TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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orestespf
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47416 Mensagem por orestespf » Dom Nov 07, 2010 10:46 pm

Túlio escreveu:Foi uma bela sequência de posts, Bender e logo depois o Cabôco. Deu gosto ler. A propósito, Homem de Lata, estás EXPULSO! ehahehahehaheh
Sem média, pois não se faz isto com amigo e mano: seus contrapontos e intervenções estão ótimos, simplesmente perfeito, digno de quem observa e sabe concluir com maestria. Se tudo convergisse sempre para o mesmo ponto... O DB seria apenas mais um. Sei que me entende. :wink:


Saravá, Pai Dinah!!!




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47417 Mensagem por Bender » Dom Nov 07, 2010 11:15 pm

suntsé escreveu:
Bender escreveu: Com esse raciocínio não quero de forma alguma colocar em dúvida a importância das FAs para um país de nosso tamanho e atual crescente importância econômica e diplomática,eu como muitos aqui sou um defensor de FAs fortes e operacionais,mas fazer críticas contundentes tanto a operacionalidade precária,quanto ao chamado "lento" processo de aparelhamento das FAs,não levando em conta as outras nescessidades do país e suas condições também precárias é no mínimo falta de senso,individualismo ou crítica politica gratuita e ao invés de contribuir positivamente diria que para mim soam como uma total desconexão para com a realidade nacional.
Discordo totalmente, prezado colega.

O Brasil sempre foi omisso em questões que dizem respeito a segurança nacional, sempre fomos pegos com as calças na mão em todas as guerras que travamos, sempre fomos pegos de surpresa. A coisa mais engraçada é que sempre ouve os pioneiros que alertavam as nossas lideranças a respeito de uma iminente hostilidade. Mas como sempre estes pioneiros foram convenientemente ignorados. Porque a politicalha é um mau que sempre esteve fortemente presente na america latina.

Com todo o respeito e admiração que lhe dedico, mas ouso em tocar sempre a mesma tecla: quando alguem tem a brilhante ideia de usar os recursos publicos para financiar o projetos de poder e interesses pessoais...ai bilhões aparecem como num passe de magica e vão pelo ralo.....

Mas quando o assunto tange a questões de defesa e ciência e tecnologia....ai aparecem discursos de politicos supostamente sensatos e supostamente responsáveis para justificar contingenciamento de verbas.

Infelismente na politica do Brasil é assim, agora estão querendo reviver a CPMF para usar dinheiro publico para pagar dividas de campanha. Enfim, é lamentavel que o empreendedor Brasileiro que rala, trabalha, paga impostos, estuda para manter sua empresa no mercado não tenha politicos sérios para o defender das estorção do estado Brasileiro, que exige muito.....e da pouca coisa em troca no que diz respeito a serviços publicos.

E o estado Brasileiro comandados por pessoas levianas NÂO FAZEM o minimo por mim (e outros empreendedores)....eu até levaria a sério estes discursos "responsaveis", mas infelismente eu estou sozinho....sem ninguem para me defender. Eu não posso contar com o governo para nada. Este é o meu sentimento. Sentimento de quem é enganado e humilhado todo mês, sempre que eu precizo dispor de algum instrumento publico para assegurar os meus direitos.
Prezado Suntsé,o contraditório só enriquece nossos pensamentos e idéias.

Com todo respeito de lhe parafrasear:"O Brasil sempre foi omisso com seus pobres e desvalidos" que são a maioria esmagadora de nossa população.

Eu moro no maior estado e na maior cidade da federação,aqui sou empresário há 21 anos,pago um IPTU indecente,icms absurdo,IPVA escorchante,pedágios extratósféricos para ricos poderam andar em estradas sem buracos.

Meus funcionários vem trabalhar em ónibus imundos e precários,moram em favelas a mercê da bandidagem,as escolas dos filhos deles são pardieiros,seus postos de saúde periféricos uma pocilga sem médicos e atendimento decente,e mesmo assim eleição após eleição elegem as mesmas pessoas do mesmo partido a 20 anos.

Eu não dependo de governo nenhum para viver ou sobreviver,toda a minha assistência e de minha familia são particulares,se fosse morar na América pagaria meu imposto de renda da mesma forma e não me desgastaria.

Respeito seu desabafo,e quem lhe fala isso é um empresário que sofreu as consequências de 8 planos econômicos estúpidos e mirabolantes em seu negócio.

Não voto para governo nenhum pensando em este me dar benefício algum,não quero e não preciso,gostaria que dessem aos que precisam mais do que eu,pois me acho um privilegiado nesta terra de abandonados.

Essa opinião que dei é baseada no que meu coração republicano pensa e sente,e de quem nunca vai sair desse país por causa de politicos incompetentes e mesquinhos,eles que saiam, eu fico.

Grande abraço!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47418 Mensagem por marcelo l. » Dom Nov 07, 2010 11:17 pm

Penguin escreveu:
Pepê Rezende escreveu:Um amigo de Canoas contou-me que a hora-voo do F-5EM custa US$ 10 mil. Bem mais que o previsto...

Abraços

Pepê
São verdinhas mesmo, aquelas que a ação do senhor Bush transformou em papel de parede...

Abraços

Pepê
Pepê,

Segundo o Cap.Av. Fabian Antônio Machado, o valor da hora de vôo do F-5 era de U$ 4.251,21 (2006)
3.2 OS CUSTOS

1. O valor da hora de vôo do F-5 de *U$ 4.251,21;

Observação(*): os dados são provenientes do SILOMS e do EMAER.
Fonte: http://www.abra-pc.com.br/

Segundo Juarez Castro, a hora de vôo do Mike na FAB, hoje, alcança o valor de US$ 3.500,00, com CLS atuando e todos os sistemas full operation.

[]s
Posso, estar errado, mas provavelmente o que o Pepe colocou são estruturas necessárias para
dar suporte ao F-5...apesar da excelência do trabalho, elas alocam recursos acima do necessário...foi isso que se desprendi do que era posto na discussão, são valores que muitas vezes não são postos no papel e se fosse um caça novo não precisaria de todo este staff.

É uma hipótese de quem ouve sobre a operação quem conhece pode ter outra visão...mas, acho curioso que tenha havido uma deflação de 2006 para cá. só pensar que cada dia fica mais dificil de conseguir peças etc...




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47419 Mensagem por prp » Dom Nov 07, 2010 11:28 pm

Segundo o JC o F5 voa de ré, sem custos, e apenas um derruba todos os SU da venezuela com um só Derby.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47420 Mensagem por vplemes » Dom Nov 07, 2010 11:48 pm

A propósito deste debate sobre economia, ai vai uma pequena frase que sintetiza à perfeição como deve (deveria) ser a administração das contas publicas:

Uma frase com 2064 anos...

“O Orçamento nacional deve ser equilibrado. As dividas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos devem ser reduzidos, se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública”

Marcus Tullius – Roma, 55 A.C




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47421 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 07, 2010 11:51 pm

“O Orçamento nacional deve ser equilibrado. As dividas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos devem ser reduzidos, se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública”
Isso é pro Obama???? :roll: 8-]




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47422 Mensagem por PRick » Dom Nov 07, 2010 11:55 pm

Carlos Mathias escreveu:
“O Orçamento nacional deve ser equilibrado. As dividas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos devem ser reduzidos, se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública”
Isso é pro Obama???? :roll: 8-]
[018] [018] Também serve para boa parte dos países europeus! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47423 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 07, 2010 11:56 pm

Pois é, serve mesmo. :?




AlbertoRJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47424 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 08, 2010 12:06 am

marcelo l. escreveu:
Penguin escreveu:
Pepê,

Segundo o Cap.Av. Fabian Antônio Machado, o valor da hora de vôo do F-5 era de U$ 4.251,21 (2006)
Fonte: http://www.abra-pc.com.br/

Segundo Juarez Castro, a hora de vôo do Mike na FAB, hoje, alcança o valor de US$ 3.500,00, com CLS atuando e todos os sistemas full operation.

[]s
Posso, estar errado, mas provavelmente o que o Pepe colocou são estruturas necessárias para
dar suporte ao F-5...apesar da excelência do trabalho, elas alocam recursos acima do necessário...foi isso que se desprendi do que era posto na discussão, são valores que muitas vezes não são postos no papel e se fosse um caça novo não precisaria de todo este staff.

É uma hipótese de quem ouve sobre a operação quem conhece pode ter outra visão...mas, acho curioso que tenha havido uma deflação de 2006 para cá. só pensar que cada dia fica mais dificil de conseguir peças etc...
Não duvido mas acho estranho que o custo tenha baixado tanto mesmo com acréscimo de radar multi-modo, computador de missão, HUD, ECM com chaff/flares, datalink, rádio com criptografia, gravador de missão, RWR, INS/GPS dentre outros itens. É o mesmo avião com muito mais "recheio". O CLS explica?

[]'s




Alberto -
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47425 Mensagem por vplemes » Seg Nov 08, 2010 12:15 am

Carlos Mathias escreveu:
“O Orçamento nacional deve ser equilibrado. As dividas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos devem ser reduzidos, se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública”
Isso é pro Obama???? :roll: 8-]
Para ele, para a Dilma e quem mais tem responsabilidade ao governar sua nação. São palavras com mais de 2000 anos, mas nem por isso menos atuais.




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Carlos Lima
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47426 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 08, 2010 1:09 am

Excelentes posts Srs...

[100] [009]

Na minha humilde opnião, planejamento, investimento, continuidade são as palavras de ordem para que possamos manter alguma estrutura militar rasoavel.

Problemas relacionados a como o dinheiro será aplicado a cada ano vão ocorrer e isso não tem como se evitar, mas é por isso que da maneira que eu vejo algo como Forças Armadas tem que estar mais do que nunca buscando a centralização e racionalização (por mais que as vezes doam por questões de tradição algumas das decisões tomadas) além de parcerias para que se mantenham 'funcionais'.

Nessas horas ter alguém "forte" politicamente à frente do MD ajuda bastante porque na hora do pega para capar tal força política é o que faz a diferença.

Obviamente muito mais tem que ser feito, mas isso é algo que na minha opnião fez toda a diferença do mundo do MD antes e o que o MD promete ser dentro de algum tempo... mas essas coisas tem o seu tempo para ocorrer.

[]s
CB_Lima




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47427 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 08, 2010 7:54 am

PRick escreveu:
prp escreveu: Aqui acontece o mesmo, acho que é firewal, sei lá.
Com o Firefox isso não acontece, se usar o IE 8, acontece a mesma coisa aqui, é o Tio Bill Gates de novo! :twisted: :twisted:

[]´s
Cliquem no Modo de Compatibilidade, localizado no lado direito da Barra de Enderecos do IE.

[[]]'s




Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47428 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Nov 08, 2010 8:02 am

Rodrigoiano escreveu:Prezado Orestes, se é verdade ou não, só saberemos dentro de poucos dias, postei lá no BM/Alide pois o DB tava fora do ar ontem, mas também ouvi uma coisa aí...sobre ser ou o Rafale ou o Rafale mais o Gripen, para capacitar o desenvolvimento de uma aeronave nacional a longo prazo. Logicamente que irão diminuir as quantidades do bimotor francês e aumentar a médio prazo as do sueco. Mas para isso, dependeria ainda de fatores vindos da Suécia, mais precisamente, comprometimento real, com o NG e comprar o nosso cargueiro, como sinalizou a França.

O governo vai ter uns pepinos impopulares para resolver no início do próximo ano.A questão da cpmf. A questão dos juros da poupança. O pré-sal demorará ainda. Então penso que o fx2 não conseguirá ter 120 Rafales para substituir Mirage, F-5 e Amx. Então poderia ter o Rafale para o GDA e futuramente MB e o Gripen para os demais. Mas isso eo ouvi, se verdade ou não só em alguns dias para sabermos. Também deixar o Rafale por completo, eu duvido, ficaria estranho.

Mas que saia logo o(s) resultado(s) desta longa, quase eterna, jornada.

Gde abraço mestre!
Isso é viagem. Será apenas um avião, a não ser que haja uma virada total de mesa. Aliás, o BM virou peça de ficção. Falaram que já houve três reuniões para tratar do NG Naval na MB, o que é totalmente inverídico. Se quero ler ficção, abrou um livro.

Abraços

Pepê
Rodrigoiano escreveu:Prezado Pepê eu nunca inventei nada nesta minha jornada pelos fóruns de defesa da vida...só repassei o que me disseram, parece estranho, dois vetores, mas vamos ver, o provável mesmo é um, aliás em todas as conversas, não escutei nada sobre não sair nenhum, nada sobre ser o SH, em todas o Rafale está presente, sozinho ou com o Gripen. Só o Gripen também não ouvi. Mas aguardemos. Esperamos anos, uma década inteira, então o que são alguns dias. O BM tem algumas coisas estranhas, chatas, até fantasiosas mesmo, como o NG já estar em produção, antes de ser escolhido! Torcida é uma coisa, realidade outra!

Gde abraço Pepê
A verdade é que não disse que a viagem era sua... É impressionante como os lobbies movimentaram alguns fóruns. Agora, com a vitória do PT, fica ainda mais difícil a vida do cacinha sueco por aqui. A Fiesp apostou pesado no PSDB (boa parte da grana, diga-se de passagem, acabou na conta de um arrecadador da campanha). O aparelho tem um motor que nem os suecos sabem o custo operacional e Estocolmo nada sinaliza sobre a adoção do NG nem sobre compra de KC-390. Pelo contrário, investiram na reforma de seus C-130B! Viajei em um deles e dava para ver o solo em alguns pontos (faltavam rebites!). São os mais antigos em operação. Vão reconstrui-los, numa decisão no mínimo estúpida.

Em verdade, o NG nasce sem mercado. Quem vai comprar um caça que pouco acrescenta ao F-16 quando o mercado está prestes a ser inundado por aviões baratos devido à chegada da 5ª geração?

Abraços

Pepê




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47429 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Nov 08, 2010 8:21 am

Um amigo de Canoas contou-me que a hora-voo do F-5EM custa US$ 10 mil. Bem mais que o previsto...

Abraços

Pepê
Mapinguari escreveu:Talvez ele tenha pensado em algo como dez mil reais, não dólares.
São verdinhas mesmo, aquelas que a ação do senhor Bush transformou em papel de parede...
Penguin escreveu:Pepê,

Segundo o Cap.Av. Fabian Antônio Machado, o valor da hora de vôo do F-5 era de U$ 4.251,21 (2006)
3.2 OS CUSTOS

1. O valor da hora de vôo do F-5 de *U$ 4.251,21;

Observação(*): os dados são provenientes do SILOMS e do EMAER.
Fonte: http://www.abra-pc.com.br/

Segundo Juarez Castro, a hora de vôo do Mike na FAB, hoje, alcança o valor de US$ 3.500,00, com CLS atuando e todos os sistemas full operation.

[]s
A verdade é outra. Se vc apenas voar os aviões como em um aeroclube, pode chegar perto desses valores. Se vc treina, emprega flares e engaja o equipamento para valer, surgem falhas nos sistemas e os custos aparecem. O valor hoje está em torno de US$ 10 mil e foi constatado ao longo de uma experiência continuada de quatro anos.

Quem falou conhece o assunto e tem acesso aos dados.

Pepê




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47430 Mensagem por delmar » Seg Nov 08, 2010 8:22 am

Em verdade, o NG nasce sem mercado. Quem vai comprar um caça que pouco acrescenta ao F-16 quando o mercado está prestes a ser inundado por aviões baratos devido à chegada da 5ª geração?
É isto aí! Nada como ser uma pessoa bem informada. :lol: Já estou vendo milhares de F-35, F-22, PAK FA et caterva chegando em tudo que é lugar. Em 10 anos só teremos os caças de 5ª geração nas melhores forças aéreas do mundo. :lol:
Crise econômica? Redução dos investimentos militares? Cortes de gastos? É tudo invenção para despistar os trilhonários investimentos que estão sendo feitos em novos aviões. Em breve teremos a 6ª geração. :roll:
Quem sabe, sabe e defende o Rafale com tudo que é argumento. A realidade deve render-se aos argumentos.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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