não será inferior em termos "cinéticos" à geração precendente, também não pode ser muito melhor porque senão mata o piloto com G´s.
ou seja, na tua opinião ter-se-á atingido já o "ponto de saturação" em relação á possibilidade do piloto aguentar os G's?
então próximos aviões, só UAVs?
Sim, é algo que a industria e as Forças Aéreas têm consciência desde meio dos anos oitenta.
Não quer dizer que o avião pilotado seja completamente substituido, mas sem duvida que a utilização de UAV´s e UCAV´s vai continuar a crescer a ritmo exponencial.
comparando os três caças e verificando a escapatória de gases, á primeira vista o caça russo é muito mais facilmente abatido do que os americanos. Pois a zona dos motores está quase toda sem protecção contra emissão de calor.
Calma, muita calma. A primeira vista pode se ACHAR qualquer coisa. Esse é o PRIMEIRO voo do PRIMEIRO protótipo. Vários anos de testes e modificações serão feitos até o primeiro esquadrão das aeronaves de SÉRIE estarem operacionais. Para ti ter um base:
Túlio escreveu:
Talvez até os ianques tenham de reabrir a linha de montagem do F-22...
Penso o mesmo. Um F-22C...
Se o preço não for exorbitante, vai vender que nem pão quente.
E os europeus, qual a saida para garantir a superioridade aérea nos céus europeus daqui a 5 anos quando o PAK-FA entrar em operação? Cancelamento das aquisições de Eurocanards e a união para o desenvolvimento conjunto de uma caça stealth?
Ou F-22B já q só existe o A. Ou o B seria exclusivo dos biplaces de conversão?