E não, os Indianos chegaram à conclusão que não ia ser um bom negócio, já que há poucos exemplares e só mesmo a Rússia é que adquiriu estas viaturas (poucas peças no mercado).
Fala-se agora que:
Now, the government-run Defence Research and Development Organisation (DRDO) is reportedly working on lightweight tanks. Reports suggest the DRDO is in talks with private company Larsen & Toubro for converting the K9 ‘Vajra’ 155 mm self-propelled howitzer into a 35-tonne light weight tank.
According to the planned DRDO design, the K9’s 155/52 mm howitzer will be replaced by a modular turret and 105 mm gun made by Belgian firm John Cockerel Defence SA. The gun is capable of firing at 42-degree elevation, which would be helpful in a mountain warfare scenario.
The indigenous alternative is a DRDO- L&T team up for a 35-ton tank based on the army’s in-service K9 ‘Vajra’ 155 mm self-propelled howitzer.
Como a Índia está a fabricá-los sob licença e sendo os K9 um sucesso no mercado internacional, não haverá falta de peças, o peso é ela por ela comparando com os VT-5 Chineses e será uma solução feita "caseira".
FCarvalho escreveu: ↑Qui Set 03, 2020 10:53 pm
Bem, o Sprud SD pesa apenas 18 ton. É um veículo leve SL. Se eles conseguiram colocar aquela torre no veículo e ele opera normalmente sem interferir na estrutura, talvez haja a possibilidade de isso ser repetido em um bldo SR como o Guarani, que pesa basicamente quase o mesmo totalmente equipado.
A questão do canhão 125 é relativa à torre, que já vem com ele e é o padrão russo. O bldo poderia atuar como um caça-tanque, também.
Se uma torre com canhão 120mm em cima de um bldo 8x8 tem lá suas serventias para nós, se pudermos fazer isso com um 6x6, por que não?
Tudo bem que isso está longe, mas muito longe mesmo, do interesse do EB, mas vale como uma reflexão teórica.
No nosso caso, a maioria das nossas brigadas tende a ser mecanizadas, seja cav ou inf. Assim, a maior parte do poder de fogo blindado do EB está/estará centrado nos Guarani e versões. Utilizar sistemas que possam tornar tais veículos o mais capazes possível deveria ser um dos objetivos, já que dificilmente estas brigadas terão a companhia de CC e/VBCI SL por perto.
Eu sou de opinião há muito tempo que deveríamos adotar as torres da CMI com canhões de 90 a 120 desde o 6x6 ao 8x8. Seria um meio mais coerente e consistente com a nossa realidade, e limitações. Mas isso sempre foi eu pensando alto aqui com os meus botões. Nada demais, e nem sério.
abs
Não acha que um que se apoia em 6 rodas e outro que se apoia em lagartas não possuem diferenças?
Se for uma viatura 8x8, sou a favor de equipar com 120 mm, aliás descarto totalmente 90 mm e 105 mm, mas 6x6? Aquela concepção de VBR 6x6 Guarani ainda é válida pra mim, mas com mísseis e canhão 30 mm, deixando a 8x8 120 mm com papel de VBC-SR.
Eu suponho que depois que o EB superar a implantação da REMAX, talvez ele se volte para os estudos sobre uma torre e canhão 30mm sobre o Gurani 6x6, Pelo pouco que leio sobre o assunto, esta estação praticamente está ensejando uma pequena grande revolução na cavalaria verde-oliva, principalmente de mentalidade. O que já é muita coisa em um exército que não sabe o que é uma guerra de verdade há quase 80 anos.
Por outro lado, é muito esquisito, para não dizer contraditório, um exército que mau sabe usar uma SARC querer implantar torres com canhões 120mm nos Guarani sem antes passar por uma torre mais "simples" com armamento menor.
Sei lá. Sempre vou com S Francisco nestas questões de desenvolvimento: "faça poucas coisas, mas as faça bem".
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Levando ou não na Austrália, seria uma boa opção para substituir os M-113 por cá.
A torre é uma UT30 MK II da Elbit, leva 8/9 homens, pesa cerca de 35/40 ton e tem tudo e mais um pouco do que pede o ROB para a VBCI emitido pelo exército.
Os sul coreanos com certeza não teriam problema nenhum em customizar o bldo para nós.
E se o preço compensar para produzir aqui em terras brasilis.
Aliás, ainda creio mais fácil começar a substituir os M-113 em função da quantidade de candidatos e consequentemente a variedade de opções e condições de oferta do que os Leo 1A5 que hoje praticamente não existe nada parecido com o que o ROB da VBC CC exige.
Temos no papel que substituir quase 600 M-113. Se contarmos todas as variantes que ainda são necessárias e que nunca dispusemos nas OM blindadas, esse número pode facilmente passar da casa do milhar.
Mas como a ideia parece ser uma família de bldos e não dois blindados separados, quem saber escolher logo uma VBCI com capacidades para ser adaptada para os requisitos da VBC CC não sai mais fácil logo todos os dois veículos.
Melhor do que ficar esperando por um milagre acontecer de alguém resolver se dar o trabalho de oferecer um veículo que não exite para um exército que não compra muito e ainda paga pouco. Isso quando paga.
FCarvalho escreveu: ↑Sex Set 04, 2020 9:23 pm
Eu suponho que depois que o EB superar a implantação da REMAX, talvez ele se volte para os estudos sobre uma torre e canhão 30mm sobre o Gurani 6x6, Pelo pouco que leio sobre o assunto, esta estação praticamente está ensejando uma pequena grande revolução na cavalaria verde-oliva, principalmente de mentalidade. O que já é muita coisa em um exército que não sabe o que é uma guerra de verdade há quase 80 anos.
Por outro lado, é muito esquisito, para não dizer contraditório, um exército que mau sabe usar uma SARC querer implantar torres com canhões 120mm nos Guarani sem antes passar por uma torre mais "simples" com armamento menor.
Sei lá. Sempre vou com S Francisco nestas questões de desenvolvimento: "faça poucas coisas, mas as faça bem".
abs
Não entendi.
O que tem a ver o Exército não saber adotar uma SARC 30 mm não poder adotar algo com 120 mm? Um VBC com este canhão faria o mesmo papel que o EE-9 hoje, porém com a reforma de também atuar em situação de choque, substituindo os M60 e os Leopard 1A1.
FCarvalho escreveu: ↑Sex Set 04, 2020 9:23 pm
abs
Não entendi.
O que tem a ver o Exército não saber adotar uma SARC 30 mm não poder adotar algo com 120 mm? Um VBC com este canhão faria o mesmo papel que o EE-9 hoje, porém com a reforma de também atuar em situação de choque, substituindo os M60 e os Leopard 1A1.
Não há nada de novo nisso.
É um nível de complexidade maior, que requer uma manutenção mais complexa e pessoal mais capacidado. O que o Carvalho quis dizer é que basicamente um Exército que não sabe nem adotar uma torre SARC com um canhão 30mm não vai ter a capacidade técnica e industrial e intelectual necessário pra fazer esse salto adiante.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
gabriel219 escreveu: ↑Sáb Set 05, 2020 7:24 am
Não entendi.
Não há nada de novo nisso.
É um nível de complexidade maior, que requer uma manutenção mais complexa e pessoal mais capacidado. O que o Carvalho quis dizer é que basicamente um Exército que não sabe nem adotar uma torre SARC com um canhão 30mm não vai ter a capacidade técnica e industrial e intelectual necessário pra fazer esse salto adiante.
Mas ninguém está falando do aspecto industrial, até porque a torre que iríamos adotar já estaria disponível no mercado, sem qualquer desenvolvimento, no máximo produção sob licença. E já dominamos sim o ciclo de manutenção e operação das torres 30 mm, ao menos da UT-30MKI, tanto que já são ministrados cursos de operação e manutenção da torre pelo próprio EB, sem participação da AEL ou da Elbit.
Do ponto de vista doutrinário, o argumento é fraco.
Com o Kurganets paralisado por tempo indeterminado, surge uma nova modernização do BMP-3:
Bem armado e pouco melhor protegido, poderia servir bem como complemento anfíbio de um VBCI pesado que fosse substituir o M113 em nossas fileiras - claro, ocidentalizado, com motor ocidental e outra torre com canhão 30 x 173 mm.
gabriel219 escreveu: ↑Dom Set 06, 2020 5:53 pm
Com o Kurganets paralisado por tempo indeterminado, surge uma nova modernização do BMP-3:
Bem armado e pouco melhor protegido, poderia servir bem como complemento anfíbio de um VBCI pesado que fosse substituir o M113 em nossas fileiras - claro, ocidentalizado, com motor ocidental e outra torre com canhão 30 x 173 mm.
O programa do Blindado Kurganets foi paralisado? Por quê? Falta de verba?
gabriel219 escreveu: ↑Dom Set 06, 2020 5:53 pm
O programa do Blindado Kurganets foi paralisado? Por quê? Falta de verba?
Muitos problemas e críticas de Militares Russos sobre a viatura. Mesmo com às 28 toneladas, ainda não tinha blindagem comparável às ocidentais e pouco melhor que o BMP-3M, além de ser uma viatura muito grande - não acho, porém talvez pelos padrões Russos.
O programa foi paralisado inicialmente até 2023, porém foi agora paralisado por tempo indeterminado.
Viktor Reznov escreveu: ↑Ter Set 08, 2020 2:34 am
Falando em blindados VBCI Russos, qual a necessidade do T-15 Armata que pesa o dobro do Kurganets, se o referido fosse adotado?
Os Russos precisam de uma VBCI anfíbio devido às suas necessidades e a maioria das zonas prováveis envolvem rios, porém eles sentem necessidade excessiva de uma viatura muito bem protegida para acompanhar seus carros de combate, algo já feito a muito pelo Ocidente.
Não é o mesmo que o Terminator, já que essa viatura é para ser utilizada em cenário urbano.