Enviado: Ter Nov 13, 2007 11:39 pm
Grande amigo Plínio,
tudo bem? Pela amor de Deus, tire esse avatar, vou ficar doido, pow! A coisa de riba anda meio devagar...
Grande abraço amigo Plínio,
Orestes
tudo bem? Pela amor de Deus, tire esse avatar, vou ficar doido, pow! A coisa de riba anda meio devagar...
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Plinio Jr escreveu:orestespf escreveu:
Não será difícil encontrar um documento oficial da Rússia anuciando compras do SU-35-1 em 2009 e vendas externas após 2012.
Grande Orestes...
Não existe nada oficial do interesse do governo russo em relação ao Su-35-1(BM), o que deve ocorrer, será aquisição de algumas unidades para formar uma unidade e não mais que isto, algo similar ao que aconteceu na versão anterior (Su-35) para tentar dar uma credibilidade maior a aeronave de que seu país de origem o está operando...quando na verdade, não é bem assim....
Existir, existe, se não é conhecido, são outro quinhentos. Se é jogo dos russos, eu não sei, o fato é que a coisa existe realmente. Os russos erraram pelo fato de não compra o SU-35 (antigo), não acredito que vão errar da mesma maneira.
Olha Plínio, não dá para afirmar que a coisa "não é bem desta maneira", podemos desconfiar, mas afirmar não. Seria cometer o mesmo erro se afirmássemos que o Rafale escolhido pela FAB é o F3, não existem informações algumas que garantem isso, apenas intuição nossa. Tanto que algo "deu errado", quando compramos M-2000C, um caça inferior ao M-2000 BR, ou seja, o absurdo aconteceu.Penso assim, o que é pior? Um Rafale que existe e não consegue vender em lugar nenhum do planeta ou um SU-35-1 que ainda não está disponível pra venda? Não sei também, mas tenho a nítida sensação que a coisa fica "feia" para o Rafale, mas (ainda) não tanta para o SU-35-1. Observe que não estou falando do SU-35 antigo, este sim, sem dúvida, um fiasco total. Sem entrar no mérito do caça em si.
Temos um impasse, o Rafale existe e não conseguiu vendas, o Su-35 não existe e tbm nao desperta vendas/interessados, algo que já aconteceu com sua versão anterior e corre o risco de ter o mesmo fim.
Suas dúvidas são pra lá de pertinentes. Os dois vetores (Rafale F3 e SU-35-1) são verdadeiramente duas ingónitas. Os dois prometem, mas não temos como confirmar.
Qual o melhor dos dois? Respondo: impossível saber, eles não existem! E o que temos no papel é tudo muito "romântico", utópico, cada fabricante diz o que quer. Só o tempo dirá, pelo menos para alguns.
Neste aspecto, o Rafale leva vantagem, pois tem como usuários as FA´s francesas, algo que não ocorre com os Su-35s, é bom lembrar tbm, que o caça francês começou a operar há relativamente pouco tempo (05 anos) o que é algo natural para resolução de problemas, integrações e mesmo comercializa-lo...este caminho o Su-35-1 tbm terá que percorrer.
Será que o Rafale leva vantagens mesmo? Dou um exemplo, faz poucos dias que a Embraer negociou com o governo o papo do 390. Ótimo, o governo vai "negociar" 800 milhas, ou seja, vai investir esta grana no projeto antes que ele esteja pronto. (Não estou criticando, longe disso). E receberá sua "contrapartida" através dos aviões "finalizados". Ótimo!
Resumindo, o governo brasileiro injeta grana e "pega de volta" o seu retorno através de aviões e os repassa para suas FFAA (ou outro setor). Ok, sem prejuizos para ambas as partes (Embraer e governo).
Nunca toquei neste ponto, mas vamos lá, o Rafale está para a França, assim como o AMX está para o Brasil. Por exemplo, um caça que não "vendeu", mas que é diferente: o Gripen. Não vendeu por questões mercadológicas.
Agora, por que não comparar o Rafale (que está aí, no mercado) com o AMX? Ambos um fiasco de vendas após sua existência, após estarem com armamentos integrados. Mesmo com algumas versões "personalizadas" ao gosto do cliente (lembra-se do AMX-T para o Chávez?)
Resumindo, o que escrevemos é achismo, inclusive o que eu escrevou. Não dá para afirmar nada sobre o Rafale F3 e o Su-35-1, porém é bem razoável analisar o Rafale F2 e o SU-30 (em sua melhor versão operacional). Comparar coisas diferentes é uma inocência, este é o ponto (me refiro ao fato de estar ou não operacional e não voando).
E dentro da atual conjuntura, o Rafale existe e está disponivel, a atual versão F-2, é um vetor moderno e muito capaz, superior a qualquer vetor disponivel hoje na AL.
Caro amigo Plínio, de onde tirou isso? Opinião pessoal? A sua opinião mais que respeito, sabe disso. Mas por que o Rafale F2 é mais superior? Um caça que só leva MICA e Magic 2 (homologados)? Outros armamentos estão integrados, mas não homologados.
Por exemplo, vimos recentemente um Rafale levando bombas inteligentes, legal, lindo, mas pára por aí. Carregar é uma coisa, estar preparado é outra.
Estou dizendo o seguinte (o povo mais rigoroso vai entender, inclusive o nobre Plínio):
não operar = não basta "carregar sob as asas" (tudo grosseiramente falando);
operacional = estar integrado ao sistema do caça (a grosso modo, "poder levar", mas sem precisão, e às vezes possibilidades de disparo)
homologado = armamento efetivamente pleno, pode ser usado a qualquer momento.
Obs: fui mais do que simplista aqui. rsrsrsrs
Grande abraço amigo Plínio,
Orestes